Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
Valeu Anatman ... essa glove fcou bem melhor mesmo cabe com folga todos os objetos que são necessario. quero ver essa vaca ai brotando hehe um chapeludo bem em cima da cabeça dela kkkk

Valeu, anoite volto com as fotos dos pins...

Genial. Certamente tentarei.

Essa da vaquinha foi genial kkkk. Agora comecei a pensar em alguma coisa que eu tenho aqui em casa pra fazer algo assim também

Genial. Certamente tentarei.
Achei genial a idéia das pastilhas tbm cara ocupa bem menos espaço e pra comer eh bem simples... so faer ela do peso desejado.

Essa da vaquinha foi genial kkkk. Agora comecei a pensar em alguma coisa que eu tenho aqui em casa pra fazer algo assim também
Hehehe cara eu tava brisando aqui no quarto ai tava pensando em ideias pra casing, nao tinha comprado as quentinhas ainda, ai vi a vaca e imaginei um chapéu se abrindo em cima da cabeça dela hehe, ai como sobrou um copo e a quentinha eh grande resolv tentar nela... vamos ver os resultados.

Boa noite galera... vim fazer umas atualizações.... Acabei de montar um casing na quentinha com 2 copos colonizados de 200ml... aproveitei e tirei fotos do casing no pote de barro que esta a mil, com muitos pins... hj de manha estavam bem pequenos e agora anoite ja estao 'bem maiores'... eu tirei também foto da minha Cultura Liquida pq apareceu 2 pontos pretos nela, um no fundo e um no meio do pote, o do fundo ta preto o do meio esta mais amarelado... perto da tampa tbm apareceu, pensei entao em ser ferrugem, pq tenho quase ctza que quando fui inocular a CL nao tinha esses pontos.... se puderem me ajudar.
ponto cl 1.JPG Esse é o ponto mais forte, o do meio quase nao apareceu na foto... pode ser ferrugem ? estranho ferrugem no fundo do copo, chacoalhei com 'força' e nem se mecheu, pensei em ser algo solto....

2 copo casng.JPGcasng cobertura.JPGcasing pronto.JPGcasing tampado.JPG Casing feito agora com 2 copos... Fibra de coco, vermiculita, casca de pinus triturada e calcario.

DSC00629.JPGpin pote de barro.JPGpinis.JPGpn pote de barro.JPG Ai são os pins crescendo do casing no pote de barro feito com 4 copos de 200ml.
Tem mais uma quentinha com um copo de 200ml e mais o casing da vacaloca com 1 copo de 200ml tbm, hj foi mais um com 2 copos... e fim dessa semana tera o ultimo casing com mais 2 copos de 200ml que estão 90% colonizados.....
hgrometor novo.JPG finalmente chegou o higrometro novo e vi que estou conseguindo manter temperatura , ja que o higrometro antigo marcava 33% de umidade e 35ºgraus ... Bom logo volto com mais fotos... um abraço a todos.

Sucesso Cubensisdedread! Minha carta chegou na PF hoje!! Enquanto isso continuo acompanhando cultivos... lendo e sonhando com meus pequenos mágicos!!

Parabéns, sua dedicação é contagiante! hehe Abraços!!

Sucesso Cubensisdedread! Minha carta chegou na PF hoje!! Enquanto isso continuo acompanhando cultivos... lendo e sonhando com meus pequenos mágicos!!

Parabéns, sua dedicação é contagiante! hehe Abraços!!
Muito obrigado Edgar estou gostando bastante de me dedicar e ver os resultados, ja comecei empolgar quando vi que os 10 copos colonizaram sem contaminação, segue tudo certinho que vc vai ver que é sucesso cara... logo a carta ta com vc e vc começa, um abraço mano.

Belo trabalho, merecido pins mesmo! Eu to tendo dificuldade com meus casings acho que é porquê to colocando cedo de + no terrário... E ta pinando só em determinado cantinho. Mas vamo que vamo!

Continua assim brother, to com altas ideias vendo teu cultivo! Paz!

Belo trabalho, merecido pins mesmo! Eu to tendo dificuldade com meus casings acho que é porquê to colocando cedo de + no terrário... E ta pinando só em determinado cantinho. Mas vamo que vamo!

