Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - 1°Cultivo - Balde+Pó de coco

Diário de cultivo completo.
Este é um resumo do meu cultivo em baldes, usando pó de coco, café e humus como substrato, estou fazendo essa compilação para compartilhar tudo o que eu aprendi com esse cultivo, e aprensentar uma técnica simples, fácil, prática e rápida para se ter cogumelos.

Material utilizado:

Bolos pf
Baldes de 10 litros
pó de coco ou fibra de coco
borra de café
humus de minhoca
vermiculita
carbonato de cálcio
panela de pressão
sacos ziplock

https://teonanacatl.org/attachments/7-jpg.4846/

Preparo do substrato

Existem várias maneira de preparar o substrato, vou descrever duas maneiras simples, ambas foram testadas e funcionaram muito bem.

Substrato feito com café

Peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, aproximadamente três colheres, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Substrato feito com humus de minhoca

Peguei 400ml de pó de coco, 400ml de humus e 200ml de vermiculita, adicionei uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Não lembro de ter medido exatamente a quantidade de água que adicionei no substrato, mas calculo que tenha sido aproximadamente 300ml, de qualquer forma, o excesso de água é facilmente controlável adicionando um pouco de vermiculita.
É muito importante que o substrato fique bem fofo, bem aerado, pois se ficar muito compacto o micelio além de demorar demais para colonizar completamente, ainda vai dar frutos pequenos e quase sem potência, eu cometi esse erro e perdi um balde.

Esterilização

Esterilizei ambos os substratos no microondas por 10 minutos, uma alternativa é usar sacos de forno, que foram testados em outro cultivo, para esterilizar na panela de pressão, eu simplesmente joguei todo o substrato dentro do saco, amarrei e coloquei na panela de pressão por 1h, porém esses sacos de forno são facilmente rasgáveis e isso pode causar algum inconveniente.

Preparo dos baldes.

Limpei e desinfectei os baldes usando com álcool 95%, depois passei álcool num saco preto e tampei o balde com o saco, para ele permanecer limpo, e sem pó, até o momento da inoculação.

Inoculação

Depois que o substrato esfriou até ficar em temperatura ambiente, tirei um bolo totalmente colonizado do copo, coloquei em um saco ziplock previamente limpo com álcool e quebrei o bolo em pedaços pequenos, os bolos ocupam um volume de aproximadamente 200ml e foram misturados com o substrato esterelizado e colocados no balde, os baldes ficaram fechados com sacos pretos.
Em outro cultivo eu usei milho para fazer a inoculação, a grande vantagem é que o milho coloniza muito rapidamente, e depois também se solta rapidamente e se mistura mais rapidamente ainda, assim é uma ótima alternativa para fazer a inoculação de substratos bulk.

Incubação

Os baldes ficaram incubando por 3 ou 5 dias, como a temperatura estava próxima de 30oC, o micélio pode se desenvolver e colonizar 100% em poucos dias, em outro cultivo, a uma temperatura pouco abaixo de 25%, percebi que o micélio levou quase 8 dias para colonizar toda a superfície do balde.

https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.4847/

Preparo da camada de casing

Uso uma camada simples, pois o bulk já contém todos os nutrientes e quantidade de água necessários, então a camada só deve mesmo proteger o micélio de contaminantes e impedir que aconteça um overlay.
A camada foi feita com uma mistura de 100ml de pó de coco, 100ml de vermiculita e meia colher de carbonato de cálcio, que foi esterelizada com o método de esterelização descrito acima.
Depois que a superfície do balde estava totalmente colonizada, cobri cuidadosamente toda a superfície com essa mistura e depois coloquei o balde para incubar por mais um ou dois dias, não dexei a camada de casing incubando muito tempo, senão poderia ter aparecido muito micélio na parte de cima e isso poderia ter causado um overlay.

