Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Cambodian - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal! Finalmente estou iniciando meu primeiro cultivo. Irei iniciar esta narrativa com o preparo da seringa, perdoem-me, mas pretendo ser o mais detalhista possível:

16/06/2016 - Fiz uma mistura de 2 colheres de chá de água sanitária para 2 copos americanos de água mineral. Após isso borrifei o ambiente da Glovebox e também dentro dela. Passei um lenço para retirar o excesso e a fechei para tomar um banho com um sabonete bactericida. Retornei e fiz o processo novamente e limpei com guardanapos (fiz esse processo umas 4x ao todo). Após isso coloquei uma luva e uma máscara cirúrgica para colocar os materiais necessários na Glovebox. Após um certo momento perdido, abri o pote de coleta esterilizado e acrescentei água destilada. Meio desajeitado, abri pela primeira vez o carimbo de Esporos. Raspei com o maximo de cuidado possível com a ponta de uma tesoura previamente esterilizada com álcool 70 uma pequena parcela dos Esporos, cerca de 1/8 do carimbo. Fechei o carimbo de forma completamente amadora e tapei o pote. Após isso retirei a seringa de 20ml do pacote e coloquei a agulha. Para minha surpresa a agulha não era tão grande quanto o desejado. Retirei a agulha e puxei os Esporos umas 3 vezes para que a mistura ficasse incolor. Puxei a mistura apenas com a seringa e coloquei a agulha novamente com tampa. Após isso abri a Glovebox, retirei a seringa, a enrolei em papel alumínio e coloquei na geladeira (na gaveta abaixo do congelador) para hidratação por 24h. Os carimbos foram protegidos por uma folha de papel A4 e colocados em uma vasilha enrolada com plástico filme. Amanhã, dia 17, pretendo inocular os primeiros copos.

Anexos

• IMG_20160616_194824774.jpg
    IMG_20160616_194824774.jpg
    45.5 KB · Visualizações: 90
  • IMG_20160616_203239769.jpg
    IMG_20160616_203239769.jpg
    71.8 KB · Visualizações: 86
Última edição:
Nas fotos não dá pra ver, mas costuma ser excesso de água mesmo nos chapéus, por condensação excessiva, ou por gotejamento ou borrifação direta nos frutos.

O cooler vai ressecar demais. O melhor mesmo é fazer mais furos (talvez deixar pro fim do flush). Mas de fato é bem comum que higrômetros travem no 99% por conta de condensação no interior deles.

Vou seguir seu conselho e fazer mais furos no Terrário, os cogumelos realmente estão saindo bem pequenos. Irei fazer mais uma carreira de furos por cima daqueles que fiz.
Havia esquecido de comentar sobre os dois copos In Vitro, eles estão pinando e está tudo bem compacto lá dentro. O problema é que eu não tenho pressa em consumir os cogumelos e pelo que vi não se deve comê-los, mas fazer um chá, e o chá não dura mais que 1 semana. Estou pensando em improvisar um terrário com um balde pequeno no próximo flush daqueles bolos, isso é possível?

O problema é que eu não tenho pressa em consumir os cogumelos e pelo que vi não se deve comê-los, mas fazer um chá, e o chá não dura mais que 1 semana.
Mas você pode desidratá-los e fazer o chá mais tarde.
Estou pensando em improvisar um terrário com um balde pequeno no próximo flush daqueles bolos, isso é possível?
É sim, ou você pode fazer mais simples ainda e só fazer uma cúpula de pet cortada. :)

Mas você pode desidratá-los e fazer o chá mais tarde.

É sim, ou você pode fazer mais simples ainda e só fazer uma cúpula de pet cortada. :)
Pensei que não fosse possível fazer o chá com eles desidratados! Então é melhor ainda!
Mas será que com garrafa pet de 2L é possível? Não consegui encontrar garrafas de 3L nem em bares aqui.

