Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Clonagem - Strain: Flórida

Diário de cultivo completo.
Boa Noite. Há um tempo estou querendo fazer uma clonagem, ja tinha lido sobre e fiquei enrolando, até q resolvi arrumar uns materiais pra tentar fazer pela 1°vez.

Estou com um Casing de Flórida a um tempo no terrário e esta dando o 4°Flush, escolhi o cogu maior e mais bonito e iniciei o processo... coloquei os materiais na glovebox: Bisturi, papel encharcado com alcool 70%, e os vidros de cl esterilizados na panela de pressão, as tampas de borracha injetável tbm foram esterilizadas na PP... todos eles embrulhados em papel alumínio e retirado apenas dentro da Glove.

Abri o cogu grande com a mão seguindo a assepsia correta, com o bisturi tirei pequenos pedaços do interior. Uns potes tiveram pedaços menores que o outro. Eu fiz 6 potes pra aumentar as chances de sucesso, cada pote cabem 50ml. A cl foi feita com 250ml de água e 5g de Dextrose dessas sem sabor comprada em lojas de suplemento... Quero agradecer ao @kinney pela ajuda em arrumar os potes. E agradecer ao @Amaral que deu algumas dicas....

DSC04223.JPG DSC04224.JPG
O Cogumelo escolhido.

DSC04235.JPG
Trabalho feito na Glove(não tirei foto no meio do processo pra não aumentar as chances de erro).

DSC04233.JPG DSC04234.JPG
pote 2 e 3, tem mais 4.

DSC04238.JPG
O cogumelo tinha uma biomassa bonita por dentro, não era oco e ficou BEM azul na hora.

DSC04236.JPG DSC04237.JPG
Guardado esperando a colonização.

Logo volto com atualizações....
 
Última edição por um moderador:
Vai ser bem interessante observar a formação das primórdias! :eba:

Tricota... tricota... hehe
 
Boa Noite Galera, eu nunca fiz bolo, mas creio q está sendo uma boa Pinagem né ? Ansioso pelo Time-Lapse
CAM00124.jpg CAM00126.jpg CAM00125.jpg CAM00127.jpg CAM00129.jpg

Galera, eu ia inocular uns sacos de PP com Serragem Grama seca Farelo de Centeio e pó de coco, com Shitake... mas as Cl´s estavam feias, então fiz 2 inoculaçãoes com as Cl´s Mais bonitas de Shitake, e com o saco de PP q sobrou, eu inoculei com a CL Clonada de Flórida... Vamos ver como o Cubensis vai sair nesse Substrato... inoculei mesmo só pra nao perder o saco de Substrato :D
 
Última edição:
tá ótimo meu, nota 10 pros bolos!
Obrigado, Tupy. Isso poderia dizer ser resultado da clonagem ? O Cogu que eu clonei estava em cluster. Alias, era ele e outro cogu. Não sei se 2 cogus juntos são considerados um Cluster. Mas estou bem animado e feliz com os resultados do momento.
 
Shoow demais mano, ansioso pelo time-lapse tbm! Good vibes!
 
Valeu Tucano, esse 1° Flush esta vindo bem carregado, porém os cogus estão pequenos. Mas esse foi só o prieiro time-lapse. Ja estou com uns potes da Clonagem quasse 100% vou montar casing ou bulk, ai sim vai ser lindo filmar com o time-lapse !
 
Boa Noite, a situação dos bolos está assim: Fotos tiradas Agora.
CAM00166.jpg CAM00167.jpg CAM00168.jpg
CAM00197.jpg CAM00199.jpg CAM00200.jpg CAM00203.jpg
CAM00178.jpg

Time Lapse registrando tudo, 1200 fotos até agora...
 
Última edição:
Um cluster seria um aglomerado ou uma concentração se fosse pra traduzir + ou -, aqui se tem um belo exemplar :

cluster1.jpg

foto: @cubensisdedread
 
Boa Noite, Gostaria de ajuda pra identificar se esse copo está contaminado. Inoculei ele com a Cl-1 Clonada, inoculei 3 copos... 2 copos estão só com micélio Rizo, e esse copo foi o unico que apareceu essas manchas brancas, parece micélio mas apareceu rápido e esta deixando o arroz com cara estranha.... Oque vocês acham, micélio algodoado mesmo ou pode ser contaminante ? Esta bem diferente a parte de cima da de baixo.
CAM00190.jpg CAM00191.jpg CAM00192.jpgEstou pensando em abrir ele amanha na Glove, aproveitar a parte de cima está saudavel, e tirar a parte Rizomórfica com os materiais necessários e passar pra uma placa de BDA que está pronta... ai descarto o resto... Assim tento fazer o Isolamento do Clone.

