Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Raça South African/Transkei - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Estou muito feliz de poder abrir meu primeiro diário de cultivo do meu (tcha-ram) primeiro cultivo! :roflmao:

O carimbo utilizado foi obtido com a ProFungos, da raça South African (ou Transkei).

Então, meu procedimento foi o básico da PF Tek (excelente arquivo ilustrado) até o momento, no que diz respeito aos bolos, à inoculação e à colonização. Para a confecção da seringa, eu fiz o método do potinho de coleta (fantasticamente simples, higiênico e barato), na frente do forno quente. Na hora da inoculação, fiz em frente ao meu ar-condicionado, que possui a opção de limpeza iônica de bactérias, fungos, etc. (Será que funfa mesmo?)

Em ordem:

14/05/2015 - Confecção da seringa na frente do forno quente.

02/06/2015 - Confecção e esterilização dos bolos PF. Bem no básico da PF Tek, com a ressalva apenas de que usei vermiculita fina, que foi a que encontrei.

CAM00186.jpg CAM00187.jpg

Eram inicialmente 4 copos de vidro, 2 de 250 ml e 2 de 220 ml. Mas, quando fui abrir a panela de pressão, um deles havia caído :cry: e então posteriormente só inoculei 3 copos, porque o que caiu estava encharcado por dentro.

03/06/2015 - Inoculação em frente ao aparelho de ar-condicionado com função de limpeza iônica de ar ligada. Acabei usando a seringa inteira de 10 ml com os 3 bolos. Iam sobrar 4 ml, mas aí pensei que não ia usar só 4 ml num próximo cultivo então era melhor jogar logo mais nos bolos pra aumentar as chances :LOL:. ("Go go go!") Nem sei se isso faz algum sentido.

Por fim, os marquei e terminei de fechar com o microporo:

CAM00189.jpg

E a minha maior felicidade de todas! Uma geladeira velha inteirinha pra eu usar nos cultivos, que quebrou no fim do mês retrasado!!! :eba::contente:

CAM00200.jpg

Ela está na parte externa da casa, na varanda. Acho que pra colonização não tem problema ficar em área aberta, depois na frutificação decido de uso a geladeira também ou não.

O que acham do esquema da geladeira? Usei uma lâmpada de 100W como aquecedor, bem no esquema daquele clássico vídeo gringo de cultivo de cogumelos. Coloquei um papel alumínio pro aquecimento ser mais pela convecção do que pela incidência da luz no sensor. Por fim, a caixa de papelão tem areia de silica gel - eu sei que não serve de dessecante, mas talvez pelo menos ajude a não dar muita umidade ou mofo.

O termostato está com o aquecedor configurado para chegar a 27 °C, ativando quando cai a 24 ºC. Acho que essa temperatura está boa, mas talvez não esteja ideal pra colonizar. O que acham? Ouvi que dentro dos bolos a temperatura é 2 ºC maior que fora, então com 27 ºC deve chegar a 29 ºC dentro dos bolos. Mas ouvir falar que chegar muito perto de 30 ºC não é bom pros bolos. O que acham?

E, no mais, é isso. Agora é esperar e esperar até o micélio se manifestar, e ver o que vocês têm a dizer.

:love::feliz:;)
 
Última edição:
Dá pra ver claramente que o bolo frutificou por causa da troca gasosa, alias isso acontecia frequentemente comigo em potes PP com tampa nos quais eu não lacrava com filme PVC e a tampa não vedava hermeticamente. O fato do papel alumínio esta passando da fita isolante e a fita não esta apertada provavelmente é a causa da frutificação.
 
Agora você pode tentar um cultivo não intencional in vitro, ou partir para aniversariar o bolo, desde que a parte não colonizada seja removida ou não fique exposta.

Parecem as duas opções mais simples. A colonização não está completa, mas não há nenhuma parte do bolo sem micélio. Apenas, ainda não tapou totalmente o bolo a ponto de não se ver o substrato, mas o bolo está todo coberto. Será que nessas condições é só aniversariar e colocar no terrário?

