Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Cambodian - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal! Finalmente estou iniciando meu primeiro cultivo. Irei iniciar esta narrativa com o preparo da seringa, perdoem-me, mas pretendo ser o mais detalhista possível:

16/06/2016 - Fiz uma mistura de 2 colheres de chá de água sanitária para 2 copos americanos de água mineral. Após isso borrifei o ambiente da Glovebox e também dentro dela. Passei um lenço para retirar o excesso e a fechei para tomar um banho com um sabonete bactericida. Retornei e fiz o processo novamente e limpei com guardanapos (fiz esse processo umas 4x ao todo). Após isso coloquei uma luva e uma máscara cirúrgica para colocar os materiais necessários na Glovebox. Após um certo momento perdido, abri o pote de coleta esterilizado e acrescentei água destilada. Meio desajeitado, abri pela primeira vez o carimbo de Esporos. Raspei com o maximo de cuidado possível com a ponta de uma tesoura previamente esterilizada com álcool 70 uma pequena parcela dos Esporos, cerca de 1/8 do carimbo. Fechei o carimbo de forma completamente amadora e tapei o pote. Após isso retirei a seringa de 20ml do pacote e coloquei a agulha. Para minha surpresa a agulha não era tão grande quanto o desejado. Retirei a agulha e puxei os Esporos umas 3 vezes para que a mistura ficasse incolor. Puxei a mistura apenas com a seringa e coloquei a agulha novamente com tampa. Após isso abri a Glovebox, retirei a seringa, a enrolei em papel alumínio e coloquei na geladeira (na gaveta abaixo do congelador) para hidratação por 24h. Os carimbos foram protegidos por uma folha de papel A4 e colocados em uma vasilha enrolada com plástico filme. Amanhã, dia 17, pretendo inocular os primeiros copos.

Anexos

• IMG_20160616_194824774.jpg
    IMG_20160616_194824774.jpg
    45.5 KB · Visualizações: 90
  • IMG_20160616_203239769.jpg
    IMG_20160616_203239769.jpg
    71.8 KB · Visualizações: 86
Última edição:
03/08/2016 - Bom, pessoal, depois de algum tempo aqui estou para mais uma atualização. Colhi um dos copos "in vitro" e não curti muito o resultado, então coloquei ele em uma garrafa PET de 2L com a tampa coberta com micropore. O terrário está desenvolvendo pins do próximo flush e um dos pins já está bem grande! Também acrescentei uma imagem dos cogumelos secos que tenho - sem contar os colhidos in vitro.

Edit: logo mais postarei fotos atualizadas do terrário.

Anexos

• IMG_20160729_194247631.jpg
    IMG_20160729_194247631.jpg
    44 KB · Visualizações: 26
  • IMG_20160729_194241298.jpg
    IMG_20160729_194241298.jpg
    48.1 KB · Visualizações: 27
  • IMG_20160729_193303441.jpg
    IMG_20160729_193303441.jpg
    38.4 KB · Visualizações: 30
  • IMG_20160729_172912274.jpg
    IMG_20160729_172912274.jpg
    52.9 KB · Visualizações: 27
Última edição:
Só não entendi essas duas primeiras fotos. Os cogus estão encharcados?

E preferivel tirar o exceso de vermiculita com uma faquinha (faca pequena) antes que molharlos.
edit.Os que molharia frescos para tentar que fiquem o mais limpos possivels sao os Selvagems se vc vai comer na hora.
Se vc tem frescos em casa e quer ingerirlos (nao cha) ,no meu caso eu nao molho eles porque primeiro fazo uma revista deles (cheiro,aspecto,forma do chapeu) entao garanto uma boa experiencia.
ja se observo algum detalhe que nao convence entao para garantir seco eles..E mais seguro sempre..
Ja se vc vai a secar.. melhor nao molhar..
Desculpem el edit mais achei que nao tinha expressado bem o conceito da ideia.
Blz ?
Gteach

Última edição:
E preferivel tirar o exceso de vermiculita com uma faquinha (faca pequena) que molharlos !!
Os unicos que molharia frescos sao os selvagems se vc pensa ingerirlos !!
Blz ?
Gteach
Obrigado pelas dicas, @Gteach ! Eu acho muito ruim de molhar, mas eu estava com pressa na hora, tava meio ansioso pra minha primeira trip! :D. Não gostei muito da técnica in vitro, acho que ela é mais pra aqueles casos extremos em que o cultivo tem que ser bem escondido.

Colhi um dos copos "in vitro" e não curti muito o resultado

Se forem os da foto IMG_20160729_193303441.jpg, você colheu antes do tempo ideal, que seria quando os chapéus começassem a abrir, ou se visse algum dano relevante nos cogumelos jovens. Seguindo a orientação dos chapéus abrirem, poderia ter tido uma biomassa bem maior. Se ainda tiver outro copo pra tentar in vitro, vê como vai ficar se esperar os chapéus começarem a abrir. :)

Parabéns pelo ótimo andamento do cultivo, em especial por ser o primeiro. :)

Se forem os da foto IMG_20160729_193303441.jpg, você colheu antes do tempo ideal, que seria quando os chapéus começassem a abrir, ou se visse algum dano relevante nos cogumelos jovens. Seguindo a orientação dos chapéus abrirem, poderia ter tido uma biomassa bem maior. Se ainda tiver outro copo pra tentar in vitro, vê como vai ficar se esperar os chapéus começarem a abrir. :)

Parabéns pelo ótimo andamento do cultivo, em especial por ser o primeiro. :)
Obrigado, @ExPoro! Só tenho a agradecer a vocês do CM que estão aí sempre orientando e ajudando, em especial vc e a @Malahov que tem me ajudado desde o início do cultivo! Em relação aos cogumelos, foram aqueles mesmo! Eu tive uma impressão de que não iriam crescer, pois notei uma pequena abertura no píleo deles e não notei grande diferença no crescimento, acho que pela falta de oxigênio. Existe mais um copo in vitro, o que estava contaminado - mas se recuperou -, ele está com vários cogumelos crescendo, inclusive debaixo, e estão ficando bem azulados.Vou ver até onde ele vai :D.

