Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - 1°Cultivo - Balde+Pó de coco

Diário de cultivo completo.
Este é um resumo do meu cultivo em baldes, usando pó de coco, café e humus como substrato, estou fazendo essa compilação para compartilhar tudo o que eu aprendi com esse cultivo, e aprensentar uma técnica simples, fácil, prática e rápida para se ter cogumelos.

Material utilizado:

Bolos pf
Baldes de 10 litros
pó de coco ou fibra de coco
borra de café
humus de minhoca
vermiculita
carbonato de cálcio
panela de pressão
sacos ziplock

https://teonanacatl.org/attachments/7-jpg.4846/

Preparo do substrato

Existem várias maneira de preparar o substrato, vou descrever duas maneiras simples, ambas foram testadas e funcionaram muito bem.

Substrato feito com café

Peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, aproximadamente três colheres, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Substrato feito com humus de minhoca

Peguei 400ml de pó de coco, 400ml de humus e 200ml de vermiculita, adicionei uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Não lembro de ter medido exatamente a quantidade de água que adicionei no substrato, mas calculo que tenha sido aproximadamente 300ml, de qualquer forma, o excesso de água é facilmente controlável adicionando um pouco de vermiculita.
É muito importante que o substrato fique bem fofo, bem aerado, pois se ficar muito compacto o micelio além de demorar demais para colonizar completamente, ainda vai dar frutos pequenos e quase sem potência, eu cometi esse erro e perdi um balde.

Esterilização

Esterilizei ambos os substratos no microondas por 10 minutos, uma alternativa é usar sacos de forno, que foram testados em outro cultivo, para esterilizar na panela de pressão, eu simplesmente joguei todo o substrato dentro do saco, amarrei e coloquei na panela de pressão por 1h, porém esses sacos de forno são facilmente rasgáveis e isso pode causar algum inconveniente.

Preparo dos baldes.

Limpei e desinfectei os baldes usando com álcool 95%, depois passei álcool num saco preto e tampei o balde com o saco, para ele permanecer limpo, e sem pó, até o momento da inoculação.

Inoculação

Depois que o substrato esfriou até ficar em temperatura ambiente, tirei um bolo totalmente colonizado do copo, coloquei em um saco ziplock previamente limpo com álcool e quebrei o bolo em pedaços pequenos, os bolos ocupam um volume de aproximadamente 200ml e foram misturados com o substrato esterelizado e colocados no balde, os baldes ficaram fechados com sacos pretos.
Em outro cultivo eu usei milho para fazer a inoculação, a grande vantagem é que o milho coloniza muito rapidamente, e depois também se solta rapidamente e se mistura mais rapidamente ainda, assim é uma ótima alternativa para fazer a inoculação de substratos bulk.

Incubação

Os baldes ficaram incubando por 3 ou 5 dias, como a temperatura estava próxima de 30oC, o micélio pode se desenvolver e colonizar 100% em poucos dias, em outro cultivo, a uma temperatura pouco abaixo de 25%, percebi que o micélio levou quase 8 dias para colonizar toda a superfície do balde.

https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.4847/

Preparo da camada de casing

Uso uma camada simples, pois o bulk já contém todos os nutrientes e quantidade de água necessários, então a camada só deve mesmo proteger o micélio de contaminantes e impedir que aconteça um overlay.
A camada foi feita com uma mistura de 100ml de pó de coco, 100ml de vermiculita e meia colher de carbonato de cálcio, que foi esterelizada com o método de esterelização descrito acima.
Depois que a superfície do balde estava totalmente colonizada, cobri cuidadosamente toda a superfície com essa mistura e depois coloquei o balde para incubar por mais um ou dois dias, não dexei a camada de casing incubando muito tempo, senão poderia ter aparecido muito micélio na parte de cima e isso poderia ter causado um overlay.

