Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Raça South African/Transkei - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Estou muito feliz de poder abrir meu primeiro diário de cultivo do meu (tcha-ram) primeiro cultivo! :roflmao:

O carimbo utilizado foi obtido com a ProFungos, da raça South African (ou Transkei).

Então, meu procedimento foi o básico da PF Tek (excelente arquivo ilustrado) até o momento, no que diz respeito aos bolos, à inoculação e à colonização. Para a confecção da seringa, eu fiz o método do potinho de coleta (fantasticamente simples, higiênico e barato), na frente do forno quente. Na hora da inoculação, fiz em frente ao meu ar-condicionado, que possui a opção de limpeza iônica de bactérias, fungos, etc. (Será que funfa mesmo?)

Em ordem:

14/05/2015 - Confecção da seringa na frente do forno quente.

02/06/2015 - Confecção e esterilização dos bolos PF. Bem no básico da PF Tek, com a ressalva apenas de que usei vermiculita fina, que foi a que encontrei.

CAM00186.jpg CAM00187.jpg

Eram inicialmente 4 copos de vidro, 2 de 250 ml e 2 de 220 ml. Mas, quando fui abrir a panela de pressão, um deles havia caído :cry: e então posteriormente só inoculei 3 copos, porque o que caiu estava encharcado por dentro.

03/06/2015 - Inoculação em frente ao aparelho de ar-condicionado com função de limpeza iônica de ar ligada. Acabei usando a seringa inteira de 10 ml com os 3 bolos. Iam sobrar 4 ml, mas aí pensei que não ia usar só 4 ml num próximo cultivo então era melhor jogar logo mais nos bolos pra aumentar as chances :LOL:. ("Go go go!") Nem sei se isso faz algum sentido.

Por fim, os marquei e terminei de fechar com o microporo:

CAM00189.jpg

E a minha maior felicidade de todas! Uma geladeira velha inteirinha pra eu usar nos cultivos, que quebrou no fim do mês retrasado!!! :eba::contente:

CAM00200.jpg

Ela está na parte externa da casa, na varanda. Acho que pra colonização não tem problema ficar em área aberta, depois na frutificação decido de uso a geladeira também ou não.

O que acham do esquema da geladeira? Usei uma lâmpada de 100W como aquecedor, bem no esquema daquele clássico vídeo gringo de cultivo de cogumelos. Coloquei um papel alumínio pro aquecimento ser mais pela convecção do que pela incidência da luz no sensor. Por fim, a caixa de papelão tem areia de silica gel - eu sei que não serve de dessecante, mas talvez pelo menos ajude a não dar muita umidade ou mofo.

O termostato está com o aquecedor configurado para chegar a 27 °C, ativando quando cai a 24 ºC. Acho que essa temperatura está boa, mas talvez não esteja ideal pra colonizar. O que acham? Ouvi que dentro dos bolos a temperatura é 2 ºC maior que fora, então com 27 ºC deve chegar a 29 ºC dentro dos bolos. Mas ouvir falar que chegar muito perto de 30 ºC não é bom pros bolos. O que acham?

E, no mais, é isso. Agora é esperar e esperar até o micélio se manifestar, e ver o que vocês têm a dizer.

:love::feliz:;)
 
Última edição:
Ah que beleza de capricho @ExPoro !
ahahah eu estava ansioso para acompanhar um diário de cultivo seu! O esquema da geladeira parece muito bom, e acredito que essa pequena variação na colonização está dentro dos parâmetros, já colonizei vááárias vezes dentro destas temperaturas que variavam de 24 - 28ºC é só tomar cuidado para não deixar subir de mais esta temperatura!

Eu não utilizaria para frutificação já que está na varanda, com uma incubadora dessa, da pra você preparar vários inóculos para montar bulk/monotube para frutificação (amadureça esta ideia para futuros cultivos, mas iniciar com o PF tek é uma boa!)!


