Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
20.08.2016
Aniversário dos bolos 6, 7 e 8

Os outros seguem na incubadora, ainda não estão prontos.

Finalizei a limpeza do terrário hoje, retirei a argila da água com cloro, onde ficou por 24 horas, limpei o interior e as garrafas com álcool 70, antes de fechar a tampa, um spra com bactericida para garantir, e ficou já com tudo ligado por umas cinco horas antes de aniversariar.
DSCF2679.JPG

O local para os bolos, muito chique HAHA :roflmao: usando as taças antigas da querida vovó.
DSCF2678.JPG

A vermiculita foi esterilizada no micro-ondas misturada com água, 2:30min, pausa para mexer e mais 2:30min.
Procedimento todo feito com as luvas limpas e colher estéril.
DSCF2680.JPG DSCF2681.JPG DSCF2682.JPG DSCF2683.JPG DSCF2691.JPG

Bom finde ai galera!:)

Quando vi essas taças lembrei daquelas dançarinas do Gugu que dançavam em taças gigantes kkkkkkk
Tá show de bola

PaZ

Quando vi essas taças lembrei daquelas dançarinas do Gugu que dançavam em taças gigantes kkkkkkk
Tá show de bola

PaZ
Haha, valeu Finga, gostei das tacinhas também, eu estava ajudando minha mãe a mudar uns móveis na casa dela, e vi as taças e não resisti =D Essa semana eu vou catar umas de plástico na lojinha de 1.99 pros outros :)

Ps. E como era bom de assistir elas na taça ein!! :eba:

Última edição:
23.08.2016
Primeiro Pin!

Surgiu na madrugada, não era visível ainda ontem de noite, chegou no começo do terceiro dia no terrário.
DSCF2693.JPG DSCF2694.JPG

Acho que os bolos terão dias muito bons, temperatura para a semana está em elevação.
mapa.jpg

Mais pins apareceram hoje.
Desculpem eu não postar foto deles, como estão super pequenos, quero interferir o mínimo possível, assim que for possível, faço o registro pelo lado de fora da caixa.
Neste cultivo estou tentando abrir a tampa do terrário apenas para abanar e borrifar, no cultivo anterior eu ficava muito em volta da caixa, agora só apareço no terrário para ver se ele precisa de alguma coisa e deixo ele em paz. :)
Abração pessoal.

DSCF2699.JPG

Mais pins apareceram hoje.
Desculpem eu não postar foto deles, como estão super pequenos, quero interferir o mínimo possível, assim que for possível, faço o registro pelo lado de fora da caixa.
Neste cultivo estou tentando abrir a tampa do terrário apenas para abanar e borrifar, no cultivo anterior eu ficava muito em volta da caixa, agora só apareço no terrário para ver se ele precisa de alguma coisa e deixo ele em paz. :)
Abração pessoal.

View attachment 94022
Que bela paisagem que eles estão tendo! A temperatura ai está em quantos graus?

Que bela paisagem que eles estão tendo! A temperatura ai está em quantos graus?
Tem ficado na faixa dos 22 nos últimos dias. Espero que continue assim haha.
Valeu pelo comentário da foto @InfectedMush , essa palmeira fica muito legal nessa época (fim do inverno e primavera), os sabiás machos pousam nela e ficam cantando para atrair as fêmeas.

Última edição:
26.08.2016
Pins se apresentando!

Hoje o bolo que ainda não havia pins revelou seus primeiros.

As fotos não são aquelas maravilhas, pois estou tirando pelo lado de fora da caixa, apliquei um reforço no contraste, caso contrário, vocês não veriam direito os pins porque a foto fica prejudicada com a umidade na parede da caixa.

DSCF2714.JPG DSCF2719.JPG DSCF2721.JPG DSCF2724.JPG DSCF2723.JPG

Está de parabens!!!! Acompanhando desde o começo o seu diário e esses pins estão graúdos, vai colher toneladas de cogus!! Pela paisagem você deve estar no sul do pais, aproveita e faz um psilochimarrão!!:roflmao::roflmao::roflmao::roflmao:

Está de parabens!!!! Acompanhando desde o começo o seu diário e esses pins estão graúdos, vai colher toneladas de cogus!! Pela paisagem você deve estar no sul do pais, aproveita e faz um psilochimarrão!!:roflmao::roflmao::roflmao::roflmao:
Haha, toneladas... se vierem aquelas 3g secas com direito ao chapéu chapeludo para mais um carimbo já será pleno. (claro que podem vir quantos cogus os micélios quiserem ;))
Sobre o sul, é isso aí! Feliz pelo inverno estar indo embora e olha, não tinha pensado ainda nessa ideia do psicochimarrão... mas bah guri! Tri legal tua ideia tche! HAHAHA

E eles estão no limite da temperatura hoje, dia muito quente, previsão de um temporal pra noite :eek:h:
DSCF2726.JPG DSCF2727.JPG

Última edição:
É @Jowker, eu que vacilei. Depois do contaminante meu cultivo está estagnado, tentando a qualquer custo colher mais algo para tirar carimbos ( nem que sejam pequenos, não queria perder esse indivíduo, gostei mt dele). Você que está certo, quando der para tirar carimbo tira logo e se garante.

