Parte I - Da receita até a inoculação

Qual receita devo usar para fazer os bolos PF?

A receita básica PF, para potes de 237 ml (half pint, ou seja, praticamente a medida de uma xícara, que tem 240ml) é de 1/4 de xícara de farinha de arroz marrom (medir a própria farinha , e não o arroz integral se você mesmo moê-lo), 1/2 xícara de vermiculita (a fina é o preferida) e 60ml (4 colheres de sopa) de água por pote, ou seja aproximadamente 1/4 de xícara de água.

Para 5 frascos , você pode usar a receita 02:01:01 . Isto são 2 xícaras de vermiculita, 1 xícara de água e 1 xícara de farinha de arroz. 1 xícara são 240ml .

Dependendo da vermiculita utilizada , a quantidade de água necessária pode variar . Para evitar uma mistura excessivamente seca ou molhada , você pode preparar o substrato da seguinte forma:

Coloque a quantidade necessária de vermiculita em uma tigela (de uma só vez , e não para cada frasco separadamente!). Vá adicionando água e use uma espátula, uma colher ou mesmo as mãos limpas para misturar bem a vermiculita e a água.

O ponto certo é alcançado quando uma pequena poça , pouco visível, se forma no fundo da tigela quando o inclinar. Em seguida, adicione a quantidade adequada de farinha de arroz integral e misture bem . (Isto funciona melhor se você usar 1/2 xícara de vermiculita e 1/6 xícara BRF para um pote de 237 ml - half pint).

A ideia consiste em revestir as partículas de vermiculita molhada com o pó seco à medida que você mexe a mistura com uma espátula .

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23262

Quanto tempo esperar para os bolos esfriarem antes de inocular?

Os bolos precisam esfriar antes da inoculação, pois os esporos morrem se exposto a temperaturas muito altas. Então, você precisa esperar que os bolos esfriem por eles mesmos, pelo menos nas próximas 6 horas após a esterilização ou de preferência até o outro dia.

É recomendável que você os deixe esfriar na própria panela de pressão, de um dia para o outro, para que tenham menos chances de contaminação (os contaminantes não podem entrar dentro de uma panela fechada).

Um bolo que aparentemente está frio por fora pode estar quente de mais por dentro para os esporos, não ache que tocando os copos você saberá se a temperatura já baixou. E não abra os bolos para ver se estão frios, por razões obvias. Por final, não tente esfriar os bolos colocando-os na geladeira ou jogando água fria em cima deles. Eles irão com certeza rachar e inutilizar todo o substrato.

Um mantra nesse hobby: "Paciência jovem Jedi, paciência.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
Shroomery - How long should the jars cool before inoculating?

Quais são os métodos existentes para se inocular um bolo PF?

Os ingredientes de um bolo PF, uma vez bem esterilizados, estão totalmente estéreis dentro do vidro fechado. Portanto você não vai querer introduzir um possível contaminante de fora do vidro. O método PF enuncia que a inoculação deve ser feita com uma seringa de esporos introduzida por furos prontos na tampa até o meio do substrato. Se você não quer abrir seu bolo (e deixá-lo exposto a contaminantes) esse é o melhor método a ser feito. Agora, se você tem um ambiente seguramente esterilizado, como uma GloveBox ou uma Capela de Fluxo Lamina, você pode simplesmente abrir o bolo e inocular o substrato da melhor forma que encontrar. Lembre-se apenas que não vai adiantar você raspar o carimbo em cima dos bolos. Eles precisam ser reidratados na seringa antes de ir para o substrato.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
Shroomery - What methods are there to inoculate PF jars?

Posso usar arroz integral não orgânico ou arroz branco no substrato?

As quantidades de pesticidas em produtos vendidos para humanos e animais são tão baixas que não afetam os fungos, ou pelo menos não os basidiomicetos, como os cubensis. Arroz branco pode ser usado, mas um crescimento mais rápido e mais sadio tem sido observado com arroz integral.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5156/Can-I...e-flour-or-white-rice-flour-for-the-substrate

Eu devo esterilizar a seringa? Como?

