Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - 1°Cultivo - Balde+Pó de coco

Diário de cultivo completo.
Este é um resumo do meu cultivo em baldes, usando pó de coco, café e humus como substrato, estou fazendo essa compilação para compartilhar tudo o que eu aprendi com esse cultivo, e aprensentar uma técnica simples, fácil, prática e rápida para se ter cogumelos.

Material utilizado:

Bolos pf
Baldes de 10 litros
pó de coco ou fibra de coco
borra de café
humus de minhoca
vermiculita
carbonato de cálcio
panela de pressão
sacos ziplock

https://teonanacatl.org/attachments/7-jpg.4846/

Preparo do substrato

Existem várias maneira de preparar o substrato, vou descrever duas maneiras simples, ambas foram testadas e funcionaram muito bem.

Substrato feito com café

Peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, aproximadamente três colheres, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Substrato feito com humus de minhoca

Peguei 400ml de pó de coco, 400ml de humus e 200ml de vermiculita, adicionei uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Não lembro de ter medido exatamente a quantidade de água que adicionei no substrato, mas calculo que tenha sido aproximadamente 300ml, de qualquer forma, o excesso de água é facilmente controlável adicionando um pouco de vermiculita.
É muito importante que o substrato fique bem fofo, bem aerado, pois se ficar muito compacto o micelio além de demorar demais para colonizar completamente, ainda vai dar frutos pequenos e quase sem potência, eu cometi esse erro e perdi um balde.

Esterilização

Esterilizei ambos os substratos no microondas por 10 minutos, uma alternativa é usar sacos de forno, que foram testados em outro cultivo, para esterilizar na panela de pressão, eu simplesmente joguei todo o substrato dentro do saco, amarrei e coloquei na panela de pressão por 1h, porém esses sacos de forno são facilmente rasgáveis e isso pode causar algum inconveniente.

Preparo dos baldes.

Limpei e desinfectei os baldes usando com álcool 95%, depois passei álcool num saco preto e tampei o balde com o saco, para ele permanecer limpo, e sem pó, até o momento da inoculação.

Inoculação

Depois que o substrato esfriou até ficar em temperatura ambiente, tirei um bolo totalmente colonizado do copo, coloquei em um saco ziplock previamente limpo com álcool e quebrei o bolo em pedaços pequenos, os bolos ocupam um volume de aproximadamente 200ml e foram misturados com o substrato esterelizado e colocados no balde, os baldes ficaram fechados com sacos pretos.
Em outro cultivo eu usei milho para fazer a inoculação, a grande vantagem é que o milho coloniza muito rapidamente, e depois também se solta rapidamente e se mistura mais rapidamente ainda, assim é uma ótima alternativa para fazer a inoculação de substratos bulk.

Incubação

Os baldes ficaram incubando por 3 ou 5 dias, como a temperatura estava próxima de 30oC, o micélio pode se desenvolver e colonizar 100% em poucos dias, em outro cultivo, a uma temperatura pouco abaixo de 25%, percebi que o micélio levou quase 8 dias para colonizar toda a superfície do balde.

https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.4847/

Preparo da camada de casing

Uso uma camada simples, pois o bulk já contém todos os nutrientes e quantidade de água necessários, então a camada só deve mesmo proteger o micélio de contaminantes e impedir que aconteça um overlay.
A camada foi feita com uma mistura de 100ml de pó de coco, 100ml de vermiculita e meia colher de carbonato de cálcio, que foi esterelizada com o método de esterelização descrito acima.
Depois que a superfície do balde estava totalmente colonizada, cobri cuidadosamente toda a superfície com essa mistura e depois coloquei o balde para incubar por mais um ou dois dias, não dexei a camada de casing incubando muito tempo, senão poderia ter aparecido muito micélio na parte de cima e isso poderia ter causado um overlay.