ÓTIMAS VIBRAÇÕES - GO GO GO eXpOrOS :rolleyes:
 
Opa! Micélio! :contente::love::feliz: Olha! Olha! Olha! :eba:

Bolo # 1Bolo # 2Bolo # 3

[TR1][TD1] CAM00236.jpg [/TD1][TD1] CAM00235.jpg [/TD1][TD1] CAM00234.jpg [/TD1][/TR1]


Botei muito papel alumínio e fita isolante então não dá pra ver como tá em cima, mas já dá pra ver claramente o micélio. Até agora, nenhuma coloração diferente. E isso me deixa muito aliviado, mas tem que esperar bem mais pra ver. :bigode: Fico aliviado pois infelizmente eu fiz um procedimento fora do ideal:
1 - Não desinfetei a superfície da inoculação;
2 - Não coloquei 1/3 de água na PP, mas botei a metade dos copos;
3 - Não triturei o arroz integral no liquidificador;
4 - Não usei máscara facial;
5 - Sem glovebox.​


Bem, em relação à temperatura da geladeira-incubadora, acabei configurando o termostato em 24º C pra ligar o aquecimento da lâmpada e 25,5 ºC para desligar. Assim, com a convicção do calor embaixo até em cima, sobe até cerca de 28 ºC, pra mais ou menos dependendo do ambiente externo, pois está na varanda dos fundos. Hoje teve leitura de 37 ºC por causa do pouco tempo do dia que o sol bate diretamente sobre a geladeira. Foi quando minha mulher a abriu, o que reduziu a temperatura rápido. No entanto, ela disse que "os copinhos estavam bem frescos", o que creio quer dizer que os bolos não aumentaram muito lá dos 28 ºC.

Não tenho outros termômetros pra medir mais precisamente as coisas, só tenho o do termostato. Estou com problema logo pra achar termômetro! :roflmao:

Bem, por fim tenho feito acompanhamento da temperatura da geladeira, pela marcação do termostato, e colocado em uma planilha do excel. Eis uma captura de tela:

registro de temperaturas.png

Agradeço qualquer crítica, elogio, sugestão, recomendação, simpatia, macumba ou reza. :brincalhao: :hilario::hilario::hilario:
 
Última edição:
Rapaz "pouco" organizado esse né? Deve estar montando TCC em cima desse cultivo :D raparigo firmeza esse ao!
 
Última edição:
E ae, povo!

Então, segue atualização do micélio: está bem rizomorfo na maioria dos locais. Destaquei em cada bolo um ponto bem rizomorfo. Se eu fosse mais avançado, talvez desse até pra isolar o micélio da bolo #3 em placa e reproduzir com milho, né.

Detalhe Bolo #01Detalhe Bolo #02 Detalhe Bolo #03

[TR1][TD1] 20150616_002701.jpg [/TD1][TD1] 20150616_002321.jpg [/TD1][TD1] 20150616_002118.jpg [/TD1][/TR1]

Interessante que o bolo #2 é o que tem mais algodoado, mas é o que mais colonizou até agora.

E aqui a foto dos 3 bolos juntos:

20150616_002801.jpg

Não tenho noção da parte de cima como está, mas por enquanto está indo bem vigoroso e saudável.

tenho observado a condensação no interior. Sei que é normal, mas me pergunto até que ponto não prejudica o micélio e o que posso fazer pra tentar reduzir isso. Vou dar uma pesquisada depois sobre o tema, mas se alguém já quiser informar...

Por fim, em relação à temperatura, acertei o aquecedor para ligar em 24,5 ºC e desligar em 25,5 ºC, com isso o calor acumulado embaixo e ainda não distribuído até o sensor em cima é menor, então o pico de distribuição do calor alcançado após o desligamento do aquecedor deverá ser menor, não passando os 28 ºC nos picos dos dias quentes.

E segue na imagem abaixo como tem ficado os registros de temperatura, e as anotações. Espero que essas informações se mostrem úteis no futuro, com o acúmulo de cultivos.

upload_2015-6-16_4-36-14.png

E é isso. Tô muito feliz :feliz: porque está tudo parecendo dar extremamente certo.

