Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Raça South African/Transkei - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Estou muito feliz de poder abrir meu primeiro diário de cultivo do meu (tcha-ram) primeiro cultivo! :roflmao:

O carimbo utilizado foi obtido com a ProFungos, da raça South African (ou Transkei).

Então, meu procedimento foi o básico da PF Tek (excelente arquivo ilustrado) até o momento, no que diz respeito aos bolos, à inoculação e à colonização. Para a confecção da seringa, eu fiz o método do potinho de coleta (fantasticamente simples, higiênico e barato), na frente do forno quente. Na hora da inoculação, fiz em frente ao meu ar-condicionado, que possui a opção de limpeza iônica de bactérias, fungos, etc. (Será que funfa mesmo?)

Em ordem:

14/05/2015 - Confecção da seringa na frente do forno quente.

02/06/2015 - Confecção e esterilização dos bolos PF. Bem no básico da PF Tek, com a ressalva apenas de que usei vermiculita fina, que foi a que encontrei.

CAM00186.jpg CAM00187.jpg

Eram inicialmente 4 copos de vidro, 2 de 250 ml e 2 de 220 ml. Mas, quando fui abrir a panela de pressão, um deles havia caído :cry: e então posteriormente só inoculei 3 copos, porque o que caiu estava encharcado por dentro.

03/06/2015 - Inoculação em frente ao aparelho de ar-condicionado com função de limpeza iônica de ar ligada. Acabei usando a seringa inteira de 10 ml com os 3 bolos. Iam sobrar 4 ml, mas aí pensei que não ia usar só 4 ml num próximo cultivo então era melhor jogar logo mais nos bolos pra aumentar as chances :LOL:. ("Go go go!") Nem sei se isso faz algum sentido.

Por fim, os marquei e terminei de fechar com o microporo:

CAM00189.jpg

E a minha maior felicidade de todas! Uma geladeira velha inteirinha pra eu usar nos cultivos, que quebrou no fim do mês retrasado!!! :eba::contente:

CAM00200.jpg

Ela está na parte externa da casa, na varanda. Acho que pra colonização não tem problema ficar em área aberta, depois na frutificação decido de uso a geladeira também ou não.

O que acham do esquema da geladeira? Usei uma lâmpada de 100W como aquecedor, bem no esquema daquele clássico vídeo gringo de cultivo de cogumelos. Coloquei um papel alumínio pro aquecimento ser mais pela convecção do que pela incidência da luz no sensor. Por fim, a caixa de papelão tem areia de silica gel - eu sei que não serve de dessecante, mas talvez pelo menos ajude a não dar muita umidade ou mofo.

O termostato está com o aquecedor configurado para chegar a 27 °C, ativando quando cai a 24 ºC. Acho que essa temperatura está boa, mas talvez não esteja ideal pra colonizar. O que acham? Ouvi que dentro dos bolos a temperatura é 2 ºC maior que fora, então com 27 ºC deve chegar a 29 ºC dentro dos bolos. Mas ouvir falar que chegar muito perto de 30 ºC não é bom pros bolos. O que acham?

E, no mais, é isso. Agora é esperar e esperar até o micélio se manifestar, e ver o que vocês têm a dizer.

:love::feliz:;)
 
Última edição:
Meus bolos pinam ininterruptamente quase o tempo todo, porque eu mantenho eles sempre úmidos e secando

Pela experiencia que tenho, reparei que pinar de forma continua me parece mais ter a ver com a genetica do que propriamente as condições. Eu tenho strains que eu sempre observo isso (mexicans por exemplo), já outras strains que submetidas as mesmas condições possuem um tempo bem definido de 'entreflush'.
 
Última edição:
Coléééé galerinha do beeeem cheia de saúde, paz, amor e união!!!

