Qual o porquê de cada ingrediente?

Copos de uísque: Eles são ideais para o método PF por vários motivos. Primeiro é simples, pois são utilizados com sucesso por um longo tempo. Mas existem melhores respostas do que essa, claro. Copos de vidro são usados no cultivo de cogumelos por um bom tempo, tanto para produzir spawns como para frutificação. Copos de vidro são facilmente esterilizados, como também podem ser submetidos a autoclaves ou a cozimentos em panelas de pressão sem problema algum, também conservam a água e a umidade dentro do copo. O copo de uísque é ideal por causa de seu tamanho, pois deixa que o bolo seja totalmente colonizado dentro de 3 a 4 semanas. O motivo por isso ser ideal é porque você vai querer que o substrato seja colonizado no menor tempo possível, evitando assim as chances de contaminação.Usar copos de requeijão ou copos maiores significa mais tempo de colonização e com isso maiores chances de contaminação, em suma não vale a pena usar copos maiores, pois a produção é quase a mesma e o tempo de colonização é maior. Vidro também serve para outro propósito: você pode olhar através dele e ver como anda a colonização de seus bolos, como também o aparecimento de contaminantes.


Usar ¼ de copo de farinha integral, ½ de copo de vermiculita e 60ml de água: para uma colonização adequada o micélio precisa de comida, água, ar e temperaturas apropriados. A farinha de arroz integral é a comida, e a vermiculita faz com que a mistura fique arejada o bastante para que o ar possa passar pelo meio do substrato. Então porque não aumentar a comida e assim acelerar a colonização? Porque muita comida pode ser uma coisa ruim. A “comida” que o micélio tanto ama pode também atrair contaminantes e por isso mais comida é igual a mais chance de ter uma cultura contaminada. E se o micélio gosta de ar, porque não aumentar a quantidade de vermiculita na mistura, fazendo assim com que fique mais arejada? Pois a adição de muito de um ingrediente significa a diminuição de outro, e a vermiculita neste tanto é ideal para deixar o substrato arejado e ter espaço suficiente para um bom tanto de comida para o micélio. A água também deve ficar dentro de um padrão, muita água pode inibir a colonização e pouca água pode fazer com que o micélio pare de crescer desidratado.

Usando um selo de vermiculita seca no topo do copo: O selo de vermiculita tem dois propósitos:

- Não deixa com que contaminantes presentes no ar caiam sobre substrato não colonizado
- Também atua deixando com que seja feita alguma troca gasosa dentro do bolo.

Trocas gasosas podem acelerar e muito o crescimento do micélio, por isso é tão importante ter algum ar fresco podendo entrar no bolo. Alem de que o micélio e os cogumelos produzem CO2 enquanto crescem, enquanto usam um pouco de O2. Deixando que ocorra uma troca gasosa você estará ajudando o micélio a se desenvolver. Você também pode utilizar técnicas de filtros para as trocas gasosas.

Lembre-se de nunca jogar água em copos muito quentes ou colocá-los em superfícies geladas logo após serem retirados da panela, pois isso pode fazer com que os copos estourem ou trinquem, além de poder machucar você.

Tradução: @Psilocibec
Fonte: Shroomery
http://www.shroomery.org/index/par/23259