Mas será que com garrafa pet de 2L é possível? Não consegui encontrar garrafas de 3L nem em bares aqui.
Eu faço com garrafas de 2 litros mesmo e acredito que o @ExPoro também. Seus copos são muito largos?
Inclusive, cabeção :rolleyes:, eu já tirei uma foto exclusivamente pra você aqui de uma das minhas garrafas: https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-cambodian-pf-tek.12828/page-4#post-176982
e @ExPoro postou há pouco tempo uma cópia da minha cúpula aqui: https://teonanacatl.org/threads/cul...mdk-no-bolo-pf-10º-cultivo.12969/#post-177312

Eu faço com garrafas de 2 litros mesmo e acredito que o @ExPoro também. Seus copos são muito largos?
Inclusive, cabeção :rolleyes:, eu já tirei uma foto exclusivamente pra você aqui de uma das minhas garrafas: https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-cambodian-pf-tek.12828/page-4#post-176982
e @ExPoro postou há pouco tempo uma cópia da minha cúpula aqui: https://teonanacatl.org/threads/cultura-negligente-1-in-vitro-tek-mdk-no-bolo-pf-10º-cultivo.12969/#post-177312
@Malahov, sou uma anta mesmo! Nem tinha reparado que a garrafa postada era de 2L :roflmao:. Obrigado pelo puxão de orelha! Acredito que seja melhor assim, já que os frutos poderão ser consumidos secos. O copo que havia sido contaminado eu vou deixar In Vitro mesmo, ele não fechou por completo, está muito comprimido embaixo. Provavelmente vai ser apenas uma colheita.

Nem sequer é preciso fazer o chá.

Onde você viu isso que não se deve comê-los?

@Ecuador, é como a @Malahov disse, lá no tópico tem esse alerta sobre a vermiculita. Como o fruto nasce bem rente ao micélio é bem provável que fique bastante vermiculita grudada nele.

@Ecuador, é como a @Malahov disse, lá no tópico tem esse alerta sobre a vermiculita. Como o fruto nasce bem rente ao micélio é bem provável que fique bastante vermiculita grudada nele.

Já limpei vermiculita de frutos que nasceram in vitro, e não é difícil.

Alguns grãos podem escapar, mas se você está preocupado com eles talvez devesse se preocupar também com os resíduos de vermiculita no chá.

Já limpei vermiculita de frutos que nasceram in vitro, e não é difícil.

Alguns grãos podem escapar, mas se você está preocupado com eles talvez devesse se preocupar também com os resíduos de vermiculita no chá.

Faz sentido, meu raciocínio foi de que fazendo o chá eu iria poder coar depois e a vermiculita ficar presa na peneira. Vou retirá-los e cortá-lo ao meio pra ver se há algum resquício de vermiculita dentro.

e o chá não dura mais que 1 semana.

Na geladeira em temperatura baixa, se colocar num recipiente opaco até que dura bem mais. No congelador dura de boa bastante, só lembrar de descongelar umas horas antes da trip. :coffee:

Edit: dá sim pra fazer secos, é a melhor forma de conservação a longo prazo, na minha visão.

Como o fruto nasce bem rente ao micélio é bem provável que fique bastante vermiculita grudada nele.

Edit2: Não é isso! A vermiculita na mycro-tek pode acompanhar o cogumelo por dentro, por isso recomendável fazer chá, se não quiser dar uma mordida nelas. Vermiculita na base dos cogumelos é normal e fácil de tirar, o problema é a chance de ter alguma(a) lá dentro dos frutos.

Na geladeira em temperatura baixa, se colocar num recipiente opaco até que dura bem mais. No congelador dura de boa bastante, só lembrar de descongelar umas horas antes da trip. :coffee:

Edit: dá sim pra fazer secos, é a melhor forma de conservação a longo prazo, na minha visão.

