Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Vossa Majestade anuncia o 1º Cultivo de MDK

Diário de cultivo completo.
Amad@s súdit@s e plebeus (eias),

Estamos todos do Castelo ansiosos pelos resultados e por todo o processo. Cada etapa é encantada, a magia vem daí, tenho certeza!
A micologia é algo fantástico mesmo! Me apaixonei!
Eu queria ter sido Bióloga Marinha, mesmo sem saber nada de nada, ou sequer ter tido em minha existência mais que um beta...
Abro novos horizontes, me ilimito.
É assim que me sinto!

Agradecimentos:
:pos:Obrigada a todos do CM!
:teo_seta_direita:Obrigada especial ao Sir Mortandello pelas dicas, sempre bem vindas e longos papos e, claro, pelas músicas!
:teo_seta_direita:Ao Pitbull, por algumas dúvidas sanadas, pelas experiências trocadas, e pelos longos papos tb!
:teo_seta_direita:Ao Simbios pelos papos otEmos tb, dúvidas e babados trocados e pela futura caça aos amanitas!
:teo_seta_direita:Ao Maurício por TUDO!

Saudações Súditos e Plebeus de Plantão,

É com imensa satisfação que Vossa Majestade vem postar seu primeiro cultivo dentro das paredes reais de seu humilde Castelo em Cogumelópolis.
Informações foram colhidas, bons amigos feitos, contatos estreitados, o próximo passo: Cultivo!
Pedi meu carimbo na Prófungos, recebi em uma semana!
Comprei TUDO para um bom cultivo, gastei algumas boas moedas de ouro Reais dos impostos colhidos do Reino, mas com a certeza de que não me arrependerei.
Comprei 2 caixas de Isopor (20L Incubadora e 50L Terrário), 1 Caixa de Plástico de 20L para confeccionar a Glovebox, Termostato, Termômetro, Termo-higrômetro, Vermiculita, Farinha de Arroz Integral, Cremogema, Alumínio, Barbante, Coador de Papel, Seringas 20ml e Agulhas, Água Mineral, Álcool, Potes de Exame, Copos de Uísque, Máscaras, Luvas e Protex! Ufa!
Demorei para postar pela escassez de tempo mesmo, mas colhi fotos, e anotações desde o início, que postarei ao longo deste Diário.
Tenho lido bastante sobre isolamentos e afins, papelão e ágar, em breve venho com novidades Reais em relação a isso...
Como incentivo, olhei, por dica de Sir Mortandello, os cultivos femininos de IX CHEL, que mesmo desaparecida do fórum, fez uma nova fã, euzinha!
Utilizei como base o “Guia completo de Cultivo Básico” por Andrew e Mortandello, disponível aqui no CM.
Enquanto aguardava o carimbo, fui confeccionar minha GB, pensei em usar a técnica da boca do forno, mas como sou lesada, e vi que a longo prazo isso seria um investimento que teria que fazer na busca de melhores resultados, não exitei! Confeccionei a GB! Como? Eu tinha um cinzeiro quebrado, mas ele tinha um aro de metal, que dava certinho para os furos que precisava, esquentei na boca no fogão e furei com a ajuda de um alicate para dar apoio, derretido, não ficaram rebarbas e a única que ficou, lixei! Pronto! E apesar do cheiro de plástico na casa toda, GB Feita!
O carimbo chegou, fui para a confecção das seringas!

:!:Fotos da GB Real!:!:
Glove Box.jpgGlove Box1.jpg

Saudações Súdit@s e Plebeus (eias) de plantão!

Trago novidades de me Castelo: :rolleyes:

Dia 22/07: Tomei banho com Protex, limpei o chão da cozinha toda com água sanitária e cloro, borrifei álcool no ar e quase morri com o cheiro de cloro presente.
OBS: Menos cloro da próxima vez! :p:
Eu suava, e com a máscara ainda, pensei que fosse desmaiar, mas consegui! Deixei um pano úmido de álcool dentro, abri o carimbo, limpei, raspei a metade menos densa (1º Sinal notável de inexperiência) no pote de exame, misturei água, chacoalhei, esquentei a agulha (Fora da GB), limpei e puxei pra dentro da seringa e soltei, umas 3 ou 4 vezes, enchi com 15ml, (2º Sinal notável de inexperiência), tirei o ar, limpei e enrolei em alumínio limpo e mandei pra geladeira por 5 dias, até a inoculação.
OBS: Eu tremia inteira de nervoso!

