Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
Na minha última experiência com painço o micélio cresceu bem rápido, 10 dias já tinha uns 80% +-.

08.10.2016
Colheita

Oi pessoal, hoje um dos bolos do terrário ficou pronto para a colheita, ele está no dunk na geladeira para o cold shock.
DSCF3129.JPG DSCF3131.JPG DSCF3132.JPG

Um pouco mais sobre o treino da clonagem
Eu havia comentado que as clonagens já haviam sido transferidas para os vidros com painço, mas apenas três foram, eu guardei um potinho na incubadora porque eu queria tirar uma foto, e aqui está ela, estou tratando o painço para fazer a transferência amanhã possivelmente. Estou achando este micélio muito bonito, uma pena que o pote é daqueles de sobremesa, daí a foto não fica aquela nitidez que eu gostaria, mas acho que os amigos conseguirão ver que ele está se espalhando com muita vontade.
DSCF3138.JPG DSCF3137.JPG DSCF3135.JPG

Mandala para auxiliar nos mergulhos.
DSCF3140.JPG

Total do cultivo até o momento: 372,1g
Bom final de semana aos amigos.:)

Esse micélio está muito lindo cara :)
Dará belos frutos

Paz

09.10.2016
Colheita

Outro bolinho pronto hoje, mesma coisa de ontem, foi colhido e está passando pelo dunk até amanhã dentro da geladeira. O bolo de ontem saiu do dunk, fez um roll e já voltou para o terrário.

Tim Tim
DSCF3145.JPGDSCF3146.JPG DSCF3147.JPG

Obrigado pelo reporte sobre a clonagem @Koda e @Finganforn o painço está esfriando na panela, ficou na pressão por 1,5h. Ainda hoje o vidro vai para a incubadora.

Total do cultivo até o momento: 386,2g

10.10.2016
Colheita

Está meio dessincronizada essa colheita, eu sei :roflmao:, mas fazer o que, cada bolinho tem sua vontade própria haha.

Mas vamos aos fatos, dando sequência ao cultivo da humildade, posto as fotos de hoje, são poucos mas são gigantes na arte de ensinar a ter paciência.

DSCF3154.JPG DSCF3152.JPG DSCF3155.JPG

O bolinho segue na geladeira passando pelo dunk até amanhã, os outros dois já voltaram para o terrário.

Agora falta apenas este bolinho para encerrar este flush.

DSCF3157.JPG

Total do cultivo até o momento: 398,5g:)

Última edição por um moderador:
Os meus, depois que seco sempre perco mais de 90%, normalmente entre 92-93%. O peso seco como está, eles são bem densos?

Os meus, depois que seco sempre perco mais de 90%, normalmente entre 92-93%. O peso seco como está, eles são bem densos?
Vamos fazer esse teste então @Koda, usarei esses dois como teste, amanhã eu tiro do ventilador, vão para a sílica, e daqui uns 5 dias a gente pesa e vamos ver a diferença desses 12,3g. A estirpe costuma ser densa. Raros são cogus com estirpe oca.

13.10.2016
Colheita

Oi pessoal, hoje o bolo que faltava para fechar este flush foi colhido, está passando pelo dunk na geladeira.

DSCF3159.JPG DSCF3160.JPG DSCF3162.JPG DSCF3161.JPG

O bolinho da garrafa começou a pinar
DSCF3164.JPG

Total do cultivo até o momento: 409,9g:)

Esse cultivo vai lhe render muitas viagens :fumar:

Paz.

16.10.2016

Oi pessoal, colhi o bolinho da garrafa hoje, está no dunk na geladeira.
DSCF3169.JPG DSCF3172.JPG
No terrário, um bolo está com pins:
DSCF3171.JPG

@Koda pesei aqueles dois cogus, lembra, que estavam com 12,3g. Após uns dias na sílica, estão bem crocantes, e pesando 0,7g. O que nas minhas contas são 5,69% do peso anterior.
DSCF3173.JPG

Retirei um dos potes para mostrar como estão os testes da clonagem que fiz com um belo exemplar deste cultivo. Este vidro é o menor, tem mais 3 no isopor (um deles tem minha preferência, pois foi o clone com o micélio muito rizomórfico). A ideia é que destes, eu multiplique outros vidros para tentar um novo cultivo depois.
DSCF3176.JPG

Total do cultivo até o momento: 419,1g:)

Última edição:
Os GT perderam 92%, esses F Albino 93%... Uma pena os seus perderem +94% mas é isso ai mesmo. Parabéns pelo seu esplendoroso cultivo amigo, forte abraço

19.10.2016
Colheita de mais um cogu bonito e 24h depois o bolo já está de volta no terrário.

Ontem:
DSCF3178.JPG DSCF3179.JPG DSCF3180.JPG
Hoje:
DSCF3181.JPG DSCF3182.JPG DSCF3186.JPG DSCF3187.JPG

Total do cultivo até o momento: 435,2g:)

Show de bola.

