Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Clonagem - Strain: Flórida

Diário de cultivo completo.
Boa Noite. Há um tempo estou querendo fazer uma clonagem, ja tinha lido sobre e fiquei enrolando, até q resolvi arrumar uns materiais pra tentar fazer pela 1°vez.

Estou com um Casing de Flórida a um tempo no terrário e esta dando o 4°Flush, escolhi o cogu maior e mais bonito e iniciei o processo... coloquei os materiais na glovebox: Bisturi, papel encharcado com alcool 70%, e os vidros de cl esterilizados na panela de pressão, as tampas de borracha injetável tbm foram esterilizadas na PP... todos eles embrulhados em papel alumínio e retirado apenas dentro da Glove.

Abri o cogu grande com a mão seguindo a assepsia correta, com o bisturi tirei pequenos pedaços do interior. Uns potes tiveram pedaços menores que o outro. Eu fiz 6 potes pra aumentar as chances de sucesso, cada pote cabem 50ml. A cl foi feita com 250ml de água e 5g de Dextrose dessas sem sabor comprada em lojas de suplemento... Quero agradecer ao @kinney pela ajuda em arrumar os potes. E agradecer ao @Amaral que deu algumas dicas....

DSC04223.JPG DSC04224.JPG
O Cogumelo escolhido.

DSC04235.JPG
Trabalho feito na Glove(não tirei foto no meio do processo pra não aumentar as chances de erro).

DSC04233.JPG DSC04234.JPG
pote 2 e 3, tem mais 4.

DSC04238.JPG
O cogumelo tinha uma biomassa bonita por dentro, não era oco e ficou BEM azul na hora.

DSC04236.JPG DSC04237.JPG
Guardado esperando a colonização.

Logo volto com atualizações....
 
Última edição por um moderador:
Belo cultivo, dread!! Confesso que ainda não li todos os posts, pq realmente o seu esquema tá massivo, mas dei uma flanadinha pelas 8 páginas. Mas os cogus estão lindos, parabéns pela clonagem (muito) bem sucedida, dá gosto ver as fotos!

Só uma coisa, no time lapse me pareceu que tem dois cogus com o chapéu rachado, mas pode ser impressão, já que eles estão de perfil e não dá pra ver direito... mas se realmente for isso (uns "cortes" em X ou linha no chapéu), pode ser um sinal de baixa umidade. Nunca tentei usar uma bomba de aquário sem nenhum outro umidificador (perlita ou argila expandida), vc chegou a medir pra ver se a umidade na câmara fica alta?

Outra coisa que eu percebi ultimamente é que, mesmo se o ambiente estiver bem úmido, sempre compensa borrifar água nos casings umas 2-3 vezes por dia. Li por aí que isso ajuda a reidratar o substrato, que é uma coisa que não vai acontecer sozinha mesmo se vc estiver com um rh de mais de 90%

Abraços e boas energias pros novos bulks :D
Obrigado @Uru-Eu-Wã-Wã . Eu uso compressor de ar com pedra porosa na água, e tbm uso umidificador. A umidade tem sido mantida nos parametros, 99% até aparecer o primeiro pin, e dps disso varia de 90 a 95%... Tome cuidado ao borrifar água diretamente no casing quando estiver colonizado ou colonizando, isso pode matar o micélio causando tipo um ''overlay'', fica uma camada morta de micélio por cima parecendo um plástico, evitando q frutifique. O ideal seria antes de montar os casing, dunkar os bolos q serão quebrado, ou então injetar água com Agulha e seringa quando estiver colonizado o casing, borrifar eu acho q vale a pena apenas quando monta o casing e a vermiculita ainda n esta grudada(colonizada) pq se dunkar assim vai soltar tudo... então eu quebro os bolos dunkados monto casing e borrifo agua de vagar na camada casing.. mas quando o micélio avançar pro casing já corta o borrifador.. Uma coisa q eu faço quando o casing está a uns dias no terrário é abrir uma garrafa e cuidadosamente colocar água nele, vc vai ver q ele vai ''sugar'' a água de uma vez.. só precisa tomar cuidado com o acumulo de água no fundo, facilitando contaminação por bactéria.