PaX

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
Glove Box2.jpg Glove Box3.jpg
 
Bolos pequenos, são praticos, como pequenas unidades podem ser descartados se alguma contanimação ocorrer, o que já compromete os bolos maiores. Com a confiança adquirida você cresce o tamanho dos copos usado para colonizar.
Você pode fazer uma cama de vermiculita ou outro material que reserve água numa bandeja e arrumar todos os bolos, como bolinhos para assar numa bandeja e por no terrário. Se algum não couber pode ser colocado num pote um poco maior, com um pouco de vermiculita umidecida no fundo. Fure a tampa e ponha 2 coberturas de micropore, então frutica dentro desse pote mesmo. Isso é parecido com uma frutificação invitro, os cogumelos não ficam em forma para retirar carimbos.

Valeeeuuuu!!!! :D

Já aos plebeus, basta!
V.M. DQ.

Rainha quanto a sua dúvida com relação a armazenagem dos bolos o que posso lhe dizer é que as baixas temperaturas custumam estagnar o crescimento e desenvolvimento do micélio. Com 17~18 ºC você induz o micélio a uma espécie de hibernação, podendo mante-los acredito até por anos nesse estágio.

Porém creio que na geladeira (Custuma ser em média 10º C) pode ser que acabe matando o micélio.

Com relação ao Casing, um pajé me mostrou uma técnica com Esfagno, um musgo ornamental que serv pra reter humidade e proteger contra possíveis contaminantes, é uma boa adicionar ao casing =]

Olá amado súdito!

É.. Tava lendo tudo sobre armazenamentos de bolos colonizados! Geladeira no máááximo 10 dias!
Agora sobre o musgo, vou pesquisar sobre... Afinal, to engolindo esse site todo, todos os dias, tem mais de 1 mês!
Minhas nádegas reais estão quadradas! aUHaha

Mas vale a pena! Ah se vale...

Abraços e Obrigadão mesmo!

Já aos plebeus... Já sabem! rsrs
V.M. DQ.

Atualizando...

PS: Estou sem câmeraaaaa!!!

:!: Fotos dos nenéns (07/08/10) :!:
OBS: Sempre tem um mais lerdinho... (último) Mas hoje, ele já está qs todo colonizadinho!!! Mas tô sem câmeraaaa! :(

Aos plebeus... Tem uma câmera? Não? Então basta!
V.M. DQ.
P1010132.JPG P1010135.JPG P1010138.JPG P1010139.JPG P1010145.JPG P1010148.JPG P1010150.JPG
 
com 100% de certeza sao micelios sadios e BONITOES RIZOMORFICOS de p.cubensis
FORTES!
posso falar?
tao tao lindos que parecem meus :)
essa fitinha tipo cazuza do lado eu quem faco com barbante, ficou exatamente identico aos meus mex.
amei mesmo.:pos::pos:
MUITO ORGULHOSO DO SEU CULTIVO.
 
Que saudade dessas coisinhas brancas!;)
 
Eles estão se desenvolvendo
muito bem ja vejo belos frutos minha cara
rainha.


Paz.:pos:
 
Lindo o seu cultivo vossa majestade altamente inspirador, quero começar um e fazer tudo certinho dessa vez:pos:!
Muita paz a todos!
 
Vossa Alteza Real.... em meu primeiro post no CM, envio-lhe todas as Vibraçoes positivas que posso....

Estás de parabéns.

Pela força, determinação e criatividade.

Estou impressionado.

:)
 
com 100% de certeza sao micelios sadios e BONITOES RIZOMORFICOS de p.cubensis
FORTES!
posso falar?
tao tao lindos que parecem meus :)
essa fitinha tipo cazuza do lado eu quem faco com barbante, ficou exatamente identico aos meus mex.
amei mesmo.:pos::pos:
MUITO ORGULHOSO DO SEU CULTIVO.

