Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Clonagem - Strain: Flórida

Diário de cultivo completo.
Boa Noite. Há um tempo estou querendo fazer uma clonagem, ja tinha lido sobre e fiquei enrolando, até q resolvi arrumar uns materiais pra tentar fazer pela 1°vez.

Estou com um Casing de Flórida a um tempo no terrário e esta dando o 4°Flush, escolhi o cogu maior e mais bonito e iniciei o processo... coloquei os materiais na glovebox: Bisturi, papel encharcado com alcool 70%, e os vidros de cl esterilizados na panela de pressão, as tampas de borracha injetável tbm foram esterilizadas na PP... todos eles embrulhados em papel alumínio e retirado apenas dentro da Glove.

Abri o cogu grande com a mão seguindo a assepsia correta, com o bisturi tirei pequenos pedaços do interior. Uns potes tiveram pedaços menores que o outro. Eu fiz 6 potes pra aumentar as chances de sucesso, cada pote cabem 50ml. A cl foi feita com 250ml de água e 5g de Dextrose dessas sem sabor comprada em lojas de suplemento... Quero agradecer ao @kinney pela ajuda em arrumar os potes. E agradecer ao @Amaral que deu algumas dicas....

DSC04223.JPG DSC04224.JPG
O Cogumelo escolhido.

DSC04235.JPG
Trabalho feito na Glove(não tirei foto no meio do processo pra não aumentar as chances de erro).

DSC04233.JPG DSC04234.JPG
pote 2 e 3, tem mais 4.

DSC04238.JPG
O cogumelo tinha uma biomassa bonita por dentro, não era oco e ficou BEM azul na hora.

DSC04236.JPG DSC04237.JPG
Guardado esperando a colonização.

Logo volto com atualizações....
 
Última edição por um moderador:
Assista o vídeo que indiquei acima (tem legenda em português), talvez você mude de opinião.

A maioria dos editores de vídeo/imagem tem a capacidade de rotacionar. Ler o manual também ajuda.
 
Ficou bom o vídeo mano! Para um primeiro, está excelente! (Olha que deu trabalho hein hehe)

Quanto à focagem, deve ter uma opção para deixar ela fixa. Parabéns!
 
Os copos inoculados com a CL-3, estão devagar na colonização. Hj vou abrir furos pra troca de Co2, o micélio está bem bonito. Logo estará pronto p/ montar :D Vou montar Casing e Bulk.
CAM00279.jpg CAM00277.jpg CAM00278.jpg CAM00280.jpg CAM00286.jpg
 
Preparei um pote de milho pra inocular com CL do Clone de Flórida, pretendo montar um bulk.
Fervi por 30 minutos os mihos
Deixei de molho 24hrs
coloquei algumas gotas de água sanitária
deixei 24hrs de molho e depois lavei bem
coloquei de molho com calcário de conchas 24hrs
lavei bem, sequei e esterilizei em PP por 90minutos.

Usei um copo de conserva com a tampa original furada. Colei com durepox uma tampa de borracha injetável, retirada de um medicamento. Esse vidro eu usava pra fazer CL e sempre ficou saudável, sem contaminar. Hoje fiz um teste, quis usar ele pra inoculação, e achei ótimo. Eu fecho o pote com a tampa mesmo, sem rosquear pra não lacrar, assim quando abrir a PP para retirar os potes basta dar uma rosqueada pra fechar, sem precisa por papel aluminio e etc. Para fazer a inoculação basta injetar o liquido e retirar a seringa, o furo na borracha se fecha sozinho.

CAM00298.jpg CAM00294.jpg CAM00295.jpg CAM00300.jpg
dimybob.jpg Paz e Boa Semana a TODOS!
 
Última edição:
@cubensisdedread , eu creio que um pote muito alto como o que você utilizou pode dificultar na manipulação do micélio, mas não o impede, é claro.

Creio que a colonização se daria de uma forma melhor em um vidro mais baixo e largo. Da próxima tente usar um mais gordinho! :)
 
No programa "Lapse it", defina "Configurações/Focus mode/fixed, creio que isso vai resolver o problema de foco variável.