Edit2: Não é isso! A vermiculita na mycro-tek pode acompanhar o cogumelo por dentro, por isso recomendável fazer chá, se não quiser dar uma mordida nelas. Vermiculita na base dos cogumelos é normal e fácil de tirar, o problema é a chance de ter alguma(a) lá dentro dos frutos.
Obrigado pelas informações @ExPoro. Aproveitando a sua postagem, gostaria de tirar uma dúvida. Parece que havia visto uma postagem sua dizendo que coloca os bolos em dunk utilizando água normal de tornsida, procede? Vou colocar os meus em dunk em breve e não quero utilizar aquela água pela 3ª vez!:D

27/07/2016 - Atualizando: @ExPoro! Grato pela resposta, deu tempo de ver :D. Enfim, coloquei os 5 copos em dunk novamente, desta vez renovei a água utilizando água filtrada da torneira. Li na biblioteca que o tempo máximo de dunk é de 48h, então terei que fazer os furos extras no terrário hoje e no máximo até amanhã a noite. Pensei em deixar no dunk por mais tempo, mas não tenho certeza se esse período a mais (entre 24 a 48h) terá alguma influência positiva no resultado final. Vou fazer 1 ou 2 carreiras a mais de furos nas laterais do terrário, vai ficar com bastante espaço pra troca de ar. Outro fator que ainda não me atentei é a litragem da minha bomba, pois ganhei ela da minha mãe, então não sei ao certo esse valor. Sobre o meu higrômetro, retirei e ele baixou a umidade para 60%, isso já seria uma prova de que ele não estava travado em 99% quando no terrário?

Se ele baixou rapidamente é bom sinal, mesmo assim higrômetros vagabundos não são muito confiáveis, especialmente pra medição de ambientes muito úmidos.

@Malahov, baixou bem rápido. Mais pra frente vou comprar um de melhor qualidade, esse aí foi só pra quebrar um galho. Gastei bastante com o cultivo, tive que pagar quase o valor dos equipamentos em frete :(. Fora as caixas organizadoras de 30 e poucos litros por + de 40 reais cada uma. Morar em cidade pequena é triste :desculpa:. Falando em caixa organizadoras, fiz mais uma carreira de furos um pouco maiores na minha, hoje a noite vou terminar de tapar os furos com micropore e colocar o micélio no terrário.

29/07/2016 - Fiz mais uma carreira de furos no terrário. Após a retirada do dunk, fiz um roll em vermiculita - havia notado os bolos bem secos antes do dunk. Coloquei a mangueirinha da bomba dentro da garrafa com o aquecedor pra tentar controlar melhor a temperatura do microclima. A preocupação anterior persiste e o terrário continua bem úmido, agora tem até condensação.

Anexos

• IMG_20160728_200550820.jpg
    IMG_20160728_200550820.jpg
    127 KB · Visualizações: 21
  • IMG_20160728_200559123.jpg
    IMG_20160728_200559123.jpg
    137.6 KB · Visualizações: 19
  • IMG_20160728_200605182.jpg
    IMG_20160728_200605182.jpg
    84 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20160729_061035702.jpg
    IMG_20160729_061035702.jpg
    94.6 KB · Visualizações: 21
  • IMG_20160729_061044413.jpg
    IMG_20160729_061044413.jpg
    152.9 KB · Visualizações: 22
Última edição:
O ideal seria uma serra copo para buracos mais largos que melhoram a troca de ar.

Para diminuir a umidade basta retirar a argila e borrifar água nas paredes do terrario. Assim a umidade fica entre 85 ~ 89% considerando que as trocas de ar são feitas apenas abanando com a tampa.

O ideal seria uma serra copo para buracos mais largos que melhoram a troca de ar.

Para diminuir a umidade basta retirar a argila e borrifar água nas paredes do terrario. Assim a umidade fica entre 85 ~ 89% considerando que as trocas de ar são feitas apenas abanando com a tampa.
Obrigado pela resposta Stain! eu pensei isso também, mas acho que não faz muita diferença a largura da boca da garrafa, e com uma garrafa de boca menor a água evapora mais devagar. Sobre retirar a argila, você retira toda a argila ou apenas parte? E a água?

Não uso mais argila. Acho mais fácil controlar a umidade borrifando água nas paredes, porém com cuidado para não acumular muito no fundo e também adiciono água oxigenada para diminuir proliferação de bactérias.

Borrifo três vezes ao dia no mesmo instante que abano, mas se quero diminuir a umidade deixo um dia sem borrifar monitorando com higrometro.

Back