Editado: E aqui na minha cidade (RJ) quente demais.... nesse inverno parece que abriu as portas do inferno... So pra ter uma ideia, está mais de 32 graus la fora, tendo que deixar os meninos no ar para sofrer menos. Eu que amo frio, sempre fico pedindo alguma vaga na empresa ai no sul, SC ou RS. Quanto mais frio melhor, esse ano conseguiu achar amanitas?

É @Jowker, eu que vacilei. Depois do contaminante meu cultivo está estagnado, tentando a qualquer custo colher mais algo para tirar carimbos ( nem que sejam pequenos, não queria perder esse indivíduo, gostei mt dele). Você que está certo, quando der para tirar carimbo tira logo e se garante.

Editado: E aqui na minha cidade (RJ) quente demais.... nesse inverno parece que abriu as portas do inferno... So pra ter uma ideia, está mais de 32 graus la fora, tendo que deixar os meninos no ar para sofrer menos. Eu que amo frio, sempre fico pedindo alguma vaga na empresa ai no sul, SC ou RS. Quanto mais frio melhor, esse ano conseguiu achar amanitas?
Olha, sobre amanitas, só conheço por fotos, inclusive não sei se você já viu esse tópico aqui do CM, é muito legal esse assunto sobre o anel das fadas, dá uma olhada, está aí uma coisa que eu quero muito ver um dia: https://teonanacatl.org/threads/a-magia-dos-anéis-de-fada.6226/#post-176395

Mas não, nunca procurei cogus na natureza, possivelmente já devo ter visto eles, mas eu ainda não sabia sobre os cubensis, ultimamente tenho tentado observar melhor quando faço trilhas. Acho que na primavera terei sorte em ver alguma coisa. (não sei qual é a época mais favorável, lembro que esse ano, era começo do outono, tinha passado uma chuvarada de 2 dias, e nos pastos haviam muitos cogus, encontrei até dois irmãos caçando, fui conversar com eles, eles já tinham encontrado alguns cubensis, comentei que eu estava começando a cultivar e eles ficaram animados.

Muito legal, muito mesmo. Não conhecia sobre o anel de fadas, achei muito interessante. Mas pensando bem tem uma lógica perfeita. Eu penso que os cogus são "tradutores" do que tem por traz da porta da percepção. Quando tomo uma dose alta, você vai ate plutão, pensa vive a vida inteira de um ser e quando volta, olha no relógio e repara que só passou 5 minutos. Nada mais lógico que 1 dia na terra das fadas ser 7 anos neste mundo de nossa percepção.

Estou te falando de amanitas vou te explicar o porque. Considero os cogumelos mágicos como professoras, os que tem psilocibina são um estilo de professora, mais calma que te explica melhor, de deixa feliz; já as amanitas, a historia é bem diferente, mais confuso e mais intenso, mas te leva a descobertas únicas. Quando eu ia caçar amanitas, era sempre no final do outono. Já tive sorte algumas vezes, outra não e reparei que elas sempre nascem nos mesmo lugares, nas raízes das mesmas arvores jovens e normalmente pinus ou bétula.

Última edição por um moderador:
Já tive sorte algumas vezes, outra não e reparei que elas sempre nascem nos mesmo lugares, nas raízes das mesmas arvores jovens e normalmente pinus ou bétula.

Entendi! :) Vou ficar atento, sempre ando com a máquina na mochila, as minhas caminhadas sempre coincidem com a chegada da primavera e vão até o fim do outono, quando ver eles, vou chegar bem pertinho dessa vez :). Até agora os únicos que eu registrei foram esses, nem sei o que são, foi num tronco que estava do lado de uma nascente, ficou quase impossível não ver esses com esse amarelão me chamando :)
DSCF1739.JPG
E do lado deles, havia esse cara tentando se esconder no graveto :roflmao:
13.jpg