Falando em "Lapse it", quando a gente encerra uma sessão e gera o time lapse, ele produz um arquivo mp4 com o nome que você quiser, que pode ser passado, como qualquer outro arquivo de vídeo para o hd do computador e postar na net.

Como sempre, @cubensisdedread , AULA de cultivo!
 
@cubensisdedread , eu creio que um pote muito alto como o que você utilizou pode dificultar na manipulação do micélio, mas não o impede, é claro.

Creio que a colonização se daria de uma forma melhor em um vidro mais baixo e largo. Da próxima tente usar um mais gordinho! :)
Obrigado Rain, pela dica. Realmente esse é bem alto e eu uma vez fiz um pftek nele, e mano, tive um trabalhão pra tirar com a colher mas estou providenciando uns vidros de conserva de tamanho menos e mais gordinhos. To tentando achar em 1,99 pra não precisar comprar as conservas hehehehe. Obrigado mano !

No programa "Lapse it", defina "Configurações/Focus mode/fixed, creio que isso vai resolver o problema de foco variável.

Falando em "Lapse it", quando a gente encerra uma sessão e gera o time lapse, ele produz um arquivo mp4 com o nome que você quiser, que pode ser passado, como qualquer outro arquivo de vídeo para o hd do computador e postar na net.

Como sempre, @cubensisdedread , AULA de cultivo!
Oi Asht, verdade, eu achei essa opção mesmo no Lapseit, o problema foi q pro Ipad como ele era desatualizado, tive q por um outro programa... ele tema opção de deixar o foco fixo, mas o problema q essa opção nao afeta a camera, eu deixo com o foco desligado mas eu acho q o próprio ipad fica tentando focar... ai eu tirei no ipad a opção de Foco Automático... mas da mesma maneira ele fica com a imagem indo pra frente e pra traz, acho q o jeito mesmo, é deixar num local que não tenha alteração de luz pq no meu quarto tem a luz do quarto, e a luz da janela q constantemente está com a cortina sendo aberta e fechada. E pra atrapalhar, o meu terrário tem janela dos lados, tentei cobrir com um pano preto mas mesmo assim a luz entra :(
Mas nada de desistir. Obrigado Asht, abraço!
 
Tentei isolar o micélio saudável do copo contaminado em bda, apenas pra ver como era o procedimento, e contaminou.
A contaminação esta parecendo bactéria, pelas placas q eu já vi contaminada em foto com bactéria, parece que fica uma ''meleca'' por cima. A cor é marrom escura, na parte q encosta no vidro esta quase preta, mas pra dentro do pote está marrom.... a qualidade dessa câmera é horrível. E o cheiro do copo era azedo, cheiro de fermentação, acho q a contaminação do Bda deve ser a mesma do copo, afinal a mancha de contaminante estava pra todo lado, mas tentei pegar apenas um pedacinho da parte Rizo do cubensis, e junto com ele foi pro Bda um pedacinho de arroz.

O conselho seria jogar fora assim mesmo, ou poderia cortar o bda com uma faca q eu não uso e jogar apenas o bda ele fora e reutilizar o pote fervendo deixando de molho em agua sanitária e etc ? Obrigado. (Meu medo de jogar fora assim, é comprometer a segurança de alguém, caso pegue do lixo com curiosidade de ver oque é, abre e acaba cheirando ou sei la ate mesmo colocando o dedo e pondo na lingua pra ver se é de comer hehe). Posso jogar agua sanitaria dentro, e ai jogar fora.