8.jpg

Primeiros pins e cuidados básicos

Os baldes foram relativamente simples de cuidar, depois que a camada de casing estava colonizada, eu peguei um saco transparente, cubri o balde e amarrei o saco, depois eu simplesmente deixei o balde perto da janela, para que entre luz solar indireta, durante a noite, quando eu precisava deixar a luz do cômodo ligada, eu cobria o balde com um saco preto, ou colocava o balde num cômodo escuro.
Diariamente eu tirava o plástico e abanava o balde, mas isso não é tão necessário, cheguei a ficar 2 ou até 3 dias sem abanar os baldes e o desenvolvimento do micélio e o crescimento dos cogumelos não foi prejudicado, acho que isso aconteceu pois não amarro com força o saco plástico, assim há uma troca de ar, que apesar de pequena, é suficiente para uns dias, porém sempre achei bom abanar diariamente para evitar que cobweb aparecesse.
Os pins chegaram a aproximadamente 5 dias depois que o balde é colocado para pegar a luz e os cogumelos demoram cerca de 3 ou 4 dias para crescerem e estarem prontos para serem colhidos.
Eu não tomei cuidado com o manejo dos baldes, para que o substrato não se soltasse das laterais, isso além de deixar esposto o micélio, ainda deixou a mostra a água do fundo, o que pode ser uma porta de entrada para contaminantes, eu tinha que periodicamente virar o balde, apoiando substrato com um garfo limpo, e tirar o excesso de água.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Bem, esse é meu primeiro cultivo, e como achei que preparar terrários e ficar tomando conta de bolos pareceu caro e trabalhoso demais, além de não dar um resultado tão bom quanto eu gostaria, resolvi seguir a técnica que o Shroower apresentou.
Preparei quatro bolos usando o métodos pftek, quando um deles ficou completamente colonizado, eu peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, esterelizei no microondas por 10 minutos, e deixei esfriando. Então peguei um dos bolos, coloquei num ziplock e comecei a quebrar o bolo em pedacinhos, isso demorou bastante, mais de 10 minutos, talvez até uns 15, quando tudo esfriou, joguei os pedaços do bolo no substrato de pó de coco e misturei bem, joguei tudo num balde, fechei com um saco preto e deixei três dias fechado, e agora está completamente colonizado.
Para fazer a camada de casing, peguei mais 250ml de pó de coco e 250ml de vermiculita, adicionei água só para ficar úmido, esterelizei no microondas por 5 minutos, esperei esfriar e acabei de cobrir toda a superfície do substrato com a camada de casing, tampei outra vez com o saco preto e estou esperando para ver se tudo vai funcionar direito.

Aí vão umas imagens, aliás, eu adoro ver imagens nos cultivos daqui, postem mais imagens!
 
Fala Infected

Você está desenvolvendo um excelente trabalho.

Contornando os problemas com criatividade.
 
Olá pessoal.

Hoje fiz a segunda colheita do balde azul, mas infelizemente, por causa das festas, eu tive que sair quando era cedo demais para colher e fazer prints e acabei voltando quando já era provavelmente meio tarde, mas isso não me desanimou.
Olhando as fotos vocês perceberão que os chapeus já estavam muito abertos e já tinham esporulado bastante, por isso resolvi apenas clonar o cogumelos mais bonito que encontrei :)
Resolvi usar karo para clonar o cogumelo bonitão, cogumelo que pode ser encontrato na foto onde onde mostro a colheita, é fácil identificar, pois ele está cortado na meta e a "bundinha" dele não está presente, ela está guardada num tupperware limpo para quando eu terminar de colher eu fazer os procedimentos de clonagem.
A colheita foi de uma maneira geral melhor que a colheita anterior, apesar de eu não ter tido tantos frutos, os cogumelos estavam bem mais grossos e mais firmes, e eu tive apenas quatro abortos. No flush anterior a quantidade de abortos foi incontável...
Percebam que a superfície está um pouco escura, não sei se isso pode me atrapalhar, no momento eu apenas ignorei e borrifei água na superfície, fechei o balde e o guardei.
Numa das fotos, estou, pela primeira vez, mostrando uma foto de um pedaco de uma da minha mão, mão que segura o cogumelo mais bonito do flush.
Também tem uma foto com a cor que um cogumelo ficou poucos segundos depois que foi cortado.