Aproveito para chamar atenção para o véu. Ele está preto de tantos esporos, consequentemente o carimbo ficou bem espesso, ótimo print. Começo a notar um padrão para escolha dos prints. Antes eu não me atentava a isso :D

Paz.

Show de bola.
Aproveito para chamar atenção para o véu. Ele está preto de tantos esporos, consequentemente o carimbo ficou bem espesso, ótimo print. Começo a notar um padrão para escolha dos prints. Antes eu não me atentava a isso :D

Paz.

Gostei muito dessa observação amigo Fingan, penso parecido sobre o véu, normalmente eu tento fazer o corte logo após o véu soltar 100%. Aos poucos estou acertando a sintonia com a strain Puerto Rico. Ainda não cultivei outras, mas gosto muito desta, talvez por ter porte pequeno, aí, quando o micélio envia um cogu mais robusto, ganha destaque. Realmente sua observação foi legal, alguns cogus possuem um certo padrão diferenciado, já demonstram desde o primeiro dia como pin que podem vir a serem belos exemplares, pois o pin já no primeiro dia se destaca pelo diâmetro avantajado. Notei também nestes, que possuem uma taxa de crescimento muito boa, sempre que surge um pin destes, eu já fico atento, e no outro dia ele ganhou muito volume. Vou colocar as duas fotos de dias diferentes do mesmo cogu aqui:

DSCF3171.JPG DSCF3178.JPG

Sobre este último print, tirei uma foto agora, antes de guardar ele, não está muito boa, porque ele ainda estava dentro do pote, mas como você disse, realmente ficou espesso.

DSCF3192.JPG

Quanto ao véu novamente, aqui uma foto que guardo com carinho, são dos meus primeiros cogus, no cultivo anterior. Tentei fazer um carimbo deste chapeludo, e após 24hrs não obtive print deste, como eu não sabia ainda, pensei que eu havia feito algo errado no dia. Mas eu havia aguardado o véu romper, o pessoal já havia me passado o guia. Enfim, creio que este cogu era estéril, repara no véu dele, completamente claro (está aí um exemplar que eu gostaria de fazer clones, mas naquele dia, eu mal sabia colher o cogu HAHA, ainda possuo 50% do carimbo que comprei da loja, o qual gerou estes, as vezes passa na minha cabeça que se eu inocular com ele novamente, posso ter outro cogu desteso_O):

1.JPG

Aproveitando, vamos ao dia de hoje:

20.10.2016
Colheita

DSCF3190.JPG DSCF3191.JPG

Total do cultivo até o momento: 444,2g:)

Mermao jowker fiquei muito inspirado com todo seu diário de cultivo, fiz a inoculação do esporo e estou no aguardo, assim que tiver respostas dos mesmos mostrarei aqui.

Belo cultivo e good trip!!

Mermao jowker fiquei muito inspirado com todo seu diário de cultivo, fiz a inoculação do esporo e estou no aguardo, assim que tiver respostas dos mesmos mostrarei aqui.

Belo cultivo e good trip!!

Que legal @Rivotril Já estou na torcida pelo seu micélio aqui. Vou aguardar seu diário de cultivo! Que venham os cogus ai na sua casa! hehe.

23.10.2016
Atualizando

No terrário um bolinho mandou um pin de ontem pra hoje:

DSCF3194.JPG

Na pet tudo quieto:

DSCF3195.JPG

Potes da clonagem estão evoluindo, separando alguns vidros maiores para a multiplicação, terei que passar na lojinha para pegar uma quantidade maior de painço:LOL::

O pote com o clone preferido não apareceu aqui, porque ele foi colocado na incubadora uma semana depois destes, mas dei uma espiada nele, e já há sinais de que está tudo indo bem.

DSCF3196.JPG DSCF3197.JPG DSCF3198.JPG

Um Belo micélio nesse painço Jowker show de bola.

O método de cultivo dessa clonagem será o clássico pftek?

25.10.2016

Oi irmãos, mais um cogu saindo do terrário, os outros bolos estão começando a mandar alguns pins, o bolo da pet também. Acho que foi o gatilho da temperatura acima do normal ontem, chegou nos 30 por causa que estava para formar uma chuvarada, hoje já está nos 23.

DSCF3211.JPG DSCF3214.JPG DSCF3215.JPG
o bolo foi para o dunk e está na geladeira para passar pelo cold shock.

Total do cultivo até o momento: 454,3g:)

Forte abraço a todos.

Última edição:
Back