Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de MDK em Fibra de Coco - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, hoje inicio o meu primeiro cultivo acompanhado por este diário. Sou usuário novo mas venho há meses acompanhando o fórum e estudando sobre o cultivo de cogumelos.
Esse primeiro cultivo inicia-se através da técnica de bolo PF, utilizando um substrato de arroz integral e fibra de coco, uma vez que é mais fácil achar plutônio do que vermiculita na minha cidade.

Bom, o cultivo iniciou-se na fabricação da seringa de esporos. Como não possuo uma glovebox, o procedimento ocorreu em um banheiro minusculo devidamente esterilizado com Lysoclin e Álcool em gel 70.
82775-f82f7f3d90e031fe818c338d74c54057.jpg

Para a fabricação da seringa foi utilizado água mineral de potinho (pre-esterilizada), seringa, agulha e potinho de coleta novos e embalados. A água foi sugada pela seringa diretamente da tampa do potinho, que havia sido limpa com álcool previamente, e injetada no copinho de coleta. Em seguida os esporos foram raspados para o copo com a pazinha do próprio copo coletor. Por ultimo, eu flambei a agulha (ela tinha entrado em contato com a tampa da água), suguei e soltei a água com esporos algumas vezes para misturar a solução e finalmente suguei tudo, coloquei a tampa da agulha e selei a seringa com papel alumínio. Todo procedimento foi realizado após banho e com roupas limpas, luva e mascara. Deixei a seringa na geladeira por 24 horas para hidratar.

Hoje continuou-se o cultivo com o preparo do substrato. Primeiramente cozinhei 1 copo de arroz integral e 3 copos fibra de coco picada por 20 minutos. Em seguida, deixei-os 30 minutos secando em um escorredor. Finalmente, eu os misturei bem, preenchi os 4 copos (sobrou substrato mas minha panela é pequena então não pude fazer mais copos), limpei as bordas com papel toalha e álcool e coloquei uma ultima camada de fibra de coco seca e tampei com dupla camada de papel alumínio. Cozinhei por 1 hora e 15 minutos depois que pegou pressão.
82776-a629935b251faa9ad47ab3f6d2bdc2eb.jpg
82777-b7f354c17c0e9321eaa0d9a2df00b9d9.jpg

Agora, estou esperando a panela esfriar por umas 7 horas e devo continuar com a inoculação, no mesmo banheiro, perto da uma da manhã.

Possível erros ou imperfeições no processo:
  1. Na hora de preparar a seringa, involuntariamente encostei com um dedo da luva na minha calça.
  2. Também na hora da seringa demorei demais pra conseguir abrir e manusear as embalagens, o que deixou a agulha exposta por alguns minutos. (O ambiente estava esterilizado e sem entradas de ar, mas mesmo assim me preocupo)
  3. A minha fibra de coco, como pode ser visto na foto, é muito vermelha comparada as que tenho visto sendo utilizada aqui pelo pessoal, será que tem problema? :huh:
  4. O problema da fibra de coco é que quando eu preenchi os copos foi difícil limpar as bordas com álcool (acredito que não limpei com perfeição) pois sempre ficava alguns pelinhos de fibra saindo pra fora do copo e tocando as laterais. Eu evitei comprimir o substrato pois li em algum lugar que isso deve ser evitado. Será que isso pode introduzir problemas de contaminação?
Bom, por enquanto é só. Me desejem sorte :)
Volto em breve com atualizações!

Anexos

• IMG_3780.JPG
    IMG_3780.JPG
    142.1 KB · Visualizações: 93
  • IMG_3782.JPG
    IMG_3782.JPG
    162.6 KB · Visualizações: 85
  • IMG_3781.JPG
    IMG_3781.JPG
    93.6 KB · Visualizações: 83
Com licença, venho notando uma grande disseminação de informações erradas, eu entendo que algumas pessoas achem que o pó de coco seja a fibra, acho que numa comunidade em que todos falem a mesma linguagem devemos usar as mesmas palavras como referencia para que não perca o sentido. O mercado comercializa dois materiais diferentes que provem da mesma matéria prima.

