Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
28.10.2016
Colheita

Oi irmãos, segue o registro de mais uma colheita aqui em casa. Os bolinhos estão passando pelo dunk dentro da geladeira até amanhã, para o cold shock.

DSCF3216.JPG DSCF3218.JPG

Na pet não demora muito estarão prontos também.

DSCF3220.JPG

Total do cultivo até o momento: 475,6g:)

Última edição por um moderador:
Dois meses de colheitas o_O seu cultivo está rendendo bem hein.

Linda essa primeira foto. O cogumelo da direita (o fechado) parece uma espaçonave alienígena :greyalien:.

Paz.

29.10.2016
Colheita

Oi amigos, como era previsível desde ontem, o bolo da pet avançou bem nas últimas 24 horas e terminou de evoluir os dois cogus. Foi uma colheita bem fácil, pelo fato de serem apenas dois cogus e por estarem muito destacados da vermiculita desde a base, só precisei raspar com a faca um pouco. O bolo está passando pelo dunk na geladeira até amanhã.

DSCF3222.JPG DSCF3225.JPG

No terrário todos os bolos seguem se preparando.

DSCF3224.JPG

Quero compartilhar uma foto com os amigos, ela representa um pouco das mudanças de como estou lidando com as trips em relação ao primeiro cultivo. No cultivo anterior mal consegui guardar alguma coisa, eram trips muito seguidas. Mas o cogu foi me ensinando de várias maneiras que era preciso mais espaço entre um mergulho e outro. Nos últimos meses tem sido uma por mês, e essa prática tem resultado em trips muito interessantes, mal fico pensando na próxima, porque a última continua comigo por longa data.

DSCF3227.JPG

Total do cultivo até o momento: 491,6g:)

Quero compartilhar uma foto com os amigos, ela representa um pouco das mudanças de como estou lidando com as trips em relação ao primeiro cultivo. No cultivo anterior mal consegui guardar alguma coisa, eram trips muito seguidas. Mas o cogu foi me ensinando de várias maneiras que era preciso mais espaço entre um mergulho e outro. Nos últimos meses tem sido uma por mês, e essa prática tem resultado em trips muito interessantes, mal fico pensando na próxima, porque a última continua comigo por longa data.

Existe uma tendência à redução da frequência "frenética" inicial dos cultivadores. Os cogumelos não só reduzem nossa frequência de outras substâncias, mas até deles mesmos, na medida em que nos ensinam a mente e acertam a química do nosso cérebro. :anjo:

Muito bonitos esses dois cogumelos, aliás. :fotogenico:

04.11.2016
Colheita

Salve amigos.
Hoje um dos bolinhos do terrário terminou de evoluir seu único exemplar desta frutificação. O bolo está passando pelo dunk na geladeira até amanhã. Já é notório o desgaste dos bolinhos, com cada vez menos cogus chegando. Mas como eles não demonstram contaminação até o momento, vou seguindo com o cultivo até eles pedirem para parar.
No isopor seguem crescendo os potes da clonagem, pretendo em breve colocar uma foto atual deles, dos quatro que estão na incubadora, um está se destacando pela agressividade no crescimento, muito avançado já, enquanto os outros três muito pouco até agora (um deles não se vê nada ainda nas paredes do vidro).
Assim que este mais avançado ganhar o 100% do painço, será deste os primeiros potes a receberem seu micélio para a multiplicação. Mais alguns dias eu coloco aqui o registro disto.

DSCF3232.JPG DSCF3234.JPG
No terrário os bolos ainda estão se preparando, na pet já é possível ver algumas primórdias.
DSCF3233.JPG DSCF3235.JPG

Total do cultivo até o momento: 498,7g:)

08.11.2016
Colheita

Olá amigos, estou passando aqui para fazer o registro das atividades no terrário nas últimas 24 horas.

Ontem aconteceu um infeliz acidente com a pet, a tia da faxina conseguiu derrubar a garrafa, mas tranquilo, consegui colher os dois cogumelos jovens e recoloquei o bolo nela, porém sabem como é o chão né hehehe, vamos ver o que vai acontecer.
DSCF3239.JPG DSCF3235.JPG
Em seguida, colhi um outro bolo do terrário, com cogus bem fininhos, mas tudo bem, ele passou um dia no dunk e já foi para o terrário novamente.
DSCF3238.JPG DSCF3240.JPG

E por fim, hoje, com mais um bolinho colhido e o mesmo já está no dunk na geladeira até amanhã:

Alguns detalhes deste bolo: Ontem parecia que o cogumelo estava salvo da garrafa do borbulhador, mas ele cresceu consideravelmente nesta noite, então ele ficou trancado, o chapéu ficou escorado na parede da garrafa, e o pobre cogu teve que crescer do jeito que conseguia, mas no final ele ficou bem. O outro cogumelo cresceu bem na vertical, conseguindo inclusive pintar de preto uma parte do bolo de tantos esporos que soltou, devem ter aberto o chapéu há horas.
DSCF3242.JPG DSCF3244.JPG DSCF3245.JPG

Total do cultivo até o momento: 517,8g:)

porém sabem como é o chão né hehehe, vamos ver o que vai acontecer

Deve ficar de boa.

Várias vezes tirei o bolo das garrafas e não lavei por dias, e só depois de tirar os bolos que desenvolveram diversos contaminantes nas argilas. O micélio possui defesas fortes, não é pra qualquer contaminante não. :)

Total do cultivo até o momento: 517,8g:)

Excelente produção, hem. Cerca de 50 gramas secas. :fome: :alien: :blackalien:

11.11.2016

Olá irmãos. Atualizando o diário com mais um cogumelo e algumas novidades.