Não aguentei mais esperar pra ver se os cogumelos maiores rasgavam o véu, mas nada. Só vinha mais pin, que virava cogumelo grande, que também se negava a abrir o chapéu. Quando vi o bolo que inicialmente só tinha 3 cogumelos já formados tava assim e com mais uns 5 pins novos:
20150805_142254.jpg Os cogumelos maduros simplesmente não rasgavam o véu e ainda dá-lhe novos pins sem parar por todo o micélio.

Interessante é que o cogumelo de cima que já devia ter rasgado o véu (aquele mais robusto meio de lado), parecia fechadinho, mas na hora de colher, o píleo simplesmente soltou e ficou um cogumelo assim:
20150805_142832.jpg Cogumelo que não rasgou o véu, mas tava com o chapéu soltinho, soltinho... Cogumelo sem cabeça :LOL:. Ainda pode ser consumido? Cheiro e consistência normais.

O que será que houve com esse cogumelo? Era pra ele ter rasgado o véu há tempos, certo? Imagino que, mesmo sem rasgar, tenha passado o ápice de psilocibina dele, como se tivesse rasgado o véu.

Bem, resolvi então fazer a colheita toda. Arranquei até projeto de pin pra poder fazer o dunk com cold shock:
20150805_142918.jpg Colheita de hoje. Cerca de 3,5 g frescos, de pins a cogumelos maduros.
20150805_142557.jpg Fiz o dunk e enfiei na geladeira. Devo deixar por até 30 horas.

Mas tem algo que tem me deixado intrigado. Os cogumelos só nascem nos pontos do micélio em que a colonização não está 100000%, a ponto de dar aquela camada grossa e dura de micélio. Repare na foto, o lado do micélio com a colonização mais encrostada foi onde simplesmente não veio nenhum pin. Já os pontos onde é possível até ver a vermiculita, ali nasceu pin:
20150805_142233.jpg O lado mais fortemente colonizado do micélio é justamente onde ainda não nasceu cogumelo nenhum até agora. Coincidência?

.........

Bem, vou caminhando pra minha próxima dose.
Já tenho 1 g de crack n dry, agora mais 3, 5 g frescos depois de secar só deve faltar mais uns 0,6 g secos para chegar na dose de 2 gramas. Mas talvez eu faça com um pouco menos.
 
Os cogumelos maduros simplesmente não rasgavam o véu

Nenhum cogumelo desse bolo parece (parecia) maduro.

Podem ter alguns dias já, e ter parado o crescimento por algum motivo, mas pela aparência não estavam no ponto de abrir o véu.

Ao colher tudo nesse ponto você pode ter se precipitado e perdido a chance de uma colheita posterior com mais biomassa.
 
Ao colher tudo nesse ponto você pode ter precipitado e perdido a chance de uma colheita posterior com mais biomassa

Sim, sim, eu tenho consciência disso. Mas ocorre que vou ficar um tempo fora e esses cogumelos podiam abrir o píleo a qualquer hora e podia ser tarde demais quando eu chegasse pra colheita. Aí eu preferi logo interromper e dar o cold shock pro próximo flush.

Tenho noção de que eu poderia ter colhido o dobro até, bastando ter esperado mais uns 2 dias né.

Mas pelo menos esse bolo parece tá produzindo muito bem :eba:. Agora vamos ver depois do cold shock, torcendo pro próximo flush vir também tão farto.
 
Última edição:
Então, o terceiro flush está vindo bonito!
IMG_20150813_161934765.jpg IMG_20150813_161908670.jpg IMG_20150813_162025315.jpg Reparem no maiorzão! :feliz: Tenho fé que dessa vez vou ter uma ótima colheita.

Não vou nem mexer no terrário até quando eu tiver que colher pra evitar contaminação e não afetar o cogumelo grandão, e também vou esperar bem até colher, pra ter mais biomassa :eba:. Com o flush anterior entendi que ainda deve demorar até abrir o chapéu do maiorzão. É legal que agora eu vou entendendo melhor as etapas. No momento não tenho uma câmera boa pra mostrar o detalhe que me faria pensar que o véu está pra rasgar em breve.