Quando você compra uma seringa de esporos de algum vendedor, ele tentou ao máximo deixar a seringa o mais estéril possível. Quando você faz sua própria seringa, você deve também tentar ao máximo evitar contaminações, que podem ocorrer tão facilmente como segurar a seringa de mãos sujas. A seringa pode ser esterilizada de duas maneiras. A primeira consiste em flambar a agulha, sem muito segredo, passe a agulha em uma chama e espere-a esfriar antes da inoculação. A segunda maneira consiste em passar álcool na agulha antes da inoculação. O melhor mesmo é usar as duas técnicas juntas, primeiro flambe a agulha e depois com um guardanapo embebido em álcool limpe a agulha. Pronto, isso também ajudará a esfriar a agulha mais rápido. Você pode esterilizar a seringa tanto antes de cada inoculação como de bolo em bolo. É uma opção pessoal, se você é mais precavido fará todo o processo antes de cada buraco, se você confia no ambiente de inoculação poderá fazer apenas uma vez ou uma vez por bolo, depende de você.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5149/Should-I-sterilize-the-needle-and-how

Quanto de suspensão de esporos de minha seringa eu devo usar?

PF recomenda que você use 1ml por copo, distribuídos igualmente, em 4 buracos com ¼ml por buraco. Quanto mais de suspensão você colocar nos bolos mais rápida será a colonização. Mas isso não quer dizer que usar uma seringa inteira fará com que seus bolos fiquem completamente colonizados em uma semana. Isso apenas diz que usar mais suspensão fará com que o aparecimento do micélio ocorra mais rapidamente, o que “pode dizer” que ele estará com menos chances de ser contaminado. Mas usar muita suspensão também pode ser apocalíptico para seu cultivo. Muita água fará com que o substrato fique pastoso, impedindo o crescimento do micélio. Resumindo, usando de 1 a 4ml por bolo (de ¼ a 1ml por buraco) será seguro, basta escolher em qual perfil de colonização você se encaixa.

Tradução: @Psilocibec
Fonte Shroomery
http://www.shroomery.org/5142/How-much-spore-suspension-from-my-spore-syringe-should-I-use

Qual a diferença entre o arroz normal e o integral?

A diferença básica é a quantidade de nutrientes que um possui que o outro não possui. No processo de colheita do arroz o arroz integral é separado quase imediatamente após a colheita, enquanto que o arroz branco normal é polido e tratado por outros processos que aumentam seu tempo de vida. Nesse processo de polia e tratamento o arroz perde muito de seus nutrientes e gorduras naturais, tornando-se assim menos útil como comida para a cultura de cogumelos.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/26662

O que é um “bolo PF”?

Um “bolo PF” é chamado assim por causa de seu criador, Professor Fanaticus.

É um substrato para crescimento de cogumelos a base de farinha de arroz integral, vermiculita e água, colocado em um copo reto (tipo um copo de uísque) ou com a boca mais larga que o fundo, e inoculado com uma seringa de esporos.

Outros termos são usados, como, “Estilo PF” e “PF Tek”. Estes termos são usados quando nos referimos ao substrato ou a sua forma de inoculação segundo o método descrito pelo Professor Fanaticus.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5139/What-is-a-PF-cake

Qual o porquê de cada ingrediente?

Copos de uísque: Eles são ideais para o método PF por vários motivos. Primeiro é simples, pois são utilizados com sucesso por um longo tempo. Mas existem melhores respostas do que essa, claro. Copos de vidro são usados no cultivo de cogumelos por um bom tempo, tanto para produzir spawns como para frutificação. Copos de vidro são facilmente esterilizados, como também podem ser submetidos a autoclaves ou a cozimentos em panelas de pressão sem problema algum, também conservam a água e a umidade dentro do copo. O copo de uísque é ideal por causa de seu tamanho, pois deixa que o bolo seja totalmente colonizado dentro de 3 a 4 semanas. O motivo por isso ser ideal é porque você vai querer que o substrato seja colonizado no menor tempo possível, evitando assim as chances de contaminação.Usar copos de requeijão ou copos maiores significa mais tempo de colonização e com isso maiores chances de contaminação, em suma não vale a pena usar copos maiores, pois a produção é quase a mesma e o tempo de colonização é maior. Vidro também serve para outro propósito: você pode olhar através dele e ver como anda a colonização de seus bolos, como também o aparecimento de contaminantes.