8.jpg

Primeiros pins e cuidados básicos

Os baldes foram relativamente simples de cuidar, depois que a camada de casing estava colonizada, eu peguei um saco transparente, cubri o balde e amarrei o saco, depois eu simplesmente deixei o balde perto da janela, para que entre luz solar indireta, durante a noite, quando eu precisava deixar a luz do cômodo ligada, eu cobria o balde com um saco preto, ou colocava o balde num cômodo escuro.
Diariamente eu tirava o plástico e abanava o balde, mas isso não é tão necessário, cheguei a ficar 2 ou até 3 dias sem abanar os baldes e o desenvolvimento do micélio e o crescimento dos cogumelos não foi prejudicado, acho que isso aconteceu pois não amarro com força o saco plástico, assim há uma troca de ar, que apesar de pequena, é suficiente para uns dias, porém sempre achei bom abanar diariamente para evitar que cobweb aparecesse.
Os pins chegaram a aproximadamente 5 dias depois que o balde é colocado para pegar a luz e os cogumelos demoram cerca de 3 ou 4 dias para crescerem e estarem prontos para serem colhidos.
Eu não tomei cuidado com o manejo dos baldes, para que o substrato não se soltasse das laterais, isso além de deixar esposto o micélio, ainda deixou a mostra a água do fundo, o que pode ser uma porta de entrada para contaminantes, eu tinha que periodicamente virar o balde, apoiando substrato com um garfo limpo, e tirar o excesso de água.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Bem, esse é meu primeiro cultivo, e como achei que preparar terrários e ficar tomando conta de bolos pareceu caro e trabalhoso demais, além de não dar um resultado tão bom quanto eu gostaria, resolvi seguir a técnica que o Shroower apresentou.
Preparei quatro bolos usando o métodos pftek, quando um deles ficou completamente colonizado, eu peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, esterelizei no microondas por 10 minutos, e deixei esfriando. Então peguei um dos bolos, coloquei num ziplock e comecei a quebrar o bolo em pedacinhos, isso demorou bastante, mais de 10 minutos, talvez até uns 15, quando tudo esfriou, joguei os pedaços do bolo no substrato de pó de coco e misturei bem, joguei tudo num balde, fechei com um saco preto e deixei três dias fechado, e agora está completamente colonizado.
Para fazer a camada de casing, peguei mais 250ml de pó de coco e 250ml de vermiculita, adicionei água só para ficar úmido, esterelizei no microondas por 5 minutos, esperei esfriar e acabei de cobrir toda a superfície do substrato com a camada de casing, tampei outra vez com o saco preto e estou esperando para ver se tudo vai funcionar direito.

Aí vão umas imagens, aliás, eu adoro ver imagens nos cultivos daqui, postem mais imagens!
 
Fala Infected, beleza?

Todos nós adoramos imagens heheh, poste bastantes também.
Boa sorte no cultivo e boa colheita.

Abraços.
 
As fotos estão ficando legais ,,, boa sorte no seu cultivo eu acho a Thai Koh Samui uma bela strain !!!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
:D :D :D :D
 
lindo bullk parabéns!
uma boa dica pra aumentar a durabilidade dele:
faça um ANEL de vaselina industrial (ou aquela que todo casal guarda na gavetinha do criado mudo) proximo ao substrato de casing, isso vai evitar que a agua que se acumula na parede do balde escorra diretamennte pra cima do bullk.
tudo parece estar ibndo MUITO bem.
agora é só re-cobrir com vermiculita umida PURA e abanar 2 ou 3 veaes por dia. se a umidade ae tiver baixa, você pode " regar" ass paredes com, um aspersor de agua, somente o suficiente pra MOLHAR as paredes sem escorrer pra baixo.
OTIMA contribuiçao! parabéns.:):):):)
 
Bem, o Shroower sugeriu que eu cobrisse tudo com uma camada formada por 1/2 de pó de coco + 1/2 de vermiculita, foi o que eu fiz ontem, e eu já comprei um borrifador de água numa loja de 1,99 aqui perto. Valeu pelas dicas :)

Vou esperar uns dois dias até o micélio começar a aparecer na parte de cima do balde e volto com fotos e mais informações :)

Três vivas aos baldes e pó de coco.
 
vai dar cogus do tamanho EXGGG
vamo apostar... calculo 19 cms de comprimento por 12 de raio do chapéu.
poucos cogus, 3 ou 4 mas todos gigantes.
 
