Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
cubensisdedread,

Estude bem essa parte da regra:

:teo_seta_direita: Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens sem com pouco espaço de tempo ou mensagens de outros usuários entre elas.

Não dá para você ficar emendando mensagens e desorganizando o fórum desse modo.

Rosecomb não condena um cultivo, não precisa separar dos demais e pode comer os frutos.

Obrigado Moe! Eu já sei oque ocasionou isso, fui borrifar agua sanitaria com agua no chão no pé do terrario, e nessa direção tinha um furo sem tampar bem na direção desse casing, tenho quase que certeza que foi isso. Obrigado pela noticia.

Nesse exato momento estou pasteurizando o substrato desse ultimo casing, esta esfriando e logo montarei. Os copos estao em dunkcoldschock e logo montarei e colocarei no armário pra colonizaçao do solo. O casing da vaca esta otimo com o solo completamente colonizado, o casing da quentinha2 esta todo colonizado tbm, logo estará frutificando. Obrigado a todos, estou tirando fotos, quando chegar o pc posto todas juntas. Boa semana galera

Boa tarde amigos, continuo sem pc pra por fotos e isso ta me deixando meio preocupado, estou pensando q pode estar acontecendo algo errado, sei la... A quentinha2 que esta com o solo todo colonizado nao aparece pin nem nada, ja fazes dois dias que esta no terrario todo coloizado, o casing da vaca tbm.... A primeira quentinha que deformou alguns frutos nasceram nem 10 cogus, o do pote de barro o primeiro flush foi lindo, quase 50cogus grandao bonitos, mas agora o segunda flush esta vindo com poucos cogus, bonitos mas bem poucos, tem uns bem pqninos que nao parecem abortos mas nao crescem... A umidade esta, 99% mas cai ate 90% e assim fica oscilando .. Mas as bordas das quentinhas nao estao enxarcadas nem com excesso de umidade, parece ate secas... Pensei em estar fraco o flush pq foi feito apenas com 1 copo colonizado, o pote de barro cm flush bonito e grande foram 4 copos, penso q pode ser isso... Espero que a quentinha2 que esta com 2 copos de spawn de um flush mais bonito... Pq o da menor foi bem tosquinho... Estou tirando fotos e depois posto tudo de novo...
Minha cultura liquida estava estagnada, eu tinha inoculado com seringa multiesporos, 3 mls.... Ficou quase 1 semana sem sinal de nada, ontem de manha inoculei novamente com o resto da seringa, um total de 4 mls, estava carregada de esporos ( nao raspei nem metade de 1/5 do carimbo pra seringa da cultura)fui dar uma olhada agora e os esporos parece ja ter 'eclodido' ( nao sei se esse nome eh correto) e ja esta se formando miscelio, pelo visto coloquei esporos pra caramba pq ja esta bem branquinho... Vou tirando foto tbm. Um abraço a todos

Segundo flush do pote de barro já iniciou, mas com apenas 9 cogus lindos e 'gigante' e parece ter muito abortos, no primeir flush teve bastante tbm, pensei em ser excesso de umidade... Entao parei de molhar, mas msmo assim continua os abortos, pensei entao na possibilidade de ser CO2 por conta do tamanhno da borda do casing... O resto esta sendo controlado perfeitamente luz, umidade, temperatura, segurança e a troca de ar tbm do terrario, mas nao sei do interior do casing... O casing com fibra de coco e vermiculita que teve 1 copo só deu um flush bem pequeno com apenas 9 cogus de tamanho pequeno, compara ao primeiro flush do pote de barro, que tiveram 45 cogus de tamanhno bom.... Por enquanto o resultado foi:1 flush do pote de barro - 14g de cogus secos..
1 flush do casing 1 - 1,4 g de cogu seco...
Hj olhei de perto o casing 2 e a coisa prometeee, tem muitas muitas primordias, se realmente forem primordias hehehehe... Tirei varias fotos, segunda anoit o pc esta de volta e posto todas..
Hoje foi pro terrario o casing3 na quentinha...
E a cultura liquida que inoculei com os 4ml da seringa multiesporos esta indo muito bem agora, estava estagnada. Cada dia que passa fica mais bonita, porem esta cheio de esporos.
Entao ficou assim

Pote de barro com 4 copos de spawn de200 ml colonizado, pinus fibra de coco e vermiculita, calcario -iniciando 2 flush
Casing1 - 1 copo colonizado de 200ml fibra de coco e vermiculita - fim do primeiro flush
Casing2- 2 copos colonizados200ml solo fibra de coco pinus e vermi. - iniciando 1 flush
Casing3- 2 copos colonizados de 200 fibra de coco pinus e vermic.- terrario hj, terminando de colonizar solo
Vacadoida - Começando nascer primordias.

Um abraço galera, logo o diario fica Mais bonito com as fotos.

