Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
Boa maneira de começar a semana hein.
A terceira foto lá de cima tá show de mais, parabéns.

06.09.2016
Atualizando

Descartei os copos 1 e 3
O copo nr. 4 está fazendo companhia para o nr. 2 em outra garrafa pet
DSCF2832.JPG

No terrário o bolo nr. 5 está indo bem nas suas primeiras 24 horas, seus pins deram uma expandida.
DSCF2831.JPG
Aqueles outros copos com vermiculita, retirei da incubadora e estão em um armário (estão por conta própria agora hehe)
O motivo destes descartes de hoje foi para liberar a incubadora destes copos, muitos ainda longe dos 100% e com quase 50 dias. E amanhã terá uma inoculação de strain nova aqui em casa (cujo diário será outro), por isso precisei liberar ela.

Sendo assim, o cultivo segue firme com estes quatro bolos que conseguiram seu micélio.

É isso aí @Jowker bola pra frente, 50 dias !

08.09.2016
Atualizando sobre o terrário

Os três primeiros bolos seguem se preparando (boas expectativas para o final de semana, temperatura vai subir consideravelmente, vou ficar observando se vai ser o gatilho dos pins).
prev.jpg DSCF2847.JPG

O mais novo membro do terrário está se esforçando:
Três dias atrás
DSCF2818.JPG

Hoje
DSCF2850.JPG

10.09.2016
Colheitinha!

E ai pessoal, fui dar uma caminhada durante o dia, antes de sair de casa de manhã eu já vi os chapéus abrindo, enfim, deixei eles crescerem o que quisessem durante o dia, pois queria ver até onde eles chegariam, agora a noite, cheguei e já fui fazer a colheita, não vou fazer o dunk ainda neste bolo, pois creio que ele está bem ainda, ele foi aniversariado fazem poucos dias. Levou umas borrifadas de H²O e foi dormir HAHA :sleep:.
DSCF2851.JPG DSCF2853.JPG DSCF2854.JPG DSCF2855.JPG DSCF2856.JPG

Total do cultivo até o momento: 117,6g

Bom domingo galera!:)

Queria eu saber tirar fotos lindas assim. Tá de parabéns @Jowker

12.09.2016
Pins surgindo

Oi pessoal, parece que o gatilho da temperatura rolou. Conforme o mapa mostrava, os três últimos dias trouxeram de fato esses graus a mais, deixando o terrário nos 25 a 26 durante os dias. Ontem já haviam uns 2 em um bolo, hoje mais apareceram, vamos ver como vai ser essa frutificação. :coffee:
prev.jpg DSCF2863.JPG DSCF2864.JPG DSCF2865.JPG

Troquei um bolo de lugar, a garrafa de 2l era muito pequena. Um vizinho colocou fora essa de 6l e agora ele está bem folgado, em volta da garrafa passei esse plástico que não deixa a luz passar, por dentro ele é metálico.
DSCF2867.JPG DSCF2868.JPG

13.09.2016
Mais Pins

Alegria em ver que as garrafas pet estão oferecendo boas condições ao micélio.

Na garrafa de 3 litros já aparecem pins:
1.JPG 2.JPG 3.JPG

Na garrafa de 6 litros, após 12 horas, já formou-se condensação na tampa:
4.JPG

No terrário, os quatro bolos estão com pins.:coffee:
5.JPG 6.JPG

Agora a noite, ao pegar um caderno para começar a fazer um diário dos insights. Ao abrir, encontro algo que eu achava ter perdido, a metade do meu primeiro carimbo de Puerto Rico que comprei na internet em abril deste ano. Muito bom encontrar ele.
DSCF2888.JPG

Última edição:
14.09.2016
Atualizando

Lá fora, mesmo com este ciclone extratropical assoprando no RS há mais de 24 horas rajadas de 70km/h (aqui perto de Porto Alegre até nada sério, porém mais para a fronteira, tudo destelhando, a coisa foi feia, matéria sobre esse ciclone, um dos maiores da história por aqui:

14231922_974402592687203_1728906698527270934_o.jpg

IMAGEM DE SATÉLITE MOSTRA O ENORME CICLONE NO ATLANTICO | Veja na imagem de satélite o poderoso e enorme ciclone extratropical com centro a Leste da província de Buenos Aires e que no final do dia estará na foz do Rio da Prata e ainda se intensificando. As mais recentes saídas dos modelos indicam uma pressão mínima no centro do sistema de 960 hPa, o que faz deste um dos mais intensos ciclones já vistos na história recente no Atlântico Sul. O Sul e o Leste do Uruguai serão castigados hoje no restante do dia e amanhã por vento que pode chegar ou passar em alguns pontos de 120 a 140 km/h. Igualmente o Rio Grande do Sul deve ter a intensificação do vento entre hoje e amanhã devido à atuação do ciclone com rajadas próximas ou acima de 100 km/h no Sul e no Leste do Estado. (Meteorologista Estael Sias)

Bom... de volta ao cultivo, aqui dentro de casa os cogus seguem na safe zone e evoluindo:)

Micélio da garrafa de 6 litros mandando sinais de frutificação? Eu acho... no olhometro aquele maior no circulo preto parece muito um pin.

DSCF2889.JPG

Garrafa de 3 litros vai bem:

DSCF2897.JPG DSCF2899.JPG DSCF2898.JPG DSCF2900.JPG

No terrário:

DSCF2902.JPG DSCF2907.JPG

Última edição por um moderador:
São primórdias! Nós chamamos de pin quando a primórdia começa a desenvolver o chapéu e a cabeça fica marrom. :)
Muito Obrigado @Malahov. Como é bom quando você vem e visita nossos diários, você tem o dom de passar a informação. Muitíssimo obrigado mais uma vez, desde o primeiro cultivo tens tirado dúvidas e me ensina o básico, e sei que ainda tenho muito a aprender com vocês. Agora detendo esta informação (finalmente aprendi o que são as primórdias :roflmao:) vi muitas delas em um lado do bolo que está na outra garrafa de 3 litros (não tirei foto hoje:facewall:), mas amanhã vou dar uma espiada e ver o que aconteceu. Show de bola! Valeu.

15.09
Colheita e primeira tentativa de clonagem

Oi galera, hoje um dos bolos ficou pronto para colher, ontem tentei aprender na biblioteca sobre a clonagem em papelão, então esperei para fazer tudo junto. É a minha primeira vez tentando fazer isso, então qualquer falha estou aceitando dicas. O que inspirou a tentar fazer isso é a vontade de um dia cultivar cogumelos comestíveis, e creio que será útil para isso.

Os diários do irmão @Gteach são excelentes e me inspiraram muito em querer aprender essa técnica.

O tópico que usei como guia foi este: https://teonanacatl.org/biblioteca/técnica-de-clonagem-em-papelão.107/

Vamos lá. Foi assim:

Primeiramente a colheita em si:

DSCF2918.JPG DSCF2919.JPG DSCF2926.JPG DSCF2927.JPG

Total do cultivo até o momento: 132,5g
O bolo está no dunk.

Tentativa da clonagem:

1.JPG
Potinho previamente limpo com álcool 70

2.JPG
Utilizei um pedaço de lã acrílica com elástico para prender, fiz o processo conforme o guia mandou, até ferver, desliguei o micro, deixei a potência nos 10% (fazia a água do copo ferver de forma intermitente) por mais dez minutos.

4.JPG
Papelão já pronto e dentro do pote aguardando o material.

3.JPG
O Cogumelo escolhido para a tentativa.

5.JPG
Tudo pronto, vamos ao corte!

6.JPG

7.JPG
Pedaço já sobre o papelão

8.JPG
Potinho foi para a incubadora.