Edit: aniversariei. O bolo ainda estava visível, mas o micélio estava todo espalhado por ele. Coloquei em terrário de PET, com argila expandida e água oxigenada 10%. Coloquei pouca água, para melhor funcionamento da argila expandida. Ah, e tirei os pins do bolo.
 
Última edição:
A colonização não está completa, mas não há nenhuma parte do bolo sem micélio.
Há quanto tempo estava assim?

A contar pela data, eu esperaria 5 semanas de colonização (normal para copos de 250-300 ml, que fecham em +/- 1 mês), mas se tiver colonizado mais rápido e passado 1 semana após "fechar" o bolo, está ótimo!
 
Segue foto de como está o terrário:
20150630_220757.jpg 20150630_220625.jpg 20150630_220658.jpg

Como podem ver, só há dois furos para troca de ar, e ficam na altura do bolo. Em cima, a conexão com as partes cortadas da garrafa não fechou idealmente, então usei microporo pra impedir contaminações. A tampa deixei meio frouxa. Não preciso abrir a garrafa até a colheita, pois ela mesma causa a troca de ar, correto?

O banheiro está sem uso e foi limpo. A lâmpada em cima acende por 30 minutos, de 3 em 3 horas, um total de 8 acendimentos por dia. O único objetivo é direcionar os cogumelos. Vamos ver se funciona e se se sobrepõe à luz da janela do banheiro, iluminada sempre indiretamente pelo sol.

Há quanto tempo estava assim?

A contar pela data, eu esperaria 5 semanas de colonização (normal para copos de 250-300 ml, que fecham em +/- 1 mês), mas se tiver colonizado mais rápido e passado 1 semana após "fechar" o bolo, está ótimo!

Há quase duas semanas, desde quando falei da contaminação do bolo #2. E inoculei há 27 dias já.

Então, quando eu aniversariei hoje o bolo que pinou in vitro, o micélio já dominava quase metade do selo de vermiculita. Eis a foto da colonização do bolo, já dentro do terrário:
20150630_220820.jpg

Impressão pessoal: fiquei surpreso com a leveza do bolo com o micélio, da proporção de um pedaço de isopor do mesmo tamanho.

Ah, já tem quase 1 mês da inoculação, e estou esperando o micélio do bolo #3 fazer seu respectivo substrato sumir. Mas, me parece que já posso aniversariar o bolo #3, porque ele está tão colonizado quanto o # 1, este que já aniversariei. O que acham?
 
Última edição:
Eu faria os terrários na PET mais para baixo, pouco acima do nível da argila. Na minha experiência com garrafas PET, a convecção funciona melhor assim. Observe bem a garrafa nos próximos dias, se estiver funcionando ela vai ficar com as paredes cobertas de finas gotículas.

Acho que poderia ter feito também um dunk, assim talvez não precisasse mesmo abrir a garrafa para borrifar. E eu não dispenso o roll, também.

Mas o que chama a atenção é o fato do terrário estar no chão :eek:h:... Isso para mim é proibido, eu não coloco terrário no chão, nem por 2 segundos ! Não importa quão limpo o ambiente, se há contaminações (e sempre há), vão estar no chão, ou perto dele.

A iluminação é melhor que seja contínua, ciclos "naturais" de 12/12 horas. Acendendo e apagando com frequencia, seus cogumelos podem ficar meio confusos. Eles vão acabar indo na direção da coisa mais branca que "virem"... O que no caso parece ser, para qualquer lado :atrapalhado:

E o outro bolo pode claro ser aniversariado, se está igual a esse já está bom.

Paz e luz (um pouco menos luz, talvez? :roflmao:)
 
Então, eis o atual estado de colonização do bolo que ainda não foi aniversariado:
20150702_015322.jpg 20150702_015302.jpg

E ai, o que acham? Algum problema (reparem na segunda foto, a diferença de tonalidade de brancos)? Já tá em condições de aniversariar há um tempo? Tem que esperar sumir todo o substrato?