Em anexo estou enviando fotos para vocês poderem acompanhar o desenvolvimento do meu cultivo.

Até breve, pessoal.
00001_1024_768.jpg00007_1024_768.jpg00008_1024_768.jpg00009_1024_768.jpgmao.jpg
 
esse eu chamei até o mortandelo pra ver!
caramba hein...
Otima fonte de estudos!
Com tanto material com uma carga genetica tao grande...
a clonagem tá fadada ao sucesso com certeza.
por curiosidade eu inocularia essa cultura também em um copo de uysque em PF só pra ver os gordinhos brotarem !
se vc continuar isolando - inoculando em bullk vc vai ter frutos cada vez maiores
É o que o reverendo Tripps do mycotopia faz ha 10 anos e tem os MAIORES cubensis do mundo.
 
Mesmo a partir de clones, ainda há variacão genética nos frutos?
 
Teoricamente nao.
Um "isolamento" passa de 60 - 100% das caracteristicas de fenotipo e genotipo da sua fonte de coleta.

Porém nao é só isso que influencia a "aparencia" externa do cogumelo.
Umidade, Temperatura, tempo de incubaçao e quantidade de nutrientes biodisponiveis no momento da formaçao do cogumelo influenciam a aspecto final do bixinho.

Por exemplo o clone desse cogumelo em bolos além do tipo de substrato diferente teria umidade, ambiente, temperatura totalmente diferentes que do bullk.

Isso poderia influenciar Beneficamente o bolo - gerando entre 12 - 20 cogumelos Identicos.
Nos meus testes aqui de isolamento eu obtive 12 cogumelos identicos, as diferenças entre eles eram somente as causadas pelo micro-clima e pela disposiçao no bolo relativo a luz e ao fundo do terrario.

Os carimbos gerados a partir desses cogumelos fixam de 20-35% das caracteristicas desse cogumelo-pai enquanto todo o resto continua roleltando tuda carga genetica da strain. (pesa - thai - ban hua)

:)
 
Olá pessoal.

Estou enviando fotos dos novos pins do segundo flush do balde verde.

Hoje eu montei um esquema para secar e guardar meus cogumelos excedentes, segui o raciocínio de que deveria ser o mais simples e barato possível.

Meu sisteminha foi baseado em dois métodos de secagem que vi aqui no forum, uns diziam para os cogumelos serem secos na frente de um ar condicionado, outros diziam que um simples ventilador bastava, como não tenho ar condicionado, resolvi secar os cogumelos no ventilador, mas percebi que eles não chegavam a ficar crocantes, então acho que não devem durar muito usando apenas esse método.
Também tem uns que secam usando sílica gel, mas achei muito caro, resolvi tentar usar um "Desumidificador Secar", li direito sobre as precaucões e lá não dizia nada sobre ter que ficar longe dos alimentos, então duvido que exista a possibilidade de intoxicacão, a não se, é claro, que se tire o filtro de protecao, mas isso é outra história :)

Eu comprei uma fonte vagabunda de 12v e um cooler de gabinete, paguei R$ 25,00 nos dois, sendo R$ 10,00 no cooler e R$ 17,00 na fonte.

Para ligar a fonte no cooler sem ter que cortar, eu fiz uma gambiarra usando alfinetes e fita adesiva, acredito que apenas olhando as fotos é possível entender como funciona. Prestem atencão no detalhe do plug do cooler, lá tem dois alfinetes, um foi enfiado pelo lado dos fios e dois foram enfiados pelo lado onde o plug é o conectado, usei isso para fazer um interruptor, se eu puxo o alfinete, o cooler desliga. Isso é completamente inútil, mas achei legal fazer. :)

Coloquei o cooler no canto de um tupperware e coloquei vários cogumelos dentro, depois coloquei o cooler em cima, de forma com que o ar entre e passe por vários cogumelos. Essa parte eu preciso melhorar ainda, pois o fluxo de ar não é muito bom, vou tentar adaptar um cano grosso e depois mostro como ficou.