04/08/2016 - Pessoal, fiz a primeira colheita do 3° Flush, vejam como os frutos nasceram esquisitos. Uma coisa que notei é a pinagem fraca - acredito que o micélio já esteja se esgotando. O que acham que pode ser? Umidade, troca de ar? Acho que vou ter que dar uma estudada no fórum, pois meu conhecimento ainda não tem me proporcionado muitos frutos! :D. Eu confesso que estou meio decepcionado com o meu primeiro cultivo, pois esperava uma miríade de cogumelos nascendo... como já foi comentado atrás, talvez foi mais azar com a genética do que com a mão de obra mesmo.

Anexos

• IMG_20160804_111201828.jpg
    IMG_20160804_111201828.jpg
    40.4 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20160804_111206230.jpg
    IMG_20160804_111206230.jpg
    32.9 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20160804_111218120.jpg
    IMG_20160804_111218120.jpg
    34.5 KB · Visualizações: 19
  • IMG_20160804_111240745.jpg
    IMG_20160804_111240745.jpg
    28.7 KB · Visualizações: 18
Bem, o parâmetro pra pinagem que mais influi é a umidade na casa dos 100%. Após pinagem é que a umidade pode baixar um pouco, com o aumento da troca de ar para o crescimento dos cogumelos.

Então:
  • Pinagem foca em umidade alta;
  • Crescimento dos cogumelos foca em troca gasosa.

De certa forma, aumentar a troca gasosa significa normalmente implica em reduzir um pouco a umidade dependendo de como for o setting do terrário, o que contribui com a perda de água dos bolos e crescimento dos cogumelos. :coffee:

Outta coisa bem importante e que o substrato perda umidade..
Digamos que uma coisa e a umidsde ambente e outra e a umidade do substrato.;)
Cuando vc combina.
- perda da umidade do substrato
-Aumento do oxigenio
-descenso da temperatura
- umidade relativa do ambente alta
-Luz
vc ta pronto para recibir eles chegar ;)
Blzona ?

Última edição:
Bem, o parâmetro pra pinagem que mais influi é a umidade na casa dos 100%. Após pinagem é que a umidade pode baixar um pouco, com o aumento da troca de ar para o crescimento dos cogumelos.

Então:
  • Pinagem foca em umidade alta;
  • Crescimento dos cogumelos foca em troca gasosa.

De certa forma, aumentar a troca gasosa significa normalmente implica em reduzir um pouco a umidade dependendo de como for o setting do terrário, o que contribui com a perda de água dos bolos e crescimento dos cogumelos. :coffee:
Esses conceitos já estou familiarizado. A umidade para a pinagem está OK em 99%! Temperatura está entre 25 - 28,5 C°. No quesito aeração também acredito estar OK, já que fiz mais furos no terrário. Talvez pode ser a bombinha na garrafa, se levarmos em conta o que o @Stain havia dito antes, da boca da garrafa atrapalhar na troca gasosa, vou recolocar ela no copo, já que não teve alteração significativa na temperatura do terrário.

@Ecuador, obrigado por me alertar em relação a esta postagem! Se for problema na aeração talvez seja a bomba que é fraca também, como auxílio, eu abro a tampa do terrário e dou uma abanada. Mas como havia citado acima, acho que esses perímetros estão OK, talvez o motivo principal seja a genética do carimbo que peguei.

Outta coisa bem importante e que o substrato perda umidade..
Digamos que uma coisa e a umidsde ambente e outra e a umidade do substrato.;)
Cuando vc combina.
- perda da umidade do substrato
-Aumento do oxigenio
-descenso da temperatura
- umidade relativa do ambente alta
-Luz
vc ta pronto para recibir eles chegar ;)
Blzona ?
Gteach

Obrigado pela resposta, @Gteach! Como disse, penso que está tudo Ok! Vou fazer mais algumas alterações e ver no que dá. Também tentarei seguir as dicas do @Stain para a frutificação - retirar a argila para reduzir a umidade. O fruto que saiu primeiro veio com o píleo bem encharcado, como pode ver nas fotos. Acho que a baixa frutificação é devido à genética mesmo! :D

Entao... parece que vc ja tem todo controlado ai.. Boa sorte..
se quisier melhorar a genetica pode fazer repiques em agar o papelao!!
Isso ajuda !!

Última edição:
Bom, o que não foi colonizado ainda está encubado. Os outros já estão todos colonizados, deixei alguns dias para a consolidação (3 - 4 dias) pois ainda não tinha a argila em mãos. Até mesmo a camada de casing foi colonizada.
O que seria exatamente essa consolidação? Peguei o bonde no meio da viagem e fiquei meio assim. Depois que o copo fecha tem que deixar uns dias ainda na incubadora antes de aniversariar?

O que seria exatamente essa consolidação? Peguei o bonde no meio da viagem e fiquei meio assim. Depois que o copo fecha tem que deixar uns dias ainda na incubadora antes de aniversariar?
Olha, @PrincessToad, a consolidação do meu foi meio que sem intenção, pois deixei eles lá uns 3 - 4 dias até ter o terrário montado, mas mesmo assim ocorreu tudo bem. Acredito que não deve haver grandes problemas em aniversariar quando você vir que o copo está colonizado, mas a consolidação é uma garantia a mais de sucesso.

Back