"Fitinha tipo Cazuza"
Rachei o @# de rir!
Obrigada por tudo Sir M!
Tb tô bem orgulhosa dos bebês!

Vamo que vamo!!!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Que saudade dessas coisinhas brancas!;)

"Quedê" os seus, Vi?
Vamos abrir uma creche para os bebês!
"Creche da Zona Lost"
aUHauh
Torce aí!!!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Eles estão se desenvolvendo
muito bem ja vejo belos frutos minha cara
rainha.


Paz.:pos:

Saudações amado súdito!
Tão fofos né?
São a cara do pai (MDK), meu ex esposo e branquinho como a mãmã!
Num foje não, Bolo, tenho 11 aqui comigo, com vc são 12!
Quanto mais melhor! rsrs

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Lindo o seu cultivo vossa majestade altamente inspirador, quero começar um e fazer tudo certinho dessa vez:pos:!
Muita paz a todos!

Vamos então? Bóra começar?
Inspirador é poder contar com boas almas que nos auxiliam aqui, acredite!
Imagina se sempre tivesse sido assim? Vc começar um cultivo e na dúvida, entra na internet e tem todo o suporte necessário? Perfeito!
Claaaaaaro, que há um belo esforço de nossa parte!
Como já mencionei, minhas nádegas reais estão quadradas de tanto ler, ler, ler, e ler o CM!
Mas tem dado certo, pelo menos até agora!
Estamos no aguardo do seu!
E não suma daqui!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Vossa Alteza Real.... em meu primeiro post no CM, envio-lhe todas as Vibraçoes positivas que posso....

Estás de parabéns.

Pela força, determinação e criatividade.

Estou impressionado.

:)

Saudações novato plebeu! rs
Que honra do seu primeiro post!!! Mas vc leu um montão de mim e de meus filhotes e não sabemos nada de vc! Pq não se apresenta pra gente na seção "Te Apresenta"?
Obrigada pelas vibes, querido novato!
Agradeço, humildemente, os elogios. Mas levarei somente 50% deles, os outros 50% são de méritos que não me cabem se não fosse a ajuda dos amigos!
Vamos nos impressionar mais ainda?
Então vem comigo que eu vou atualizar esse diário!
Abraços!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Saudações Súdit@s,

Notícias fresquinhas diretamente do Reino de Cogumelópolis!

Projeto Terrário:

Funcionalidade:

1 Caixa de Isopor de 50L;
Plástico Transparente Escolar (o mais resistente);
Fita isolante;
2 Ralos de Pia de 10cm de diâmetro,
Manta Acrílica;
Selante de Silicone Anti-mofo;
Micropore;
Aquecedor de Aquário + Garrafa Plástica 600ml;
Termohigrômetro;
Saco Plástico Preto de 100L;
Argila Expandida;
Compressor de Ar;
Lixa;
Régua;
Lápis;
Faca.

Decoração:
Celofane (Azul - Vermelho);
Fita Dupla Face;
Tesoura;
Plástico Transparente Escolar (o mais resistente);
Caneta Nanquim 0.1;
Molde Stencil;
Palitos de sorvete;
Cola;
Tempo;
Amigas;
Paciência;
E muita, muita criativade e disposição!!!

Modo de Fazer:

Funcionalidade:

A tampa da caixa de isopor foi devidamente medida, cortada e lixada, foram feitas 2 passagens, como se fossem janelinhas.
Vedei as bordas com fita isolante.
Selei com silicone o plástico transparente, pelo lado de dentro da tampa.
Medi a lateral da caixa, furei e cortei exatamente na medida do ralo de cozinha, lixei, encaixei um dos ralos do lado de fora, que foi fixado com selante de silicone.
A manta acrílica foi cortada e encaixada no orifício, ficando assim, no meio. O outro ralo fora arrematado pelo lado de dentro, contudo, este fora colado com micropore, pois assim posso trocar o filtro da manta sempre, a cada cultivo! :rolleyes:
A caixa possui 4 espacinhos do lado de fora na base, para encaixar as mãos, neste local foi passado selante também.
Não foi usada termolina.
Foi feito um buraco, próximo a tampa para a entrada das mangueiras do compressor.
2 sacos de lixo foram colocados no fundo terrário como selante para evitar vazamentos. Argila esterelizada com água e cloro por 2 horas foi colocada sobre o plástico, as mangueirinhas no seu devido lugar também, bem como o aquecedor na garrafinha.