Depois de secos, vou colocar os cogumelos num papel toalha, e depois, junto com o Secar, vou colocar dentro de um saco ziplock.

Se vocês olharem as fotos, verão que já tem um papel toalha com cogumelos dentro do ziplock, esses são os cogumelos que sequei usando o ventilador, já estão completamente crocantes e em breve eles terão companhia.

Até mais pessoal.
00_balde_00001_1024_768.jpg0_material_00002_1024_768.jpggambiarra0_00001_1024_768.jpggambiarra0_00002_1024_768.jpggambiarra_00001_1024_768.jpggambiarra_00005_1024_768.jpgsecador_00001_1024_768.jpgsecador_00003_1024_768.jpgsecar_00005_1024_768.jpg
 
Olá pessoal.

Quando eu comecei meu cultivo eu inoculei quatro copos de farinha de arroz integral, dois deles foram usados nos baldes azul e verde, um eu vi uns pontos marrons, fiquei desconfiado e acabei jogando o bolo fora, pena que eu não tinha um jardim para enterrar o bolo.

Bem, ainda assim tinha sobrado um copo, que eu tinha guardado por garantia, pois eu não sabia se eu conseguiria algo com os baldes, as técnicas de misturar pó de coco com café ou pó de coco com humus pareciam meio arriscadas, eu não sabia se tinha que esterelizar, pasteurizar, não sabia se eu podia fazer no microondas nem tinha certeza da quantidade de cada um dos componentes do substrato, pensando tudo isso acabei guardando um copo num saco preto, fechei bem o saco e guardei o copo na geladeira.
Hoje eu fui ver o copo e me inspirei para fazer um novo cultivo, resolvi repetir a técnica do pó de coco com humus.

Material que usei:
Vazo preto grande de plástico e barato;
Pó de casca de coco;
Humus;
Carbonato de cálcio
Bolo colonizado.

Preparo do substrato:
Peguei dois copos de pó de coco, dois copos de humus e lotei de água, coloquei uma colher de carbonato e coloquei na panela de pressão, infelizmente estou sem microondas, tive que usar essa técnica, que foi horrível, muito difícil de saber quanta água colocar, eu resolvi deixar bastante água, o suficiente para ter líquido por cima do substrato, tampei a panela e deixei na pressão, bem, essa foi a segunda parte ruim, horrível, tenebrosa quase, o cheiro do pó de coco cozinhando foi assustador, agora já passou algumas horas desde que terminei tudo e ainda sinto meu estômago estranho.
Quando a panela deixou de soltar muito vapor eu tirei do fogo e meti debaixo da torneira da pia para esfriar mais rapidamente. Depois disso percebi que ainda tinha uma quantidade de líquido no fundo da panela, aí eu deixei a panela no fogo por mais uns minutos, mas sem a tampa, até o líquido evaporar.
Enquanto a panela esfriava, peguei o copo, tirei o bolo e o coloquei num saco ziplock e quebrei o bolo em pedacos bem pequenos, isso demorou um bom bocado de tempo, aqui é importante usar um saco ziplock para não deixar o bolo em contato com o ar, quanto mais tempo o bolo fica esposto, maior a chance de um esporo de contaminante se instalar.
Como controlar a umidade seria horrível, eu tive uma boa idéia para resolver isso, peguei uma um copo e meio de vermiculita e coloquei numa forma de bolo e coloquei no forno pré aquecido por uns 15 minutos, tomei muito cuidado com isso, pois a coisa sai quente, muito quente.
Depois que o substrato e a vermiculita estavam mais manuseáveis eu fui colocando colheres de vermiculita e fui mexendo, até o substrato ficar mais aerado. É difícil perceber o ponto certo, descrever é pior ainda, tentei usar minha intuicão aqui, da mesma forma que usei com os baldes anteriores.
Peguei o vazo, lavei bem na água corrente, o sequei e depois eu limpei com álcool puro, pequei um saco preto, também o limpei com álcool e o usei cobrir o vazo, para evitar que caira poeira, não quero cultivar pógumelos :D
Nos baldes eu percebi que tinha uma pouco de água se acumulando no fundo do balde, isso me incomodou um pouco, contaminantes devem adorar água parada, para evitar esse problema eu tive uma idéia, que pareceu brilhante na hora, mas que já desconfio de problemas, bem, indo logo ao assunto, eu usei a vermiculita seca excedente para colocar no fundo do balde, e como o balde é meio torto, então eu enchi as partes mais fundas.

