Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!


Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek


Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!
 
Última edição:
21.09.2016
Atualizando
Último dia do inverno!!:eba:

Oi pessoal, apenas atualizando que alguns pins estão chegando, no terrário e na garrafa de 3 litros já foram avistados, quando estiverem com tamanho suficiente para sair na foto eu posto aqui.
DSCF3002.JPG DSCF2994.JPG

Novidade na garrafa de 3 litros, saco preto em volta dela, para melhor orientação dos cogus.
DSCF2996.JPG
 
vai manter PF tek ou partir para outras teks amigo jowker?

Gostaria eu estar aqui essa temperatura, hj está mais ameno, só 26.4 graus:(
 
vai manter PF tek ou partir para outras teks amigo jowker?
Então @Koda para esta temporada pretendo ficar na PFTek, pois estou pegando o jeito da coisa ainda. E como estou aumentando o tempo entre uma trip e outra, a quantidade dos bolinhos está permitindo até fazer um estoque de secos. Eu quero muito um dia fazer um bulk. Talvez eu tente, eu ainda vou ter que comprar um termômetro de forno para a pasteurização do substrato, eu vi uns no mercado livre por preço bom. Talvez eu ainda tente fazer esse ano ainda com alguns bolos que estão na incubadora para testar a técnica. Eu vejo os cultivos do @Gteach e fico aqui babando hehehe. Realmente deve ser legal de ver eles vindo em quantidade.

Gostaria eu estar aqui essa temperatura, hj está mais ameno, só 26.4 graus:(
Que se mantenha nos 26 por ai amigo! hehehe. A foto do termômetro eu tirei na hora das abanadas, por isso a umidade deu uma caída, agora está marcando 88%, mas eu não assino em baixo sobre a precisão dele sobre umidade, sigo o manual do CM. Observo se as paredes e o teto da caixa estão produzindo boa condensação, se não, tome borrifada nelas haha.
 
Rssss E so seguir os passos..e tentar tentar tentar ate que de certo.

Esse e o unico truque !!;)

Acompanhando vcs gente !


.
 
Última edição por um moderador:
Novidade na garrafa de 3 litros, saco preto em volta dela, para melhor orientação dos cogus.

Diz se resultou depois? :bigode: Eu descobri que não preciso de escurecimento quando a iluminação fica "ideal" (uma certa potência, a uma certa distância, nas condições dos meus terrários de pet). No caso, como eles estão embaixo da janela, já devem seguir o "caminho da luz", não? :coffee:
 
Diz se resultou depois? :bigode: Eu descobri que não preciso de escurecimento quando a iluminação fica "ideal" (uma certa potência, a uma certa distância, nas condições dos meus terrários de pet). No caso, como eles estão embaixo da janela, já devem seguir o "caminho da luz", não? :coffee:
Verdade ExPoro, na real nem sei se precisava mesmo, no primeiro flush vieram bem verticais, só coloquei porque teve uns dois que estavam lá na base do bolo, e por causa do potinho que estou usando, ficaram com a cabeça virada para baixo, ai foram crescendo como que raízes pra dentro da vermiculita, haha.
 
Gostaria eu estar aqui essa temperatura, hj está mais ameno, só 26.4 graus:(
Vocês não sabem a sorte que tem. Hoje aqui bateu 36°, quase cozinhei na minha roupa.

Bulks são muito lindos. As vezes me imagino pequenino caminhando entre essa floresta mágica, deitando à sombra de um chapeludo tendo uma bela trip :fumar:
 
25.09.2016

Pins

Terrário

Os pins estão chegando, em um dos bolos já estão bem visíveis 2 pins. Temperatura um pouco mais baixa nestes dias, 22 graus no terrário com termostato nos 34 dentro da garrafa, primavera chegou e o friozinho continua. Mas vai bem.

DSCF3006.JPG

Na garrafa de 6 litros, o micélio segue se preparando:

6l.JPG

Na garrafa de 3 litros:

3l.JPG

O experimento da clonagem está dando certo, fiz ele apenas para treinar, a ideia é aguardar algum micélio enviar um exemplar megalomaníacoo_O e tentar fazer algumas clonagens para valer. Mas é provável que eu tente usar esse papelão em algum grão essa semana para treinar a segunda parte do processo.

clone.JPG

Uma nova garrafa está sendo preparada, e por ter dado certo uma tentativa de encaixe, acho que pode ser legal compartilhar com os amigos aqui do fórum.

Consegui com um vizinho essa de 5 litros, e como ela tem esses 3 gomos na parte central, foi bem tranquilo fazer o corte em um dos frisos. E para deixar o encaixe melhor, desta vez levei a parte superior para o fogão, fazendo similar quando queremos encaixar um cano de esgoto em outro.