Tem 2 copos iguais a esse aqui de baixo, que foram inoculados com a mesma CL na mesma hora que o de cima.
CAM00193.jpg
 
Última edição:
Cosmik, é que essa mancha algodoada apareceu em um dia... Os outros copos (no total mais 6 copos) foram inoculados todos juntos, e apenas esse criou isso... e foi bem rápido, por isso achei estranho.. os outros continuam apenas rizo mas na mesma velocidade.
 
Cosmik, é que essa mancha algodoada apareceu em um dia... Os outros copos (no total mais 6 copos) foram inoculados todos juntos, e apenas esse criou isso... e foi bem rápido, por isso achei estranho.. os outros continuam apenas rizo mas na mesma velocidade.

provavelmente já estava desenvolvido no interior, mas só agora "pipocou" pra fora
 
Clonagens e isolamentos são uma loteria, tudo pode acontecer, nada é 100% garantido, assim como cultivos multiesporos!!!
Os bolos estão com uma pinagem ótima cub, parabéns pelo empenho :)
 
Boa Tarde. Ontem eu postei fotos de um copo q eu Achava estar contaminado, e eu estava certo. Isolei um setor rizomórfico da parte de cima que estava saudavel, passei ele pra um BDA. Na hora de jogar o copo fora, eu retirei o substrato do copo e senti um chiero bem azedo, o cheiro lembrava bem Cerveja.... ou seja, era de algo fermentando... Fiquei curioso pq os outros 2 copos inoculados com a mesma CL estão saudaveis.
Área de trabalho preparada. (Lembrando que fiz isso apenas para estudar, como seria isolar um micélio saudavel de um copo colonizado. Mas se o resultado der certo, ótimo)
CAM00219.jpg.
Copo Contaminado que foi feito isolamento do setor "rizo". a parte de baixo era contaminação mesmo, com cheiro azedo
CAM00220.jpg
Ágar estava estéril dez do dia 26/11
CAM00221.jpg
Materiais na Glove
CAM00222.jpg
Isolamento em BDA "feito".
CAM00223.jpg CAM00226.jpg

Agora Aguardar os resultados, desse Isolamento da Clonagem.
 
Última edição:
Perfeito, mano... vamos ver o q acontece com essa cirurgia micelial. Espero q não tenha trazido consigo o contaminante deletério; tomara que se desenvolva saudável e frutifique profusamente como é de Lei. Força aí
SHO KU REI
SHO KU REI
SHO KU REI
:cantar:
 
Boa Noite, ou não tão boa... Encerrei o Time-LApse, mas fiquei triste pelo seguinte... A camera do meu tablet ela fica focando e desfocando toda hora, eu desativei o foco automático e pensei q seria o necessário, porém não foi :( O video ficou parecendo q está com ataque epilético, focando e desfocando o tempo todo bem rápido.. mas deu pra acompanhar todo crescimento até abertura do véu. Só que, eu não estou conseguindo passar do tablet pra lugar nem um, eu exporto pra email, facebook e youtube e vai apenas uma foto.
Então estou tentando aqui, quebrando a cabeça... enquanto isso eu tirei umas fotos pra não ficar em aberto caso o Time Lapse de errado. MAs enfim, foi meu primeiro, ja vi nas partes q errei.. logo eu tento montar um de qualidade com um casing ou bulk já que bolo eu não farei mais !
CAM00252.jpg CAM00254.jpg CAM00256.jpg CAM00257.jpg CAM00258.jpg CAM00259.jpg CAM00262.jpg CAM00263.jpg CAM00264.jpg CAM00265.jpg CAM00266.jpg

CAM00260.jpg CAM00261.jpg Estrago causado pelo Umidificador.

Vou fazer a colheita, quebrar os bolos e montar um casing com eles.
 
Boa Noite, consegui passar o Time Lapse pro youtube.... O problema foi q a câmera ficou tendo focar, acho q pela claridade do quarto q alterava muito a camera acabava perdendo o foco, então vcs vão ver isso na imagem... Esse time lapse ficou bem simples, mas foi o primeiro. Espero montar um logo com um casing ou um Bulk e me atentar a esses erros de agora. Valeu :)
PS: Recomendo assistir na Tela Grande do youtube :)
 
Última edição:
O programa q eu uso se gravar na horizontal ele fica na horizontal. Gravei um na horizontal e até hj não consegui mudar :)
 
Back
Top