[piada]o Infected é meu outro usuário[/piada]

e tem gente que vai encucar que é verdade ;)
 
hahah, viu, o presuntinho foi o primeiro :p:
até que poderia ser eu, mas não sou tão egocentrico e nem uso essas luvinhas da mamãe de lavar louça, né Infected? :D

tá legal o cultivo, viva a evolução dos baldes :p:
 
hahah, viu, o presuntinho foi o primeiro :p:
até que poderia ser eu, mas não sou tão egocentrico e nem uso essas luvinhas da mamãe de lavar louça, né Infected? :D

:rollees: Ai, será q essas "luvinhas", bem esterilizadas a cada uso, nao substituiria as luvas cirurgicas, pois tenho gasto tanto com elas, pq sao descartaveis.

Desculpe essa pergunta no seu post Infected, eh q quiz aproveitar o ensejo pra tirar essa duvida:)
 
agora lendo melhor.. poxa em 3 dias colonizou dessa forma!!! caramba!
e o substrato da cobertura tá ok, se o show falou tá falado!!!
:)
 
Ai, será q essas "luvinhas", bem esterilizadas a cada uso, nao substituiria as luvas cirurgicas, pois tenho gasto tanto com elas, pq sao descartaveis.

Bem, eu sempre lavo as mãos com protex, e depois, dependendo do que eu vou fazer, eu limpo as luvas com protex ou lysol, e mesmo assim eu evito tocar no micélio ou no substrato depois de esterelizado.
Por exemplo, eu não toco nos bolos colonizados, eu tiro os bolos do copo direto para dentro do saco ziplock. Mas se for para sacar o bolo do copo e manusear ele, acho melhor usar luvas cirurgicas mesmo, mas para mim esse é mais um dos motivos para banir o uso de bolos, muito trabalhoso e cheio de frufrus!


agora lendo melhor.. poxa em 3 dias colonizou dessa forma!!! caramba!
:)

Eu estava comentando com o Shroower, esse micélio aí é ninja!
Bem, na verdade eu descobri depois de preparar tudo que o pó de coco que usei no substrato é enriquecido com humus, talvez por isso o micélio tenha ficado assim tão forte - um aviso importante: leiam as embalagens - sorte que não era nada tratado com antifungos ou algo do tipo.

Na camada de casing eu coloquei pó de coco que não é enriquecido com humus, pois vi em vários lugares do forum que não é conveniente que que a camada de casing seja muito nutritiva.

Até mais.
 
Fala Infected

Apesar de você ter decidido começar com bulk.

Seu trabalho é pautado em leitura atenciosa dos tópicos.

Com assimilação das tecnicas rapidamente.

Não se perdeu em nenhum detalhe.

Parabéns !!!
 
Apesar de você ter decidido começar com bulk.

Seu trabalho é pautado em leitura atenciosa dos tópicos.

Com assimilação das tecnicas rapidamente.

Não se perdeu em nenhum detalhe.

Na verdade os créditos são todos do Shroower, pois foi ele quem me suportou por mais de um mês fazendo várias e várias perguntas!

Valeu Shroower :)
 
Na verdade os créditos são todos do Shroower, pois foi ele quem me suportou por mais de um mês fazendo várias e várias perguntas!

Valeu Shroower :)

Créditos para o Shroower:

Técnica de clonagem em água com mel - 09-05-2006, 07:48 PM

https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-água-com-mel.823/

Técnica de clonagem em papelão - 07-30-2006, 09:34 PM

https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-papelão.730/

SAC - Sacou Além do Comum
 
Olá pessoal, estou voltando com meu segundo cultivo semi-bulk-ultra-simples usando baldes, e dessa vez o substrato foi feito usando pó de coco, humus e vermiculita.
Primeiro eu tinha misturado apenas o pó de coco com o humus, numa proporção de 50% para cada um deles, mas parecia que ia ficar compacto demais aproximadamente, então eu acrescentei vermiculita, no final as proporções ficaram aproximadamente em 40% de pó de coco, 40% de humus de minhoca e 20% de vermiculita.
Depois de misturar tudo, acrescentei água até que, sem perceber, deixei ficar muito úmido e ficou tudo parecendo barro - sim, muito difícil de achar o ponto, provavelmente culpa do humus - coisa que eu não gostei, mas eu não fiquei muito preocupado, coloquei tudo numa bacia grande e deixei tudo lá por 10min e depois deixei esfriar.
Depois de frio tive o prazer de notar que tinha evaporado água o suficiente para a mistura não ficar muito úmida, nem muito seca, então eu misturei mais um bolo quebrado, joguei num balde limpo, tampei com um saco preto e guardei.
A camada de casing desse balde eu estou em dúvida se faço como o Boca sugeriu ou se faço usando a mesma mistura que usei no outro balde.

