Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Raça South African/Transkei - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Estou muito feliz de poder abrir meu primeiro diário de cultivo do meu (tcha-ram) primeiro cultivo! :roflmao:

O carimbo utilizado foi obtido com a ProFungos, da raça South African (ou Transkei).

Então, meu procedimento foi o básico da PF Tek (excelente arquivo ilustrado) até o momento, no que diz respeito aos bolos, à inoculação e à colonização. Para a confecção da seringa, eu fiz o método do potinho de coleta (fantasticamente simples, higiênico e barato), na frente do forno quente. Na hora da inoculação, fiz em frente ao meu ar-condicionado, que possui a opção de limpeza iônica de bactérias, fungos, etc. (Será que funfa mesmo?)

Em ordem:

14/05/2015 - Confecção da seringa na frente do forno quente.

02/06/2015 - Confecção e esterilização dos bolos PF. Bem no básico da PF Tek, com a ressalva apenas de que usei vermiculita fina, que foi a que encontrei.

CAM00186.jpg CAM00187.jpg

Eram inicialmente 4 copos de vidro, 2 de 250 ml e 2 de 220 ml. Mas, quando fui abrir a panela de pressão, um deles havia caído :cry: e então posteriormente só inoculei 3 copos, porque o que caiu estava encharcado por dentro.

03/06/2015 - Inoculação em frente ao aparelho de ar-condicionado com função de limpeza iônica de ar ligada. Acabei usando a seringa inteira de 10 ml com os 3 bolos. Iam sobrar 4 ml, mas aí pensei que não ia usar só 4 ml num próximo cultivo então era melhor jogar logo mais nos bolos pra aumentar as chances :LOL:. ("Go go go!") Nem sei se isso faz algum sentido.

Por fim, os marquei e terminei de fechar com o microporo:

CAM00189.jpg

E a minha maior felicidade de todas! Uma geladeira velha inteirinha pra eu usar nos cultivos, que quebrou no fim do mês retrasado!!! :eba::contente:

CAM00200.jpg

Ela está na parte externa da casa, na varanda. Acho que pra colonização não tem problema ficar em área aberta, depois na frutificação decido de uso a geladeira também ou não.

O que acham do esquema da geladeira? Usei uma lâmpada de 100W como aquecedor, bem no esquema daquele clássico vídeo gringo de cultivo de cogumelos. Coloquei um papel alumínio pro aquecimento ser mais pela convecção do que pela incidência da luz no sensor. Por fim, a caixa de papelão tem areia de silica gel - eu sei que não serve de dessecante, mas talvez pelo menos ajude a não dar muita umidade ou mofo.

O termostato está com o aquecedor configurado para chegar a 27 °C, ativando quando cai a 24 ºC. Acho que essa temperatura está boa, mas talvez não esteja ideal pra colonizar. O que acham? Ouvi que dentro dos bolos a temperatura é 2 ºC maior que fora, então com 27 ºC deve chegar a 29 ºC dentro dos bolos. Mas ouvir falar que chegar muito perto de 30 ºC não é bom pros bolos. O que acham?

E, no mais, é isso. Agora é esperar e esperar até o micélio se manifestar, e ver o que vocês têm a dizer.

:love::feliz:;)
 
Última edição:
Então, será que ainda é necessário usar a lâmpada fluorescente? É que, se não for, posso economizar em luz, porque são 12 h por dia ligada.
Não é. Eu usava a caixa com muito pouca iluminação natural, e os cogumelos ainda cresciam bastante.

Acho até melhor pouca luz que muita luz, parece que os cogumelos ficam mais grossos.

E outra questão. Sei que 23,5 °C (temperatura dos terrários Pet que estabilizou desde ontem) está dentro da faixa de frutificação, mas o que vocês acham?
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-um-bolo-frutificar.187/

Na prática, eu acho melhor ter variação de temperatura no terrário, porque favorece a evaporação, formação de umidade e criação do microclima. Pense como é na natureza no campo - faz frio à noite e calor de dia, os cogumelos aparecem no dia de sol após a chuva.

Já frutifiquei bolos em todas as temperaturas, de 10 a 35 ºC. Mas meus melhores flushes que eu lembre foram nessa época de inverno, com clima frio e usando aquecedor.
 
Não é. Eu usava a caixa com muito pouca iluminação natural, e os cogumelos ainda cresciam bastante.

Acho até melhor pouca luz que muita luz, parece que os cogumelos ficam mais grossos.


:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-um-bolo-frutificar.187/

Na prática, eu acho melhor ter variação de temperatura no terrário, porque favorece a evaporação, formação de umidade e criação do microclima. Pense como é na natureza no campo - faz frio à noite e calor de dia, os cogumelos aparecem no dia de sol após a chuva.

Já frutifiquei bolos em todas as temperaturas, de 10 a 35 ºC. Mas meus melhores flushes que eu lembre foram nessa época de inverno, com clima frio e usando aquecedor.

Beleza, já tirei o timer. Melhor assim :).

Então, acabou que agora sim está na temperatura ideal né :LOL:. Parece que o Universo conspira ao meu favor: meu primeiro cultivo no clima mais favorável do ano :D.

Em relação à umidade está ideal, com condensação nas paredes nos dois terrários de Pet :eba:.

Acho que o que surpreendeu foi não ver o bolo que aniversariei já pinar, porque ele deu um pin in vitro - que eu arranquei assim que tirei de dentro do copo. Mas, vou esperar tranquilamente, com a certeza que temperatura e umidade estão quase ideais nos dois terrários :feliz:.

Edit: no terrário do bolo que já está pro terceiro flush e tem uns poucos pins deixei a tampa mais frouxa para dar mais fluxo de ar. O do bolo que ainda vem o primeiro flush e está sem pins deixei a tampa mais apertada para dar prioridade ao aumento da umidade, até que comecem os pins, quando então deixarei a tampa frouxa. Enquanto isso, regulo entre a tampa totalmente apertada e praticamente solta para regular a umidade (pela parede da Pet) e a troca de ar (que é automática pelo formato da Pet).
 
Última edição:
Problemas com o primeiro bolo que aniversariei, aquele que pinou dentro do copo...

Então, após o segundo flush, não estava pinando de jeito nenhum - assim como o outro bolo do outro terrário. Bem, creio que seja por causa da umidade que não consigo fazer baixar dentro dos terrários. Fui retirá-lo hoje para limpar o terrário e colocar menos água oxigenada no fundo, e eis o que vejo:
CAM00329.jpg CAM00331.jpg CAM00325.jpg CAM00326.jpg

Como podem ver, esse bolo é aborto puro. Os pins assim ficaram e assim permanecem há dias.

Mas e aí, continuo investindo nesse bolo? O cheiro dele está normal, só há esse aspecto de contaminação. Contudo, lembro lá na época em que aniversariei antes por causa da pinagem in vitro que foi dito que podia ser alguma contaminação interior que o micélio estava reagindo já começando a fase de frutificação.

E aí, dou uma chance pra esse bolo ou já posso enterrá-lo no quintal?
 
Problemas com o primeiro bolo que aniversariei, aquele que pinou dentro do copo...

Então, após o segundo flush, não estava pinando de jeito nenhum - assim como o outro bolo do outro terrário. Bem, creio que seja por causa da umidade que não consigo fazer baixar dentro dos terrários. Fui retirá-lo hoje para limpar o terrário e colocar menos água oxigenada no fundo, e eis o que vejo:
View attachment 82070 View attachment 82071 View attachment 82072 View attachment 82073

Como podem ver, esse bolo é aborto puro. Os pins assim ficaram e assim permanecem há dias.

Mas e aí, continuo investindo nesse bolo? O cheiro dele está normal, só há esse aspecto de contaminação. Contudo, lembro lá na época em que aniversariei antes por causa da pinagem in vitro que foi dito que podia ser alguma contaminação interior que o micélio estava reagindo já começando a fase de frutificação.

E aí, dou uma chance pra esse bolo ou já posso enterrá-lo no quintal?

Enterre no quintal, permita a natureza fazer a sua mágica!
 
Enterre no quintal, permita a natureza fazer a sua mágica!

Fiz isso. Fui lá nos meus amontoados de galhos e folhas podres no quintal, tinha um buraco embaixo, quebrei o bolo e enterrei ali sob areia e galhos e folhas podres, chão fofo.

O bom do terrário de 3 L é que, apesar de contaminado, não afetou o outro terrário. Além disso, pude jogar o terrário inteiro fora, com a argila expandida e tudo. Ou seja, nota sem resquícios da contaminação por aqui, no que depende disso.