Hoje um bolinho finalizou seu cogumelo e suas atividades. Resolvi iniciar o descarte deles, já está um pouco sofrido o cultivo, o próprio terrário está precisando de uma limpeza. Com os bolos fracos e os planos do novo cultivo com o clone, resolvi que será melhor assim, ficando em clima de contagem regressiva desde já, para que eu possa preparar a casa para as novas atividades.
DSCF3248.JPG DSCF3250.JPG DSCF3252.JPG
Ficando assim a situação atual:
DSCF3253.JPG DSCF3254.JPG

Hoje foi o primeiro dia do preparo do painço, já está de molho até amanhã para repetir o processo. Dos quatro vidros que receberam a clonagem, este foi o que mais cresceu, um ainda ficará bom, outros dois não conseguiram. Então deste vidro, pretendo no domingo fazer a multiplicação de grão para grão nestes cinco vidros.
DSCF3255.JPG DSCF3261.JPG DSCF3264.JPG

Total do cultivo até o momento: 523,1g:)

Painço é muito bom mesmo.
Qual será a tek no prox cultivo? PFtek substituindo arroz por painço?

Paz

Painço é muito bom mesmo.
Qual será a tek no prox cultivo? PFtek substituindo arroz por painço?

Paz
Salve @Finganforn tudo na paz? Então Fingan, pretendo me aventurar em uma tentativa de casing, é um projeto que quer sair da cabeça. Não tenho certeza ainda se tudo vai acontecer como eu pretendo, dependerá do resultado desta multiplicação. Quero tentar fazer umas quentinhas e colocar elas no terrário.

16.11.2016
Salve amigos. Mais uma colheita.
Hoje foram os últimos cogumelos do bolo da garrafa.
DSCF3265.JPG DSCF3269.JPG
No terrário, ainda estão se preparando:
DSCF3268.JPG

Total do cultivo até o momento: 534,5g:)

19.11.2016

Atualizando

Olá amigos, resta apenas mais um bolinho. Dia 17 colhi este cogumelo e em seguida fiz o descarte deste bolo e de mais um que apenas enviou um aborto muito franzino.
DSCF3270.JPG DSCF3271.JPG
Como sobrou apenas um bolo, achei uma boa já desativar o terrário e coloquei ele na pet, pois a temperatura está favorável.
DSCF3273.JPG DSCF3275.JPG

Na próxima atualização espero postar a foto deste possível cogumelo que já apresenta seu pin para encerrar o diário.
Bom final de semana.
Total do cultivo até o momento: 536g:)

Isso ae, foram 4 meses desde o começo desde cultivo. Foi sempre bom ter acompanhado as colheitas, as mudanças e as evoluções - com direito a vídeos. :)

Parabéns! :)

21.11.2016
Conclusão e agradecimentos.

Oi irmãos, fico feliz em poder finalizar o cultivo com o registro de um cogumelo, tudo bem que ele não foi muito feliz na sua evolução vertical, mas nessa altura do campeonato ele fez por merecer suas fotos. :)

DSCF3275.JPG DSCF3276.JPG DSCF3278.JPG DSCF3280.JPG DSCF3281.JPG

Obrigado de coração, este segundo cultivo foi muito bom para aprender um pouco mais, tanto no cultivo quanto no consumo. A evolução continua, fica aqui meu voto para que todos aqui, neste excelente meio de comunicação, que tenham sucesso nos seus cultivos e na vida. Cada um de vocês é muito importante.

Aos mantenedores do fórum, obrigado de novo. Pelo espaço, assim como muitos, sou mais um que vem aqui para compartilhar de um assunto muito pessoal, que privamos do conhecimento dos demais a nossa volta, muitas vezes para evitar desentendimentos mas diria que principalmente para preservar aquilo que gostamos de fazer.

Sempre grato!
Total do cultivo: 543,5g:)

Ps. Caso o experimento do clone evolua, pretendo mais adiante abrir um diário, se não, farei a PF Tek novamente, pois gostei muito de lidar com os bolinhos.

Gostei muito do seu diário, pois tanto o seu como de outros companheiros (a) serviram como uma luz e inspiração para pessoas que como eu ainda engatinhamos no quesito cultivo.

Parabéns e se tudo der certo espero ter uma cultura pelo menos perto desua.

Paz e luz !!!

Ps. Caso o experimento do clone evolua, pretendo mais adiante abrir um diário, se não, farei a PF Tek novamente, pois gostei muito de lidar com os bolinhos.

Muito bom @Jowker espero acompanhar mais um cultivo seu.

A tek PF é realmente muito legal de trabalhar. Pretendo logo logo começar mais um cultivo pftek.

Paz.

tudo bem que ele não foi muito feliz na sua evolução vertical, mas nessa altura do campeonato ele fez por merecer suas fotos

Eu acho que esse derradeiros são merecedores de todo nosso amor! Dá-lhe foto nele! :fotos:

Total do cultivo: 543,5g:)

Excelente rendimento, @Jowker! Mostrando todo o poder da PF Tek! :teo_ninja:

Na minha experiência, existe uma ilusão de que casing renda mais que bolos em condições iguais (volume de substrato + condições do terrário), porque os flushes vem gordos. Mas se pegar a produção total, em bolos utilizados, os bolos rendem bem melhor, e os coguzinhos são um pouco mais potentes. :coffee:

Caso o experimento do clone evolua, pretendo mais adiante abrir um diário, se não, farei a PF Tek novamente, pois gostei muito de lidar com os bolinhos.

Eu também tô pra tentar minha primeira clonagem esses dias. Fiz uma CL há uns 3 meses... :atrapalhado: e agora que vou ver se vai vingar algo.

Vai dar certo. Aguardamos pelo seu diário do clone. :)

Back