Só espero que não ocorra quando eu estiver longe.

Quanto tempo demora entre rasgar o véu e o cogumelo ficar impróprio para consumo?
 
Parabéns pelo cultivo, adoro ver cogumelos engarrafados:brincalhao:

Meu cultivo será bem semelhante, strain b+ engarrafados em pet 3,3L:fome:
 
Bem, acontece que de fato foi hoje que o cogumelo maior rasgou o véu e o colhi ainda antes de começar a esporular:
cogu grandão.jpg Cogumelo grandão. :fome:
peso do cogu grandão.jpg Peso do cogumelo grandão.

Deixei os demais pins e cogumelos jovens. Espero que também resolvam rasgar o véu comigo por perto. Estão bem bonitos:
pins restantes do terceiro flush.jpg Eis os pins e cogumelos jovens desse terceiro flush ainda em andamento.
 
Uhuuu, mais uma colheita do terceiro flush. Mais dois cogumelos amadureceram. Os colhi, entretanto, antes de esporularem:
20150816_140730.jpg Colheita de 4,8g. :feliz:

Muito legal ver como os frutos ficam maiores com os flushes que se seguem. :D
 
Muito legal ver como os frutos ficam maiores com os flushes que se seguem.

Depende da genética... Mas não é incomum ver isso acontecer de fato. Mas quando acontece, geralmente vem frutos maiores porem em quantidade menor do que os flushes anteriores.
 
O quarto flush parece vir significativamente inferior ao terceiro. Espero que o dunk / cold shock antes do quinto melhore isso. :D

Ocorre também que meu timer pra acender/apagar a luz em cima dos terrários não está funcionando. Não sei se isso está prejudicando o estímulo a novos pins. No entanto, a luz natural pela janela do banheiro ilumina de forma indireta mas suficiente a caixa escurecida onde está o terrário.

Enfim, aí vai a foto de como está vindo:
flush 4 cultivo 1.jpg Andamento do quarto flush. Poucos pins e parece que irão crescer pouco.

Olhem que estranha a textura dos cogumelos que estão crescendo, parece até que tem pelos :roflmao:. Normal isso na strain? Não vi isso nos flushes anteriores.
 
Última edição:
Passaram dias e não saiu disso, então retirei os abortos gigantes pra dar um último gás nesse cultivo: dunk / cold shock de 24 horas. E depois conferir pra ver como vem o quinto flush.

Sinto que vai chegando ao fim o primeiro cultivo :feliz:, mas ainda espero pelos últimos frutos. :deolho:

Não aproveitei esses abortos. Os achei meio estranhos. A textura não era muito comum mesmo... Mas não conferi pra ver se ficavam azuis depois. Creio que os joguei fora, na dúvida, apesar de não ter cheiro nem nada estranho. Exceto a textura extremamente visualmente "penujosa" do corpo.

Além disso, o bolo tem alguns aspectos estranhos, como excesso de variação de cor, também muito amarronzado:
20150820_182750.jpg Vocês vêem alguma contaminação nessa foto? Eu acho que possa estar, mas não vou desistir do bolo se não me confirmarem.
 
Pra mim parece normal, da até vontade de morder :fome:
 
Bem, podem encerrar este diário, porque eu fiz a burrice de esquecer o bolo no cold shock e ir trabalhar. Quando voltei, já tinha passado quase 72 horas, o que é bem mais que o tempo-limite de 48 horas pro micélio não morrer... :facewall:

De qualquer forma, o segundo cultivo, em andamento, promete! Então fiquei duplamente tranquilo, porque esse bolo não deu sequer um cogumelo no quarto e último flush.

Enfim, posso dizer sobre o cultivo que... Foi foda! E hoje tem a inoculação do terceiro! :eba:
 
Back
Top