O outro terrário, com o bolo saudável, achei que não tinha nem pinado, quando me deparei hoje com um mini-cogumelo e 3 pins. Retirei tudo, limpei o terrário, botei de volta. Reduzi a quantidade de água oxigenada para não ficar mais tão úmido dentro do terrário, o que acho que atrapalhou a pinagem e/ou frutificação.

Agora é torcer pra esse bolo continuar produzindo. Até agora só colhi metade da quantidade programada pra minha próxima dose: cerca de um grama seco, quando quero 2 gramas secos. Só preciso de mais um ou dois flushes.
 
O bom do terrário de 3 L é que, apesar de contaminado, não afetou o outro terrário. Além disso, pude jogar o terrário inteiro fora, com a argila expandida e tudo. Ou seja, nota sem resquícios da contaminação por aqui, no que depende disso.
Não entendi essa parte. Você jogou literalmente o terrário fora?
Isso não impede que você esteja seguro contra os contaminantes, estando os 2 terrários no mesmo espaço, não precisam estar nem próximos um ao outro. Os esporos se locomovem facilmente pelo ar.
 
Não entendi essa parte. Você jogou literalmente o terrário fora?

Sim, tô cheio de pet de 3 L aqui, então não quero arriscar desinfetando esse terrário, melhor jogar no lixo.
 
Sim, tô cheio de pet de 3 L aqui, então não quero arriscar desinfetando esse terrário, melhor jogar no lixo.

Ahhhh, desculpe, pensei que fosse um terrário de isopor ou aquelas tupperwares grandes, já ia puxar sua orelha, olha a consciência ambiental!
 
Então, agora o outro terrário está finalmente com a umidade de volta ao normal. Como tinha achado um litro de água oxigenada de 10 volumes me empolguei na quantidade, mesmo tendo lido que menos água era melhor quando se tratava de argila expandida, que é o que estou usando - mas eu achava que se botasse muito, então não dava umidade. Só agora saquei que se colocar muita água com a argila expandida ocorre umidade em excesso, impedindo até mesmo a pinagem. Bem, como eu via umidade na parede do terrário, achava que não havia problema.

Pra ser sincero, acho que o outro bolo que contaminou podia ter rendido um flush a mais se eu não tivesse errado feio na umidade. E foi uma pena também que essa foi a primeira vez que fiquei mais de uma semana sem limpar os terrários.

Agora, no entanto, sei que tudo vai ser 100%! :) Terrário, limparei-o apenas daqui a mais de uma semana :ler:.

Então, o terrário que sobrou está com as paredes na umidade ideal, igual a que estava antes com o primeiro bolo. De fato, agora coloquei água oxigenada apenas em torno de 250-300 ml no fundo da garrafa Pet.

O cogumelinho que falei estava muito lindo, e os pins pareciam bem vigorosos. Enfim, parece que mesmo com as condições desfavoráveis esse bolo ainda conseguia se reproduzir. Imagino agora como será um bolo totalmente colonizado em boas condições no terrário! O quanto me renderão os flushes :feliz:. Suficiente para começar a conhecer um pouco mais a fundo a micoenteogenia :LOL: :grealien: :D.
 
Então, agora o outro terrário está finalmente com a umidade de volta ao normal. Como tinha achado um litro de água oxigenada de 10 volumes me empolguei na quantidade, mesmo tendo lido que menos água era melhor quando se tratava de argila expandida, que é o que estou usando - mas eu achava que se botasse muito, então não dava umidade. Só agora saquei que se colocar muita água com a argila expandida ocorre umidade em excesso, impedindo até mesmo a pinagem. Bem, como eu via umidade na parede do terrário, achava que não havia problema.

Pra ser sincero, acho que o outro bolo que contaminou podia ter rendido um flush a mais se eu não tivesse errado feio na umidade. E foi uma pena também que essa foi a primeira vez que fiquei mais de uma semana sem limpar os terrários.

Agora, no entanto, sei que tudo vai ser 100%! :) Terrário, limparei-o apenas daqui a mais de uma semana :ler:.

Então, o terrário que sobrou está com as paredes na umidade ideal, igual a que estava antes com o primeiro bolo. De fato, agora coloquei água oxigenada apenas em torno de 250-300 ml no fundo da garrafa Pet.

O cogumelinho que falei estava muito lindo, e os pins pareciam bem vigorosos. Enfim, parece que mesmo com as condições desfavoráveis esse bolo ainda conseguia se reproduzir. Imagino agora como será um bolo totalmente colonizado em boas condições no terrário! O quanto me renderão os flushes :feliz:. Suficiente para começar a conhecer um pouco mais a fundo a micoenteogenia :LOL: :grealien: :D.