Decoração:

Ache duas amigas com disposição, paciência e tempo! :cool:
Foi cortado o plástico transparente, os celofanes nos devidos moldes, posto um sobre o outro e fechado com outro plástico transparente.
As molduras foram feitas de palitos de sorvete colados com cola e unidos ao plástico com fita dupla face. (Esse processo levou umas 5 horas).
1ª OBS: Celofane é fod$!@%!!! Eletricidade estática é uma mer!@#¨&!!!
Não usem plásticos próximo ao pó do isopor!!! Acreditem! :eek:
A idéia é fazermos algumas lâminas removíveis, coloridas, para as janelinhas que receberão luz e assim, a tampa permanecendo translúcida e ainda trato com cromoterapia meus filhos e de quebra fica lindo! :D
2 ª OBS: Outros modelos estão sendo feitos! ;)


OBS: "COGUMELOS" em AMBIGRAMA! Mandei bem pacas!

:!: Fotos da Montagem da Parte da Funcionalidade :!:
IMG2503-01.jpg IMG2482-01.jpg IMG2481-01.jpg IMG2491-01.jpg IMG2493-01.jpg IMG2501-01.jpg IMG2498-01.jpg IMG2497-01.jpg

:!: Fotos do Processo de Decoração :!:
IMG2479-01.jpg IMG2478-01.jpg IMG2484-01.jpg IMG2487-01 ed.jpg IMG2505-01.jpg

OBS: Foi colocada uma lâmpada de 15W em cima do Terrário.

:!: Fotos do Terrário Pronto e Lindão :!:
000_3305.jpg 000_3296 Editado.jpg 000_3308.jpg 000_3304.jpg 000_3307.jpg 000_3303.jpg

Saudações Súdit@s... Plebeus (eias)...

E então? O que acharam? :confused:

Já já posto fotos do interior dele, e falo sobre o aniversário deles!
É muita coisa, muita correria! Muita mesmo!
Mas tá tudo anotado, com fotos de tudo!
Só falta o tempo de passar pra cá!

:?: Gente, só uma dúvida:
Umidade! Não consigo aumentar! O que faço??????

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Simplismente posso diser que esta tudo lindo,A visão de cima do terrário ta show.
Da pra ver que nossa Rainha tem muita criatividade e carinho com os Magicos :D
Sobre a umidade: Eu aconsselharia colocar a mangueira da bomba pra borbulhar no fundo do terrário junto a agua,irá ajudar significativamente na umidade,se achar necessário,umas borrifadas de agua dentro dele tambem ajudaria.
To na torcida e mandando VIbe!! :pos:
 
Simplismente posso diser que esta tudo lindo,A visão de cima do terrário ta show.
Da pra ver que nossa Rainha tem muita criatividade e carinho com os Magicos :D
Sobre a umidade: Eu aconsselharia colocar a mangueira da bomba pra borbulhar no fundo do terrário junto a agua,irá ajudar significativamente na umidade,se achar necessário,umas borrifadas de agua dentro dele tambem ajudaria.
To na torcida e mandando VIbe!! :pos:

Então amado súdito!
Obrigada pela prestatividade!Mas meu compressor tem 2 saídas, eu até adaptei mais uma com válvula, caso precisasse, estão lá, borbulhando felizes, e tb já borrifei água... Mas não muda...
A noite não passou de 78%, equilibrou em 75%... Mas hoje tá em 72%!
Não sei o que fazer... Outra dica?

