Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
Valeu mano
Mano, vc tá muito paranóico! :)

Não sei o que poderiam ser essas manchinhas, mas a limpeza que você fez já resolveu o problema.

Lindos cogumelos!

Valeu rain, eu fiquei encanado pq as manchas estava crescendo já pensei elas invadindo o casing e comendo meus frutos hehehhe, foi bom que dei uma limpada nele... A pro fungos me mandou 2 carimbos, to felizao e ansioso, vou deixar o outro terrario preparado, dessa vez vou fazer menos copos para fazer de todas as raças... Abraço, amanha cedo vo por as fotos dos cogus na colheita.

Fui la no quarto agora 23:50 dar uma olhadinha e vi que uns cogus tinha aberto, então resolvi colher os menores mais abertos e deixar uns pra carimbar, aproveitei e tirei umas fotos...
DSC01168.JPG DSC01170.JPG DSC01166.JPG DSC01171.JPG DSC01172.JPG

Última edição:
Eu vi um cogu decapitado! :morto:
Cara... suas fotos estão dignas de um bom designer gráfico.
Muito show! E essa do cogumelo goela abaixo também está muito engraçada!! Ficou 10. Parabéns!

BOM DIA, amigo dread, muito legal esse 5o flush, cogumelos perfeitos! :cool:
Obrigado Ashtarrrr, logo o seus copos estarão fazendo isso ai tbmmm!!!

Eu vi um cogu decapitado! :morto:
Cara... suas fotos estão dignas de um bom designer gráfico.
Muito show! E essa do cogumelo goela abaixo também está muito engraçada!! Ficou 10. Parabéns!
hehehe valeu irmaooo!!! boa sorte ai em.abração tamo junto

Se alguma coisa sobreviver à um banho de água sanitária e Lysol, toma cuidado que acho que é fungo do Hulk ou do Super homem!
Brincadeira :feliz: , como disseram, a única coisa que faltou nesse cultivo (e nem tanto, como os resultados demonstraram) foi um pouquinho de paciência! É só relaxar e cuidar o micélio com muito amor que ele vai te recompensar. Aliás, aí está o erro de grande parte dos cultivadores, ficar paranoico e ficar mexendo toda hora, tentando resolver as coisas, muitas vezes acaba piorando!

Enfim, não estou dizendo que não é pra ficar preocupado com fatores que tecnicamente não deveriam estar acontecendo, mas também não adianta ficar paranóico. Novamente, parabéns pelo lindíssimo cultivo, esperamos que seja o primeiro de muitos.

tão lindos mesmo, parabéns brow! :)
Obrigado Louro valeu mesmo!!!!

Se alguma coisa sobreviver à um banho de água sanitária e Lsol, toma cuidado que acho que é fungo do Hulk ou do Super homem!
Brincadeira :feliz: , como disseram, a única coisa que faltou nesse cultivo (e nem tanto, como os resultados demonstraram) foi um pouquinho de paciência! É só relaxar e cuidar o micélio com muito amor que ele vai te recompensar. Aliás, aí está o erro de grande parte dos cultivadores, ficar paranoico e ficar mexendo toda hora, tentando resolver as coisas, muitas vezes acaba piorando!

Enfim, não estou dizendo que não é pra ficar preocupado com fatores que tecnicamente não deveriam estar acontecendo, mas também não adianta ficar paranóico. Novamente, parabéns pelo lindíssimo cultivo, esperamos que seja o primeiro de muitos.

