Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
Realmente @Jowker eles vem carnudos e baixinhos.. Lindas!!
Vou comentar algumas fotos do seu primeiro cultivo aqui com você.
-Primeiramente você mandou muito bem parabéns mesmo. Aquela mantinha me lembra as que eu uso quando estou tendo minhas experiências em casa. Fico enrolado em uma manta só que mais felpuda, cheguei a sentir que estava no útero da minha madre antes de nascer.....
-A Puerto Rico não é uma genética das que mais me interessavam, mas depois de ver a qualidade do seu cultivo, já estou pensando 2 vezes. Chegou a fazer uma soma final do peso molhado das colheitas?

Não fiz, vou tentar fazer nesse. Eu achei o puerto rico no site e peguei pelas fotos mesmo, achei legal, aquela foto que tu viu da colheita do dia 21.05, na pesagem eram umas 19g recém colhidos, misturei aqueles 3 cogus com mel e mandei pra dentro, pensa num passeio de montanha russa :roflmao::roflmao::roflmao:.

Vou tentar fazer uns carimbos mais caprichados nesse cultivo.

Última edição por um moderador:
Tinha escutado um mito e queria saber se você tentou. É possível conservar cogumelos em mel?
Nunca comi com mel tb, deve ficar bom.... Já coloquei vários chapéus em uma pizza de muçarela e fiz um tutti fungi azul! huehueh( vale tentar com os amigos, fica mt legal)

Tinha escutado um mito e queria saber se você tentou. É possível conservar cogumelos em mel?
Nunca comi com mel tb, deve ficar bom.... Já coloquei vários chapéus em uma pizza de muçarela e fiz um tutti fungi azul! huehueh( vale tentar com os amigos, fica mt legal)
Então, foi na minha primeira vez com os cogus, eu não sabia como fazer chá, hoje em dia eu tenho mandado sempre eles secos com algum iogurte (daqueles de sobremesa de chocolate que são bem fortes no sabor) mas com o mel é bem legal para eles recém colhidos, porque o mel é muito forte, eu cortei eles em vários pedacinhos já no potinho que ia comer, depois dei uma amassada com a colher e misturei o mel, dá até pra mastigar de boa, o sabor fica digamos "tragável" :roflmao: e realmente o nome do prato blue honey faz sentido :D

Sobre conservar no mel, não sei nada a respeito.

Última edição:
Eu gosto do gosto dos cubes, do cheiro e de tudo mais. Sempre dou uma limpada extra no nareba antes de tirar os bolos pf dos copos, aquele cheiro de micelio recém aberto é incrível, um dos melhores cheiros do mundo. Tive a minha primeira contaminação semana passada, até o cheiro do contaminante eu gostei, lembra uma mistura de micélio com menta, só não fiquei cheirando muito com medo de fazer mal.

A pizza aqui comigo, geral sabia, mas tinha um que era a primeira experiência dele... Fiz a pizza em casa, me amarro em cozinhar, fiz a massa, molho e tudo mais, tinha uns cogus frescos( esse relato é bem antigo, da época que eu caçava), coloquei alguns chapéus por fatia e coloquei no forno. O cara comeu 2 fatias, uns 4 ou 5 chapéus médios, um tempo depois, reparei que ele puxou uma cadeira, ficou olhando para uma parede texturizada azul claro viajando, hrs rindo e olhando fixamente.....

Vou te passar uma das minha receitas preferidas :
  • Eu prefiro sempre comer, tomar um chá( de estômago cheio) ou suco com cubes, vazio sempre me dá muita azia. Uma das minhas técnicas preferidas para bater mais rápido e não ter azia, é boa para um clima frio e esse da para tomar de estômago vazio. Você faz um chá de hortelã bem forte com pouca agua, usa esse chá forte para hidratar os cogus ( deixa eles uns minutos hidratando, pode deixar bastante que não tem problema, se esfriar você coloca o caldo no microondas), escorre e separa o caldo. Pega gengibre ( coloca a gosto pq ele é picante, eu gosto forte), tira a casca e bate o miolo no liquidificador com o caldo. Coloca em um coador, e escorre todo o liquido. Adoça a gosto e toma( eu uso mel ou mascavo), não da azia, é quentinho, fica gostoso e bate mais rápido do que de estômago cheio.

• Eu reparei que os cogumelos que me dão azia devem ter um fibra louca ou algo, faço extrações e recheio bombons com ganache de vários sabores ( mas nem podemos falar de extrações aqui no fórum que é proibido, mas a dica fica, procura em fóruns gringos que você acha.) Estou escrevendo um livrinho com culinária azul mas é complicado ficar falando de receitas sem falar de concentrados ou extrações.
Forte abraço.