Obrigado pela correção. Confundi pelo fato da embalagem do pó de coco que uso venha escrito "Pó de fibra de coco". O pó seria uma das sobras do processo de extração da fibra.

Se você respeitar a proporção correta também funciona com fibra de coco: A+ albino em fibra de coco

Creio que o maior problema no seu substrato foi a proporção.
Com certeza, concordo plenamente! Eu já havia acompanhado o diário de alguns usuários com sucesso na utilização de fibra de coco, inclusive o seu. O problema é que acho a fibra um pouco mais difícil de medir/manusear e acho que definitivamente errei as proporções mesmo. Próximos cultivos tentarei arrumar isso.
Agora além das proporções de arroz e fibra, o que vocês me dizem da umidade? Será que coloquei muita água?

A água parece normal, mas tente seguir a receita padrão PF Tek.

Vermiculita: 2 partes (pode ser pó de fibra de côco)
Arroz integral levemente triturado: 1 parte (não é recomendado arroz branco por não possuir muitos nutrientes)
Água mineral sem gás: 1 parte

Se você seguir essas medias dificilmente terá problemas, pra ter certeza, no final da mistura esprema ela com a mão, se escorrer água é porque tem água de mais, o certo é pingar 1 ou 2 gotas, ou somente umidecer sua mão.
Coloque o material final dentro dos copos usando uma colher, não aperte o substrato pra nivelar dentro do copo, de leves chacoalhadas.

Ainda assim to torcendo pro seu copo de carrinho :pirata:

A água parece normal, mas tente seguir a receita padrão PF Tek.

Vermiculita: 2 partes (pode ser pó de fibra de côco)
Arroz integral levemente triturado: 1 parte (não é recomendado arroz branco por não possuir muitos nutrientes)
Água mineral sem gás: 1 parte
Entendi, valeu!
Era minha ideia seguir com a receita padrão mas tava mais difícil achar vermiculita do que plutônio 101 na minha cidade. Ai iniciei com fibra mesmo.
Pro próximo eu vou comprar vermiculita na net com antecedência e usar a receita padrão :)

Ainda assim to torcendo pro seu copo de carrinho :pirata:
Todos estamos hahaha :unhas:

Olá galera, tudo bem?
Voltei com algumas atualizações e com mais algumas duvidas haha
Segue em anexo as fotos, gostaria de um pouco de opniões.

83927-e2675d19f4ef9ff2f8f4de2308bd78c1.jpg83928-6ada30a13a825432ba79e6113a5681ff.jpg
Em uma parte do copo 1 o micelio parece solido, ja no outro lado não tanto.. Devo esperar mais certo?

83929-bc8dbee9eb08df34f6eec2543a7f8450.jpg83930-cff88b863c8ca973e50956a5ef8869cc.jpg
No copo 2 o mesmo padrão se repete...

83931-f4e31710fcf05447faa7b377f0a8f8c2.jpg83932-43b4d0c33c4ffd0b1ed2bffa00d4ae56.jpg
No copo 3 tudo parece ok com exceção de uma area superior do copo que parece que o micelio tem evitado, alguem pode saber o que pode ser?

83933-2f22c07683538484f16715d9e112f1c6.jpg83934-0506ee8337ed3e62c552ded12fed6547.jpg
O copo 4 segue os padroes dos copos 1 e 2.

Essa colonização é a mais lenta da historia :(.
Devo esperar até que todo micélio fique aquele branco sólido como a primeira foto do copo 1, certo?
Obrigado por quem tem acompanhado, abraçao!