A dica que lhe dou é não focar muito nessa água oxigena, eu pessoalmente nunca usei. Acredito que ela não seja a "solucionadora" dos problemas de contaminantes.
Quanto a argila expandida minha impressão já é inversa a sua. Quanto menos água eu coloco junto a ela, melhor a umidade, já se coloco muita água junto a argila, (quase afundando as bolinhas) a umidade é praticamente nula.
 
A dica que lhe dou é não focar muito nessa água oxigena, eu pessoalmente nunca usei. Acredito que ela não seja a "solucionadora" dos problemas de contaminantes.
Quanto a argila expandida minha impressão já é inversa a sua. Quanto menos água eu coloco junto a ela, melhor a umidade, já se coloco muita água junto a argila, (quase afundando as bolinhas) a umidade é praticamente nula.

Bom, quando falei muita água, era um pouco acima da metade, não as afogando. Assim, ficou muito excessiva a umidade do terrário. Agora, com a água oxigenada em cerca de 1/3, a umidade voltou a ficar como era antes.
 
Então, de volta ao diário...

Abri e tirei um cogumelo quase abrindo, bem no topo do bolo que ainda está no terrário. Achei interessante estar dando cogumelo só em cima, mesmo que ainda poucos. Me parece um bom sinal de hidratação do micélio, certo? Hoje apareceram pelo menos 3 pins, todos na parte de cima do bolo:
2 pins na foto.jpg Achei três pins, sendo dois visíveis nesta foto. Repare que são todos na parte de cima do bolo, apesar de poucos.

A questão de virem poucos no primeiro flush eu atribuí ao erro na quantidade de água oxigenada 10 volumes com a argila expandida. Creio que esse cogumelo "impúbere" que colhi fosse o último do primeiro flush. Agora o segundo já parece vir bem melhor!

A parte de secagem faço imediatamente quando colho, não importa a quantidade. Fica pelo menos 48h, e depois vai pro potinho com sílica gel:
Potinho com a Sílica Gel e Cogus.jpg Cogus na Sílica.jpg Potinho para finalização da secagem e conservação dos cogumelos. :fome:

Certo, eu li bem sobre secagem e conservação, mas ainda não achei essa informação especifica: posso simplesmente ir guardando e acumulando cogumelos no potinho com sílica gel sem prazo? É que tenho feito assim: os primeiros cogumelos colhidos já estão crack´n´dry há dias, mas vão ficar ali por semanas ou meses, até eu ter a próxima dose de 2-3 g secos.

Me parece que fazer isso seja extremamente funcional. E sílica gel tenho pra mais de quilo. :roflmao:
 
Última edição:
Melhor separar os que já estão secos e reservar (em outro pote ou ziplock com sílica gel). Você não quer a umidade dos cogumelos ainda não secos, passando para os que já estão ;)

Eu vou secando os lotes em separado, depois junto tudo num saco só.
 
Melhor separar os que já estão secos e reservar (em outro pote ou ziplock com sílica gel). Você não quer a umidade dos cogumelos ainda não secos, passando para os que já estão ;)

Eu vou secando os lotes em separado, depois junto tudo num saco só.

Hmmm... será que tem problema? Porque eu só coloco depois de mais de 48h no túnel de vento, e eles já estão bem sequinhos. Além disso, qualquer umidade passada, a sílica gel depois reabsorve, certo? É que pra mim quanto mais prático melhor. Mas se for o caso, não custa nada comprar outro pote.

É que eu queria um pote pra cada cultivo. Pelo que vi, eles secos, cabem muitos e muitos gramas na metade desse potinho.
 
A umidade será naturalmente absorvida ao mesmo tempo pela sílica e cogumelos já secos, e só depois pela totalmente pela sílica. Nesse meio tempo, os cogumelos já secos podem estragar ou perder um pouco de potência.

Você pode querer separar diferentes espécies ou strains, mas os cogumelos de várias colheitas eu vou juntando todos, até para quando for consumir homogeneizar qualquer diferença de potência, facilitando a dosagem.

Entre cultivos eu só separo se houver uma diferença grande de tempo, (meses) assim consumo primeiro os cogumelos que estão mais velhos. Mesmo assim, tenho cogumelos guardados há mais de 1 ano, sem perda perceptível. Então acho que é possível misturá-los tranquilamente.
 