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Então amado súdito!
Obrigada pela prestatividade!Mas meu compressor tem 2 saídas, eu até adaptei mais uma com válvula, caso precisasse, estão lá, borbulhando felizes, e tb já borrifei água... Mas não muda...
A noite não passou de 78%, equilibrou em 75%... Mas hoje tá em 72%!
Não sei o que fazer... Outra dica?

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
72%, nao é a umidade perfeita,mas tbm nao esta precaria
se esta borbulhando la em baixo e se esta borrifando,perfeito!!
ja cultivei detro de um caldeirão com apenas argila expandinda e borrifando 2 veses ao dia, e deram cogumelos lindos :rolleyes:
mas se quer deixar realmente no ponto,um UMidificador seria a solução

Vida Longa :pos:
 
nao aconselho borrifar agua nas paredes internas de jeito algum.
a baixa umidade se da por conta do clima estar seco demais.
o ideal seria diminuir o fluxo de ar pra evitar a SAIDA da umidade pra fora.
terca ou quarta ja estou com net pra te ajudar, se nao conseguir, nao cague borrifando agua nos bolos.
NUNCA borrife agua diretamente neles.
:pos:
 
Wallllll, vejo que vossa majestade leva jeito p/ projetos de engenharia.
Ficou mesmo ótimo o seu terrário.
Que venha lindos cogus azuis.
Parabéns!!!
 
72%, nao é a umidade perfeita,mas tbm nao esta precaria
se esta borbulhando la em baixo e se esta borrifando,perfeito!!
ja cultivei detro de um caldeirão com apenas argila expandinda e borrifando 2 veses ao dia, e deram cogumelos lindos :rolleyes:
mas se quer deixar realmente no ponto,um UMidificador seria a solução

Vida Longa :pos:

nao aconselho borrifar agua nas paredes internas de jeito algum.
a baixa umidade se da por conta do clima estar seco demais.
o ideal seria diminuir o fluxo de ar pra evitar a SAIDA da umidade pra fora.
terca ou quarta ja estou com net pra te ajudar, se nao conseguir, nao cague borrifando agua nos bolos.
NUNCA borrife agua diretamente neles.
:pos:


Ai, um amigo me contou algo, fiz o teste e deu certo!
A umidade estava certa desde o começo! :D
Agora é só esperar!
Mas houve um importante segredo!
Vou contar!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


Saudações Súdit@s... Plebeus (eias)...

Vou atualizar para contar meu passo a passo do aniversário dos bebês!

Por motivos próprios, esperei para aniversariar a maioria dia 13:
SEXTA-FEIRA 13

Para facilitar as anotações, todos os bebês, que saíram da incubadora, receberam seus devidos nomes, vamos a eles:
1. Madonna;
2. Lady Gaga;
3. Beyoncé;
4. Mariah Carey;
5. Shakira;
6. Grazi Massafera;
7. The Doors;
8. Zeus.

O modo de cold foi passado pelo Sir M., que me indicara a injeção de água no próprio copo, fazendo assim, o cold individual.

Aquela geral na cozinha, protex, luva, máscara, cloro...

MADONNA: Copo de uísque pertencente a inoculação da 1ª seringa, completamente colonizado, acima do selo de vermiculita, bastante micélios também. Foi injetado uns 80ml ao redor do mesmo.

LADY GAGA: Proveniente da 1ª seringa, 100% colonizado, lavada com água mineral, foi retirada a vermiculita, eu havia colocado 2 selos, pois a massa do bolo ficou bem úmida, ambos lavados e a mesma foi submergida em água mineral em um pote de sorvete esterelizado, e afundada por um pires, fazendo o cold tradicional.
OBS: No seu copo, foi colocado um papelão esterelizado, fechado e voltou pra incubadora.

BEYONCÉ: Proveniente da 1ª seringa, 100% colonizado, poucos micélios na parte superior ao selo de vermiculita, havia uma mancha pequenina cinza no filtro de papel. Aproximadamente 80ml foi injetado.