Considerações sobre a camada usando vermiculita e pó de coco:
Isso pode ser uma boa idéia pois o pó de coco muda de cor quando está seco ou molhado, assim fica um pouco mais fácil de controlar a umidade do balde, mas, por outro lado, seria necessário esperar que a camada de casing colonize antes de colocar o balde na luz, o que deve demorar aproximadamente três dias

Considerações sobre a camada usando apenas vermiculita:
Usando apenas vermiculita, acho que com umas 12 horas o balde já estaria pronto, pois não faz sentido esperar que o micélio colonize algo sem nutrientes, então seria necessário apenas esperar que algum micélio apareça no meio da vermiculita. Essa camada serviria apenas para proteger o micélio, pois o "bulk" já tem vermiculita e pó de coco, e já deve ter água o bastante.

Espero sugestões de vocês, pois estou meio confuso nessa parte.

Ah! Vejam as fotos, as duas primeira foram tiradas 12 horas depois de fazer a mistura e a última foi tirada aproximadamente depois de 36 horas.

Até breve :)
00001_800x600.jpg00002_800x600.jpg00003_800x600.jpg
 
olha é isso mesmo, e mais um pouco:

O pó de coco realmente vai te ajudar a ver quando está umido demais quando está bom ou quando tá seco.


Sempre existe a possibilidade de " re-bulk" usando pedaços do bullk antigo saudável como spawn pra novas culturas.

Dá uma olhada no tópico de bordeamento, pode ser que pra vc isso seja uma otima ajuda, pois quanto maior o espaço mais facil fica de fazer esses "Montes" e bordas.
(link - Multiplas bordas)

Além dos otimos resultados que nosso amigo Tio Dena teve em seu tópico ,
que chegou a ser citado ate no Mycotopia, na thread original em ingles, do desenvolvedor da tecnica.

O pessoal tá apostando bastante e tem muitos exemplos na propria thread em ingles, que valem a pena de ser trazidos pra cá ou pelo menos como curiosidade.

Se você der uma riscada(como o FAHTSTER fez no micotopya) nesse micelio da superficie do bulk antes de fazer a camada de cobertura, ele frutifica a partir de baixo mesmo, em 3 ou 4 dias.

Porém (sempre tem um porém)ao colher frutos vindos das profundezas, você expoe o substrato nutritivo, e bem num ponto machucado, facilitando a entrada de contaminantes.

Tudo tem seu preço - nessa tecnica voce obtem 2 ou 3 flushs PESADOS no maximo e talvez mais 2 se virar o " bolao" de cabeça pra baixo e "casear" novamente.

O pessoal tá apostando bastante e tem muitos exemplos na propria thread em ingles, que valem a pena de ser trazidos pra cá ou pelo menos como curiosidade.

Do mais, parece que você já tem uma ideia fixa do que fazer, e tudo parece correr dentro do planejado, certo?

Ter quantidades de substrato
assim sadio e colonizado
em casa é sonho de muitos
mas coisa de poucos
nao esqueça isso é
só para loucos
isso é só para os RAROS.
AaaaaAANNNN
entao.. best pination vibes.
me-aw(com sono)
:eek:
 
Não tenho uma idéia fixa, mas digamos que eu li e re-li vários diários e acompanhei várias discussões e já tenho tudo meio-semi-planejado, e realmente tem acontecido bem melhor do que eu esperava.
Sobre as bordas, acho que já é tarde para eu fazer, esqueci desse detalhe, mas mesmo assim, conversei com o Shroower e ele disse que eu só devia me preocupar com isso se eu estivesse com uma espécie que pina com mais dificuldades, e acrescentou que o Thai sempre frutificou bem com ele e que seria melhor ter uma superfície mais plana para que a frutificação ocorra por igual em todo o balde.

Senhor Boca, obrigado pelas sugestões, alguns de seus posts e traduções me foram incrivelmente úteis :)

Até mais pessoal.
 
Back
Top