Aliás, tenho também uma outra questão prática... Para evitar a umidade na incubadora, estou usando silica gel nela. Mas ai caiu pra 10% de umidade. Pensei se isso pode prejudicar a colonização. Pode? Ou está tudo bem, não influi na umidade dentro dos copos?

Mas o que chama a atenção é o fato do terrário estar no chão :eek:h:... Isso para mim é proibido, eu não coloco terrário no chão, nem por 2 segundos ! Não importa quão limpo o ambiente, se há contaminações (e sempre há), vão estar no chão, ou perto dele.

A iluminação é melhor que seja contínua, ciclos "naturais" de 12/12 horas. Acendendo e apagando com frequencia, seus cogumelos podem ficar meio confusos. Eles vão acabar indo na direção da coisa mais branca que "virem"... O que no caso parece ser, para qualquer lado :atrapalhado:

Então, beleza, coloquei uma revista embaixo do terrário! :D

Sobre a iluminação, fiz assim: lâmpada 12 horas ligada de dia (6-18 h), 12 horas desligada de noite. :)
 
E ai, o que acham? Algum problema (reparem na segunda foto, a diferença de tonalidade de brancos)? Já tá em condições de aniversariar há um tempo? Tem que esperar sumir todo o substrato?

Por dentro do bolo não sabemos se a colonização está completa, então eu esperaria mais uma semana.

Para evitar a umidade na incubadora, estou usando silica gel nela. Mas ai caiu pra 10% de umidade. Pensei se isso pode prejudicar a colonização. Pode? Ou está tudo bem, não influi na umidade dentro dos copos?

A umidade relativa dentro da incubadora não é prejudicial aos copos. Se assim fosse, haveriam dicas no fórum. Descarte a ideia, keep it simple! ;)
 
O bolo que pinou in vitro e aniversariei está assim:
20150703_194658.jpg

E aqui a forma atual do terrário. Usei papel pardo para evitar luzes laterais:
20150703_194605.jpg 20150703_194631.jpg

Para ventilação do terrário, simplesmente pego no meio da garrafa, onde ficava o rótulo, e fico apertando e soltando. :D

Sei que meu terrário deve ser um dos mais amadores de toda a história do CM :roflmao:, mas tá funfando! Vou melhorar bastante esse aspecto do cultivo futuramente. Por hora, vai simples assim mesmo.

Quanto à tentativa outdoor da contaminação, o micélio está lá firme e forte entre os galhos e folhas apodrecendo, mas nada de cogumelos. Ok...

Por dentro do bolo não sabemos se a colonização está completa, então eu esperaria mais uma semana.

A umidade relativa dentro da incubadora não é prejudicial aos copos. Se assim fosse, haveriam dicas no fórum. Descarte a ideia, keep it simple! ;)

Vou esperar então. É até bom porque o outro bolo já tá frutificando. Então vou produzindo aos poucos e alternadamente. :)

Em relação à umidade, então vou retirar a maior parte da sílica. Mas tinha lido que um dos problemas de incubadoras podiam ser mofos, umidade excessiva, etc. Aqui no fórum mesmo. Por isso que coloquei a sílica.
 
Em relação à umidade, então vou retirar a maior parte da sílica. Mas tinha lido que um dos problemas de incubadoras podiam ser mofos, umidade excessiva, etc.

Depende da configuração da incubadora. Isso é porque alguns cultivadores colocam aquecedores de aquário dentro de recipientes abertos dentro da incubadora, nesses casos a umidade deve chegar nos 99%. Se o cultivador não mantiver a incubadora limpa regularmente, pode sim aparecer desenvolvimento de bactérias e mofos, mas convenhamos que isso é muito desleixo, não?! Se o cultivador deixa a incubadora desenvolver mofo, imagina o terrário... A probabilidade de sucesso deve ser baixa.