8.jpg

Primeiros pins e cuidados básicos

Os baldes foram relativamente simples de cuidar, depois que a camada de casing estava colonizada, eu peguei um saco transparente, cubri o balde e amarrei o saco, depois eu simplesmente deixei o balde perto da janela, para que entre luz solar indireta, durante a noite, quando eu precisava deixar a luz do cômodo ligada, eu cobria o balde com um saco preto, ou colocava o balde num cômodo escuro.
Diariamente eu tirava o plástico e abanava o balde, mas isso não é tão necessário, cheguei a ficar 2 ou até 3 dias sem abanar os baldes e o desenvolvimento do micélio e o crescimento dos cogumelos não foi prejudicado, acho que isso aconteceu pois não amarro com força o saco plástico, assim há uma troca de ar, que apesar de pequena, é suficiente para uns dias, porém sempre achei bom abanar diariamente para evitar que cobweb aparecesse.
Os pins chegaram a aproximadamente 5 dias depois que o balde é colocado para pegar a luz e os cogumelos demoram cerca de 3 ou 4 dias para crescerem e estarem prontos para serem colhidos.
Eu não tomei cuidado com o manejo dos baldes, para que o substrato não se soltasse das laterais, isso além de deixar esposto o micélio, ainda deixou a mostra a água do fundo, o que pode ser uma porta de entrada para contaminantes, eu tinha que periodicamente virar o balde, apoiando substrato com um garfo limpo, e tirar o excesso de água.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Bem, esse é meu primeiro cultivo, e como achei que preparar terrários e ficar tomando conta de bolos pareceu caro e trabalhoso demais, além de não dar um resultado tão bom quanto eu gostaria, resolvi seguir a técnica que o Shroower apresentou.
Preparei quatro bolos usando o métodos pftek, quando um deles ficou completamente colonizado, eu peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, esterelizei no microondas por 10 minutos, e deixei esfriando. Então peguei um dos bolos, coloquei num ziplock e comecei a quebrar o bolo em pedacinhos, isso demorou bastante, mais de 10 minutos, talvez até uns 15, quando tudo esfriou, joguei os pedaços do bolo no substrato de pó de coco e misturei bem, joguei tudo num balde, fechei com um saco preto e deixei três dias fechado, e agora está completamente colonizado.
Para fazer a camada de casing, peguei mais 250ml de pó de coco e 250ml de vermiculita, adicionei água só para ficar úmido, esterelizei no microondas por 5 minutos, esperei esfriar e acabei de cobrir toda a superfície do substrato com a camada de casing, tampei outra vez com o saco preto e estou esperando para ver se tudo vai funcionar direito.

Aí vão umas imagens, aliás, eu adoro ver imagens nos cultivos daqui, postem mais imagens!
 
Olá.

Balde verde: Surgiu um cogumelo mutante que cresceu todo torto e muito mais rápido que os outros, na segunda feira tive que colher ele pois ele parecia estar atrapalhando o crescimento de vários outros cogumelos pequenos.
Os outros cogumelos pequenos cresceram muito rapidamente também e hoje ou amanhã tentarei tirar prints.
Uma coisa interessante aqui é a cor do chapeu dos cogumelos, no balde azul os cogumelos tinham um chapeu caramelo, no balde verde os cogumelos ficaram com o chapeu bem mais escuro, mais marrom.

