Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
Solicitar uma espécie diferente ou uma raça diferente?
Hehe uma raça diferente, desculpe a confusão... Quando tiver uma boa experiência e conhecimento vou pedir Pans, mas isso só depois, uma coisa de cada vez.

Inoculei ontem de manhã 4 copos, minha vermiculita deu apenas p/ a mistura, os copos ficaram sem o selo em cima e embaixo, e pra varias eu esqueci a panela no fogo a agua secou o pano de dentro queimou todo, o fundo dos copos ficaram amarelos em baixo mas pelo lado de fora apenas... espero nao ter problema.. Inoculei com cultura liquida, depois preparei outra seringa de 10ml e guardei na geladeira com o pote de cultura embrulhados em papel aluminio e guardado em ziploc...
DSC00922.JPG DSC00923.JPG DSC00925.JPG

E vai umas fotos aqui do 1º flush do Casing 3... mais tarde coloco a foto da colheita e resultado da colheita... ja que ainda nao esta na hora.
DSC00926.JPG DSC00927.JPG DSC00928.JPG DSC00929.JPG DSC00930.JPG DSC00931.JPG DSC00932.JPG

Da pra ver claramente que a mistura de Fibra de coco+casca de pinus+ vermiculita e Calcario deram um resultado bem melhor doque Fibra de coco e Vermiculita... primeiro flush do casing 1 feito com 2ooml de spawn + solo- Fibra decoco + Vermiculita renderam 10 cogus...

O Casing 2 e Casing 3 Feito com 400ml de spawn mais solo Fibra de coco + Casca de Pinus + Vermiculita e Calcario renderam cerca de 60 cogus... praticamente 6x mais, sera que essa quantidade amais foi por ter o dobro de spawn, ou realmente o solo ajudou ?? abraços

Atualizando umas fotos dos outros casings...
AVaca estas se preparando pra sua segunda procriação... alguns pins aparecendo, parece que vai ter mais doque o primeiro, apesar que o primeiro veio compensado com um cogu enorme.
vaca2flus2.JPGvaca2flush.JPG
O Casing que era no pote de barro agora esta feito em tuppewar sem lugar pra acumular co2, e acho que o dunk tbm fez bem, pois tem cogu pelo casing inteiro e parece que vao ficar grandes.. 3flush iniciando... (lembrando que o 2º flush teve apenas 9cogus, e depois de dunkar e dar cold shock, o 3º esta carregado, e os cogus prometem ser grandes)
3flush2barro.JPG3flushbarro.JPG

1flushcasing3.JPG Aqui é o casing3 ja colhi 7 cogus ai do meio, mas eh bem dificil tirar sem machucar outros do pin entao vou deixar pra colher todos amanha cedo mesmo que alguns cogus esporulem...

Nóoo... show de bola total,amigo. Quando eu crescer quero ser como você! Sinceramente! :cool:
Obrigado Ashtar mas eu nao fiz nada que vc nao consiga é só seguir os passos com atenção, assepsia higienização os ingredientes e a dica da galera aqui que é sucesso na certa. valeu amigo boa sorte ae

Os australianos sempre com flush's alegres,parabéns! Bonito cultivo.
Valeu Kleber, achei muito legal cultiva-los, foi meu primeiro cultivo entao nao sei dizer oque tem de especial ou nao, mas gostei mto.. foi uma experiencia legal, agora só preparar um bom dia pra experimentar ele e ter outra experiencia...

Valeu Kleber, achei muito legal cultiva-los, foi meu primeiro cultivo entao nao sei dizer oque tem de especial ou nao, mas gostei mto.. foi uma experiencia legal, agora só preparar um bom dia pra experimentar ele e ter outra experiencia...

Espere pra tomar e você verá o que tem de especial! ;)

Bom cultivo e boa viagem!

Espere pra tomar e você verá o que tem de especial! ;)

Bom cultivo e boa viagem!
Com ctza vou esperar e ir me preparando ja! obrigado brother...

_________

Bom Dia Galera, eu ia tirar varias fotos agora do Casing3 que amanheceu lindão, mas minha mae levou a maquina pro trampo e eu fiquei no vacuo.... mas posso dizer que a colheita foi boa, colhi 105 cogus do Casing3, enquanto o Casing2 que tinha sido sucesso eu colhi 65 ... ou seja, o casing 3 foi mais que sucesso... hoje anoite tiro a foto deles no prato, e tiro a foto do casing grande, que os cogus estão bem pequeninos ainda e ja tem a grossura do meu dedo, prometem ficar grandes... tirei 2 chapuletas pra carimbar dos 2 cogus mais bonitos da colheita de agora... vmos ver como me saio, apenas pra teste, se ficar bom vou usa-los pra tirar 3 carimbos do mesmo chapeu igual ensina no tutorial.. e mais pra frente carimbo com chapeu grande... anoite eu colo de novo com as fotos. valeu galera um abraço a todos

Boa Noite galera, vou por as fotos do 1º flush do casing3 que colhi hoje de manha...
1flushcasing3.JPG DSC00940.JPG DSC00938.JPG 105 cogus casing3

DSC00943.JPG DSC00942.JPG DSC00941.JPG Casing que era no pote de barro, pelo jeito agradeceu o dunk-coldshock, no 2ºflush nasceram apenas 9 cogus... e nesse 3º tem praticamente o dobro e bem maiores...