Continua assim brother, to com altas ideias vendo teu cultivo! Paz!
Valeu lourojose, vê oque a galera te diz pra ajudar, abrço e boa sorte pra nós. Paz

Boa Noite amigos, vou postar uma foto hj pq fiquei de cara com a velocidade que estão crescendo os cogus... e postar tbm a foto dos ultimos 2 copos que demoraram mais pra colonizar mais ja estão pronto... ao todo no cultivo foram usados 11 copos, 2 litros e 200 ml de Spawn colonizado.... fiz essa quantidade pensando em contaminantes, mas acho que segui o passo a passo corretamente. obrigado e um abraço a todos, nao vejo a hora de 'ir' pra australia.
DSC00664.JPG DSC00665.JPG comparando com a foto de ontem, exatamente 24hrs atraz eles ja deram uma bela crescida.

DSC00666.JPG 95% colonizado eu acho, sabado anoite vai pra dunk e cold shock e domingo anoite casing... depois volto com fotos do casing de ontem que esta colonizando o solo, e o da vaca eu tirei do terrario e coloquei no armario tbm, pq passaram 2 dias e nem sinal nem um de miscelio, os que foram pro armario em um dia ja tinha sinal demiscelio... nao sei se tem haver mais optei por fazer assim... bom que eu nao fico olhando o tempo todo no terrario tambem hehe. abraços

Galera eu queria perguntar uma coisa, atoa mesmo so pra saber... Reparei que conforme vai passando os dias parece que vai compactando o casing, ele ja descolou todo do barro, ta ate entrando luz pelo vão e nascendo um cogu de dentro... isso acontece pq ? pq vai crescendo cogu e diminuindo e 'bolo' ? nao tem oq fazer ne pra nao entrar luz nesse vão!!! ??
DSC00667.JPGDSC00668.JPGDSC00669.JPG

Galera eu queria perguntar uma coisa, atoa mesmo so pra saber... Reparei que conforme vai passando os dias parece que vai compactando o casing, ele ja descolou todo do barro, ta ate entrando luz pelo vão e nascendo um cogu de dentro... isso acontece pq ? pq vai crescendo cogu e diminuindo e 'bolo' ?

É o metabolismo do fungo, digerindo o substrato para fabricar suas guloseimas! nham nham :fome:

Galera Boa Noite, minha mae vai viajar e levar o pc, vou ficar sem postar nadaporenquanto mas vou sempre tirando foto, quando o pc chegar vou postar oque tiver na maquina...
Aqui vai algumas foto dehoje do primeiro flush do pote de barro, por enquanto foram colhidos 3 cogus, eu acho que até antes de eu medeitarvou colher mais um, nao quero acordar e ver cogu cm chapeu aberto hehehe .... Bom pra retirar o cogu agora pouco achei bem dificil nao tinha espaço pra mão pra fazer o movimento de 'rodar' entao estava quase descolando todos de uma vez ai com dificuldade consegui tirar apenas os que estavam com o veu começando a romper,um acabou rachando todo e ficando bem azulado no lugar, quando fui tirar 2 quase saiu o pin todo mas cnsegui e ficou um buraco grande no solo... mas ja deu pra ver mais ou menos como vai ser pra colher os outros daqui pra frente... bom aqui vai algumas fotos ja que vou ficar um tempo sem postar.
vaca sem sinal.JPG Casing da vacalca sem sinal de colnização do solo... 3 dias

casing clonizando.JPG Casing 2 com a colonização do solo boa, foi feito com 2 copos de spawn colonizado de 200ml.. pó de pinus, fibra de coco, vermiculita e calcario... cloniz perto.JPG

cains apenas3coguzs.JPGcasing so 3 cogus 2.JPG Esse é o casing 1 na quentinha com apenas um copo de 200ml de spawn colonizado, só 3 deram sinal de vida porenquanto.

galeratoda.JPGDSC00692.JPGDSC00687.JPGDSC00675.JPGcolhidos.JPG Foram colhidos por enquanto 3

primeiros cogus.JPGOs 2 Primeiros cogus do meu proprio cultivo da vida! hehehhe 3cogu.JPG 3º colhido, ta com o pin duro esse ai hehehehe
Buraco que ficou depois de tirar os cogus buraco dos cogu.JPG

Valeu Galera... só aqui uns bons dias volto a postar fotos... um abraço a todos. Salve

Pode esperar mais algumas horas para colher! Colha um pouco antes ou assim que soltarem o véu, vai ter melhor aproveitamento.

Boa Noite Galera, consegui colher uma boa parte agora aproveitando o pc aqui vou compartilhar com voces minha felicidade hehehe... bom dizer tbm que o casing da vaca eu tirei um poco da camada de solo que tinha exagerado por baix esta meio colonizado, estava seco entao umedeci e voltei pr armario... provavelmente prxima vez q for porstar fotos ja tera ela no meio... um abraço a todos
mais.JPG 1 só.JPG tudo mao.JPG tudo hoje.JPG

E amanha tem mais amanha tem mais.JPG !!! Valeu amigos.abraço a todos, vou registrando tudo e logo que o pc chegar volto com as fotos.