Balde azul: Fiz a primeira colheita no sábado, a colheita foi farta, depois de tirar os cogumelos maiores eu percebi que tinha vários abortos, e seguindo instrucoes do Shroower eu colhi eles tambem.
Aqui eu cometi um erro, depois de limpar toda a superficie do subtrato eu simplesmente fechei o balde e o guardei. Ontem, terca feira, eu abri o balde para abanar e percebi que a superficie estava muito seca, fiquei com medo de ter ocorrido um overlay ou algo assim, por causa da falta de água.
Então eu peguei um borrifador de água, limpei ele por dentro com água, fervi água, joguei a água quente dentro do borrifador, dei uma sacodida, espirrei um pouco para eliminar a água velha do cano, tentei limpar da melhor maneira possível o borrifador. Logo em seguida eu abri o balde e umedeci a superficie do substrato e as paredes do balde.
Hoje, quando abri o balde para ver como estava, não percebi nenhum cheiro diferente, mas vi que tinha um líquido estranho numa "fenda" da superficie, então inicialmente pareceu água, mas nao era, quando eu tomei um pouco o balde percebi que o líquido é viscoso e amarelado.
Não encontrei nenhuma referencia a ele no guia de contaminantes mais comuns.
Acho que esse balde deve estar contaminado e pretendo enterrar ele num canto mais escuro do jardim da minha namorada, mas antes de fazer isso eu gostaria de ouvir a opinião de vocês, e receber sugestões.
A única coisa que consigo pensar agora é que essa contaminacão só entrou por causa do borrifador.
Dá próxima vez, além de ferver muito bem a água que vou usar no borrifador, antes de colocar a água no borrifador eu vou colocar uma mistura de água e lysol, vou agitar bem e espirrar bastante, para ter certeza que matei os fungos e bacterias que possam estar lá.
E para não deixar restos de lysol, vou ferver mais água do que preciso, assim eu poderei usar água limpa para tirar o resto de lysol do borrifador.

Estou sem câmera agora, não tenho como tirar fotos do balde contaminado, mas estou mandando uma foto do balde verde, para vocês poderem comparar a cor dos chapeus.

Até mais.
Ar1.jpg
 
Fala Infected

Esse líquido amarelo viscoso é sim contaminação.

Perceba que o cheiro é diferente.

Não necessáriamente, veio através da água que foi borrifada.

Após o flush o micélio está suceptível e pode ter permitido o desenvolvimento de um contaminante.
 
e ai beleza?
ta ficando bonito o cultivo ai!!!
tem um link do mauricio que fala sobre agua oxigenada, acho bem interessante!!!

https://teonanacatl.org/threads/h2o2-evitando-contaminação.1098/

agua deve ser borifada nas paredes do balde e não diretamente sobre a camada de substrato, não é???

Estou apenas questinando o que li em outros posts.......que na verdade estou querendo aprender!!! espero que alguem possa nos esclarecer melhor!!!

abraço e boas vibrações a todos!!:)
 
Acredito que só seja necessário evitar jogar água direto na camada de casing no caso de existirem pins, a água pode fazer com que eles abortem, por isso a água deve ser jogada nas laterais.
Na fase final da frutificacão eu percebi que os cogumelos tomam muita água, tanto a superfície quanto as laterais secam bastante, achei necessário umedecer tanto a superfície quanto as laterais.
Porém é necessário tomar muito cuidado pois a água pode levar muitos contaminantes, no meu caso, parece ter sido o responsável, apesar de não ter como eu ter certeza absoluta que é contaminante, pois não senti nenhum cheiro estranho.

Vou analisar com mais cuidado esse líquido da superfície, estou desconfiado que exagerei na quantidade de água e a sacola que eu uso para amarrar esteja fazendo com que muita água caia no subtrato, assim estaria acumulando água.
Sobre a coloracao eu devo ter me confundido, a superficie é meio marrom, e o ambiente onde eu estava tem uma cortina numa coloracao meio creme, talvez isso tenha feito eu me confundir.

Vou olhar tudo com mais cuidado, prestar atencão nas cores e no cheiro e logo o mais venho contar a vocês.

Até mais.

Olá Maurício.

Esse líquido amarelo viscoso é sim contaminação.

Perceba que o cheiro é diferente.

Eu expliquei o que está acontecendo para o Shroower e ele disse que aconteceu algo semelhante com um cultivo dele quando ele usou vermiculita na camada de casing.
Ele disse que o líquido amarelo é muito provavelmente metabólitos produzidos pelo micélio, e que o fato de o cheiro não estar diferente pode confirmar isso, mas não sabemos qual a chance de existir bactérias desse tipo que não fedem.
Acho que vou esperar para ver se os cogumelos crescem saudáveis, pois apareceram vários pins, o micélio não parece estar doente.