Depois eu misturei o bolo quebrado com o substrato, joguei no balde e fechei com o saco preto que eu tinha limpado, daqui uns três dias eu vou dar uma olhada para ver se o micélio está crescendo bem.
00001_1024_768.jpg00002_1024_768.jpg00003_1024_768.jpg
 
teve sucesso com os isolamentos?
estou curioso pelos resultados, cortou a bundinha daquele cogumelo gigante?:rolleyes::?:
 
Acho que não deu certo, eu usei uma seringa muito fina para tirar um pedaco da bundinha daquele cogumelo, não devo ter conseguido tirar a parte importante, pois, o pedacinho de cogumelo que está na água com karo praticamente não mudou, e, a partir de micélio vivo, certamente já era para eu estar vendo algo muito fofo, ou rizomas, não sei, vou esperar mais um pouco e jogarei o líquido fora.

Mas estou pensando em fazer algo diferente, quando eu preparei os outros baldes, percebi que tinham vários rizomas subindo e dando tchau, isso quando fui acrescentar a camada de casing.
Estou pensando em limpar uma pinca, aquelas que mulheres usam para tirar os sílios, e puxar um pedaco de rizoma e jogar numa mistura de água com karo, e usar essa cultura líquida para inocular uns potes de sementes.

Mas enquanto não tenho as condicões necessárias para tal, vou ir lendo mais sobre clonagem para ver se descubro onde errei, não posso perder o próximo cogumelo gigante que aparecer :D

Até breve, pessoal.
 
Muito bom, exelentes cogumelos. O que eu achei estranho foi a cor do chá. Os que eu faço ficam pretos(deve ser porque só fiz chá com selvagens). Acjho eles tão gostosos, porque não experimenta comer? Um abraço do Calango.
 
Acho que não deu certo, eu usei uma seringa muito fina para tirar um pedaco da bundinha daquele cogumelo, não devo ter conseguido tirar a parte importante, pois, o pedacinho de cogumelo que está na água com karo praticamente não mudou, e, a partir de micélio vivo, certamente já era para eu estar vendo algo muito fofo, ou rizomas, não sei, vou esperar mais um pouco e jogarei o líquido fora.

Mas estou pensando em fazer algo diferente, quando eu preparei os outros baldes, percebi que tinham vários rizomas subindo e dando tchau, isso quando fui acrescentar a camada de casing.
Estou pensando em limpar uma pinca, aquelas que mulheres usam para tirar os sílios, e puxar um pedaco de rizoma e jogar numa mistura de água com karo, e usar essa cultura líquida para inocular uns potes de sementes.


Mas enquanto não tenho as condicões necessárias para tal, vou ir lendo mais sobre clonagem para ver se descubro onde errei, não posso perder o próximo cogumelo gigante que aparecer :D

Até breve, pessoal.

manténha a cultura ela leva até 5 dias pra "vingar"

Funciona também! só nao dá pra controlar a FORMA dos cogumelos que sairem, mas dá um bom pinset e uma boa base de coleta.
 
Depois desses dois baldes, que foram completos sucessos, acho que acabei gastanto demais minha quantidade de sorte.

Perdi três potes onde o micélio comecou a se desenvolver e depois parou, aí as bactérias tomaram conta e deixaram os potes fedidos, ao que tudo indica o problema foi a falta de oxigênio, da próxima vez deixarei um furo grande e o tamparei com micropore, para permitir a troca de ar.

