Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Clonagem - Strain: Flórida

Diário de cultivo completo.
Boa Noite. Há um tempo estou querendo fazer uma clonagem, ja tinha lido sobre e fiquei enrolando, até q resolvi arrumar uns materiais pra tentar fazer pela 1°vez.

Estou com um Casing de Flórida a um tempo no terrário e esta dando o 4°Flush, escolhi o cogu maior e mais bonito e iniciei o processo... coloquei os materiais na glovebox: Bisturi, papel encharcado com alcool 70%, e os vidros de cl esterilizados na panela de pressão, as tampas de borracha injetável tbm foram esterilizadas na PP... todos eles embrulhados em papel alumínio e retirado apenas dentro da Glove.

Abri o cogu grande com a mão seguindo a assepsia correta, com o bisturi tirei pequenos pedaços do interior. Uns potes tiveram pedaços menores que o outro. Eu fiz 6 potes pra aumentar as chances de sucesso, cada pote cabem 50ml. A cl foi feita com 250ml de água e 5g de Dextrose dessas sem sabor comprada em lojas de suplemento... Quero agradecer ao @kinney pela ajuda em arrumar os potes. E agradecer ao @Amaral que deu algumas dicas....

DSC04223.JPG DSC04224.JPG
O Cogumelo escolhido.

DSC04235.JPG
Trabalho feito na Glove(não tirei foto no meio do processo pra não aumentar as chances de erro).

DSC04233.JPG DSC04234.JPG
pote 2 e 3, tem mais 4.

DSC04238.JPG
O cogumelo tinha uma biomassa bonita por dentro, não era oco e ficou BEM azul na hora.

DSC04236.JPG DSC04237.JPG
Guardado esperando a colonização.

Logo volto com atualizações....
 
Última edição por um moderador:
Sucesso pra vc brother! Acompanhando. :ler:
 
Hoje o primeiro sinal visível de formação de micélio em torno do pedaço retirado... um dos pedaços tem 2 pequenos pontinhos pretos, mas por ser o numero 1 e eu ter cortado bem em baixo do píleo, penso q pode ser esporos. Mas vamos aguardar, por enquanto tudo ok com as 6. não tirei foto de todas mas todas já tem sinal visível.
post.JPG Essa é a que tem os 2 pontinhos, são bem pequenos mas da pra ver.
post2.JPG post3.JPG post4.JPG post5.JPG
 
Bom Dia galera. As Cl´s estão desenvolvendo bem, 2 delas quando chacoalha o pote ja fica com bastante micélio quebrado, então creio que ja de pra Usar essas 2 Cl´s !
Eu Não entendo muito de Clone, vcs me aconselham a inocular 1 pote com cada CL de clone, ou todas as Cl´s vão ter o mesmo resultado por ter vindo de um clone ? A idéia inicial seria inocular um pote com cada CL, ficando um total de 6. Assim eu observaria qual teria melhor resultado pra então prosseguir com a clonagem novamente. Logo inicio a inoculação com as 2 que estão boas.
Um dos copos apareceu 2 negócios pretos parecido com cinza de papel queimado sabe... mas como eu fiz na glove box e nao estava fumando na hora, eu nao sei se isso seria papel queimado, na foto n da pra ver direito....
DSC04386.JPG DSC04387.JPG foto de apenas o vidro 3 que está desenvolvido, mas tem mais um assim tbm.

DSC04389.JPG 2 pontos pretos parecendo papel queimado
 
Não tinha esses pontos antes ?
EDIT: repara nas suas fotos do post anterior, tem uma imagem que tem dois pontinhos ja. Creio que eles já estavam antes nos potes.
P-01314.jpg
 
Última edição:
Não tinha esses pontos antes ?
EDIT: repara nas suas fotos do post anterior, tem uma imagem que tem dois pontinhos ja.
View attachment 61176
Eu ia citar isso, mas não são esses dois pontos não. Esses 2 pontos continuam la, esse q mostrei agora ta solto na agua, praticamente boiando o tempo todo, parece mto com um papelzinho queimado;
 
Dificil de saber o que é isso... (pode ser pedacinho de borracha da tampa, que caiu quando inseriu a agulha)
Vc não tem imagem do micélio antes de sacudir o pote? Fiquei curioso pra ser como estava o micélio antes.
 
Então o micélio ta saudavel crescendo igual ao outor, mas nao tirei foto pq a camera nao focava tanto q só tire de um vidro ! ja estou esterelizando o substrato, vou descartar esse q tme o ponto preto, Afinal todos os vidros são o mesmo micélio, pois veio do mesmo cogu... Estou esterelizando 2 seringas de 20ml, pra deixar pronto. só vou ver se consigo arroz integral hj pra montar. vou montar um casing com 6litros de spawn.
 
Bom Dia galera. As Cl´s estão desenvolvendo bem, 2 delas quando chacoalha o pote ja fica com bastante micélio quebrado, então creio que ja de pra Usar essas 2 Cl´s !

O micélio não quebra tão fácil assim, mais ainda quando forma ao redor de um pedaço, isso é um pouco estranho.
Massa solta que assenta no fundo do pote não é micélio, geralmente o micélio forma um núcleo no pedaço e cresce ao redor desse núcleo, ele tem uma densidade, não forma fios soltos.
Para ter uma noção da consistência e cor mais definida, o micélio numa CL, assemelha-se a esperma, um branco leite puro e aglutinado, com um leve brilho.
As contaminações algumas aglutinam, mas é diferenciada do micélio pela coloração, se não é um branco puro, pode ser problema, algumas são com uma nata que se dissolve quando agita o pote, depois assenta.