Lindo o sapo!!! Tb gosto de tirar fotos nas trilhas está de parabens!
Esse amarelo, crescendo em uma arvore morta (Sapróbio), pela foto parece que ele tem um anel de outra cor na ponta, podendo ser mais claro ou mais para o vermelho ( no seu caso me parece mais para creme). Gosto muito de estudar sobre cogumelos, tento muito ser um micólogo amador e me parece o Laetiporus Sulphureus, tb chamado de prateleira de enxofre, e bem jovem, ele não tem o tom avermelhado ainda. Se você não tiver dúvidas que é ele, ele é comestível e tem gosto de frango. Fica de olho neles, antigamente se acreditava que ele era encontrado somente na América do Norte mas já ha relatos deles no Brasil ( e na sua região, florestas do sul).

http://www.scielo.br/pdf/hoehnea/v35n4/v35n4a12

Última edição:
28.08.2016
Segue evoluindo!

Aproveitando o clima da semana, que tem sido muito favorável aos micélios, coincidência ou não, pois há quem diga que coincidências não existem, assim que esses três bolos foram aniversariados, o clima do frio deu uma bela trégua, e assim se encontram no seu oitavo dia no terrário!

DSCF2728.JPG DSCF2729.JPG

Os demais copos com pó de coco ainda estão na incubadora, realmente não sei explicar o por quê dessa diferença entre os copos 6,7 e 8 que em 31 dias estavam completos, estão do dia nr. 39 e ainda tem alguns que faltam bastante, vou colocar fotos de cada um para vocês verem a situação.

Copo 5 é o que está mais próximo de completar:
1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG 5.JPG

Os copos com vermiculita, que eu havia colocado naquela incubadora improvisada em bolsa térmica, fecharam duas semanas, fui olhar ontem, e nem um sinal de micélio, achei estranho nem um sinal em nenhum copo, tive que descartar um dos copos daqueles, pois havia contaminação de cor verde escuro em um ponto específico (sem foto, meu erro :facewall:).

Não sei se fiz certo, mas após descartar o bolo contaminado, limpar tudo e passar álcool por onde eu passei com ele :), resolvi fazer uma nova inoculação nos copos novamente foi 1ml em cada furinho, não tirei foto deles porque foi ontem, eles estão juntos com os outros agora, dentro do isopor.

Com duas semanas já era pra ter alguma coisa né, pelo menos um sinal de micélio, não havia nada em nenhum dos copos, apenas o substrato como se recém tivesse saído da panela :entendiado:.

Com duas semanas já era pra ter alguma coisa né, pelo menos um sinal de micélio, não havia nada em nenhum dos copos, apenas o substrato como se recém tivesse saído da panela :entendiado:.

Parabéns, tudo indo lindamente bem, aquele cogu maior do bolo superior esquerdo vai ser bem grande, não sabia que Puerto Rico dava tão grandes.

Nos meus cultivos, nunca demorou mais do que 6 dias para aparecer os sinais que os esporos germinaram, mas pesquisando nos cultivos de outras pessoas, teve um que demorou até 30 dias. Deixa esses copos quietos, se preocupa em manter a temperatura boa e manda boas energias para eles.

Parabéns, tudo indo lindamente bem, aquele cogu maior do bolo superior esquerdo vai ser bem grande, não sabia que Puerto Rico dava tão grandes.
Nos meus cultivos, nunca demorou mais do que 6 dias para aparecer os sinais que os esporos germinaram, mas pesquisando nos cultivos de outras pessoas, teve um que demorou até 30 dias. Deixa esses copos quietos, se preocupa em manter a temperatura boa e manda boas energias para eles.

Valeu, no primeiro cultivo nenhum veio muito grande não @Koda, alguns ficaram bem parrudos, mas no máximo, acho que o maior conseguiu uns 15cm, vou colocar o link do meu primeiro cultivo, tem as fotos das colheitas, aí você terá uma noção.

Olha o post do dia 21.05.2016

Eram cogus jovens parecidos com esse que você citou, mas não cresceram muito no final, porém estavam bem carnudos, e bem saborosos HAHA

https://teonanacatl.org/threads/meu-primeiro-cultivo.12433/page-2

Realmente @Jowker eles vem carnudos e baixinhos.. Lindas!!

Vou comentar algumas fotos do seu primeiro cultivo aqui com você.

-Primeiramente você mandou muito bem parabéns mesmo. Aquela mantinha me lembra as que eu uso quando estou tendo minhas experiências em casa. Fico enrolado em uma manta só que mais felpuda, cheguei a sentir que estava no útero da minha madre antes de nascer.....

-A Puerto Rico não é uma genética das que mais me interessavam, mas depois de ver a qualidade do seu cultivo, já estou pensando 2 vezes. Chegou a fazer uma soma final do peso molhado das colheitas?

Back