Não acho nada prático usar sílica gel para "secar" a incubadora. A não ser que a pessoa tenha muita sílica gel à disposição... O ideal é melhorar a configuração da incubadora, como por exemplo, por o aquecedor de aquário dentro de um pote/garrafa lacrado para que bloqueie a evaporação da água dentro do terrário. Outra solução, como citei acima, é manter a incubadora limpa regularmente; passar algum pano com álcool 2x por semana creio que seja suficiente para manter mofos e bactérias à distância.

Think outside of the box!
 
Depende da configuração da incubadora. Isso é porque alguns cultivadores colocam aquecedores de aquário dentro de recipientes abertos dentro da incubadora, nesses casos a umidade deve chegar nos 99%. Se o cultivador não mantiver a incubadora limpa regularmente, pode sim aparecer desenvolvimento de bactérias e mofos, mas convenhamos que isso é muito desleixo, não?! Se o cultivador deixa a incubadora desenvolver mofo, imagina o terrário... A probabilidade de sucesso deve ser baixa.

Não acho nada prático usar sílica gel para "secar" a incubadora. A não ser que a pessoa tenha muita sílica gel à disposição... O ideal é melhorar a configuração da incubadora, como por exemplo, por o aquecedor de aquário dentro de um pote/garrafa lacrado para que bloqueie a evaporação da água dentro do terrário. Outra solução, como citei acima, é manter a incubadora limpa regularmente; passar algum pano com álcool 2x por semana creio que seja suficiente para manter mofos e bactérias à distância.

Think outside of the box!

De fato. Comprei alguns quilos de sílica :roflmao:, mas vi que basta até bem pouco pra secar a incubadora, mesmo do tamanho de uma geladeira.

Eis aqui uma foto mais de perto do começo do primeiro flush:
20150703_232902.jpg

Também dei um leve upgrade no terrário. O higrômetro que coloquei primeiro ficou direto sobre a argila e acho que deu pau. Mas comprei mais de um, então agora encaixei o segundo no corpo da pet. Espero que funcione: está legal, como um painel mesmo (fotos num outro post - preguiça agora :LOL:). Além disso afastei mais do chão e troquei a água oxigenada dentro, sem colocar muita. Devido à água oxigenada, achei dispensável limpar mais dentro da garrafa do que uma passada de água pra tirar o pó da argila expandida, bem como lavar estas. Por fora, passei álcool 70%.
 
Última edição:
Opa! Chegou a hora da colheita! :eba:

Eis como estava o bolo:
20150706_094517.jpg

Retirei tudo que tinha no bolo pro micélio recomeçar do zero no próximo flush. Aqui a colheita, de cogus, pins e abortos, deu um total de 8,752 g:
20150706_095807.jpg

E, bem, como não fiz dunk antes de colocar no terrário, estou fazendo agora, depois do primeiro flush:
20150706_095005.jpg


Então, vou comer/tomar hoje mesmo. Agora, em relação àquele cogumelo que cresceu com o chapéu esquisito, tudo bem comê-lo?
 
Agora, em relação àquele cogumelo que cresceu com o chapéu esquisito, tudo bem comê-lo?
Se não estiver com algum cheiro estranho (de chulé, azedo, estragado etc), sim.

:!: Obs: não cheire o cogumelo para verificar (esporos!!)

Se preferir, faça um chá... Ferver eles por alguns minutos certamente irá eliminar qualquer coisa, além de ficar mais fácil de ingeri-los (mastigar os frescos, ou mesmo secos, não é tarefa muito fácil).

Mas 8.7 gramas frescos, não é pouco cogumelo? Seria o equivalente a uns 0.8 grama secos. Talvez te surpreendam, mas talvez também não seja uma trip considerável.
 
Se não estiver com algum cheiro estranho (de chulé, azedo, estragado etc), sim.

:!: Obs: não cheire o cogumelo para verificar (esporos!!)