Um feedback sobre o atual anteparo para a condensação da tampa.

Então pessoal, no cultivo anterior eu tive alguns problemas com as gotas que se formaram na tampa, no meio do cultivo consegui fazer uma proteção, a @Malahov havia avisado que era preciso evitar as gotas caírem nos frutos. Neste cultivo tentei esse plástico com dois cabides de plástico e tem dado certo, por isso estou compartilhando caso alguém possa aproveitar. Imagino que ainda possa ser melhor, mas já é alguma coisa.
1.JPG

Aqui é onde considero onde mora a coruja, porque ao prender com essa fita na própria tampa, consegui criar uma linha esticada bem na parte mais central do plástico, deixando o telhadinho bem triangular:
2.JPG

Ficou legal também para a sonda do termo higrômetro que agora não tem mais como levar borrifadas ou risco de cair gotas nela.
3.JPG

Tudo que condensa vasa pelas laterais.
4.JPG

Ao abrir a tampa para abanar e borrifar, o anteparo sobe junto com a tampa.
5.JPG

29.08.2016
Primeira colheita do cultivo

Foi feita em dois momentos.

Um bolo de manhã cedo às 06:00
1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG 5.JPG
Com um carimbo médio (quase grande)

E outro bolo na noite
a.JPG b.JPG c.JPG d.JPG e.JPG
Dois carimbos pequenos

Tudo pro saquinho do gnomo pegar um vento até amanhã :)
DSCF2759.JPG DSCF2760.JPG

Os bolos voltaram para o terrário sem dunk, estão com um peso legal, não parecem muito secos, receberam umas boas borrifadas de água e foram dormir :roflmao:

Aguardando o terceiro bolo, já pensando nos cogus que ainda estão no terrário com mel. :fome:

Sempre mandando bem amigo, parabéns!
Não identifiquei no que você colocou para secar....

Sempre mandando bem amigo, parabéns!
Não identifiquei no que você colocou para secar....
É um saquinho preso com um fio branco na frente do ventilador :)
Agora já estão no pote da sílica, e por lá ficarão nos próximos dias.
@Koda Estão secando agora, ficaram umas 12 horas no vento, tirei eles já bem mais leves e enrugados, de noite vai rolar a colheita do terceiro bolo e acho que mais um carimbo, está vindo um cogu com um chapéu bacana.

DSCF2762.JPG

Última edição:
Você me motivou tanto que coloquei umas 10grs secas em um mel de laranjeira de boa qualidade que tinha aqui.... Esperando eles ficarem docinhos e absorverem um pouco do mel...:fome:

30.08.2016
Colheita do terceiro bolo

Antes vamos registrar aqui sobre os carimbos de ontem:
DSCF2765.JPG
Os carimbos seguem no pote com um sache de sílica para remover a umidade que os chapéus deixaram:
DSCF2763.JPG

Agora sobre hoje:
DSCF2766.JPG DSCF2768.JPG DSCF2769.JPG DSCF2771.JPG DSCF2772.JPG

Mais dois no forno: :)
DSCF2770.JPG

De volta para o terrário:
DSCF2773.JPG
O bolo estava similar aos outros dois, demonstrando bom aspecto em relação à umidade, levou umas boas borrifadas e juntou-se aos seus irmãos:)

Na próxima vez que eu postar algo novo aqui, eu somo todos os gramas, porque falta pesar os dois chapéus de hoje;)

Adorei a terceira foto, o pedestal dos cogus!! Com luz de cima, parece que eles são presentes dos querubins, descendo dos céus.

31.08.2016
Alegria e ao mesmo tempo surpreendido

É muito bom ver um pin surgindo, porém um pouco surpreso, pois os bolos foram colhidos mal fazem 48 horas.
DSCF2775.JPG DSCF2774.JPG

Com a pesagem dos dois chapéus que faltavam, o cultivo rendeu até agora: 75,4g
DSCF2777.JPG DSCF2776.JPG

Depois da tempestade, vem a calmaria e um por do sol showzera!
DSCF2785.JPG

Última edição:
02.09.2016
A turminha está aparecendo :eba:

Oi pessoal, esses bolinhos estão animados, na quarta-feira avistei um pin solitário, que já havia me deixado muito feliz, pois a colheita mal tinha sido feita.

Nos últimos dois dias ele recebeu a companhia destes. Domingo eu atualizo melhor o diário, pois quero dar uma olhada nos copos que estão na incubadora.