Usar ¼ de copo de farinha integral, ½ de copo de vermiculita e 60ml de água: para uma colonização adequada o micélio precisa de comida, água, ar e temperaturas apropriados. A farinha de arroz integral é a comida, e a vermiculita faz com que a mistura fique arejada o bastante para que o ar possa passar pelo meio do substrato. Então porque não aumentar a comida e assim acelerar a colonização? Porque muita comida pode ser uma coisa ruim. A “comida” que o micélio tanto ama pode também atrair contaminantes e por isso mais comida é igual a mais chance de ter uma cultura contaminada. E se o micélio gosta de ar, porque não aumentar a quantidade de vermiculita na mistura, fazendo assim com que fique mais arejada? Pois a adição de muito de um ingrediente significa a diminuição de outro, e a vermiculita neste tanto é ideal para deixar o substrato arejado e ter espaço suficiente para um bom tanto de comida para o micélio. A água também deve ficar dentro de um padrão, muita água pode inibir a colonização e pouca água pode fazer com que o micélio pare de crescer desidratado.

Usando um selo de vermiculita seca no topo do copo: O selo de vermiculita tem dois propósitos:

- Não deixa com que contaminantes presentes no ar caiam sobre substrato não colonizado
- Também atua deixando com que seja feita alguma troca gasosa dentro do bolo.

Trocas gasosas podem acelerar e muito o crescimento do micélio, por isso é tão importante ter algum ar fresco podendo entrar no bolo. Alem de que o micélio e os cogumelos produzem CO2 enquanto crescem, enquanto usam um pouco de O2. Deixando que ocorra uma troca gasosa você estará ajudando o micélio a se desenvolver. Você também pode utilizar técnicas de filtros para as trocas gasosas.

Lembre-se de nunca jogar água em copos muito quentes ou colocá-los em superfícies geladas logo após serem retirados da panela, pois isso pode fazer com que os copos estourem ou trinquem, além de poder machucar você.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23259

Por que cozinhamos os bolos de substratos?

Para se prevenir contra contaminações. Os cistos q vivem no ar, na água, etc podem cria contaminações quando tem um suprimento de comida como o que você esta proporcionando com o método PF. Cozinhando a água a uma temperatura de 100 ºC, o que é adequado para matar a maioria dos outros competidores quem podem residir na água ou na farinha de arroz integral. Apenas se os ingredientes estiverem sendo penetrados fáceis e completamente pelo vapor d’água (criado a temperatura de 100 ºC) não será necessária a esterilização completa do substrato. (Devidamente feita por muitos cultivadores, consiste em usar panela de pressão).

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23260

Posso substituir algum ingrediente no método PF?

Vermiculita:

Fibra de coco tem sido testada como uma substituta para a vermiculita nos substratos do método PF, mas com seu uso foi notado um aumento no tempo de colonização nos bolos, e uma predisposição maior a contaminantes. Para ser usada a fibra de coco deve ser esterilizada por mais tempo. Ela não se sai tão bem em comparação a vermiculita, mas é uma das melhores substitutas em casos extremos.

Perlita segura menos água que vermiculita, você terá que ter cuidado com o nível de água. A perlita é geralmente usada para a drenagem de vasos de jardim, e trabalhará da mesma forma em um bolo de cultivo, hipoteticamente, facilitando a movimentação da água pelo substrato e não deixando com que se acumule no fundo. Seus resultados comparados com a vermiculita também ficam abaixo do padrão.

Substratos para hidroponia também podem ser utilizados e são os que se saem melhor comparados a vermiculita. Seguram bem mais água e o peso dos bolos é consideravelmente maior em comparação aos bolos PF normais. Também é um substituto, a vermiculita continua sendo o principal ingrediente em termos de drenagem e manutenção da umidade.

Farinha de Arroz Integral:

Um ótimo substituto para a farinha de arroz integral é a farinha de centeio. Muitos cultivadores tiveram excelentes resultados usando farinha de centeio no lugar da farinha convencional citada no método PF. Outros grãos também podem substituir a farinha de arroz.

Água:

Esse item é essencial no cultivo e na vida de seus cogumelos. Você pode usar qualquer tipo de água que preferir, levando em consideração sua potabilidade.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5144/Can-I-substitute-any-ingredients-in-the-PF-recipe

Quais as diferentes formas de se esterilizar um bolo do método PF?

Você pode tanto esterilizar os bolos cozinhando-os (usando vapor) tanto numa panela com água fervendo (bom) como em uma panela de pressão (ótimo e recomendado). Outros meios de esterilização, como micro-ondas ou forno convencional, não são recomendados.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5146/What-are-the-different-ways-to-sterilize-a-PF-jar

Que precauções devo tomar na hora da inoculação?