Se preferir, faça um chá... Ferver eles por alguns minutos certamente irá eliminar qualquer coisa, além de ficar mais fácil de ingeri-los (mastigar os frescos, ou mesmo secos, não é tarefa muito fácil).

Mas 8.7 gramas frescos, não é pouco cogumelo? Seria o equivalente a uns 0.8 grama secos. Talvez te surpreendam, mas talvez também não seja uma trip considerável.

Valeu as info!

Sobre a dose, foi exatamente o que eu tava esperando: conhecer os efeitos, ter uma noção de como é. Acho que fiquei no Nível 1 mesmo, mas foi bom. Depois vou postar a experiência. Nada de muito especial, mas tá valendo. Na próxima, vou mais fundo um pouco.
 
Muito bom Exporito! Grato pelo esforço camarada, que seja um caminho de muita luta, aprendizado e que tenha o sucesso como consequência!!
 
Eae, galera! Então, hoje sai, fiz uma compra enorme, me equipando melhor pro cultivo. Hoje fiquei surpreso de ter achado facilmente placa de petri, ágar-ágar e dextrose. Também consegui um litrão de água oxigenada, bem barato. :)

Bem, então, hoje limpei o terrário. Tenho feito de 3 em 3 dias, em média. É o prazo que li que a água oxigenada ainda faz efeito. Aproveitei que tinha um cogumelo, tirei e estreei meu túnel de vento. Também comprei o pote com vedação, e sílica tenho pra mais de metro! Suficiente pra secar 3 geladeiras! :D

O terrário está assim:
CAM00279.jpg CAM00281.jpg

E, por fim, o túnel de vento feito está funfando que é uma beleza! :contente:
CAM00280.jpg

Agora posso secar e armazenar meus cogus pra minha próxima experiência :feliz:, que será mais planejada, pois pretendo ingerir 2 g secos, sendo que na última vez ingeri 8,750 g frescos.
 
Bem, então, hoje limpei o terrário. Tenho feito de 3 em 3 dias, em média.
Não é necessário limpar o terrário com tamanha freqüência, ainda mais um tão pequeno quanto garrafa PET.

Limpar de 3 em 3 dias você precisa tirar o bolo do terrário toda hora. Assim não deixa ele descansar, e corre maior risco de contaminá-lo, ao manusear.

Você pode deixar para limpar apenas entre flushes (enquanto faz um dunk) ou se sentir que há algo errado.

E no seu lugar, eu aumentaria esse terrário/cultivo aí... Usaria a parte de cima da geladeira para incubação, e a de baixo como terrário ;)
 
Hey, Brasil!

Finalmente, depois de 1 mês e 10 dias aniversariei o bolo que ainda estava na incubadora. Por acaso, tinha pinado in vitro, o que me fez fazer de uma vez. Ao abrir, fiquei muito feliz em ver que o lacre de vermiculita tinha sido todo tomado. Se soubesse, já tinha aniversariado, mas embaixo do bolo ainda não parecia totalmente colonizado - talvez pela vermiculita ser fina.
bolo colonizado.jpg Bolo totalmente colonizado.

Havia alguns pontos com aspecto pegajoso, bem úmido. Estranhei mas não senti nada de estranho na consistência, exceto na superfície. Atribuí posteriormente a um acúmulo de excreção micelial, mas não tinha coloração amarelada. Era apenas um branco muito molenga, mas superficial. Também pensei que o dunk ia molhar tudo de uma vez, então nenhum problema em ter um ponto úmido demais.
dunk.jpg Dunk - afogado por 12 horas.

Isso foi pela manhã. Aproveitei então para escurecer meu túnel de vento. Coloquei uma camada de papel pardo dobrado, depois uma camada de saco de lixo grande preto, depois mais uma camada de papel pardo dobrado, pra ficar bem robusto :D.
tunel de ar por dentro.jpg tunel de vento por cima.jpg Túnel de vento, agora escurecido.

À noite chegou a hora então de terminar os procedimentos.