:)Bom final de semana!:)

DSCF2788.JPG

04.09.2016
Verificando os copos na incubadora

Então pessoal, destaque para a diferença entre os três primeiros copos que já foram aniversariados para estes, os primeiros ficaram prontos com 30 dias. Estes aqui estão há 45 dias e ainda não estão prontos, salvo o quinto copo que está quase lá.

Copo 5 - Quase completo
5.JPG

Copo 4 - O micélio avançou mais um pouco
4.JPG

Copo 3 - Pouca evolução
3.JPG

Copo 2 - Não tenho certeza, mas parece que está com aquele competidor que a galera conhece por ser de cor branca porém é mais fraco e meio transparente. Ainda não sei muito sobre esse contaminante e se de fato é ele.
2.JPG

Copo 1 - Substrato muito seco, não sei se o micélio vai aguentar, dá pra ver o pó de coco extremamente seco em alguns locais. Queria saber se é possível injetar um pouco de água destilada no copo para tentar ajudar ou se isso não é aconselhável.
1.JPG

No terrário estão crescendo os cogus.
DSCF2794.JPG DSCF2798.JPG

Não tenho certeza, mas parece que está com aquele competidor que a galera conhece por ser de cor branca
Esse micélio está mesmo estranho, mas o contaminante costuma colonizar bem rápido e você disse que estes copos estão com 45 dias. Eles têm algum respiro?
Queria saber se é possível injetar um pouco de água destilada no copo para tentar ajudar ou se isso não é aconselhável.
Possível é, embora eu nunca tenha ouvido falar sobre isso, esteja aberto à experimentação e tente se achar conveniente. Afinal, parece que esse copo vai acabar indo pro lixo, não?

Possível é, embora eu nunca tenha ouvido falar sobre isso, esteja aberto à experimentação e tente se achar conveniente. Afinal, parece que esse copo vai acabar indo pro lixo, não?
@Malahov , sei que você é muito cascuda, não querendo colocar mais nada. Concordo nunca vi ninguém fazer isso com Cubensis. Tenho estudado muito sobre os Galindoi, como as esclerótias absorvem a água do substrato, tem gente que injeta sim agua destilada nos sacos. Vou dar uma pesquisada no meu histórico, e vejo se acho o post, não me lembro em qual foi o fórum gringo que eu vi para colocar a fonte, desculpe.

Esse micélio está mesmo estranho, mas o contaminante costuma colonizar bem rápido e você disse que estes copos estão com 45 dias. Eles têm algum respiro?

Tem micropore em cima dos quatro furos da inoculação @Malahov

Obrigado de novo, realmente não temos nada a perder tentando, o bolo do jeito que estava seco, creio que não daria muito certo pro micélio. Apliquei 2ml em quatro furinhos novos nas paredes e mais uns 5ml no miolo do copo. Agora segue a torcida:unhas:
DSCF2802.JPG

Acredito no copo 5, 4 e torcendo pelo 1 com essa injetada de ânimo agora HAHA:)

mas parece que está com aquele competidor que a galera conhece por ser de cor branca porém é mais fraco e meio transparente. Ainda não sei muito sobre esse contaminante e se de fato é ele.

Você descreveu o "parece teia de aranha" (como chamo). É um micélio que domina rápido, mas pode ter demorado pra eclodir o esporo ou quem sabe entrar no copo apesar do selamento. Por isso tanto tempo pra aparecer. :bigode:

É contaminação, e pela foto ainda falta muito pro micélio do cubs. Pode separar o copo, mas não deve prevalecer o cubs. Eu descartaria ou tentaria out. :coffee:

05.09.2016
Atividade total na segunda-feira :)

Bem cedinho, por volta das 06:00 da manhã, rolou uma colheita antes de sair de casa, e logo em seguida foram para o dunk, passaram o dia boiando na geladeira.:eba:
4.JPG 6.JPG
O bonitão desta rodada :fotos:
1.JPG 5.JPG 7.JPGDSCF2826.JPG
A outra taça tinha mais galera!
2.JPG
Pois é, não esperei esses abrirem seus chapéus:facewall:. Pois queria que o bolo fosse para o dunk junto com os outros dois.
3.JPG

O copo nr.2 foi para uma garrafa @ExPoro e @Malahov, ele está em uma outra área e isolado por uma porta de vidro:pare:, bem longe da sacada onde está o terrário.
copo 2.JPG

Agora de noite, os 3 bolos saíram do dunk de 12 horas. E receberam a companhia do bolo nr.5, pois o mesmo apresentou pins na incubadora.
DSCF2815.JPG DSCF2817.JPG DSCF2818.JPG DSCF2823.JPG DSCF2822.JPG

Total do cultivo até agora: 104,6g

Valeu galera, aguardando os micélios mandarem novidades a partir de agora:coffee:

Última edição:
Back