Em ar aberto você deve tomar cuidado para ser o mais limpo possível, pois o ar possui uma infinidade de contaminantes que adorariam colonizar o seu substrato PF e chutar o traseiro de seu micélio. Para se precaver use spray bactericida (como Lysol) no ar em volta de você, e trabalhe o mais rápido e eficientemente possível tendo cuidado para que a única coisa q a agulha toque seja o substrato. Existe uma técnica chamada "A técnica do forno" que consiste em trabalhar na boca de um forno aberto, como o forno ligado, óbvio. Mas para que de certo é importante que você tenha um forno e uma cozinha bem limpos, pois o ar quente q subira na boca do forno ser o ar que está em volta dele, e se você tem uma cozinha ou um forno sujos pode acabar contaminando o substrato praticando esta técnica. Quando você usa uma GloveBox selada ou uma capela, a chance de contaminação é quase nula. Basicamente, quanto mais tempo e esforços você gastar em sua assepsia, menores serão os ricos de uma contaminação.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5150/What-precautions-should-I-be-aware-of-when-inoculating

Posso usar vermiculita grossa para o substrato?

Sim, você pode.

Ambos os tipos, tanto o fino com partículas medindo de 1-2mm, e o grosso, com partículas medindo de 5-8mm podem ser usadas para fazer um substrato. Tipo mais grosso segurará um pouco menos de água, então ajuste o nível da mesma.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23272

Vermiculita grossa segura menos água que a fina?

Sim, a vermiculita fina segura mais água que a grossa. Em teste feito pelo Shroomery, 14g de vermiculita fina seguram 54ml de água, enquanto 14g da vermiculita grossa seguram 46ml. Se você não liga para isso pode usar ambas as duas no substrato, tanto a mais molhada quanto a mais seca.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/25096

Qual o lugar mais apropriado para se fazer a inoculação?

Você pode inocular seus bolos em muitos lugares – no ar aberto (sem precauções com esterilização), usando a técnica do forno, em uma GloveBox ou em uma Capela de Fluxo Laminar. Levando em conta que os bolos PF estão esterilizados e que é muito difícil entrar contaminantes pelos furos de inoculação, qualquer lugar está bom. Mas por favor, tenha consciência, não vá inocular em um banheiro público.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
Shroomery - Magic Mushrooms (Shrooms) Demystified

Se a seringa estava guardada na geladeira, eu preciso esquentá-la antes de inocular?

Não precisa, você pode tirar da geladeira e inocular em seguida. Apenas lembre-se de sacudi-la para misturar os esporos antes da inoculação e esterilizar a agulha da seringa.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5154/Is-is...t-out-of-the-fridge-or-should-it-warm-up-some

Posso misturar duas strains diferentes de cubensis em um mesmo bolo?

Sim, você pode. Mas não há razão para isso, uma delas vai prevalecer. Se você inocular cada strain de um lado diferente do bolo poderá ter as duas frutificando no mesmo bolo. Mas em geral é melhor inocular cada strain em seu próprio bolo.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5155/Can-I-mix-different-cubensis-strains-in-a-PF-cake

Parte II - Da incubação até o aniversário

Quanto tempo leva para os primeiros sinais de micélio aparecerem?

Primeiro mantra do hobby - paciência.

A germinação pode ocorrer cedo como em 2-3 dias, mas pode também levar até uma semana ou mais para os primeiros sinais aparecerem.

Isso depende de múltiplos fatores - alguns deles são: temperatura, substrato, concentração de esporos, idade dos esporos etc. Há vários outros fatores relevantes sendo muito difícil determinar dentro das duas primeiras semanas porque você não vê germinação. Dê no mínimo uma semana antes de se preocupar e no mínimo duas semanas antes de entrar em pânico. Tudo o que você precisa são dois esporos para germinar e tomarem todo o frasco - e a sorte está ao seu lado quando todos os procedimentos são seguidos corretamente. Seja paciente e não entre em pânico depois de dois dias, não importa se você leu o quanto à colonização de alguém foi rápida. Os fatores variam de pessoa para pessoa. Agora, depois de um período de tempo sem germinação, analise todas as possibilidades (tais como temperatura, quantidade de água, procedimentos de esterilização etc.) que impediriam o crescimento. Esse é o melhor modo de aprender o ciclo de vida e também de aprender as peculiaridades do seu setup pessoal.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23279

Quais são as condições ideais para se incubar frascos PF?