CAM00346.jpg CAM00347.jpg CAM00348.jpg CAM00349.jpg
 
Última edição:
Inoculei um saco de PP com substrato de pó de coco e arroz integral. Inoculei com Cultura Lquida do Clone.
CAM00423.jpg CAM00417.jpg CAM00377.jpg CAM00420.jpg CAM00378.jpg

Estou com 5 copinhos americanos completando 95%, inoculados com CL do Clone tbm.
CAM00424.jpg
4 potes maiores, quase 100% tbm do clone.
CAM00376.jpg

Esses dias postei a foto de um pote de milho, que eu coloquei tampa injetável.
CAM00179.jpg
Conversando com o @Anatman eu aprendi que podemos fazer uma tampa dessa de um modo mais fácil, usando Embolo de Seringa... E como minhas Seringas estão velhas, vou aproveitar pra fazer vários potes desses. Estou postando aqui pra ficar de ideia, caso alguém se interesse. O pote fica muito bom, pois não precisa de papel alumínio na parte de dentro, durex e etc. Apenas rosquear a tampa logo q abrir a PP e injetar o liquido( CL ou agua com esporos) pela borracha, logo que tirar a agulha, o furo se fecha.
CAM00411.jpg CAM00412.jpg CAM00416.jpg CAM00414.jpg
Salve.
 
Última edição:
Bom dia... o indicado foi pra eu continuar com os bolos ao invés de fazer bulk ou casing, mas eu estava mesmo decidido a montar casing, e assim foi feito. OS bolos ficaram dunkado durante 24 horas, depois quebrei e montei um casing com os 3 bolos e uma camada fina de vermiculita esterilizada úmida.
De início nasceram apenas 2 cogus, que por sinal estão ficando monstrinhos... eu pensei que ficaria apenas neles, mas hoje vi que está pinando cogu pelo casing Todo. logo atualizo :)
foto (8).JPG
 
Boa Tarde.
Valeu a pena quebrar os bolos e montar casing :)

Nasceram 2 cogus q ficaram feiões, nem abriu o chapéu.. Pensei q fosse nascer só ele, pelas dicas de preservar os bolos e não fazer casing, pensei q só nasceria os 2. mas um dia depois começaram aparecer os pins... agora estão se desenvolvendo :D
DSC04737.JPG DSC04738.JPG DSC04740.JPG DSC04742.JPG DSC04747.JPG
DSC04739.JPG DSC04743.JPG DSC04745.JPG DSC04746.JPG
Coloquei o time lapse a pouco tempo, pra registrar o crescimento dos menores e a abertura do chapéu dos maiores.
DSC04748.JPG

Estou com uns potes colonizados, vou montar Casing e Bulk, ai vou colocar pra filmar o Time-Lapse desde o início.

:)
 
Sim Asht... o programa q eu usei pro passado não era esse, era o Osnap! ai nao tinha essa opção. Mas agora estou usando o lipseit ja coloquei o foco infinity, que fica a imagem toda focada sem alteração. Uma pena pq estava filmando des de o início, mas acho que o celular não gostou de ficar mto tempo na bateria ligado na tomada, então ele desligo e apareceu um desenho como se ñ tivesse bateria.. entao pra nao forçar mto eu deixei ele desligado, e retornei a filmagem com os cogus grandes já, mas como eu disse, é tudo um aprendizado. Quem não arrista não petisca e tbm não aprende; Obrigado, um abraço e ótimo fim de ano :D

Atualizando os copos da incubadora.
Esses dias postei aqui a foto de um pote de milho que eu montei com tampa injetável.
11 dias de inoculação, mais 1 semana creio que fica 100%.
O micélio não ficou 100% rizo em todas as partes, mas está bonito e estou empolgado pra montar um Bulk com esse clone.
DSC04751 (2).JPG DSC04752 (2).JPG DSC04753.JPG DSC04754 (2).JPG

5 copinhos americanos. 3 inoculados com a CL-3 do clone, e 2 cm a CL-1 ... (Hoje tenho apenas a CL-1 a outra contaminou com cobweb cm alguma seringa contaminada).
DSC04755 (2).JPG DSC04756 (2).JPG DSC04757 (2).JPG

E 4 potes inoculados com a CL-3, que foram os primeiros potes a ser inoculados. Vou montar Casing.
DSC04758 (2).JPG DSC04759 (2).JPG

Logo que chegar meu PDA , vou continuar a clonagem dele, quero clonar um cogu nascido do Bulk com milho, creio q será bem bonito...
vamos nessa, bom Fim de Ano a todos...
 
Última edição por um moderador:
Back
Top