Bom dia rapa...
Noticias felizes hehe
O casing2 que foi feito com pinus fibra de coco vermicukita e calcario, tem muito muitommuitos pins, acho que foi por estar com controlador de ph... O pote de barro tirei uns cogus enormes, nao tirei print pq vou esperar mais uns flush e de outro casing... O de barro nasceu menos e tem tido abortos, tenho ctza que eh o acumuolo de co2 porcausa da borda grande... O casing da vaca começou nascer hj tbm, um cogu bem atraz da cabeça dela... Porenquanto é só, ja tem umas 20 fotos pra colocar.. Um abraço a todos...

Estou doido pra ver essas fotos, mano. Cria um álbum específico desses seus cultivos! :)
Entao Ashtar o album so da pra criar, se nao me engano, quem é usuario contribuinte, no meu caso ainda nao sou... Mas as fotos vao ficar salvas e um dia eu vou colocar sim hehehe

Espero um dia ver as fotos e ver você com vários álbuns, contribuindo pra CM e para nosso crescimento. Está valendo!

Espero um dia ver as fotos e ver você com vários álbuns, contribuindo pra CM e para nosso crescimento. Está valendo!
Com ctza, mandando alguns carimbos tbm... Cara onde consigo agulha grossa pra seringa ? Minha cl ta quase pronta to pensando em fazer mais 1 casing...

Boa tarde, colhi os cogus do 2 flush do pote de barro, e agora dunkei ele, mas como nso sei fazerisso direito, eu enves de por o pote na agua, coloquei agua no pote... Afinal o pote eh mto grande, a questao é que eu nao sei se era hora certa de fazer...
O problema maior é que o substrato diminuiu muito e agora as bordas do casing estao gigantes, pensei em mudar de lugar ja que virou um bolo compacto... Isso pode ser feito? Pq o pote de barro vai dar mto acumulo de co2 ja estou tendo mtos abortos e penso ser isso... Vou ver se tenho algumw toppeware que caiba

Pelo que ando lendo por aqui, creio que nessa mudança de endereço seria conveniente você por uma base de 1 a 2cm de vermiculita seca no vasilhame novo. Me corrijam se eu estiver errado! :geek:

Pelo que ando lendo por aqui, creio que nessa mudança de endereço seria conveniente você por uma base de 1 a 2cm de vermiculita seca no vasilhame novo. Me corrijam se eu estiver errado! :geek:
Vermiculita esterelizada, e pode ser umida, mas como saiu do dunk acho q seca esta bom.

Boa noite galera, duNkei o pote de barro mas n ia poder deixar ate de manha entao fiz tudo hoje... Coloquei 2 litros de agua, impossivel afunda-lo ja que nao tem tampa o pote, cobri com papel film meio apertado e afundei ele algumas vezes....eu medi o tamahnho que estava o 'bolo' dentro do pote e comprei uma tapewar que coube certinho, cobri o pote tdo cm fita isolante, fiz uma camada de vermiculita pasteurizada em baixo e coloquei o 'bolo' Que encaixou perfeito ficando uma borda pequena, coloquei uma camada pequena de verm pasteurizada em cima tbm e no vão e mandei pro terrario.. Segunda as fotos estao ae

Bom Dia galera, o casing2 feiro com 400ml de spawn, e solo- pinus triturada vermiculita fibra de coco e calcario praph, o casing esta cheio cogus pra todos os lados, acho que o pote de barro deu muitos abortos e menos cogu porcausa da borda alta mesmo, acumulando c02.... O casing da vaca, de tanto eu querer que nascesse um cogu na cabeça dela, nasceu... E pelo jeito ele vai ser grande, e logo do lado tem mais 4 menores. O casing1 de verm+fibra de coco esta iniciando o 2 flush.. Ele foi feito com apena 200ml de spawn, a quentinha eh grande e entao ficou mto espalhado o substrato e bem no fundo primeiro flush renderam uns 13 cogus, 1,4 g secos... O casing de barro eu retirei o bolo do barro, coloquei em umatoppewar que encaixou certinho, depois 'salpiquei' a vermiculita por cima, e preenxi com vermiculita o vão entre o bolo e o pote.... O casing3 esta quase completa a colonizaçao do solo e espero que frutifique igual o casing2 que esta muito lindo.... Estou com 80 fotos, mas ate segunda feira vou ter mais, e os cogus que estao pequenos, com ctza estarao grandes, entao vou escolher as melhores fotos e posto.... Bom dia, ate segunda.

Gostaria de doar carimbos de autralian pra alguem experiente da comunidade que estivesse interessado, pra ajudar a propagar a raça.. Pq eu como é primeira vez nao edtou com anta confiança de tirar muito, e vi aqui que ja tiveram uma dificuldade em cultivar P.Cubensis Australian, pretendo tirar uns 5 carimbos ou mais, é oque cabe na glove ... Moro num predio que esta todo em reforma, tiro muita poeira todo dia, entao quanto mais eu fizer e demorar acho que mais risco tem... Eu tirei uns cogus lindos do 2 flush do pote de barro que iriam ficar otimos, mas fiquei tao empolado que ja tirei na hora do veu romper e ja sequei... Agora vou vendo qual usarei pra carimbo, espero realmente tirar carimbo. Gostei mto de conseguir cultivar e espero passar carimbos pra outras pessoas terem esse prazer tbm.