A e só pra registrar, que cogumelo forte em, naosai de jeito nem um descolou o bolo do pote o bolo chegou a ficar pendurad pelo cogu e nada de sair, tive que usar as duas maos e fazer bastante força, um dos cogus até esmagou um poco, posso virar, rodar, empurrar, puxar ele n solta hehehe, tive a impressã da fibra de coco ter ajudad mto niss, pq embaixo dos cogus ela estava em bastante quantidade grudada no misclélio restante , e muito bem grudada! mu8ito feliz galera... obrigado a todos

Já estou sem computador, vou ir falando sem fotos mesmo, pra ficar registrado no diario, e desculpem os erros de português e as letras 'comidas'. Bom hoje fiz o resto da colheita do casing de barro, ao todo renderam 45cogus 104g na balança pesado com o pote junto,que deve ser umas 15g ou menos,,, ficaram uns bem pequenos se nao me engano abortos, se n desenvolver vou retirar.... Hj dia 9 foi aniversariado o casing com 400 ml de spawn inoculados na quentinha, já esta colonizado o solo e foi pro terrario... Hj anoite mais 2 copos de spawn colonizado ira pra dunk-coldschock igual foram feito com todos, porém sem fotos. O casing na quentinha com apenas 1 copo colonizado já esta frutificando, hj já tem pin por toda quentinha hehe O casing da vacaloca depois que tirei o excesso de solo e umideci um pouco já esta tendo sinal de colonização creio que amanha a vacaloca estará no terrario também. Hoje anoite também vou desidratar meus australiana, pelo menos metade, e fazer as pastilhas... Vou tirar foto do processo todo e quando chegar o pc colocarei. Otimo fds a todos.

Última edição:
Bom dia galera, vim atualizar.... Sem fotos.
O casing da vaca esta completo a colonização vai pro terrario agora, o outro casing já esta todo colonizado e logo começa frutificar, o casing menor de fibra de coco e vermiculita já estao nascendo, e o de barro completou o flush já, tive muitos abortos, na verdade n sei qual é a media, mas foram uns 10 abortos.... Ontem foram os dois últimos copos de spawn colonizado pra dunk-coldshock e hj anoite sera feito o ultimo casing.... Ontem snoite coloquei metade dos australian para desidratar das 20hrs as 10hr de hj, vou fazer pastilhas magicas com eles heheh .... Ontem comi quase 2 pastilhas de b+ com minha namorada, a noite foi bem alegre, ela viajou e derreteu mto, foi primeira vez.... Eu vomitei bastante mAs foi otimo, queria essa limpeza a um tempo... Pra mim a noite teve momentos sinistros pq estou com alguns problemas desagradáveis na familia toda e posso dizer que entrei em umas bads mas consegui controlar respiração beber agua e lembrar que isso sempre passa e faz parte.... Abraço aos brothers

A bad faz parte. Serve pra fortalecer. Vamo que vamo.
Com certeza mano, já me sinto ainda mais preparado pra proxima. Abraço

Boa tarde galera, estava tudo bom demais pra ser verdade, por um erro meu acho que um casing nao ira sair como o planejado... O primeiro casing foi feito com um copo de spawn, o substrato de casing foi fibra de coco + vermiculita + pó de pinus mas caiu bastante terra que estava junto, quase n teve casca de pinus, e eu nao coloquei calcário, pq nao tinha ainda... Coloquei muito pouca casca de ovo mas tinha caído no microondas entao fiz outra mistura usando um pouco dessa, e nao acrescentei casca de ovo Pr controlar o pH.... Os cogus estao nascendo mais feios que os do pote de barro, um esta quase do avesso... Sorte que esse casing só usei um copo de spawn, mesmo assim tem uns cogumelos melhores no meio... Todos os outros casing inclusive o de barro foram usando calcário pra controlar o pH e os cogus do pote de barro ficaram lindos, só estou achando a camada dele meio amarelada, depois da colheita eh normal ? Vi que ele estava bem seco e borrifei agua... Agua, ele esta com um vão grande entre o bolo e o pote, pensei em começar jogar a agua por esse espaço pra nao provocar abortos, pode ser ? Valeu galera... Mais um aprendizado, ou faz tudo certinho ou agüente as consequências do erro... Tomara que esse casing com rosecomb renda algo. Abraços

Alguem sab dizer se devo tirar esse casing com rosecomb do terrario? mesmo sendo por ph do solo e nao contaminantes, pelo que li aqui n eh bem um contaminante ne...

Back