Os frascos devem ser mantidos entre 23 ºC e 30 ºC, num local escuro que não esteja muito seco (umidade relativa entre 50% e 70% - se houver furos para troca de ar). A escuridão permite que o micélio colonize o bolo todo sem formar pins (o micélio forma pins quando há exposição à luz, redução de CO2, flutuações de temperatura e falta de substrato não colonizado). Você não quer que o bolo forme pin antes de todo o bolo estar colonizado, ou então você terá que aniversariar o bolo com grande risco de contaminação das partes não colonizadas. Não se pode guardar os frascos numa área extremamente seca já que a água do interior dos frascos pode evaporar - se houver furos para troca de ar. Uma área muito úmida pode causar bolores crescendo do lado de fora dos frascos e possivelmente se espalhar para dentro deles, portanto não deixe a umidade ultrapassar 70% nessas condições cuide bem da limpeza do local de incubação.


Este gráfico do TMC ilustra o impacto da temperatura na taxa de crescimento do micélio.

Qual temperatura é alta para incubação, e o que acontece aos frascos?

A temperatura ideal de desenvolvimento do micélio do P. cubensis é de 30 ºC, sendo 41 ºC a temperatura letal (TMC). Porém, uma vez que os frascos alcancem altas temperaturas, o micélio diminuirá o crescimento e parará por duas razões principais. À medida que se aproxima da temperatura letal ele vai crescendo menos efetivamente. Além do que altas temperaturas quase sempre provocam ressecamento do substrato. Quando o substrato de torna seco, o micélio pára de crescer (já que necessita de água para se propagar). Portanto, substrato seco se torna impenetrável para o micélio. A melhor alternativa é manter próximo a 27 ºC (morno, mas não quente) o máximo possível, e variar somente quando necessário. A temperatura do interior dos frascos está sempre poucos graus acima da temperatura do ar já que o micélio gera calor enquanto coloniza o substrato. Note a queda aguda de crescimento à medida que a temperatura se torna cada vez mais quente neste diagrama.


Visto que o crescimento cai demais acima de 30 ºC, é melhor manter a temperatura abaixo disso para evitar o risco dela exceder o ponto máximo de crescimento.

Em temperaturas inferiores à ideal a colonização se torna mais lenta, embora possa ir com sucesso até o final.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23277

Como acelerar a colonização dos frascos?

Mantenha os parâmetros ótimos para colonização (temperatura em cerca de 27ºC a 29ºC, umidade em torno de 70% e uma criação adequada de substrato e inoculação) e os frascos colonizarão numa taxa ótima. Aumentar as temperaturas pode acelerar a colonização, mas pode ser perigoso - você pode ressecar o substrato com risco de morte termal.

[N.T. Outra alternativa é a técnica com filtros Polyfill]

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5160/How-can-I-speed-up-colonization-of-jars

O que é "aniversário" e como eu faço isso?

O termo refere-se à retirada do bolo PF do frasco onde ele esteve incubado. Se você optar por desenvolver os cogumelos no próprio bolo cuidado para não quebrá-lo (é difícil quebrar bolos totalmente colonizados, portanto não seja tão gentil). Você vai precisar de um garfo (ou algo para raspar o selo de vermiculita), uma "lixeira" [N.T. Qualquer coisa para jogar a vermiculita raspada] e talvez um ziplock grande. Retire a tampa e vire o frasco de cabeça para baixo segurando a tampa. O bolo deve deslizar e ficar sobre a tampa que está na sua mão. Retire o frasco, remova o excesso de vermiculita e manuseie o bolo rapidamente e gentilmente. [N.T. É bom usar luvas para manusear o bolo] Apertar o bolo ou demorar muito com ele na mão pode machucar o micélio (que fica azulado). Alternativamente você pode abrir o frasco dentro de um ziplock, assim não vai precisar raspar a vermiculita, que ficará no ziplock.

Aqui vai um video que na primeira parte mostra um bolo sendo retirado do frasco:


Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5171/What-is-birthing-and-how-do-I-do-it

O que são aqueles pontos vermelhos/marrons no bolo empurrando o vidro do frasco?

São pins, e isso é um bom sinal. Têm a aparência de vermes de cabeça vermelha. Se você vai desenvolver seus cogumelos no bolo é aconselhável esperar até que seus frascos estejam totalmente colonizados e tenham pins visíveis. Isso quase sempre garante um bolo que frutificará bem (quanto mais deixar colonizar, quanto mais pins, melhores são as chances do bolo produzir bem). Se você decidir pelo casing, não precisa esperar pins já que teria de removê-los do substrato.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5168/What-...shing-into-the-glass-of-the-jar-from-the-cake

Quanto tempo leva para colonizar totalmente?