Deixei a parte inferior na outra mão pronta para encaixar com a de cima aquecida. A parte a ser cuidada é a dosagem do calor, por ser pet muito frágil, tive que aquecer de longe da chama e girando. Tão logo ela aqueceu um pouquinho, já uni elas. E o resultado ficou bom, consigo encaixar com uma mão só agora.

pet1.JPG

O retângulo preto na foto eu coloquei para mostrar o quanto a parte superior está conseguindo passar por dentro da parte de baixo antes de travar.

pet2.JPG
 
Última edição por um moderador:
Seu terrário não tá com muita água no nível das argilas? Elas pra funcionarem bem precisam ter uma boa parte exposta ao ar, senão não aumentam a umidade adequadamente. Dá uma baixada leve no nível, coisa de ficar na metade das argilas ou um pouco menos, se estiver com problemas na umidade. :coffee:
 
Seu terrário não tá com muita água no nível das argilas?
Gostei da sua observação irmão, eu não havia pensado nisso ainda, vou experimentar para observar o que acontece, gostei mesmo.
Tirei essas fotos para o amigo dar uma observada nas paredes e teto da caixa (entre o teto e os bolos existe um anteparo que fiz com plástico e cabides, para bloquear as gotas) eu gostei da sua observação, quero ver o que vai acontecer. Vou baixar o nível da água expondo mais as pedras.
DSCF3026.JPG DSCF3027.JPG DSCF3025.JPG

Editando
@ExPoro Acabei de drenar cerca de 2 litros, olha como ficou agora. Ficou na metade o nível.
DSCF3028.JPG
 
Última edição:
Uma nova garrafa está sendo preparada
Bem engenhoso essa da garrafa.

Essa nova garrafa de 5 litros é para substituir a de 3? Pergunto por que achei o bolo meio apertado nela.

Paz
 
26.09.2016

Alguns se vão... na garrafa de 3 litros
DSCF3035.JPG DSCF3036.JPG DSCF3038.JPG

Outros chegam... na garrafa de 6 litros
DSCF3041.JPG

E o ciclo da evolução continua no terrário
DSCF3057.JPG

:whistle:

Sim @Finganforn você está ligado hehehe, era essa a intenção da nova pet, segue o registro dela agora, o bolo continuou com boa umidade e já está na casa nova.
DSCF3063.JPG DSCF3062.JPG

Preparando um pouco de painço para treinar no papelão que está na incubadora. :ler:
DSCF3056.JPG
 
Última edição:
Ótimo, adivinhei hehehe :p

Tá ficando show esse cultivo.

Vai ver como é fácil trabalhar com painço. Lembre de esterelizar bem.

Paz.
 
Última edição por um moderador:
28.09.2016
Colheita / Carimbo / Clonagem

Ontem um dos bolos do terrário mandou um belo exemplar, que fez eu pensar em clonar, ele já se mostrava atrativo há dois dias, pois vinha numa evolução rápida e mostrava que seria um belo cogu. Então já fui deixando separado uns potinhos para tentar a clonagem. Pode ser que alguém não ache ele grande, e de fato não é muito mesmo, mas para a raça Puerto Rico que possui o porte pequeno, eu diria que este foi o maior até agora que eu consegui em dois cultivos.

1.JPG 2.JPG 3.JPG

Os outros bolos foram colhidos hoje. Não julguem mal o segundo bolo, ele se esforçou muito, aquele cogu cresceu deitado porque foi culpa minha, eu não vi que tinha cogu crescendo do outro lado e ele ficou uns dias preso perto da taça, mas quando inclinei um pouco o bolo, ele foi valente e engordou o cogu até onde conseguiu haha.

Duas fotos de ontem, só de como estava a mesa e o depois de colocar o material no papelão.

DSCF3066.JPG DSCF3071.JPG

A pesagem das colheitas ficou assim:

c1.JPG c2.JPG c3.JPG

O chapéu ainda estava com 9,6g após 24 horas fazendo o carimbo.


As garrafas:

DSCF3077.JPG 6l crescendo
DSCF3078.JPG 5l se preparando

No terrário resta um bolo frutificando e um bolo já voltou do dunk, dois estão na geladeira até amanhã.

Total do cultivo até o momento: 306,3g
 
Última edição por um moderador:
Esplendido. Clonagem em papelão pra mim ainda não deu certo, tentarei neste cultivo.

Boa sorte e Paz :)
 
29.09.2016
Fechando o Flush

Colhidos os bolos finais, um do terrário e a pet. Já estão fazendo o dunk dentro da geladeira até amanhã, no terrário já estão os outros três de volta.
DSCF3083.JPG DSCF3084.JPG DSCF3087.JPG
Total do cultivo até o momento: 334,9g
Até a próxima frutificação pessoal :coffee:
 
02.10.2016
Atualizando


No terrário, tudo calmo por fora, mas com certeza lá dentro dos bolinhos os micélios devem estar ocupados.
1.JPG 2.JPG

Nas pets:
3.JPG

6 litros sem novidades até agora também.
4.JPG

5 litros primeiro pin avistado hoje
5.JPG

4º dia dos potes da clonagem na incubadora
6.JPG

:)
 
06.10.2016
Atualizando


Oi pessoal, hoje teve uma colheitinha no bolo da garraga pet, aproveito para contar que a garrafa de 6 litros foi levada pelo caminhão do lixo :roflmao:, essa semana quando fui abanar, senti um cheiro que vinha de dentro, não sabia se era do bolo ou da garrafa, mas tinha cheiro de leite azedado (urrivis).

DSCF3110.JPG DSCF3113.JPG

No terrário os pins estão aparecendo

DSCF3111.JPG

Obs. Sobre os potinhos da clonagem, coloquei eles em potes com painço tratado conforme o guia https://teonanacatl.org/biblioteca/cultivando-cogumelos-com-sementes-para-pássaros.40/.

Não pretendo dar muita ênfase aqui neste cultivo, pois será apenas com intuito de treinar, e também para não alongar por demais este diário. Mas pretendo apenas mostrar a evolução do micélio nesta fase.

Forte abraço a todos.

Total do cultivo até o momento: 346,3g
 
Última edição por um moderador:
Back
Top