Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
Boa noite galera preciso de uma ajuda, estava andando em uma loja hoje que vende materias para casa, decoração contrução, jardinagem etc... fui na parte de jardinagem e achei la estrume de gado, 2 kilos, eu tinha achado apenas de 20 kilos... mas estava escrito que é terra organica misturada com estrume.... e eu tinha lido aqui em algum topico que nao eh bom usar a terra organica por ter compostos organicos... serve ou nao serve ? eu pensei em comprar e misturar um pouco nessa camada bulk que eu fiz com humus de minhoca e fibra de coco, pensei em misturar um poco... e pasteurizar no microondas deixa com algum cheiro ou algo assim ? hehehe valeu galera... os copos estão 100%colonizados,só um que esta faltando um pouquinho... os casings foram todos dunkados e a vida no terrario esta 'voltando'.

Última edição:
Não sei se mistura para solos é 100% certa, porque vem com terra mesmo. O ideal seria esterco puro, misturado com vermiculita, ou turfa com vermiculita.

Se tiver terra, a camada de casing pode compactar, comprometendo o cultivo.

Boa Galera, Agora sim os copos atingiram 100%... o terrário esta praticamente pronto, falta apenas o vidro de cima... eu estou sem grana,pensei em cortar minha caixa organizadora que eh transparente e usa-la, mas a caixa custou 50, o vidro ficaria uns 10 então talvez a pressa não compensa, afinal antes do terrario vou colocar pra colonizar o solo...
DSC01040.JPG no isopor interno vai o pote com agua e pedra porosa, coloquei pq com a 'transpiração' da garrafa com gelo o terrario enxarca e acaba vazando pra fora.
DSC01041.JPG coletividade na quebrada

. logo estara chegando meu pedido da profungos, espero ansioso pra ver qual raça vou dar inicio a um novo cultivo. abraço galera

FOTO E COMENTARIO DO COPO COLONIZADO REMOVIDOSPOR ESTAR EM OUTRO DIARIO.

Última edição:
Que show sua montagem dos terrários!! :) Profissa mesmo!

Me diz uma coisa... como você fez para encaixar um joelho na saída do umidificador?

E outra coisa também... Aquele compressor de ar na caixa da esquerda, é para mandar ar para o terrário, certo?

Ou ele circula o ar entre os dois isopores?

Que show sua montagem dos terrários!! :) Profissa mesmo!

Me diz uma coisa... como você fez para encaixar um joelho na saída do umidificador?

E outra coisa também... Aquele compressor de ar na caixa da esquerda, é para mandar ar para o terrário, certo?

Ou ele circula o ar entre os dois isopores?
Obrigado Rainnn!! Então o umidificador eu acho que a boca dele tem 1 polegada se nao me engano, eu retirei a tampinha de plastico original ai ele ficava igual um vulcão, comprei um cano pvc que encaixa nessa entrada do umidificador( ele tem a boca de uma largura e pra baixo vai diminuindo) ai nesse cano eu coloquei o 'joelho' que tem 2 saidas... ficou tipo um T ... ai nas pontas eu coloquei a mangueira sanfonada... o compressor de ar da esquerda é pro terrario que esta embaixo dele, o outro terrario vai ter um compressor de ar em cima tbm igual.. fiz no esquema do terrario do Anatman, pra colocar o compressor numa garrafa com água, sem necessidade de colocar agua no terrario todo!!! valeu mano abraços.

Última edição:
Show!

Mas... você vai colocar água no terrário? O umidificador já daria conta não?

Pelo que eu li em fóruns gringos, o vapor do umidificador tem dificuldade de passar pelos canos, e sair do outro lado.

Quando você liga ele, o vapor viaja legal pelos tubos?

Valeu!

Show!

Mas... você vai colocar água no terrário? O umidificador já daria conta não?

Pelo que eu li em fóruns gringos, o vapor do umidificador tem dificuldade de passar pelos canos, e sair do outro lado.

Quando você liga ele, o vapor viaja legal pelos tubos?