Algo em torno de duas a cinco semanas, dependendo dos seus procedimentos e fatores, pode variar muito. Um bom modo de determinar se já colonizou tudo é verificar se a superfície já foi colonizada, esperando por mais uma semana depois da colonização total da superfície.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23282

De que modo os bolos devem ser aniversariados, com a vermiculita embaixo ou por cima?

São aniversariados com a vermiculita embaixo. Deste modo eles podem ser aniversariados sem ter que manuseá-los, o que aumenta o risco de contaminação.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23289

O que acontece se eu aniversariar os bolos antes de estarem totalmente colonizados?

Há várias razões para não fazer isso. Substratos não colonizados são muito suscetíveis à contaminação quando expostos ao ar livre. Se você considerar que é necessário pré-aniversariar assim mesmo, é possível da seguinte forma: aniversarie o bolo e remova o substrato não colonizado com um instrumento estéril, como uma colher. Tenha certeza que removeu totalmente o substrato não colonizado, senão a parte colonizada estará sujeita a contaminar quando a parte não colonizada contaminar.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23284

Devo vedar os bolos PF, ou os copos devem ter furos para respiração?

Recomenda-se que fiquem vedados, pois furos no papel alumínio ou outro tipo detampa seriam entradas - e com boas vindas - para possíveis contaminantes concorrentes ao Psilocybe cubensis.

Alguns cultivadores abrem os furos durante a incubação para acelerar o processo, sobretudo quando a parte de cima do bolo já foi colonizada pelo micélio, mas o ar contido dentro dos copos vedados normalmente é suficiente para a colonização total.

Abrir furos pode ser útil também quando a colonização fica estagnada. Um dos motivos mais frequentes é falta de oxigênio.

No caso de se abrir furos para troca gasosa os mesmos devem ser cobertos com um material que impeça a entrada de contaminantes, como lã acrílica, papel filtro ou esparadrapo poroso.

Contribuição: @Psilocibec

Há ferrugem nas tampas dos frascos, tem problema?

Não se preocupe, um pouco de ferrugem não causará nenhum mal.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23288

Por que meus frascos começaram a desenvolver micélio, mas por alguma razão pararam?

Por várias razões o micélio pode ficar lento ou estagnar, algumas delas incluem: ressecamento do substrato ou umidade excessiva do mesmo, temperatura interna dentro e fora das taxas recomendadas, substrato que foram cozidos por calor direto durante o processo de esterilização etc. Geralmente o fundo dos frascos colonizam mais lentamente do que o topo. Um bom método para auxiliar na colonização do fundo é virar os frascos. Simplesmente ponha os frascos sobre suas próprias tampas, ficando o bolo sobre a camada de vermiculita. Isso deve atuar como um vácuo forçando a eliminação de CO2 e puxando oxigênio para o frasco. O bolo vai deslizar um pouco, forçando o ar para for e, pelas leis da Física, puxando ar fresco. Geralmente não se podem adicionar materiais ao substrato que está colonizando sem risco de contaminações por abrir o frasco e/ou abrir brechas na camada de vermiculita. Evite essa possibilidade misturando os materiais do bolo regularmente e nas corretas proporções para não precisar mexer depois.


Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23280

A condensação no interior dos frascos é prejudicial?

A condensação é normal, desde que não seja tão forte que acumule no fundo do frasco. Se seus frascos estiverem com condensação alta demais, aumentar a temperatura de incubação fará com que uma parte dela evapore. Se isso acontecer, da próxima vez diminua um pouco a quantidade de água da mistura.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23290

E se eu não conseguir retirar o bolo inteiro do frasco?

Se você pretende desenvolver cogumelos em bolos é melhor removê-los inteiros. É por isso que frascos com a boca menor que o fundo não são adequados. Se for fazer casing, não tem problema em retirar o bolo em partes, já que você irá quebrar o bolo em pedaços para fazer o casing.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5169/What-if-I-cant-get-the-cake-out-of-the-jar-in-one-piece

E se eu não conseguir retirar todo o selo de vermiculita?

O selo não precisa ser totalmente removido. Pode ficar preso no bolo ou misturado com o substrato despedaçado dos casings.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5170/What-if-I-cant-get-all-the-vermiculite-seal-off-of-the-cake

Parte III - Do aniversário até a colheita

Como eu colho um cogumelo?

Torcendo a base do cogumelo.

Não use tesoura ou faca, provavelmente deixará uma parte do cogumelo presa ao bolo, a qual se torna muito suscetível à contaminação impedindo flushes subseqüentes.