DSC00944.JPG 2º flush da vaca
DSC00945.JPG2ºflush começando casing2, primeiro flush renderam 60cogus...
DSC00946.JPG Casing1 deu apenas 10 cogus no primeiro flush e agora o segundo flush esta meio estagnado,... ja dei umas boorrifadas de agua pensando ser falta, mais nao sei oque é.. vmos ver daqui pra frente.

Os Resultados foram:

1ºflush:

Casing1: 1,4g secos
Casing2: 60cogus secos renderam 7,5g
Casing3: 105cogus colhidos e ainda n foram secos, logo volto pra atualizar aqui.
Vaca: 1 cogu gigante e 3 pequenos, 1,2g
Casing de barro: 45cogus maiores nao lembrommais em torno de 8g secos...
2ºflush de barro deram 9 cogus, 4,5g secos...
nao tenho ctza se foi exatamente isso pq nao anotei e fiquei um tempo sem pc pra anotar no diario, mas tenho 26g secas por enquanto sem contar os 105cogus colhidos hj..

Retirei 2 carimbos pra ver como eu me saia, o papel aluminio ficou grande, e eu esqueci de deixar o carimbo secar, eu tirei a chapuleta limpei a parte de cima do papel e fechei... espero nao ter problema quanto a isso.... os carimbos foram bem pequenos, mas logo vou tirar dos cogus grandes.
DSC00948.JPG DSC00949.JPG DSC00950.JPG retirei a chapuleta maior e coloquei em outro papel pra tirar mais um carimbo. gostaria apenas de um conselho, envio esses carimbos a profungos ? eles nao estao totalmente pretos, mas tenho ctza q eu tomei todos os cuidados com assepsia, inclusive foi feito tudo em glovebox.. ele ficou o tempo todo la sem eu abrir des da carimbada até o fechamento. abraços

Última edição:
Salve, e salve cuba!

Em relação a ter fechado úmido, isso pode fazer com que os esporos germinem e torne o carimbo inviável hein ô.

Espera mais um pouco, vc está colhendo um flush atrás do outro e diferentes casing, vai confeccionando e aprimorando o manejo!

Aliás, o casing 3 ficou de gala!:)

Abs,
Thug

Salve, e salve cuba!

Em relação a ter fechado úmido, isso pode fazer com que os esporos germinem e torne o carimbo inviável hein ô.

Espera mais um pouco, vc está colhendo um flush atrás do outro e diferentes casing, vai confeccionando e aprimorando o manejo!

Aliás, o casing 3 ficou de gala!:)

Abs,
Thug
Então logo após que fechei o carimbo eu lembrei que tinha que deixar secando, eu ia deixar pra carimbar os ultimos flushs mais eu gostei tanto de colher esses cogus que me senti na obrigação de carimbar pelo menos pra garantir algum envio de volta a PF ja que ela proporcionou toda essa experiencia.. mas vou esperar pra carimbar mais pra frente. Valeu. abraço

Show de bola demais cubensisdedread... nem parece seu primeiro cultivo!! Muito produtivo! Tomara que eu tenha sorte de ter um primeiro cultivo excelente como o seu!! Começo o meu no máximo na quarta da semana que vem!!

Show de bola demais cubensisdedread... nem parece seu primeiro cultivo!! Muito produtivo! Tomara que eu tenha sorte de ter um primeiro cultivo excelente como o seu!! Começo o meu no máximo na quarta da semana que vem!!
Muito obrigado brother, cara só seguir o passo a passo que vc vai se sair melhor que eu ... nao tem segredo mesmo, só os cuidados... e começa mesmo e faz o diario pra galra acompanhar ... abraço e boa sorte ai

Bom Dia, mais uma colheita 2ºflush da Vaca...
DSC00959.JPG DSC00961.JPG DSC00962.JPG DSC00964.JPG... a Vaca foi pra Dunk-coldshock e antes de durmir volto ela pro terrario, só q depois q enxi de agua eu vi que tinha algumas primordias e uns abortos q nao tirei...