Anexos

• IMG_3868.JPG
    IMG_3868.JPG
    123.7 KB · Visualizações: 45
  • IMG_3869.JPG
    IMG_3869.JPG
    141.9 KB · Visualizações: 44
  • IMG_3870.JPG
    IMG_3870.JPG
    144.8 KB · Visualizações: 42
  • IMG_3871.JPG
    IMG_3871.JPG
    143.8 KB · Visualizações: 44
  • IMG_3872.JPG
    IMG_3872.JPG
    115.6 KB · Visualizações: 45
  • IMG_3873.JPG
    IMG_3873.JPG
    133.9 KB · Visualizações: 41
  • IMG_3874.JPG
    IMG_3874.JPG
    159.9 KB · Visualizações: 42
  • IMG_3875.JPG
    IMG_3875.JPG
    150.8 KB · Visualizações: 45
Sim ,o ideal é esperar que todo o substrato seja colonizado ,mas caso a colonização tenha estagnado ,você pode fazer furos para troca de ar e se mesmo assim não funcionar ,pode remover as partes não colonizadas e aniversariar do mesmo modo.

Boaa, eu resolvi finalmente aniversariar eles.
A minha ideia inicial era dunkar e fazer um cold n' shock mas reparei que eles possivelmente poderiam estar contaminados então decide não dunkar, já que não tinha tantos recepiente e lugar na geladeira pra dunkar cada um em um recipiente diferente.
  • O primeiro bolo que parecia saudável na verdade estava contaminado bem na parte superior, ai eu enterrei ele no quintal de casa.. Bom acho que é essa a falta que o selo de vermiculita faz!
  • O segundo bolo foi o que considerei melhor, nenhum tipo de contaminação aparente e estava bem fofo ao tato (acho que é assim que é pra ser haha).
84471-ec1a7ff06b7ca65ca6de590e36f808f4.jpg

• O terceiro bolo apresentou uma parte meio gosmenta e amarelada no fundo do copo. O cheiro dele é o mesmo dos outros e é bizarro mas me parece uma gosminha inofensiva hahahhaa. Será que é contaminação?
84469-55ba5dbaa687b590c3b493e80ab4a5b1.jpg
  • O quarto bolo veio bem, o único problema é que ele tem uns pontinhos pretos. Na verdade parece pequenas cabecinhas negras de minusculos abortos . Não sei se isso é possivel mas olhei nas seção de contaminação aqui do forum e nenhuma parecia isso, então resolvi aniversariar!
84470-0eb29184e9a43778029b84c07d5848f0.jpg

O meu terrário ficou da seguinte maneira:
84467-75dfa5cd4404015bbf42bb13ab6204fe.jpg84468-fcaed9ff3331bcb0d3fa90b234655e90.jpg

Espero que dê certo. Se alguem puder me dizer se esta contaminado ou não eu agradeceria demais!
Abração e paz a todos!

Anexos

• IMG_4191.JPG
    IMG_4191.JPG
    136.7 KB · Visualizações: 52
  • IMG_4192.JPG
    IMG_4192.JPG
    125.9 KB · Visualizações: 55
  • IMG_4193.JPG
    IMG_4193.JPG
    104 KB · Visualizações: 51
  • IMG_4194.JPG
    IMG_4194.JPG
    99.6 KB · Visualizações: 54
  • IMG_4195.JPG
    IMG_4195.JPG
    101.7 KB · Visualizações: 51
Última edição:
Parece tudo OK.

O ideal seria recobrir esses bolos. Tipo um farelo dessa fibra. E umedecer, é claro.

Era contaminação mesmo no quarto bolo, já descartei.
Agora restam apenas 2 sobreviventes que espero que estejam ok.
A umidade está em torno de 90%. Vou adicionar um pouco mais de argila para tentar alcançar os 95%, ai quando começar a pinar eu removo e volto pra 90%.

Parece tudo OK.

O ideal seria recobrir esses bolos. Tipo um farelo dessa fibra. E umedecer, é claro.

Recobrir eles por causa da umidade ou com intuito de proteção contra contaminações?

Pessoal, sinto lhes informar mas eu acho que contaminaram os últimos bolos :(
Fui olhar o terrário hoje e parecia que tinha uma "cobweb" em cima deles, seria bom se alguém pudesse confirmar. Eu já vi muitas fotos desse "algodão" e nunca sei se é cobweb ou não!
Abraço e paz!