Olha que legal :eba:, hoje achei mais um pin, dessa vez lá perto da base. Será porque a umidade do terrário e/ou bolo abaixou?

CAM00340.jpg Aqui estão 3 pins visíveis na foto. Há uma quarto pin do outro lado.

Com 4 pins se derem certo = 4 cogumelos no segundo flush. Se ficarem grandes e fortes, :).
 
Olá, CM, de volta estamos.

Então, está ocorrendo neste momento com meu bolo PF algo que me deixa intrigado e meio sem saber o que vou fazer. Como explicar? Primeiro, cogumelos dão em flushes, isso quer dizer que os frutos vem em "grupo", não ininterruptamente. Isso posto, o atual flush do meu bolo começou com 3 pins que estão dando certo. Aí eu pensei: "uhuu, só esperar agora o primeiro desses 3 começar a rasgar o véu", ou algo assim, e então eu iria colhê-los, dar um dunk e ir pro próximo flush. Todavia, no meio do flush, do nada surgiram mais uns 3-4 pins. O bolo está da seguinte forma:
20150731_115934.jpg

Pois bem, eu achava que os flushes eram mais claros, mais evidentes, e não que quando um cogumelo estivesse pra romper o véu pudesse começar a aparecer um pin do mesmo flush...

Agora, eu gostaria de saber... Em breve os 3 cogumelos mais maduros vão soltar os véus, aí então eu colho tudo (inclusive os cogumelos mais jovens do flush) e coloco no dunk com cold shock? É... porque não rola de fazer isso com pins no bolo...

Como devo proceder? Provavelmente à época da colheita do flush os menores terão crescido mais um pouco.

Hmmm... e também tem a opção de simplesmente tirar os cogumelos maduros e deixar esses pins se desenvolverem plenamente, certo? Só depois colhê-los e então fazer o dunk...
 
Então, está ocorrendo neste momento com meu bolo PF algo que me deixa intrigado e meio sem saber o que vou fazer. Como explicar? Primeiro, cogumelos dão em flushes, isso quer dizer que os frutos vem em "grupo", não ininterruptamente. Isso posto, o atual flush do meu bolo começou com 3 pins que estão dando certo. Aí eu pensei: "uhuu, só esperar agora o primeiro desses 3 começar a rasgar o véu", ou algo assim, e então eu iria colhê-los, dar um dunk e ir pro próximo flush. Todavia, no meio do flush, do nada surgiram mais uns 3-4 pins.
Nem todo micélio do bolo pertence a mesma rede, pois existem indivíduos incompatíveis no cultivo multi-esporos.

Em relação a colheita pode ser feita separadamente, mas o ponto de colheita dependera do seu objetivo, se for pra carimbar espere amadurecerem, caso seja para experimentos empíricos colha-os antes de romperem o véu.
 
Última edição:
Nem todo micélio do bolo pertence a mesma rede, pois existem indivíduos incompatíveis no cultivo multi-esporos.

Em relação a colheita pode ser feita separadamente, mas o ponto de colheita dependera do seu objetivo, se for pra carimbar espere amadurecerem, caso seja para experimentos empíricos colha-os antes de romperem o véu.

Hmmm, entendi. Legal, não sabia dessa. :)

Então a melhor solução é colher os cogumelos grandes quando estiverem rompendo e deixar os pins, porque eles parecem bem vigorosos. Se confirmar que eles crescem bem nesses dias antes da colheita, deixo eles e guardo o dunk pra depois da colheita deles.

Só tem uma coisa... até hoje nunca tive nenhum cogumelo que deixei abrir totalmente. Quero ver como fica. :bigode:
 
Meus bolos pinam ininterruptamente quase o tempo todo, porque eu mantenho eles sempre úmidos e secando. Vou fornecendo água, e só paro para fazer um dunk fora do terrário, se houver algum momento em que não hajam pins crescendo.

Normalmente existe um flush "principal" que eu creio que seja gerado quando o bolo passa pelas condições de temperatura e umidade certas enquanto seca, mas ao longo de toda frutificação vão surgindo novos pins.

Se você mantiver um gradiente constante de umidade (não fornecendo mais umidade ao bolo, após dunk e aniversário) creio que os flushes ficarão mais bem definidos, mas isso também não exclui a possibilidade e aparecerem pins a qualquer momento.

O que eu faço com os pins e cogumelos em diferentes estações é ir colhendo-os conforme amadurecem.
 
Back
Top