Valeu!
Sim sim o vapor entra muito bem, com o cano colocado no umidificador parece que faz pressão e a neblina sai com força, na força média o terrario fica praticamente coberto com a neblina imposssibilitando de ver o casing... pra vc ter ideia, eu deixo ele no minimo bem minimo mesmo, e a umidade se mantem 99% mas quando coloca a garrafa de gelo a umidade cai rapido... pra n deixar o umidificador ligadoo tempo todo e gastar mto coloquei o timer, ele liga e desliga de 15 em 15 mintos, tempo exato de quando esta caindo a umidade... e quanto a neblina viajar bem pelo tubo, ela vai perfeitamente sim. tem umas fotos ai pra traz que eu tirei, a neblina cobrindo o casing da vaca.. da pra ver apenas a pontinha da vaca e do cogu... pra tirar a foto eu tinha deixado o umidificador 2 minutos em potencia maxima... ai o que eu tava testando aqui, pra deixar os dois terarios em umidade boa, vou deixar na potencia media... ai manda pros dois terrarios por igual

Show! Obrigado pelas dicas aí cubensisdedread!

Agora me lembro, vi a foto com a neblina, mas não tinha associado!

Esse esquema aí promete! Com certeza vai render bons frutos!

Acompanhando! :)

Eu uso um daqueles canos amarelos, conduíte, tenho obtido bons resultados também, talvez os canos de pvc reto não são tão bons!

Show! Obrigado pelas dicas aí cubensisdedread!

Agora me lembro, vi a foto com a neblina, mas não tinha associado!

Esse esquema aí promete! Com certeza vai render bons frutos!

Acompanhando! :)
Que isso mano tamo junto :D!! qualquer coisa q for util só falar...

Eu uso um daqueles canos amarelos, conduíte, tenho obtido bons resultados também, talvez os canos de pvc reto não são tão bons!
Eu ia usar esse tbm, mas n consegui achar na loja... na verdade eu procurei meio por cima, pq o cano sanfonado da maquina de lavar veio com a polegada exata pra encaixar, a saida do umidificador é do mesmo tamanho da entrada da maquina nem sabia mas encaixou igual uma luva hehehe

Galera, alguem pode me responder.... gostaria de saber se a borra de café tem uma finalidade especifica na mistura pra bulk... vou usar humus de mnhoca + vermiculita + fibra de coco e calcario( e eu misturei uma boa quantidade que tinha sobrado do casing que era vermiculita casca de pinus fibra de coco e calcario, entao ficou tudo isso + humus de minhoca).... é bom usar a borra de café, e qual a quantidade ?

Boa Tarde Galera, a vida no terrario esta 'voltando' depois q todos os casing foram dunkados... apenas o casing da vaca e o casing grande que estão sem nada por enquanto, eles encerraram o 4º flush... o casing 1 3ºflush e o casing2 e 3 o 2ºflush...

DSC01047.JPG Essa parte do casing3 ficou muito azulada depois do dunk, antes estava um azul mais forte, nao foi colhido nem um cogu nessa parte antes... pode ter sido oq isso ? eu nao forcei nem apertei nem nada, pelo menos q eu lembre,ficou na geladeira mas n parece que foi batido.. o cogu q ta nascendo do lado ta parecendo q tera uma deformação tipo rose, pode ser algo q eu derrubei ?(nao faço ideia oq)
DSC01048.JPG Casing1 3º flush
DSC01049.JPG !!! logo posto eles grandes...

Pra nao postar seguido, vou postar aqui mais espero que vcs vejamm...

DSC01053.JPG Casing1 hj
DSC01054.JPGDSC01055.JPG

Última edição:
Boa Noite... mais colheita
DSC01065.JPG DSC01066.JPG DSC01067.JPG DSC01068.JPG bejinho da maldita rose:X3:
DSC01069.JPG DSC01072.JPG

Galera preciso de uma ajuda ... o primeiro casing que foi pro terrario, feito na quentinha com apenas um copo colonizado... ele se nao me engano esta no 3º flush, poucos cogus, ele tava meio estagnado e depois do dunk nasceram... mais hj fui tirar o aborto e de repente o solo despedaçou, fiquei curioso e dei uma cavada com a pinça e de repente uma quantidade mto grande de uma paradinha branca, com cheiro de cubensis mesmo e aparecendia de um braco meio areia de praia, sei la... eu n sei explicar mas era um farelo estranho parecendo fermento biológico ,... isso pode ser por o casing estar cansado ? ou melhor tirar logo do terrario ? hj foi tirado um cogu grande saudavel... e um agora anoite um meio feinho...
DSC01070.JPGDSC01071.JPG tirados hj pareciam saudaveis
DSC01076.JPG DSC01077.JPG DSC01078.JPG DSC01079.JPG DSC01080.JPG e ai oque pode ser galera ?
DSC01081.JPG cogu de agora anoite saio com o chapeu melecado.
Me ajudeeeeeem galera...