Alguém tem sugestões do que eu posso fazer?

Eu estou preocupado, não gosto da idéia de ter que ir ao médico e tomar antibióticos, mas também estou com dó de jogar todo esse substrato fora.

Obrigado,

Até mais.
 
Fala Infected

Sem estar cheirando a todo o instante, o instrumento para determinar se é ou não bactéria é o ofato.

Não precisa aproximar o nariz, de longe você traz o ar com a palma da mão em concha e senti o cheiro.

Se for cheiro forte desagradável, pode jogar fora.
 
Olá Maurício.

Obrigado pela dica, eu realmente tentava sentir o cheiro de longe, pois eu estava com medo de chegar perto...


Hoje eu também colhi os cogumelos do balde verde, tinha uma quantidade bem grande de cogumelos, não contei a quantidade, mas certamente foi bem mais que 10, infelizmente eles estavam um pouco finos, mas compensou ver os cogumelos ficando azuis quando pressionados e roxos quando cortados, ao que parece estão bem potentes.
Eu também tirei os dois maiores chapeus e nesse exato momento eles estão sob duas folhas de papel alumínio e dentro de um saco ziploc.
Fui bem desastrado fazendo isso, sem querer um chapeu caiu da minha mão, amassei sem querer uma folha de alumínio e coisas assim, mas acho que vai funcionar direito.
Acredito que nenhum dos erros tenha comprometido esses dois prints, mas mesmo assim eu vou marcar eles, para no futuro eu ter um melhor controle do que eu estou fazendo.

Até mais pessoal.
 
Olá Maurício.

Obrigado pela dica, eu realmente tentava sentir o cheiro de longe, pois eu estava com medo de chegar perto...


Hoje eu também colhi os cogumelos do balde verde, tinha uma quantidade bem grande de cogumelos, não contei a quantidade, mas certamente foi bem mais que 10, infelizmente eles estavam um pouco finos, mas compensou ver os cogumelos ficando azuis quando pressionados e roxos quando cortados, ao que parece estão bem potentes.
Eu também tirei os dois maiores chapeus e nesse exato momento eles estão sob duas folhas de papel alumínio e dentro de um saco ziploc.
Fui bem desastrado fazendo isso, sem querer um chapeu caiu da minha mão, amassei sem querer uma folha de alumínio e coisas assim, mas acho que vai funcionar direito.
Acredito que nenhum dos erros tenha comprometido esses dois prints, mas mesmo assim eu vou marcar eles, para no futuro eu ter um melhor controle do que eu estou fazendo.

Até mais pessoal.
uma dica é utilizar esses carimbos "desastrados" em pouco tempo.
os esporos mais novos sao mais viáveis, necessitam de menos tempo de hidrataçao e colonizam tão rapido que nao dão tempo pros contaminantes dominarem.
nao arrisque ficar com nada contaminado ae na sua casa.
aproveite pra tirar pedaços de micelio também pra clonagem.
é uma boa ideia manter um banco de carimbos proximo a você, pro caso de alguma coisa dar MUITO errado você ainda ter onde conseguir carimbos.
otimos resultados que demonstram a aplicaçao da tecnica simpless porem muito eficaz.
voto pra biblioteca.:)
 
Eu pretendo fazer uma cultura líquida em breve, estou providenciando o material que falta.