Depois de colhido retire toda a vermiculita presa ao cogumelo.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
Shroomery - Magic Mushrooms (Shrooms) Demystified

Um PF pode contaminar depois do aniversário?

Sim, pode. O contaminante mais freqüentemente encontrado nesse estágio é o bolor verde, e parece que ocorre mais freqüentemente quando o bolo não colonizou muito bem, quando o bolo já estava contaminado durante a incubação ou quando os bolos foram manuseados com mãos e/ou instrumentos sujos durante o aniversário.

Geralmente os bolos só contaminam depois de alguns flushes quando já estão exaustos.

Tenha certeza de separar bolos contaminados de bolos saudáveis assim que perceber a contaminação e jogue-os fora para evitar que os contaminantes se espalhem nos bolos saudáveis.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5176/Can-a-PF-cake-become-contaminated-after-birthing

Quais as condições ideais para um bolo frutificar?

Os bolos gostam e precisam de um ambiente com alta umidade. Eles precisam de mais umidade porque não produzem tanta umidade relativa quanto casings e bulks produzem, e porque não se pode suplementá-los facilmente com água (a não ser com vermiculita úmida no topo e embaixo). A umidade deve ser fornecida por meio de uma umidificação passiva como perlita molhada ou argila expandida ou ainda uma umidificação ativa como num setup onde ar fresco e úmido é fornecido por umidificador ultrassônico.

A temperatura apropriada para P. cubensis (TMC) é de 23ºC a 26ºC, mas temperaturas mais frias como 20ºC devem funcionar.

Após a formação dos pins a umidade deve ser baixada, até 85%, para facilitar o crescimento dos cogumelos.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5175/What-are-the-optimum-conditions-for-a-cake-to-fruit-in

Quais as condições ideais para a formação de pins?

A umidade relativa deve estar entre 95%-100%, a temperatura entre 23 ºC e 26 ºC, o terrário deve ser ventilado 2-3 vezes ao dia para retirada de CO2 e eles devem receber algumas horas de luz solar indireta ou luz fluorescente.

A formação dos pins pode ocorrer logo em seguida ao aniversário, ou em alguns dias. Ou pode levar mais de uma semana, conforme as condições e o estado em que o bolo foi aniversariado.

Se demorar mais que dez dias a duas semanas pode ser necessário verificar os parâmetros do terrário, como temperatura e umidade.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23297

Qual o melhor modo de umidificar meu terrário?

Leia sobre técnicas de umidificação: Técnicas de umidade

Tradução: @NeuroFX

Por que os micélios dos meus bolos estão fofos e demorando tanto a formar pins?

É um sinal de alta umidade e de temperatura muito alta. A alta umidade é boa nesse estágio, mas a temperatura elevada faz com que o micélio continue a crescer vegetativamente ao invés de iniciar pins e frutificar.

Geralmente mesmo com a temperatura elevada aparecem pins, mas demora muito para isso acontecer e a quantidade de pins pode ser decepcionante.

A solução para esse problema é criar condições de frutificação ideais, o que significa baixar a temperatura no terrário movendo ele para um lugar com a temperatura não muito quente.
Se isso não for possível, às vezes ajuda dar um cold-shock nos bolos.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5177/Why-d...ium-growth-and-delayed-pinning-after-birthing

Com que as primórdias/pins se parecem?

O crescimento de cogumelo do bolo começa com uma pequena acumulação de micélio chamada nó hifal, o qual se desenvolve tornando-se primórdia, que mais adiante vira pins.

Na figura abaixo (da superfície de um bolo), as primórdias são as pequenas protuberâncias brancas dispersas na superfície do bolo, e os pins podem ser vistos na esquerda. Eles têm pequenos chapéus marrons.


Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5178/What-do-primordia-pins-look-like-I-dont-know

Quanto tempo leva para um pin virar cogumelo?

Leva algo em torno de 2-5 dias para pins de P. cubensis amadurecerem. Depende da strain, do substrato, umidade e temperatura.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23296

Por que tem micélio crescendo nos estipes (caules)?

Se as condições estão muito úmidas quando os cogumelos entram em seu último estágio de frutificação, algum micélio pode crescer nos estipes. Geralmente isso não causa nenhum mal. Você pode tentar baixar a umidade um pouco fornecendo ar fresco, mas geralmente essa condição não demanda preocupação.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23295

Quando eu devo colher?