MARIAH CAREY: Proveniente da 2ª seringa. Arrisquei um PF CASING, O mesmo também apresentou uma mancha no filtro, 100% colonizado, grande quantidade de micélios na parte superior ao selo de vermiculita. Ele não estava em copo de uísque, ele estava em um copo menor, como daqueles requeijão com sabor ou patê pequeno.
O bolo foi quebrado e colocado como cama em uma marmita de 500g esterelizada em forno por 10min e passado álcool, pequena, e coberto com pó de coco e vermiculita esterelizada com um pouco de água por 5min no microondas e já fria. Voltou pra incubadora. Foi colocado um papelão esterelizado no copo que ficou, este tb voltou para a incubadora.

SHAKIRA: Proveniente da 1ª seringa. 100% colonizado. Também era um copo menor, considerando que meus copos de uísque acabaram! Ele era pequeno, um pouco maior que a Mariah. O mesmo processo de PF CASING realizado com a Mariah, foi realizado com a Shakira, que também voltou para a incubadora. Bem como o papelão em seu copo.

GRAZY MASSAFERA: 100% colonizado, proveniente da 1ª seringa. Poucos micélios acima do selo. Este é um copo que eu quando fiz os bolos tive medo que contaminasse, mas estava ótimo.

THE DOORS: Este copo vem da 2ª seringa, apresentou bastante umidade de condensação o cultivo todo. Poucos micélios no selo superior de vermiculita.

ZEUS: Também veio da 2ª seringa. Este era o maior bolo, por isso levou tal nome.
Ele veio de um copo de uísque roubado de balada que tinha aqui em casa. Nele0 foram feitas 5 inoculações, e não 4 como nos demais. Este levou 1 ao centro. Tinha bastante mancha no filtro, muitos micélios no selo de vermiculita.

Sobraram mais 3 copos na incubadora, eles ainda não levaram nome.
1 vou congelar e testar, pois é pequeno. Os outros 2 quero continuar o cultivo e aniversariá-los por estes dias.

Os que sofreram cold, 12hr de geladeira. Os que voltaram para a incubadora, 28ºC.

Dúvida: Qual o cheiro dos bolos colonizados?
OBS: Para enriquecer a pergunta: Não, não senti cheiro de azedo, nem de chulé...

:luz: Fotos do Processo de Aniversário - :luz:
Substrato p/ PF Casing - Bolos - Filtros manchados citados - Micélios na parte superior - Com água - No Saco preto na geladeira!
IMG2513-01 ed.jpg IMG2530-01.jpg IMG2526-01.jpg 000_3283 ed.jpg Imagem 002.jpg 000_3281.jpg IMG2535-01.jpg IMG2521-01.jpg IMG2533-01 ed.jpg IMG2520-01.jpg 000_3287.jpg 000_3285.jpg 000_3289.jpg 000_3292.jpg

Saudações Súdit@s!

Assim ficou o meu terrário com meus filhotes dentro.
Depois de lavados com água mineral e rolados na vermiculita!
Faltam os casings da Shakira e Mariah.

Quanto a umidade ela está 99%, e estava assim desde o começo.
UHUUUUULLLLLLL
Mas eu não sabia, pois meu TERMOHIGRÔMETRO é digital e marcava 72% à 78%... E a inexperiência falou mais alto.
Ele vem com um sensor interno e externo. E quando o comprei e o recebi, sem manual, posto que não tinha, fui pelo óbvio:
Sensor dentro da incubadora, termohigrômetro para fora e pronto!
E ainda achei estranho e comentei:
"O OUT marca dentro e o IN fora, que estranho!"
... NãÃOoOoO ...
O sensor preso ao cabo que marca OUT é para fora mesmo e só marca a temperatura, não marca a umidade!
O sensor que marca a umidade está no aparelho do termohigrômetro...
Logo, coloquei o termohigrômetro dentro do Terrário e o sensor preso ao cabo para fora, selecionei a opção IN e tcham nam!!! Em menos de 10m ele já marcava 99% de umidade!
Que burra!
Agora devo esta dica por alguém que como eu também já quebrou a cabeça com essa pitomba:
Nosso amigo de CM, Simbios!
Obrigada viu? Por essas e outras dicas e pelas hoooooras de papo ótimo de telefone! Parabéns pela colheita de 30g e pela trip! Obrigada por compartilhar comigo! Te devo váááárias! Sei que tá corrido, mas sei que vai ler cedo ou tarde!