Sobre ficar com algo contaminado, eu primeiro preciso saber se aquilo realmente é contaminacao, se for, vou jogar fora na certa, mas eu também tenho dó de jogar algo que ainda está frutificando fora.
Se os cogumelos crescerem saudáveis, talvez signifique que isso não é contaminacao.
Bem, tirei dois carimbos, vou fazer uma ou duas culturas líquidas, também pretendo tirar mais dois carimbos por flush, e em último caso eu posso recorrer ao Shroower :D

Como assim voto pra biblioteca? Você acredita que meu diário possa ser assim tão útil? Eu estava planejando fazer uma compilacão de todo o cultivo num único post, para servir de receita para outros iniciantes, mas sinceramente acho que tudo o que tem no meu diário já pode ser encontrado na biblioteca, então nem seria necessário mandar nada para lá.
 
estava conversando com um amigo que cultiva cogumelos ganoderma agora mesmo e falei do seu problema.
tem nome : XORUME (ou chorume) e é resultado da ação de bacterias decompositoras de material organico.
em culturas de shitaque e shimeji isso é comum.
pode ser resolvido retirando-se tudo do balde com muito cuidado, colocando uma camada de 2 a 5 centimetros de vermiculita SECA seguidos de mais 2 ou 3 centimetros de vermiculita adicionada de calcareo ou algum outro fornecedor de calcio levemente humidecidos..
é comum em substratos pasteurizados e em largas quantidades de material.
faltam artigos ricos em fotografias como o seu na biblioteca.
por isso algum moderador (ou você mesmo) pode compilar um documento e mandar pra biblioteca. com partes do texto ou somente com fotos ou ambos.:)
 
Certo, esse chorume não vai fazer mal aos cogumelos? Nem a mim se eu ingerí-los? De qualquer forma eu vou ferver bem os cogumelos nos próximos flushs.

Vou usar vermiculita assim como você indicou, mas acho que 2 ou 3 sentímetros de vermiculita seca mais 2 ou 3 centímetros de vermiculita deve ser muito, não ficaria uma camada muito grossa?

Sobre as fotos, eu tenho que tirar mais, esqueci a câmera na casa da minha mãe, talvez eu busque amanhã.

E a compilacão eu vou fazer em breve, pretendo ver como serão os próximos flushs, o tamanho dos cogumelos, a quantidade e outros dados.

Uma das coisas que eu acho que pode ser útil é a comparacão do efeito do café com o efeito do húmus.
O balde com café deu muitos cogumelos, mas o balde que usei húmus deu mais, e um pouco mais grossos.
Sei que nem fiz os cultivos usando nenhum método científico, nem os cultivos comecaram exatamente no mesmo dia, acho que teve a diferenca de uns três ou quatro dias então não vai dar para fazer muitas comparacões, pois a temperatura e a umidade do ar estava bem diferente quando cada um dos baldes comecou a pinar.
Mas acho que o que é determinante para garantir a quantidade de cogumelos é o nitrogênio. Mas preciso estudar mais antes de dizer isso.

Eu achei um estudo interessante sobre o uso de pó de coco:
http://www.scielo.br/scielo.php?scr...0102-05362004000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Aqui fala um pouco sobre o húmus:
http://www.herbario.com.br/bot/agriorg/humus.htm

Acho que em as informacões mais importantes dalí é a composicão de cada um dos substratos. Amanhã eu vou ler mais sobre os nutrientes que os cogumelos precisam e vou tentar descobrir como montar um substrato mais power :D

Agora me vou, até mais.
 
Bem esta ai uma pequena relacao da composicao dos substratos.

Esterco bovino
Nitrogenio 24,7 g/kg
Potassio 18,5 g/kg
Calcio 27,9 g/kg
Fosforo 11,1 g/kg
Magnesio 7,1 g/kg

Umidade 73,9%
pH 7


Humus de Minhoca

Nitrogenio 7,6 g/kg
Fosforo 12,4 g/kg
potassio 18,0 g/kg
Calcio 11,8 g/kg
Magnesio 4,0 g/kg

Umidade 54,76 %
pH 7,9


Substrato de Coco
Nitrogenio. 6,52 g/kg
Fosforo 1,42 g kg-1
Potassio 11,5 g kg-1
Cloro 2,63 g/kg

Umidade 85%
pH 4,8 a 5,2

Mas esses dados não são muito confiaveis pois há uma grande diferenca na quantidade de nutrientes de acordo com o ambiente onde os coqueiros crescem.