PS: Esses "algodões" parece que tão virando umas protuberâncias o_O

Anexos

• IMG_4204.JPG
    IMG_4204.JPG
    99.9 KB · Visualizações: 39
  • IMG_4205.JPG
    IMG_4205.JPG
    108.9 KB · Visualizações: 40
  • IMG_4206.JPG
    IMG_4206.JPG
    92.5 KB · Visualizações: 36
Última edição:
Eu já vi muitas fotos desse "algodão" e nunca sei se é cobweb ou não!

Sugiro que espere. Nada de pânico nem de resolver descartar tudo sem pensar bem.

Pode ser só o micélio ficando mais denso nessas regiões.

Boas novas gentee!

Os dois bolos que estavam no terrário começaram a pinar quinta-feira, fiquei o fim de semana ausente e quando voltei os cogus já estão crescendo!

Bolo 1: IMG_4216.JPG
Bolo 2:IMG_4217.JPG IMG_4218.JPG IMG_4220.JPG IMG_4221.JPG

Algumas peculiaridades que eu notei e gostaria da experiencia dos meus queridos amigos cogumeleiros:
  • Apesar de ter uma abertura pequena em cima (vide foto post anterior), os cogumelos parecem estar crescendo sem orientação, na realidade até pra baixo.
  • Eles demoraram um pouco pra pinar e da pra ver que o micélio até cresceu um pouco na base do prato. Será que isso foi falta do "cold shock" ou luz insuficiente?
  • A umidade marca 90% no higrômetro e os bolos tem um pouco de aparência seca, devo borrifar um pouco de água destilada na lateral do terrário?
  • A temperatura aqui está muito alta, cerca de 35 graus!! Vou colocar uma garrafa com gelo no terrário hoje pra ver se melhora isso!
Ficaria muito feliz se alguém pudesse comentar sobre isso, estou meio preocupado com a aparência das crianças!

Abração

Quanto a direção dos cogumelos acho que não é motivo pra preocupação, pelo que dá pra ver eles não estão deformados, só nascendo em outras direções.Ja aconteceu isso comigo em alguns cultivos,acho que é legal você achar algum tipo de apoio pra eles,pra evitar que toquem o prato ,ou as paredes do terrário e acabe deformando o píleo.Isso também aconteceu comigo e as vezes impossibilita tirar carimbos .
Quanto a borrifar água nas paredes do terrário ,acho melhor não.Pelo que andei lendo, isso é recomendável até surgirem os pins.Umidade muito alta,depois da formação dos pins, dificulta o desenvolvimento dos cogumelos.Talvez seja melhor esperar colher esse flush e depois submeter o bolo a um dunk e fazer um roll em vermiculita ou mesmo na fibra de coco.Dessa forma você não vai estar borrifando água direto no bolo e sim na fibra ,que vai manter o bolo úmido.E diminuir um pouco a temperatura como você disse, acho que vai ajudar bastante no desenvolvimento.Se tiver alguma informação errada ,peço que me corrijam.
E parabéns pelo cultivo, boa sorte :)!

Quanto a direção dos cogumelos acho que não é motivo pra preocupação, pelo que dá pra ver eles não estão deformados, só nascendo em outras direções.Ja aconteceu isso comigo em alguns cultivos,acho que é legal você achar algum tipo de apoio pra eles,pra evitar que toquem o prato ,ou as paredes do terrário e acabe deformando o píleo.Isso também aconteceu comigo e as vezes impossibilita tirar carimbos .
Quanto a borrifar água nas paredes do terrário ,acho melhor não.Pelo que andei lendo, isso é recomendável até surgirem os pins.Umidade muito alta,depois da formação dos pins, dificulta o desenvolvimento dos cogumelos.Talvez seja melhor esperar colher esse flush e depois submeter o bolo a um dunk e fazer um roll em vermiculita ou mesmo na fibra de coco.Dessa forma você não vai estar borrifando água direto no bolo e sim na fibra ,que vai manter o bolo úmido.E diminuir um pouco a temperatura como você disse, acho que vai ajudar bastante no desenvolvimento.Se tiver alguma informação errada ,peço que me corrijam.
E parabéns pelo cultivo, boa sorte :)!

Entendi! Em relação ao suporte, você tem algum exemplo?
Valeu pelas dicas joca, muito obrigado!

Back