A colheita pode ser feita de quando o véu quebra até quando o cogumelo atinge a maturidade (com o chapéu se tornando quase convexo e já liberando seus esporos). Você deve esperar esse último estágio se quiser colher esporos para fazer carimbo.

Há uma discussão sobre em que momento da colheita os cogumelos estão mais potentes. Alguns dizem que os cogumelos alcançam sua potência máxima um pouco antes do véu se romper. Outros afirmam que cogumelos totalmente desenvolvidos são os mais potentes.

Não há evidência real de nenhuma das afirmações.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
Shroomery - When should I harvest?

O que eu faço depois do bolo ter frutificado?

Você colhe todos os cogumelos e abortos (não esqueça de lavar bem as mãos antes de fazer isso) e coloca os bolos de volta no terrário.

Opcionalmente pode-se dunkar os bolos :teo_apontar_direita: Dunk Tek

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
Shroomery - What do i do after a cake has flushed?

Como eu reconheço abortos?

Abortos são frutos que por alguma razão interromperam seu crescimento e nunca alcançarão a maturidade.

Podem ser reconhecidos pelos chapéus quase pretos e o fato de não evoluírem a partir de um determinado ponto. Se não estiverem estragados podem ser usados. Quando o chapéu está estragado se torna muito mole, às vezes fedorento e facilmente destacável do estipe. Se os abortos estiverem em tal condição, descarte-os.

Sempre retire todos os abortos de cada flush.

Os abortos desta figura estão bons para uso.


Foto: Shroomery, @gldtn

Artigo relacionado: Como identificar abortos?

O que é "dunk tek"?

O bolo é mergulhado em água de um dia para o outro para reidratar e permitir flushes grandes e maiores.

Veja como fazer a Dunk Tek aqui.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
Shroomery - What is the 'dunk tek'?

Quanto um PF produz?

Esta pergunta não pode ser respondida com precisão, pois depende de uma série de fatores, incluindo - mas não limitado a - receita utilizada, strain do cogumelo, condições ambientais (do cultivo) e sorte. Se você absolutamente precisa de uma resposta, um bolo PF tek frutificado diretamente pode produzir entre 3 e 7 gramas secos por bolo half-pint (bolo de aproximadamente 237 ml). O rendimento pode ser aumentado usando o bolo PF como spawn (inóculo ou semente) ou desfazendo o bolo e fazendo um casing.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/5186/How-much-does-1-PF-cake-yield

Por que bolos e casings requerem umidades diferentes?

Bolos não têm uma camada de casing para evitar que ressequem! Esta é a única razão pela qual eles precisam de mais umidade do que casings durante o estágio de amadurecimento do cogumelo.

Ambos precisam de alta umidade para formar pins, mas pins requerem uma boa taxa de evaporação para amadurecerem. Este é o motivo pelo qual a umidade é reduzida depois que pins se formaram em casings.

A recomendação é 95% de umidade para pinning e qualquer coisa abaixo disso para frutificação. Os cogumelos se desenvolvem um pouco mais rápido com 85% de umidade do que com 90%, mas somente se a umidade do casing puder ser mantida.

Essa é a diferença entre a umidade do cogumelo e umidade do ar que permite a expansão do cogumelo. É um gradiente de concentração, de alta a baixa. À medida que a área da superfície do cogumelo aumenta com a maturidade, esse processo se acelera.

Se você vai trabalhar com bolos, cubra-os com vermiculita seca e faça a umidade baixar um pouco durante o estágio de amadurecimento dos cogumelos. Não mantenha em 100%, seus cogumelos virão maiores e crescerão mais rápido.

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23293

O que é "Dunk and Roll"?

Esse método não quer tomar o lugar do casing, mas pode melhorar o rendimento dos bolos de quem não quer fazer casing.

Pegue bolos totalmente colonizados e "dunke" eles antes de aniversariar. Depois do dunk, role o bolo sobre vermiculita seca ou fibra de coco. (É melhor usar seca porque prende mais fácil no bolo). Logo após, use névoa (umidificador ou borrifador) para umedecer a vermiculita ou a fibra de coco.

Esse método permite que o bolo frutifique de todos os lados mais facilmente.

Resultados:


Vídeo demostrando a técnica Dunk & Roll a partir do 5 minutos e 40 segundos no vídeo:


Tópico para discussão: Discussão de - O que é "Dunk and Roll"? - da Biblioteca

Tradução: @NeuroFX
Fonte: Shroomery
Shroomery - What is 'Dunk and Roll'?