_______________

Atualizando, acabei de montar o Bulk e mandar pra incubadora. Agora só aguardar, aqui uns dias dou uma olhada pra ver se está correndo sem contaminação.
Acho q foi o maior bulk q ja montei, o de Tksss ficou quase desse tamanho, mas esse ai parece estar mais pesado.
DSC04934.JPG DSC04935.JPG DSC04936.JPG
 
Última edição:
Agora só aguardar, aqui uns dias dou uma olhada pra ver se está correndo sem contaminação.
Acho q foi o maior bulk q ja montei, o de Tksss ficou quase desse tamanho, mas esse ai parece estar mais pesado.

Santa fartura, batman! Isso que é um senhor bulk. :eek:h:

Uma pequena dica, na parte superior do bulk, não deixe grãos/spawn expostos. Reserve um pouco de bulk para fazer uma leve camada superior, assim diminui as chances de contaminação.
 
Santa fartura, batman! Isso que é um senhor bulk. :eek:h:

Uma pequena dica, na parte superior do bulk, não deixe grãos/spawn expostos. Reserve um pouco de bulk para fazer uma leve camada superior, assim diminui as chances de contaminação.
Obrigado a dica, Cosmik. Até sobrou o bulk mas eu realmente não pensei nisso na hora. das próximas vou fazer isso.
 
Boa Tarde. Hoje finalmente comprei meu BDA de qualidade, ja coloquei uns potes pra esterilizar pra repicar o flórida eo Shimeji... e Vou tentar resgatar um carimbo de 2011 que eu tenho de Thai Na Muang. tentie cultivar umas 5 vezes sem sucesso, os esporos nem dao sinal de vida... vamos ver nesse BDA

Tem a atualização do Casing no Cranio tbm. Pena q agora da pra postar apenas 10 fotos e nao 20.

CAM00571.jpg CAM00568.jpg CAM00570.jpg
CAM00580.jpg CAM00582.jpg CAM00581.jpg

Casing Crânio
CAM00576.jpg CAM00577.jpg CAM00579.jpgCAM00578.jpg

Quando tiver pra postar, mais fotos do que apenas 10, pode colocar em 2 posts ? ou agora o permitido será apenas 10 fotos por atualização ?
Obrigado. Boa tarde e bom fds :D
 
Quando tiver pra postar, mais fotos do que apenas 10, pode colocar em 2 posts ? ou agora o permitido será apenas 10 fotos por atualização ?

Agora a limitação é de 10 fotos por atualização. Em breve vamos anunciar a mudança.
 
Boa Noite, Atualizando o diário, fiz o repique de 2 placas pra outras 6.
Preparei o PDA novo q comprei e fiz 6 potes de sopa de bebê... usei apenas 150ml de água e 4g de PDA.

Repiquei o micélio de Flórida pra 3 ''placas''
CAM00588.jpg CAM00589.jpg CAM00593.jpg CAM00594.jpg CAM00595.jpg

Aproveitei e
Repiquei o micélio de Shimeji pra 3 ''placas''
CAM00586.jpg CAM00590.jpg CAM00591.jpg

Agora estou no aguardo de ver o resultado no PDA novo, e atualizo aqui pra vocês verem tbm !

Fiz um Time-Lapse do processo, pra quem quiser ver, este é o link.



Boa Noite, abraços.
 
Última edição:
Bom Dia galera, fiquei meio preocupado, fui dar uma olhada se estava correndo tudo certo com o bulk, mas apareceu um ''bolor'' verde na ponta de um pedaço de Spawn, eu fiquei sem saber oq fazer e cuidadosamente retirei com uma colher esse pedaço de spawn q estava começando a contaminar.. Pela cor do contaminante, eu estou achando diferente do Tricho... parece um verde mais claro e mais aveludado, espero q não tenha esporulado no bulk :/ Fiz o minimo movimento possível.