Vou fazer isso entao... Espero de coraçao que sejam util meus carimbos hehe.

Boa Noite Galera, finalmente as fotos
flush e segundo flush - casing de barro, cortei coloquei no tunel de vento e sequei com aquecedor... Ao todo 45 cogus, 95g frescos... sequencia primeiro flush e segundo flush... dunk e troca de recipiente
1remessa 1flussh2.JPG1remessa1flush.JPGladin barro.JPG2remessa1flush.JPG cogugrand.JPG2flushbarro.JPG2flushabrindobarro.JPG2flushtodo.JPGtunel de vento.JPGsecando.JPG barrodunkado.JPGmudando de local.JPGcasingnovo.JPGcasingnovo2.JPG primeiro flush-1flushtodobarro.JPG

1º Flush Casing 1 feito com 1 copo apenas de spawn 200ml
primeiro flushcasing1.JPGprimeiroflush 1 casing.JPGrose.JPGcasing1.JPG

2º Casing - 2 copos de spawn 200ml, fibra de coco casca de pinus vermiculita e calcario
vidacomeçocasing2.JPGcasing2grand.JPGcasing222.JPGcasing2.JPG casing2cheio.JPGcasing2lind.JPG casing2aberto.JPG1 flush todo casing2.JPG

3º Casing3 mesmos ingredientes do 2- esta começando a pinar agora, semm fotos. logo estara lindo igual o casing2.

4º Casing da Vaca feito com 1 copos de 200ml de spawn colonizado, rendeu apenas 4 cogus, mas 1 deles bem grande...

casingvaca.JPGvaca oi.JPGvacaemcima.JPGcogu vaca.JPG

Bom Galera por enquanto é só... acabei de esterelizar 4 copos de 200ml de FAI, pra inocular com minha cultura liquida, que depois de reinoculada funcionou... estou pretendendo fazer um bulk com esses copos usando Humus de Minhoca vermiculita e fibra de coco e calcario, mas isso nao vou abrir diario e nem por aqui... inclusive nao sei quando pode encerrar o diario... vou esperar dar o primeiro flush do Casing3.
cultura liquida.JPG
Bom Galera tem muitas fotos mas é pq acumulou, estava sem pc. abraço a todosss

dá pra ver uma boa diferença ai no seus copos de spawn 200ml, fibra de coco casca de pinus vermiculita e calcario, ou é impressão minha?
parabéns, muito bom o cultivo!

dá pra ver uma boa diferença ai no seus copos de spawn 200ml, fibra de coco casca de pinus vermiculita e calcario, ou é impressão minha?
parabéns, muito bom o cultivo!
Tupy, eu achei também... A quentinha que foi feita com apenas um copo de spawn e coberto com apenas vermiculita e fibra teve um rendimento menor, eu pensei em ser a quantidade de spawn pois usei apenas 200ml, e no processo de pasteurização meu saquinho hermético derreteu e eu tive que colocar pinus mas acabou caindo muita terra dessas cascas e eu nao tinha calcário, pensei em ser isso que deixou essa quentinha (casing1) com o flush meio tímido, sem correção de pH e pouca quantidade de spawn.... Já o casing2 teve 2 copos de spawn, e solo foi fibra de coco vermiculita e casca de pinus com corretor de pH Calcário, teve um flush lindao.... O casing3 esta todo frutificado hoje igual o casing2, inclusive feito com mesmos ingredientes...... O casing da vaca teve mesma cobertura de solo e corretor de pH, e foi usado tbm apenas 1 copo de spawn, rendeu um cogu gigante e 3 pequenos, enquanto no casing 1 feitocom 1 copo de spawn fibra+vermiculita eu tirei uns 9 cogus pequenos, Mas o resultado final foi praticamente o mesmo entre os dois, deram quase2g secos... Ai fiquei pensando que a quantidade de spawn tbm pode ajudar a dar um fluxo maior Ne... Afinal o pote de barro que tiveram 4 copos de spawn, nasceram no primeiro flush 45cogus 'grandinhos', logo o segundo flush e agora esta apontando o 3 flush com bastante cogu gigante. O notbok aqui de casa quebrou, preciso acionar a garantia e tentar arrumar, enquanto isso nao vou por mais fotos mas vou fotografando todo processo, pra quando eu tiver pc, agente encerrar o diário. Hj vou mandar carta a profungos pra solicitar uma espécie diferente, e tbm enviar uns carimbos, mas nao hoje. Abraço a todos

Back