As garrafas

DSCF2931.JPG

De 3 litros:

DSCF2937.JPG DSCF2936.JPG DSCF2935.JPG

De 6 litros:

DSCF2930.JPG
Aquelas primórdias ainda estão parecidas com ontem @Malahov

DSCF2929.JPG
E do outro lado apareceu esse.

Isso e fazer aprendizado mesmo.. !! Tentando e comprendendo como e que se faz !

Parabens !!

Espero ver pronto os papeloes ai prontos para inocular !!

Nossa cara, eu tentei algumas vezes fazer a tek papelão mas nunca consegui, sempre mofava e os papelões secavam. Talvez meu erro era colocar vários papelões em um único recipiente grande.

Da próxima vez farei como você @Jowker com esses potinhos pequenos.

Paz.

Opa @Finganforn !!
Antes que nada.. tire bem a parte superior e inferior deixando so o meio bem limpo.. tirar exceso de cola e outras substancias...
Logo eu faço assim ;
coloco a papelao no frasco com 20 ml de agua.
panela de pressao 15 mts.
Deixo esfriar..
Borrifo alxool 70 sobre a panela..
Abro a tampa e vou jogando dentro da mesma panela de pressao o exceso de agua dos frascos.. sem mexer muito...sem movimentar muito ar...deixando so o papelao..
Aqui agrego um paso a mais que e voltar a esterilizar 15 mts a mais.. pata deixar esfriar e poder usar... mais tem feito tb adiando este ultimo pasi e deu certo tb..
Blz ?
cualquer duvida so peeguntar!!

Eu seguia os passos que tem no tutorial aqui do fórum, mas antes do micélio aparecer (eu calculo que seria cerca de 4 dias) o pedaço mofava e ficava preto. Quando tiver oportunidade farei do modo que indicou :)

Paz

16.09.2016
Colheitas

Oi pessoal, mais dois bolos colhidos.
Um estava pronto cedo (07:00):
1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG

No final do dia, foi a vez do outro:
a.JPG b.JPG c.JPG

As garrafas:
3 litros
- possivelmente amanhã será colhida:
3l.JPG

6 litros - Aquelas primórdias parecem ter estagnado "forever" @Malahov, mas ao redor delas, hoje surgiram muitos pins.:eba:
6l.jpg

No terrário:
Ficou solitário apenas este bolo, os outros três estão na geladeira, amanhã cedo eles voltam.
DSCF2965.JPG

Total do cultivo até o momento: 182,1g
Bom final de semana pessoal!
DSCF2725.JPG

17.09.2016
Colheitas

O quarto bolo do terrário ficou pronto hoje, foi colhido e está em dunk na geladeira:
DSCF2972.JPG

A garrafa pet de 3 litros também:
DSCF2974.JPG DSCF2975.JPG DSCF2977.JPG

Pesando:
DSCF2978.JPG

Três bolos voltaram para o terrário, passei vermiculita em volta de novo.
DSCF2979.JPG

Na garrafa de 6 litros o micélio está focado :bigode:
DSCF2971.JPG

Total do cultivo até o momento: 207,8g

19.09.2016
Atualizando

Opa, hoje o bolo da garrafa de 6 litros foi colhido. No quesito quantidade de cogumelos, o micélio tirou nota 10, mas no que se refere ao tamanho deles...:facewall:

Haha, conforme vai dar pra ver nas fotos, alguns cogus já estavam rasgando o véu, enquanto a maioria da parte de baixo ainda estava com aquele píleo de cor marrom escuro. Precisei exercitar a paciência um pouquinho na parte da limpeza da vermiculita, mas no fim creio que a psilocibina está salva :coffee:

DSCF2986.JPG DSCF2987.JPG DSCF2988.JPG DSCF2989.JPG DSCF2990.JPG

O bolo ficará até a noite em dunk:
DSCF2991.JPG

Na garrafa de 3 litros:
DSCF2992.JPG

No terrário, os bolos estão se preparando:
DSCF2985.JPG

Total do cultivo até o momento: 229,5g
Atualizo quando tiver alguma novidade. Abração e boa semana. :musica:

Back