Gostaria de uma dica, devo cobrir esse bulk já com vermiculita, ou ainda espero colonizar mais ? Alguém tem ideia que contaminante pode ser ? ele estava apenas na ponta de um pedaço de spawn pftek!
CAM00604.jpg CAM00606.jpg CAM00605.jpg

Bom dia e bom fds :D
 
parece algo que já aflorou da própria matéria orgânica, difícil dizer com certeza. Tentar manter bem aerado pra evitar o ambiente propício a proliferação de bactérias.
 
parece algo que já aflorou da própria matéria orgânica, difícil dizer com certeza. Tentar manter bem aerado pra evitar o ambiente propício a proliferação de bactérias.
Ele esta incubando no armário, a quase 30°c ... seria muito errado eu colocar a camada casing, e mandar pro terrário ? pq pelo menos no terrário ficaria bem aerado e com a temperatura baixa por eu usar gelo e umidificador.... Obrigado, @tupy
 
eu já mandaria pra frutificar, e nem usaria camada de casing, mas ai vai de cada cultivador
 
Boa Tarde... Por causa daquele ''bolor'' verde q apareceu eu resolvi colocar o bulk no terrário, por ter uma troca de ar grande e temperatura baixa. A parte que tinha o bolor verde eu tirei e tirei um pouco em volta pra tentar garantir. Optei por cobrir com vermiculita esterilizada por ter grãos de milho por cima, coloquei por segurança.
O casing no Crânio segue muito bem, na parte do olho e do nariz já está formando nós hifais. E o casing q está no 3° flush tbm esta pinando.
CAM00613.jpg CAM00621.jpg Crânio casing.
CAM00612.jpg Casing que antes eram os bolos, q foi feito time lapse. Iniciando 3° flush.

Bulk aniversáariado hoje. A bandeja ficou na medida certa da janelinha, vou tentar fazer um time lapse dele tbm... quero fazer com o da caveira, tomara q o bulk pine dps da caveira.
CAM00610.jpg CAM00614.jpg CAM00608.jpg CAM00609.jpg

Abraços.
 
seria muito errado eu colocar a camada casing, e mandar pro terrário ?

Eu sempre fui fã dos casing. nem que seja apenas leve camada de vermiculita umedecida. Minha intuição sempre diz que o micélio adora esse "conforto" extra.

Se intenção é por a camada e logo em seguida por o casing no terrário, então recomendo que seja uma camada bem fina. Ou uma camada com baixo valor nutritivo (ex. peat moss).
 
Eu sempre fui fã dos casing. nem que seja apenas leve camada de vermiculita umedecida. Minha intuição sempre diz que o micélio adora esse "conforto" extra.

Se intenção é por a camada e logo em seguida por o casing no terrário, então recomendo que seja uma camada bem fina. Ou uma camada com baixo valor nutritivo (ex. peat moss).
isso, foi feito uma camada fina de vermiculita esterilizada e logo dps umedeci ela. valeu, Cosmik
 
Última edição:
Boa Noite, atualizando uma foto tirada agora. Amanha eu atualizo eles quando estiverem sendo colhidos, com os chapéis abertos. O crescimento foi rápido praticamente um pouco mais de 24horas.
DSC04960.JPG
 
Bom Dia Galera. com muita felicidade venho atualizar os meninos... Crescimento desse flórida está sendo muito rápido... O terrário tem se mantido em temperatura fria(24°c) e mesmo assim o crescimento e desenvolvimento se completou em um quase 2 dias. Ontem quase 2 da manha postei uma foto, tirei essas fotos de agora hj de mana umas 8 hrs... ou seja... em apenas 6horas os cogumelos cresceram Muito. Agora a foto pra vocês.
Estou muito feliz com essa clonagem q eu fiz... iniciei botando fé, mas sem imaginar q daria tão certo.
DSC04964.JPG DSC04965.JPG DSC04966.JPG DSC04969.JPG DSC04971.JPG DSC04976.JPG DSC04977.JPG DSC04979.JPG DSC04980.JPG CAM00660.jpg
 
Back
Top