Pouco antes das 12 horas do dunk, fiz a colheita do segundo flush do primeiro terrário. Retirei todos os pins que fossem de certo tamanho, só deixei os diminutos mesmo. Não fiz dunk porque farei na próxima colheita. Fora isso, reparem no cogumelo do topo à esquerda da segunda foto, que ia pra cima normalmente, até que nas últimas 24 horas entortou e se jogou pra baixo do nada :LOL::
flush 2 b.jpg flush 2 a.jpg Segundo flush.
segunda colheita.jpg peso da colheita.jpg Colheita e peso total frescos: 8,7 g.
cogu na mao.jpg Meu primeiro cogumelo grande - pouco mais de 4 cm e 3,5 g. :contente:


Só houve uma preocupação: um cogumelo com a cabeça o chapéu com uma área muito negra. Mas sem cheiro estranho e com consistência normal. Está no túnel de vento, mas em separado.
cogu duvidoso.jpg Esse cogumelo me deixou meio em dúvida...

Chegou o momento de colocar no túnel de vento que escureci de manhã. Aproveitei e coloquei uma touca cirúrgica na saída de ar, pra reforçar a escuridão sem restringir o fluxo de ar. Aumentou bastante a penumbra dentro do túnel de vento:
tunel de vento funcionando.jpg Túnel de vento em uso.

Iniciada a secagem, refiz o primeiro terrário e recoloquei o respectivo bolo dentro, para o terceiro flush. Depois fiz o segundo terrário no mesmo modelo do primeiro: uma Pet de 3 L com um higrômetro anexado, mais argila expandida e água oxigenada de 10 volumes no fundo. Depois coloquei o novo bolo totalmente colonizado dentro, e reparei como é muito mais fácil mexer no bolo quando totalmente colonizado.
os 2 terrários de frente.jpg Os dois terrários de Pet de 3 L.

Mas o melhor update do dia foi uma caixa para os terrários. Peguei uma caixa de papelão para torre de computador e coloquei um saco de lixo grande novo dentro. Ela protege mais um pouco de contaminantes e permite que a luz só entre por cima. Assim creio que consiga direcionar melhor os cogumelos:
cx terr cima.jpg Caixa de Terrários para os terrários de Pet.

Resumo geral: estou muito feliz :feliz:!
 
Última edição:
A caixa é uma boa :) Eu também colocava as PETs dentro de uma caixa, antes de usar uma caixa como terrário.

Só houve uma preocupação: um cogumelo com a cabeça com uma área muito negra. Mas sem cheiro estranho e com consistência normal. Está no túnel de vento, mas em separado.
"Cabeça"?? :roflmao:

Esse está normal. O chapéu :giggle: escuro é só um princípio de aborto, não parece contaminado. Não precisa secá-lo em separado.

Eu só tiraria melhor a vermiculita da base. Sempre sobra um pouco, mas apesar de atóxica, não acho legal comer vermiculita.

flush, go! :contente:
 
Então, gente, surgiu uma dúvida.

Eu estava usando aquela lâmpada fluorescente em cima dos terrários para orientar os pins. Ocorre que eu fazia antes de ter a caixa de terrários, que escurece tudo em volta e só deixa a luz entrar por cima. Assim, pela luminosidade natural do local, eles já seriam orientados pra cima.

Então, será que ainda é necessário usar a lâmpada fluorescente? É que, se não for, posso economizar em luz, porque são 12 h por dia ligada.

E outra questão. Sei que 23,5 °C (temperatura dos terrários Pet que estabilizou desde ontem) está dentro da faixa de frutificação, mas o que vocês acham? Hoje coloquei a caixa de terrário no meu quarto enquanto dormia com ar ligado pra ver se baixava - às veze caia pra 21,5 °C. E outra, se durante a colonização dentro do copo está 2 °C a mais, durante a frutificação se aplica alguma regra assim para saber a que temperatura está de fato o bolo?
 
Última edição:
Back
Top