Agora anoite, 22:00hrs
DSC01088.JPG DSC01089.JPG DSC01090.JPG mais meninos santos pro banho de calor pra ficar na crocancia!!

Última edição:
Alguns frutos saem com o chapéu "melecado", isso é normal.

Não me parece uma contaminação, mas está um tanto estranho! Tem um jeito de você separar esse casing dos demais?

Alguns frutos saem com o chapéu "melecado", isso é normal.

Não me parece uma contaminação, mas está um tanto estranho! Tem um jeito de você separar esse casing dos demais?
Obrigado mano... tem sim eu tenho umas caixas plasticas aqui que era os antigos terrarios.... vou providenciar isso logo. valeu :)

flush timido da vaca - DSC01100.JPG DSC01103.JPG

rumo ao 5ºflush do casing grande q era de barro antes - DSC01101.JPG DSC01102.JPG

O casing1 que estava todo estraho foi descartado agora, tinha um algodao mto grande por cima do buraco que cavei tirando aquele substrato estranho... optei por jogar fora sem ficar correndo risco de estar cultivando contaminante, afinal estou mexendo com terrario novo e nao gostaria de esporos malditos pelo meus terrarios...
até logo.

Boa Noite galera hoje fui dar uma olhada no terrario ver os cogus que estao crescendo bonito, e reparei que tem aparecido umas manchas no isopor, no começo achei q fosse terra que caiu e dissolveu e ficou marcado... mas começou ficar meio esverdeado e em mais quantidade... ai nao pensei duas vezes e mudei tudo de terrário...tentei lavar o isopor mas sem chances eh muito grande, o tanque eh mto pequeno, ia dar uma bagunça... ai joguei lysoforme com um pouco de água e deixei por uns minutos depois tirei joguei pouca agua da maneira que deu, mas fiquei inseguro,, tentei esfregar as manchas e nada de sair, ai borrrifei bastante agua sanitaria e deixei secar... agua nao sei se uso denovo ou não, arrumei outro esquema pra nao ficar com agua acumulando no novo terrario e espero que funcione... quero dica de voces de me desfaço do isospor ou se posso usar tranquilo...

bolor1.JPG bolor2.JPG bolor3.JPG esses apareceram na parte do chão do terrário...
cabelo 1 e2.JPGcabelo.JPGcabelo3.JPGpelo dedo.JPG Esses do lado do terrario estava ficando azul, mais azul do que verde, ai qudno vi de perto eram pedaços de cabelo que ficaram coma termolina,,, esse azul pode ser prejudicial,oq poderia ser ? na ultima foto na pontinha do meu dedo esta o cabelo que tirei onde estava azul.
'Lavado' com Lysol e agua sanitaria.
lavadocom lysol e agua sanitaria.JPG

Agora ao inves de colocar agua com pedra porosa, eu deixei apenas o compressor de ar no chão do terrário pra circulação de oxigenio sem pedrinha porosa, e dentro do pote que ia agua coloquei um pano que tira toda umidade, ai sempre q trocar o gelo troco o pano, assim nao escorre agua no terrário.
esquema novo.JPG...
Eai posso reutilizar esse terrário, alguem sabe oq pode ser e oq pode ser feito mais ? sorte que coube tudo no terrário novo com a bacia do bulk...

Agora as noticias boas....

flush bonito do casing grande, ele ta no terrário novo pra limpeza do primeiro,e ontem anoite a vaca foi pra dunk, pra ver se inicia o 5º flush tbm... agora nao tenho certeza se é o 5º ou o 6º flush do casing grande...
failiareunida.JPG 5º flush casing grande.JPG 5ºflush casingrande1.JPG 5ºflush casingrande2.JPG 5ºflush casingrande3.JPG 5ºflush casingrande4.JPG 5ºflush casingrande5.JPG 5ºflush casingrande6.JPG 5ºflush casingrande7.JPG 5ºflush casingrandeneblina.JPG 5ºflush casingrandeneblina2.JPG neblina da manha.JPG manhã de neblina e sol no meu pasto de mentira.!!!

Boa Noite

Última edição:
Mano, vc tá muito paranóico! :)

Não sei o que poderiam ser essas manchinhas, mas a limpeza que você fez já resolveu o problema.

Lindos cogumelos!

Back