Eu tambem achei esse texto, que faz algumas comparacoes entre os tipos de esterco:
http://www.cnpc.embrapa.br/artigo1.htm


Como podem perceber o esterco de coelho possui uma quantidade muito grande de nitrogênio, fosforo e potássio, em breve farei uns testes usnado esterco de coelho como substrato bulk.
Se alguém já testou e tem informacões úteis para compartilhar, que se manifeste. :cool:

Bem, usando as informacões obtidas, os fatores mais importantes para o crescimento de cogumelos é quantidade de umidade, e para a determinar o tamanho e a quantidade de psilocibina é necessário ter uma alta quantidade de nitrogênio e de fósforo.

Assim, o ideal é ter um substrato com uma quantidade de nutrientes semelhante ao esterco bovino, pois é o ideal para a germinacao e crescimento do micélio, essa informacao é certamente incontestável, pois o micélio está muito bem adaptado ao esterco bovino.

A agora comeca minhas especulacoes, depois do micélio estiver bem desenvolvido e forte, seria interessante fazer um bulk, ou colocar uma camada nutritiva abaixo da camada de casing, usando um substrato rico em nitrogênio e fosforo, assim nasceriam grandes frutos cheios de psilocibina.
Agora só falta descobrir uma maneira de saber até onde podemos potencializar os cogumelos usando nitrogenio e fosforo, é bom saber quando estaremos exagerando.

Fontes:
http://www.cnpat.embrapa.br/publica/pub/ComTec/cot_54.pdf
http://www.herbario.com.br/bot/agriorg/humus.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?scr...0102-05362004000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
https://teonanacatl.org/threads/usos-e-atividade-farmacológica-da-psilocibina-um-estudo-bibliográfico.718/
http://www.cnpc.embrapa.br/artigo1.htm
 
Olá todos.

Ao que tudo infica o balde azul não contaminou, olhei hoje e não tinha mais nenhum líquido amarelo na superfície e o cheiro continua praticamente o mesmo desde o início do cultivo, o micélio da superfície parece bem e os cogumelos estão crescendo normalmente.
Os cogumelos também estão mais grossos do que no primeiro flush, espero que continuem assim para eu conseguir bons prints, a cor do chapeu está bem mais escura e tem uns pequenos pontos brancos, é incrível como os cogumelos mudam de aspecto de acordo com o flush.

O micélio da superfície do balde verde parece já ter se recuperado, e toda a superfície já comeca a apresentar uns pontos bem mais densos de micélio, o que significa que provavelmente terei pins.

Estou enviando umas fotos dos baldes para que vocês possam acompanhar o cultivo.

Até mais.
00008_1024_768.jpg00015_1024_768.jpg00016_1024_768.jpg00018_1024_768.jpg
 
Eu tinha guardado a colheita do balde verde na geladeira, hoje eu resolvi fazer um chá, e aproveitei para tirar umas fotos, aí estão mais ou menos 70% dos cogumelos e os outros 30% estão no copo.
00004_1024_768.jpg00003_1024_768.jpg
 
Relação da composição dos substratos.



....................Esterco bov...........Humus...........Coco

Nitrogênio............24,7.................7,6..............6,52
Potássio..............18,5................18,0............11,5
Cálcio.................27,9................11,8
Fósforo...............11,1................12,4..............1,42
Magnésio..............7,1..................4,0

Umidade..............73,9................54,76............85
pH........................7....................7,9.............4,8 a 5,2


Não é de admirar que o cubensis se sinta tão bem em esterco bovino.

A comparação direta mostra a superioridade desse substrato.

O coco deve ser usado com cuidado pois diminui bastante o Ph.