ÉÉ eu realmente fiquei mechendo mto, eu sento na frente do terrário toda hora fumando um e fico pensando oque pode ser melhoradoo heauheauheuaeha ai acabo mechendo mto, mas foi bom pra aprender, com ctza os proximos ja vao ser feito na base da verdadeira paciencia, pq eu aprendi q se seguir o passo a passo certinho funciona, entao vou unir a paciencia ao passo a passo e curtir melhor os cultivos... valeu irmao ;)

Atualizando...
Casing2 3º flush bem timido, na verdade o 2º flush tbm foi minsculo perto do primeiro 1ºflush...
DSC01202.JPG DSC01203.JPG DSC01204.JPG DSC01205.JPG

O casing3 esta estagnado, sem formação de primordias nem nada, ja fazem alguns dias hoje levei pora dunk e coldschock denovo durante umas 5 horas apenas pra ver muda algo...
e tbm dunkei o Casing grande que encerrou o 5ºflush... ou o 6º nao lembro... depois vou conferir
DSC01201.JPG
O casing da Vaca encerrou o 5º flush e tbm ja foi dunkado com coldschock, vamos ver se tera forças pro 6º flush....
Ja olhei ai no diario, e esse flush que encerrou foi o 5º mesmo! Rumo ao 6º

Última edição:
Otimo trabalho cubensisdedread,

Obrigado por compartilhar!
Eu que agradeço Insider, aprendi muito com voces. um abraço

Bom dia Galera, fui tirar umas fotos do inicio da vida no bulk, e resolvi tirar do inicio do 6º flush da vaca.. e do casing3 que nao frutifica faz mto tempo, acho q deve ter algo errado com ele... dps do 2º flush eu dunkei, e ficou varios dias sem sinal de nada quase 1 semana, depois dunkei por 5 horas e ja fazem 3dias, e nem sinal de nada... alguem tem algo a dizer ?
DSC01242.JPG acho q esse é o ultimo flush da vaca...veio apenas 2.
DSC01243.JPG casing 3, a parte escura é sombra. ele tinha sido dunkado junto com o casing 2, porem o casing2 ja frutificou o 3º flush e ja esta aparecendo primordias do 4º flush..porisso acho que tem algum problema com esse casing3.... ele foi oque foi mais produtivo até agora, rendeu 105 cogus no primeiro flush e no segundo acho que 10... sera que o miscélio se esforçou muito e agora esta 'cansado' ? valeu galera... Boa semana pra todos.

Última edição por um moderador:
Pra mim é o fim do ciclo de vida! ;)

Enterre o substrato colonizado em algum lugar. Assim ele também ajuda o ecossistema nos seus momentos finais!

Pra mim é o fim do ciclo de vida! ;)

Enterre o substrato colonizado em algum lugar. Assim ele também ajuda o ecossistema nos seus momentos finais!
Poo eu pensei nisso, mas mesmo ele dando apenas 2 flush ? :( que triste hehehe quanto ao lugar a enterrar vou ter que ver, pq moro em condominio, com alguns jardins, mais cheio de segurança la em baixo creio q cavar a grama aqui daria problema hehehe... agora sim o 1ºcultivo esta começando a chegar ao fim!!!! Valeu rainnn

Isso, já produziu muito, cumpriu um ciclo, agora dificilmente terá mais frutos, se insistir só deve atrair contaminantes.

Obrigado as dicas, irei seguir... agora a ultima atualizada desse cultivo.
Fui dar uma olhada no vidro e vi no cantinho do casing que estamos falando de descartar um único cogumelo, irei colher na hora certa e desfazer de todos os casings, afinal todos fizeram seus trabalhos perfeitamente.(pelo menos eu gostei do resultado, foi meu primeiro cultivo, sem nem um copo contaminado)
DSC01256.JPG DSC01257.JPG DSC01255.JPG

Vaca com ultimo flush se despedindo da cm... quem sabe não a utilizo em um próximo cultivo, com outra raça.
DSC01258.JPG

E aqui vai o resultado final do meu primeiro cultivo... (sem contar esses 2 cogu, q nao farão diferença).
DSC01267.JPG DSC01266.JPG

Obrigado a ajuda de todos. Agora sim Diário oficialmente COMPLETO ! abraços. acompanhem 2ºcultivo australian -bulk.

Back