A cultura líquida foi perdida também, usei uma seringa muito fina e não consegui pegar a parte importante da base do cogumelo, também não usei micropore para permitir a troca de ar. Aqui eu deveria ter usado um furo grande com micropore e eu deveria agitar diariamente a cultura para forcar a troca de ar do meio líquido.

Esse eu não sei se vou perder, espero que não, mas o micélio de um dos copos ficou mais de um mês na geladeira, isso aparentemente enfraqueceu muito o micélio, por esse motivo a colonizacão do vazo preto está lenta, na forma de algodão, também percebi que o substrato da superfície está um pouco compactado e não sei exatamente o que devo fazer aqui.

Mais um erro que cometi, quando guardei os cogumelos quase secos num ziplock com o Desumidificador Secar eu sem querer acabei bloqueando a entrada do secar, e por isso eu acho meus cogumelos estragaram, pois alguns ficaram muito escuros e meio molengas, alguém já ficou com cogumelos escuros assim? Não sei se eu deveria jogá-los fora, também não sei se isso afetou, de alguma forma, os outros cogumelos. Preciso de ajuda aqui.

Para evitar que esse erro acontecam novamente, eu mudei a disposicao dos cogumelos e do secar dentro do ziplock, acho que essa é a posicão perfeita, além de garantir a eficiencia na hora de secar.

Espero que possam aprender com meus erros.

Não esquecam de ler a bibliteca, os diários do Maurício e pentelhar o Shroower para garantir que a sorte esteja sempre alta.

Até mais pessoal.
00003_1024_768.jpg00004_1024_768.jpg100001_1024_768.jpg100002_1024_768.jpg
 
Gostei dessa idéia do vaso preto!

Eu ia usar o balde, mas o vaso vai ser bem melhor.

Parabéns pelo cultivo!

Abraço!
 
Eu ia usar o balde, mas o vaso vai ser bem melhor.

O formato do vazo ajuda a evitar que os cogumelos encostem na lateral e acabem ficando com o chapeu torto, com o vazo eles encostavam e ficavam meio tortos, uns de lado e outros de ponta cabeca, sendo que esses últimos provavelmente acabariam ficando espostos demais a esporos de contaminantes, inúteis para se fazer prints.
Já os quadradinhos do fundo podem ser usados para fazer um reservatório de água, usando vermiculita, esses reservatórios acabam sendo duplamente úteis, pois evitam que o excesso de água fique exposto à contaminacões, além de servir de reservatório de água para o micélio.
 
Fala Infected. Tudo ok?

Amigo, muito bom seu cultivo, já começou de sola com substratos bulk. Interessante algumas atitudes, estou migrando de bolos pf para bulk em meu cultivo agora, trocaremos idéias. Percebo que vc está estudando bastante, essa é uma das chaves do sucesso.

Ao meu ver, o bulk é o substrato que mais responde com grandes exemplares e quantidades. E, realmente, seu bulk frutificou muito bem mesmo. Parabéns!

Só uma coisinha, de amigo: se vc ainda usa a fonte do cooler para outros eletrônicos, faz uma emenda no fio, antes dos terminais, direto com o fio do cooler, isola com fita. Caso não, já elimina os terminais, emenda direto no fio.
12V é quase nada, mas seu projeto ficará mais bonito, e garante mais segurança. Não se brinca com eletricidade.

Mais uma vez, parabéns amigo, e sempre, siga em frente!
Forte abraço!

Paz e luz!!!
 
Olá pessoal.

As três primeiras fotos mostram a evolucão do balde verde, não sei por que os cogumelos nasceram deitados, só faltou uma rede para eles :)
Tem um que nasceu num pedaco de pó de coco que ficou grudado no canto do balde, alí dá para perceber uns rizomas bem grossos levando alimento para aquele pedaco de micélio, vejam como o micélio se adapta a condicões adversas :)
Aqui eu não sei se vale a pena tirar prints desse flush, o que vocês acham?

As próximas quatro mostram a evolucão do balde azul, que esteve sob exatamente as mesmas condicões climáticas que o balde verde, porém, ficou com um cogumelo grosso e grande, um companheiro baixinho e incontáveis abortos, mas não sei exatamente o motivo dessa grande diferenca.
Esse cogumelo grande e grosso será usado em clonagem, e ainda irei tirar três prints dele, tudo isso para guardar essa ótima carga genética.