Ao coco deve ser adicionado um corretor de Ph.

O humus misturado ao coco ajuda a corrigir o Ph.
 
É melhor verificar se eu consegui converter direito os valores na hora de colocar as informacoes naquele post.

Em breve verificarei isso.
 
Bem, realmente eu me confundi na hora de montar as tabelas, eu interpretei mal as informacoes do seguinte site:
http://www.cipav.org.co/lrrd/lrrd17/11/borg17122.htm

Porém, parte dos dados que eu procurava estava em uma das urls que eu li, mas esqueci de prestar atencão nos dados corretos:
http://www.cnpc.embrapa.br/artigo1.htm

Então está confirmado que a quantidade de nutrientes do esterco foi superestimada naquela tabela.

Porém eu ainda preciso entender melhor as características do ciclo vital do fungo, para ter certeza que estou dando as melhores condicões para o desenvolvimento do micélio e dos frutos.

Caras, cultivar é interessante demais. :)

Aliás, tomei mais um susto hoje, quando vi os cogumelos querendo pular para fora do balde, comparem a diferenca entre as fotos dos cogumelos de ontem e de hoje. A diferenca é espantosa!

PS: Desculpem-me as informacões erradas do post anterior.
00008_1024_768.jpg
 
adorei a cor do chá.
se vc deixasse ele repousar por 15-20 minutos ele teria se tornado azul-cubensis.
os meninos sempre nos surpreendem..
vc nao precisou tomar nenhuma medida pra diminuir a umidade embaixo do substrato?
é bom virar o bullk inteiro depois do 3o ou 4o flush.
 
Esqueci de falar disso, assim que eu terminei de colher eu percebi que tinha um excesso de água no fundo do balde, então eu esterelizei a base de uma colher, aquelas que tem plástico grosso e tal - uma colher toda de ferro perfuraria o bulk e eu achei que isso seria um incoveniente - aí eu segurei o bulk no fundo com a colher e virei o balde para o excesso de água escorrer.

Sobre virar o bulk, vou ver por quanto tempo o bulk vai continuar pinando e dando flushs e tentar descobrir quando eu vou precisar virar. Vou precisar da ajuda de vocês para saber quando isso será necessário.

Eu deixei o chá descansando até ficar com a temperatura ambiente, mas não notei nenhuma mudanca na cor, da próxima vez eu deixo mais tempo, por motivos puramente científicos.
Ainda falando sobre o chá, nesse flush tanto o cheiro dos cogumelos quando o gosto do chá estavam horríveis, foi difícil engolir tudo aquilo de chá.

Mais uma coisa, quanto tempo vocês esperam entre uma experiência e outra? Não estou falando da experiência em si, estou falando do tempo que demora para o corpo descancar e a resistência aos efeitos do chá diminuirem.

Obrigado e até breve.
 
de 5 a 15 dias. espero sempre 35 - 45 dias pra ter CERTEZA que minha pilha recarregou, mas nao gosto de dar " datas" tipo : vou tomar hoje e depois sóo daqui 15 dias, manja?
o bom é deixar o corpo sentir a vontade. se vc sentir ela, pode tomar que vai estar tudo certo.
sua intuiçao serve pra muito mais coisa do que vc imagina cara.
só na vale tomar todo dia.
alguns alimentos como banana, cenouras, chocolate meio amargo e frutas citricas "recarregam" suas baterias mais rapidamente, POREM EU DISCONHEÇO O MOTIVO.
as mesmas frutas servem pra você diminuir o efeito "comedown" da volta.
MUITO chocolate com leite tira PARTE da disforia da volta.

bons topicos pra pesquisa(em ingles)

Ansiedade da volta - desbalanço de serotonina?

cura para efeitos colaterais?
(thanks to hippie and D8 from mcotopia)

mais dois sites que vc pode achar interessante tb:
http://skepdic.com/akashic.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Akashic_Records
:)
 
Back
Top