Eu Não entendo muito de Clone, vcs me aconselham a inocular 1 pote com cada CL de clone, ou todas as Cl´s vão ter o mesmo resultado por ter vindo de um clone ?

Inocule 1 pote com cada CL, não é possível afirmar com certeza se elas estão livres de contaminantes.


A idéia inicial seria inocular um pote com cada CL, ficando um total de 6. Assim eu observaria qual teria melhor resultado pra então prosseguir com a clonagem novamente.

1 pote para cada CL, para verificar se todas estão boas ou não.

Logo inicio a inoculação com as 2 que estão boas.
Um dos copos apareceu 2 negócios pretos parecido com cinza de papel queimado sabe... mas como eu fiz na glove box e nao estava fumando na hora, eu nao sei se isso seria papel queimado, na foto n da pra ver direito....
foto de apenas o vidro 3 que está desenvolvido, mas tem mais um assim tbm.

2 pontos pretos parecendo papel queimado

Não descarte nenhum pote, teste todos, mesmo esses com pontinhos pretos.
 
Última edição por um moderador:
Beleza obrigado @Mauricio e @kinney e @RainSpirit , vou fazer assim então. ja estou esterilizando o substrato. Minha dúvida do inicio era se as cl´s teriam genética diferente, mas se é clone é óbvio que não. Todos os potes serão mesma genética, por isso tive duvida se eu deveria usar as 6, tipo, inocular um copo com cada cl (vou fazer isso pra ver se está saudável, mas n significa ser Micélio diferente). Mas ja sei que as 6 são praticamente o mesmo micélio, sendo assim posso misturar todos os spawns, fazendo casing com todos os copos juntos. O importante seria inocular 1 em cada copo pra ter certeza de estar livre de contaminantes, correto ? acho q deu pra entender né ? heheheh OBRIGADO GALERA :D

___________

Aqui está o que fiz hoje, preparei 4 potes de 700ml e 4 copos de wisky. O maior cogu que nascer desse cultivo gerado do clone, será clonado tbm ou isolado(não sei qual a melhor sequência a se fazer) mas pretendo continuar indo de leve sem fazer muitos copos nem nada, quero me dedicar mesmo a esse trabalho de isolamento e clonagem pq é o mesmo trabalho dos comestíveis e minha intenção nada mais é, estudar estudar e estudar para no futuro trabalhar com isso :D

DSC04392.JPG DSC04393.JPG DSC04396.JPG copos e seringas vazias sendo esterilizados! hj Anoite faço a primeira inoculação do meu 1°clone ! Estou animado como se fosse o primeiro cultivo com carimbos recebidos da prófungos ! hehe valeu
 
Última edição:
Boa Noite Amigos. Agora Anoite eu fiz o trabalho de inoculação. Utilizei a Cl-3 e a CL- 4 que eram as mais desenvolvidas... inoculei 4 potes de 780ml com a cl3 e 4 copos de 290ml com a CL-4. Conforme for ficando pronta as outas Cl´s eu vou testando pra ver se estão sadias. Mas creio q não á necessidades de guardar varias CL´s da mesma genética, ainda mais que eu vou ir sempre clonando o Cogumelo mais bonito dos cultivos feitos com Cl de clone, então ficar guardando a CL antiga acho que não seja necessário, apenas 1 e não 6 !
Gostaria de tirar uma duvida, eu guardo as Cl´s clonadas no armário pra continuar a colonização, ou coloco na geladeira?(na duvida, deixei na geladeira
DSC04396 (2).JPG DSC04397.JPG Inoculados com CL-3

DSC04409.JPG DSC04408.JPG Inoculados com CL-4

Aqui vai umas fotos do Spawn que está sendo colonizada em sacos de polipropileno para autoclave.
732g Spawn de Flórida: Substrato - Fibra de coco, Pó de Coco e Arroz integral inteiro com farinha de Arroz integral
DSC04401.JPG DSC04402.JPG DSC04403.JPG

764g Spawn de Columbia Rust Spore: Substrato - Fibra de coco, Pó de Coco e Arroz integral inteiro com farinha de Arroz integral
DSC04404.JPG DSC04406.JPG DSC04405.JPG

Saudade da incubadora Funcionando :D Agora sem Exagero de Spawn, e com uma finalidade: Estudar Clonagem e Isolamento. Agora sim o cultivo fica ainda mais delicioso !
DSC04407.JPG
 
inoculei 4 potes de 780ml com a cl3 e 4 copos de 290ml com a CL-4.

CLs podem ou não está sadia, inocular grandes volumes é ansiedade demais que pode acabar frustrando.

Conforme for ficando pronta as outas Cl´s eu vou testando pra ver se estão sadias. Mas creio q não á necessidades de guardar varias CL´s da mesma genética, ainda mais que eu vou ir sempre clonando o Cogumelo mais bonito dos cultivos feitos com Cl de clone, então ficar guardando a CL antiga acho que não seja necessário, apenas 1 e não 6 !

A vantagem de tê-las separadas é ver a que está sadia e a que resiste mais, apesar da genetica ser a mesma, as condições podem ser diferentes, tanto no preparo quanto na estocagem.

Gostaria de tirar uma duvida, eu guardo as Cl´s clonadas no armário pra continuar a colonização, ou coloco na geladeira?(na duvida, deixei na geladeira

Enrole o pote em filme polietileno, bem vedado e guarde em local fresco ou mesmo na geladeira se estiver bem desenvolvida.
 
Back
Top