Os 4copos que inoculei com CL esses dias estão progredindo bem
DSC00965.JPG, nao teve selo de vermiculita nem em baixo nem em cima... acabou na hora, dando pra fazer apenas o substrato. Bom, espero estar fazendo bom proveito docarimbo que a PF me enviou, é um carimbo de tamanho pequeno parece ser de um cogu de 1º flush ou 2º flush, eu só usei metade por enquanto.. suficiente pra inocular 11 copos de inicio, uma seringa de 10ml que serviu pra reinoculação, emais uma cultura liquida de 150ml se nao me engano, e ainda tenho metade do carimbo... por isso se eu nao tirar carimbo agora, vou tirar mais pra frente, afinal tem mto cogu por vir.

Boa Noite CM, ja que todos frutificaram e estão por enquanto sem sinal de nada, vou postar o resultado até agora....
DSC00967.JPG DSC00968.JPG DSC00971.JPG ja tem um pouqinho de combustivel... ai Esta 1º 2º e 3º flush do casing grande, o 1º e ''2º'' flush do casing2, o 1º flush do casing 3 e 1º e 2º flush do casing da vaca.... e tbm o 1ºflush do casing 1... estão embalados a vacuo e logo irei fazer umas pastilhas...
Resultado total de 48g secas por enquanto.

aproveitando... gostaria de fazer uma pergunta. Depois da colheita do casing2 que renderam uns 65 cogus, ficou uns dias sem nsacer, ai nasceram apenas alguns cogus se nao me engano uns 6, de tamanho um pouco maior doque os primeiros... isso seria um 2º flush ? pq o casing 3 parece estar vindo alguns cogus só.. e to achando estranho ser 2º flush ja que o primeiro flush rendeu 105 cogus...

Última edição:
aproveitando... gostaria de fazer uma pergunta. Depois da colheita do casing2 que renderam uns 65 cogus, ficou uns dias sem nsacer, ai nasceram apenas alguns cogus se nao me engano uns 6, de tamanho um pouco maior doque os primeiros... isso seria um 2º flush ? pq o casing 3 parece estar vindo alguns cogus só.. e to achando estranho ser 2º flush ja que o primeiro flush rendeu 105 cogus...

dificilmente se vai ter um parâmetro igual entre as colheitas, sempre vai variar muito, é perfeitamente normal para os nossos métodos de cultivo.

Boa Tarde, Gostaria de pedir a algum moderador, que mudasse meu diario de 'em andamento' p/ completo....Pois ja postei todas as fases, os casing estao se recuprando pra outro flush então sera mesma coisa, ... estou com 4 copos colonizando, se eu for fazer algo dediferente tipo bulk ou bolo eu abro outro diario mais pra frente, ai coloco algumas fotos do final desse cultivo de agora... obrigado a todos que ajudaram valeu galeraaaa, até o proximo!

Última edição:
Acho que pedi pra fechar meu diario meio cedo hehe :( a vaca deu um lindo flush, e tenho uma duvida a respeito de um casing com mto aborto, estao começando agora a frutificar denovo... se puder postar mais alguma coisa com o diario completo alguem me diz, valeu

o_OPode sim cara! Enquanto tiver frutos provenientes deste cultivo acho digno compartilhar as fotos com a galera!
Vou Fazer isso então... ao invés de eu postar conforme fosse um diário, vou colocando as fotos mais bonitas. Vlew mano

Salve galera, uma foto do casing da vaca que esta lindo depois de dunk e cold shock, sem duvida mais produtivo doque o segundo flush... igualmente o casing grande que depois de dunk e cold-schock teve um flush mto bom.. agora esta se preparando pra mais um com varios cogumelos... vou por uma foto do meu substrato bulk, caso de olho de pra ve q fiz algo errado podem me falar, MISTUREI 4 copos de 200ml de humus, mais 3 copos de vermiculita e um copo de fibra de coco, uma colher de sopa de calcario... estou colocando nesse topico ainda pq como inoculei no mesmo tempo do cultivo vou considerar como mesmo cultivo... ai se tudo der certo eu abro um diario como Bulk 2 cultivo...

vacaneblina.JPG vaca tomando uma neblina matutina com umidificador hehehe, temperatura 23º...
pelo do gato.JPG Tive uma surpresa com esse copo, só consegui enxergar depois que a colonização passou pelo ponto, tem um pêlo do meu gato dentro hehe, se teve esse visivel, com ctza deve ter muito dentro da mistura.
bulk.JPG bulk para os copos debaixo. minha mistura eu fiz bsaeando 2/1 bulk/spawn .. como sao 4copos colonizados fiz bulk com 8 copos, coloquei 4 de humus 2 ou 3 de vermiculita n lembro , um de fibra de coco e uma colher de calcário.

colonized.JPG os copos estao sem selo, da pra ver certinho a colonização pelo fundo tomando conta.
Ps: Copos inoculados com Cultura Liquida.

se eu tiver fazendo algo errado por estar como completo o diario me digam, que vejo oq posso fazer pra acertar. obrigado

Back