Em breve espero poder contribuir também com carimbos de esporos. :)
 
Última edição:
Possível contaminação.

Anteontem não havia sinal algum estranho, mas hoje achei isto no bolo #2:
Foto perfil direitoFoto de frenteFoto perfil esquerdo
[
[TR1][TD1] 20150617_162651.jpg [/TD1][TD1] 20150617_162702.jpg [/TD1][TD1] 20150617_162624.jpg [/TD1][/TR1]


O que vocês acham que seja? Pra mim parece o Cobweb. Digo isso porque formou um micélio algodoado cinza, ou num tom branco bem mais escuro que o micélio do cubensis.

Vou passar a deixar os bolos PF em local aberto e arejado durante o dia, em que a temperatura aqui é tranquila pra colonização. Assim evito a encubadora 24h, que não tem circulação de ar.

Felizmente os demais dois bolos estão totalmente normais, sem sinal de contaminação :). Mas agora eu fiquei meio bolado, de triste :cry:, e fico olhando qualquer micélio menos branquinho como se fosse um possível problema. :LOL:

Se for pra jogar fora, vou tentar um outdoor, como falam pra tentar com bolos contaminados. Tenho um quintal enorme. Como faz?
 
Última edição:
Não parece Cobweb, o micélio deve ter vencido alguma infecção por bactéria e ficou com aquela marca.
Se tiver na duvida aniversaria em garrafa pet ou vaso de água mineral de 5-10 litros assim você mantem ele longe dos outros.
 
Última edição:
Não parece Cobweb, o micélio deve ter vencido alguma infecção por bactéria e ficou com aquela marca.
Se tiver na duvida aniversaria em garrafas pet ou vasos de água mineral de 5-10 litros assim você mantem ele longe dos outros.

Hmmm... pois é, tá um negócio meio estranho, porque tá metade do micélio branquinho, e o resto do copo parece micélio, mas bem mais escuro. Eu deixei em observação e parece que essa "mancha" não se espalhou mais. No entanto, ela impediu que o micélio continuasse colonizando, e parece que o bolo está quase 100% colonizado, mas metade pelo micélio normal, metade pelo micélio mais escuro.

Esse bolo PF está separado fora da incubadora. Eu ia tentar um outdoor agora, estava pesquisando pra saber como faz direito, mas eu também andei pensando nessa possibilidade que você falou. Então vou aguardar mais um pouco, afinal, se o micélio venceu uma infecção, merece viver mais que nunca! :bigode::teo_ninja:

Quanto ao terrário, vou usar garrafas PET de 3 L mesmo, uma pra cada bolo. :)

------------------------------------------

Atualizando sobre os outros 2 bolos, dei uma olhada hoje, e estão mais fortes do que nunca! :contente:
 
Opa, então, continuei de olho no bolo que deu contaminação, mas por enquanto nada dela alastrar, e o micélio vai seguindo firme e forme. Acredito que, de fato, se for uma bactéria, ele venceu e está até retomando terreno, pois noto um clareamento no fundo da área afetada. E isso me deixa muito empolgado, porque é uma genética forte, sobrevivente. :idea: Acho que vou tentar primeiro os cogus dele, se der frutos bons. :eba:

Ainda bem que olhei diários de outros membros, e pude guardar meu bolo que pensei contaminado, sem jogar fora. O erro alheio nos ensina, mas também o tempo nos ensina que todo erro vira passado. :bigode: E valeu a dica do @Paranoid :).