Bom é isso por enquanto!
O terrário recebera um leve inclinação para o escoamento da umidade da tampa!
A temperatura do terrário oscila em 23º, tá muito frio e não consigo aumentar, de dia é sussa...
Maiores informações, no portão do Castelo!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
000_3309.jpg 000_3310.jpg 000_3311.jpg
 
estou adorando ver seu cultivo daqui desse PUTA frio que ta fazendo em porto alegre.
tomo um vinho gaucho, como um queijo, uma gaucha e abro seu diario e me identifico demais com ele.
parabens mesmo.:pos:
obrigado ao amigo simbios por ajudar a nossa rainha duchesa.
agora eh so esperar a hora da emocao maior, e nao sinta vergonha se chorar ao subir a rampa.
amo voces.:D
 
Cultivo Bellísimo Vossa Magestade !!!!1

PARABÉNS !!!!
 
Pois é
Argila no terrario e ainda mas as mangueiras no fundo borbulhando
pra mim tava otimo :D
que bom que resolveu! :pos:

Fala Klebão,
Tinha como dar errado?
Só tenho a agradecer aos amigos e ao CM, pois devido a várias experiências aqui relatadas, nós hj conseguimos fazer um cultivo onde quase nada pode dar errado. Mas eu luto diariamente contra a inexperiência... Não é fácil... Mas tem sido delicioso!

Torce daí que eu torço de cá, fechado?

Abraços!

Já aos plebeus, basta!
V.M. DQ.


estou adorando ver seu cultivo daqui desse PUTA frio que ta fazendo em porto alegre.
tomo um vinho gaucho, como um queijo, uma gaucha e abro seu diario e me identifico demais com ele.
parabens mesmo.:pos:
obrigado ao amigo simbios por ajudar a nossa rainha duchesa.
agora eh so esperar a hora da emocao maior, e nao sinta vergonha se chorar ao subir a rampa.
amo voces.:D

"tomo um vinho gaucho, como um queijo, uma gaucha"... Raxei!
♪ "Fumo aqui e tomo um chá... Fumo aqui e tomo um chá!" ♫
Obrigada Sir Morta! De coração! Tenho me esforçado para encher de orgulho todos os que torcem por mim e pelo filhotes!
O Simbios foi peça fundamental neste ciclo, pessoa séria, gente finíssima! Quero uma trip ao lado dele, será óóótEEEEma!!!
Vergonha ao chorar? Eu quero é me esborrachar de chorar quando eu ver o primeiro pin!

Boa sorte aí na nova terra!

Aos plebeus, hã, basta!
V.M. DQ.


Cultivo Bellísimo Vossa Magestade !!!!1

PARABÉNS !!!!

Imagina, fiel súdito!
Eu que agradeço as dicas!

Bigaduuuuuu!!!

Aos plebeus, aquilo lá.. Basta!
V.M. DQ.
 
Bom enfim ...continuo deixando o córion (pelinhas do ovo) e num tive problemas até agora ... porém ... mortadello é mortadello...rs...

Cuidado com eletricidade estática ... atrai pó ! ...e pó... é só o pó kkkk

Vamu que vamu ... POSIVITE VIBRATIONS !... ainda mais nesse friu
 
Saudações Sudit@s,

Hoje ao conferir meu terrário, o mesmo ainda está com umidade 99%.
Mas verifiquei que uma das marmitas com 2 bolos estava encharcada de água, eu esterelizei um pouco de vermiculita no micro e coloquei um pouco na marmita ao redor do bolo mais lesado...
Fiz errado?

Alguma sugestão???

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Parabens pela organização
minha rainha que beleza de diario,
agora chegou a hora mais esperada
que e o aparecimento de primordias
e dai o surgimento de pins,
e como sempre a Madona roubando acena arazou.

Boa sorte e muita paz.:pos:

Salve a rainnha que se
aproxima com os erdeiros da corte
abram caminho pra rainha passar.
 
Back
Top