Depois tem uma foto do vazo preto que preparei, o micélio demorou um pouco para crescer e tomar conta do vazo inteiro, talvez seja por que o bolo bf que usei nesse balde tenha ficado muito tempo na geladeira, ou por que a superfície tenha ficado um pouco compacta em algumas partes. Mesmo que algumas partes tenham ficado compactas, não existe problema, essa parte do substrato servirá mais para alimentar o micélio, e para não atrapalhar a frutificacão, farei uma camada de casing mais grossa que o normal, para que exista um local fofo e aerado para que os cogumelos possam crescer sem problemas.
A camada de casing será composta novamente de pó de coco e vermiculita.

Depois vocês podem ver um pote de água com karo, nesse estou fazendo uma cultura líquida usando um pedaco de micélio que peguei do vazo preto.

Estou vendo que meu cultivo está chegando ao fim, mas eu ainda farei algumas atualizacões, até eu ter uma cultura líquida de esporos, uma clonagem bem sucedida, e um bom conjunto de prints, todos tirados desses cultivo.

Até mais.
00002_1024_768.jpg00003_1024_768.jpg00013_1024_768.jpg100001_1024_768.jpg100004_1024_768.jpg100006_1024_768.jpg100014_1024_768.jpg300009_1024_768.jpg400011_1024_768.jpg
 
Depois tem uma foto do vazo preto que preparei, o micélio demorou um pouco para crescer e tomar conta do vazo inteiro, talvez seja por que o bolo bf que usei nesse balde tenha ficado muito tempo na geladeira, ou por que a superfície tenha ficado um pouco compacta em algumas partes. Mesmo que algumas partes tenham ficado compactas, não existe problema, essa parte do substrato servirá mais para alimentar o micélio, e para não atrapalhar a frutificacão, farei uma camada de casing mais grossa que o normal, para que exista um local fofo e aerado para que os cogumelos possam crescer sem problemas.
A camada de casing será composta novamente de pó de coco e vermiculita.

Na geladeira?
por isso mesmo que atrasou, quando for montar bullks, nao precisa colocar os copos na geladeira, isso atrasa muito o processo.

Nao entendo um motivo especifico pra colocar o bolo na geladeira antes de bullkalo.

Hm cuidado com a espessura da camada de casing. o micelio pode achar que a camada nao existe (pois ela vai ficar espessa e aerada) e resolver frutificar EMBAIXO dela.

Já aconteceu aqui nos cultivos mais que uma vez.
Uma camada de casing ideal nao deve ultrapassar os 3 centimetros de espessura.

Você pode tambem fazer experimentos com estrume misturado ao substrato de bullk, ou até Humus de minhoca misturado a camada de casing.

No proprio livro do paul Stamets tem alguns ensaios legais sobre o assunto.
 
Fala Infected

Citação:

Esse cogumelo grande e grosso será usado em clonagem, e ainda irei tirar três prints dele, tudo isso para guardar essa ótima carga genética.

Da seringa de multi-esporos, alguns esporos geraram esse cogumelo.

Esse cogumelo é o garanhão reprodutor do próximo cultivo
.
 
O copo só ficou na geladeira pois é um dos copos do início do cultivo, o copo já estava 100% colonizado a mais de um mês, como eu não tinha onde monta o bulk, nem sabia se meus métodos funcionariam, eu embalei o copo num saco preto e deixei na geladeia, para o micélio dormir e não ficar comendo o substrato do copo, entendeu?

Obrigado pela informacão sobre a camada de casing, tomarei cuidado. :)

Até mais.
 
Muito bom seu cultivo. Parabéns. Já estou no terceiro cultivo e ainda não tive safras boas. Espero que esse agora dê mais cogumelos, pois sou guloso. kkkkk. Já testou a potência deles? O que achou? Já tomou selvagens para poder comparar?
 
Back
Top