Seguem abaixo as fotos dos bolos sem contaminações:
Bolo #1Bolo #3

[TR1][TD1] CAM00253.jpg [/TD1][TD1] CAM00249.jpg [/TD1][/TR1]

E aqui fotos do bolo #2, com contaminação possivelmente vencida:
FrentePerfilDe baixo

[TR1][TD1] CAM00255.jpg [/TD1][TD1] CAM00257.jpg [/TD1][TD1] CAM00258.jpg ][/TD1][/TR1]



O que acham? :)

Outro aspecto é a temperatura e a velocidade da colonização. No fim das contas, ajustei em 25 ºC pra ativar o aquecedor (a luz de 100W na geladeira) e 26 ºC pra desligar a lâmpada. Com a distribuição do calor de baixo menor do que antes, pelo intervalo de apenas 1 ºC com a lâmpada ligada, alcança no máximo a casa dos 27 ºC, talvez um pouco mais, e então desce. Está perfeito em dias levemente quentes e frios. Suponho que o micélio assim fique bem no topo da curva de taxa de crescimento.

Eis aqui o gráfico da temperatura durante esta madrugada toda. Como podem ver, fez apenas um ciclo em 4 horas:

TABELA01.png
 
Última edição:
Atualizando, micélios saudáveis e vigorosos dos bolos #1 e #3, colonizando todo o substrato:

Bolo #1Bolo #3

[TR1][TD1] 1.jpg [/TD1][TD1] 3.jpg [/TD1][/TR1]


:feliz: :fome: :D

O bolo com problemas tirei da área de serviço, que é externa e estava muito fria, e coloquei em cima da geladeira da cozinha mesmo. Por enquanto, nenhuma mudança, exceto talvez um clareamento do micélio afetado. Os demais bolos ficam dentro da incubadora-geladeira, que abro de dois em dois dias para ventilação mais forte; pois, como os fios do termostato já empurram a borracha de isolamento da porta, o ar sempre entra e sai da incubadora.

É incrível como a decisão de colocar o termostato em 25 ºC (ligar aquecedor) até 26 ºC (desligar aquecedor) fez muita diferença na velocidade de colonização. Acredito que a maior diferença se deu por não descer mais a temperatura a 24 ºC ou 24,5 ºC. Acho que isso deu aos bolos a temperatura quase ideal. A captação do termostato varia de 25 ºC até cerca de 27 ºC, o que deve dar uma temperatura média de 27 a 29 ºC dentro dos copos. Parece bem próxima da ideal. :ler::bigode:;)

Sobre umidade e mofo e etc., essas coisas que ainda não entendo direito :LOL:, acho que a silica gel que comprei vai me ajudar com a incubadora, se isso (umidade, etc.) for um problema.
 
Última edição:
Esse menino ta PREPARADO, a dedicação já mostra isso! os cogumelos vão nascer e vão pular pra dentro da boca dele, certeza!
Cogus guerreiros!
 
Voltei só pra mostrar a primeira mijada do meu micélio! Eu achava que era :poop:, mas tá valendo também! :hilario:
20150625_133910.jpg
Esse é do bolo #3.

O bolo #2 tá indo bem também:
20150625_133930.jpg

Já o bolo com bactéria ou contaminação está assim:
20150625_133959.jpg
Observo nele o seguinte: as partes com as manchas pretas não está aumentando, nem diminuindo, mas parece as manchas estão dominando a área afetada. O micélio também parece não estar indo muito pra frente, mas isso deve ser por causa da temperatura externa, já que tirei ele da incubadora. O que vocês acham? Se eu tentar outdoor, tava pensando em usar esse mato apodrecendo depois da capinagem do meu quintal.

20150625_140632.jpg 20150625_140637.jpg
A ideia é bem simples. Cogumelo não dá só em esterco, mas também em coisa apodrecendo. Eu jogaria ali por baixo, daria um tempo, depois ia ver se cresceu algo. (Obs.: nunca li sobre outdoor, então desculpa se falei algo muito absurdo).


Quanto à temperatura, aumentei para ligar o aquecedor em 25,5 °C e desligar em 26,5 °C, elevando a temperatura média em 0,5 ºC, o que dá a temperatura mediana de 28,5 °C dentro dos copos. Segue o último gráfico.

Sem título.png
Legenda: As linhas amarelas paralelas marcam quando o termostato liga e quando desliga. A linha preta é a linha de tendência linear, que aqui coincide com a temperatura média. Linha de cor variável, temperatura medida pelo termostato. Linha azul, temperatura externa, pois a geladeira fica do lado de fora e isso influi na velocidade de perda de calor da incubadora.
 
Última edição:
Hey, povo, só pra atualizar que o copo contaminado caiu no chão, quebrou, então eu fui e fiz um outdoor na cara e coragem, sem ter lido nem o tópico sugerido, por falta de tempo, já que não esperava que o copo quebrasse e estava saindo de viagem. Como eu viajei ontem e hoje estou em viagem, aproveitei pra fazer isso antes de viajar logo.

Então, o que eu fiz? Levei lá pros montes de mato e galho apodrecendo no quintal, quebrei o bolo, separei a parte afetada, parecia tudo OK por dentro do micélio. Peguei o resto saudável (mais da metade), quebrei um pouco e "enterrei" embaixo das folhas e galhos apodrecendo, lá na base. Fiz de um jeito a deixar muito contato com os materiais nutritivos, mas deixando um ambiente aerado.

100% amador, 100% no chute, mas... vai que cola! :D

Nem sei se conta como cultivo, mas se der resultado eu conto. :LOL:
 
Última edição:
Problema. Um dos bolos começou a pinar com força!!! Vários e vários pins ali dentro. Do tipo que eu daria uma festa se fosse no momento certo.

No entanto, a colonização não está completa.

O que faço? Eu quero permanecer na PF Tek...

Edit: acredito que a razão da pinagem foi o fato de que a lâmpada queimou enquanto eu estava na viagem, então a temperatura média caiu de 28 °C pra 21 °C dentro da incubadora, ou seja, temperatura de frutificação. E assim danou-se a pinar. Acho que foi essa a razão.
 
Última edição:
A queda de temperatura sozinha não provoca a pinagem, já tive bolos colonizando por meses com muita variação de temperatura (35° - 18 °C) e nem por isso pinaram dentro do copo.

No terrário o que observo é que o bolo só pina quando tem troca de ar, queda de umidade, e ciclos de luz. Seus copos têm furos para respiração, certo? Pode ter sido isso.... Ou o micélio encontrou um contaminante dentro do copo, e a competição fez com que pinasse mais cedo.

Agora você pode tentar um cultivo não intencional in vitro, ou partir para aniversariar o bolo, desde que a parte não colonizada seja removida ou não fique exposta.

No seu lugar eu faria um PF casing ("plantar" o bolo em substrato para casing [não nutritivo]) e aniversariaria no terrário ou em um balde, bacia, pote, monotub etc.
 
Seus copos têm furos para respiração, certo? Pode ter sido isso.... Ou o micélio encontrou um contaminante dentro do copo, e a competição fez com que pinasse mais cedo.

Agora você pode tentar um cultivo não intencional in vitro, ou partir para aniversariar o bolo, desde que a parte não colonizada seja removida ou não fique exposta.

No seu lugar eu faria um PF casing ("plantar" o bolo em substrato para casing [não nutritivo]) e aniversariaria no terrário ou em um balde, bacia, pote, monotub etc.

Então, tem sim furos de respiração, pois segundo li, ajudam no ritmo da colonização.

Obrigado pelas dicas :), vou ter que ler sobre tudo que você sugeriu :ler: porque não conheço nada fora da PF Tek :LOL:.

Ah, uns 3 pins mais parecem cogumelinho in vitro com alguns centímetros.
 
Última edição:
Eis as fotos do Bolo #1, que pinou dentro do copo:

Acrescentando ao que o @Salaam`aleik disse acima, algumas strain são mais sensíveis e frutificam com muita facilidade. Então a minha sugestão é sempre que possível manter os copos no escuro durante todo o ciclo de colonização. Outra alternativa é por os copos em sacos plásticos escuro.

Como pode ver, o micélio não é exigente, a partir do momento que ele tem todos os nutrientes necessários, a "orgia frenética" entra em ação.
 
Back
Top