Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - 1°Cultivo - Balde+Pó de coco

Diário de cultivo completo.
Este é um resumo do meu cultivo em baldes, usando pó de coco, café e humus como substrato, estou fazendo essa compilação para compartilhar tudo o que eu aprendi com esse cultivo, e aprensentar uma técnica simples, fácil, prática e rápida para se ter cogumelos.

Material utilizado:

Bolos pf
Baldes de 10 litros
pó de coco ou fibra de coco
borra de café
humus de minhoca
vermiculita
carbonato de cálcio
panela de pressão
sacos ziplock

https://teonanacatl.org/attachments/7-jpg.4846/

Preparo do substrato

Existem várias maneira de preparar o substrato, vou descrever duas maneiras simples, ambas foram testadas e funcionaram muito bem.

Substrato feito com café

Peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, aproximadamente três colheres, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Substrato feito com humus de minhoca

Peguei 400ml de pó de coco, 400ml de humus e 200ml de vermiculita, adicionei uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Não lembro de ter medido exatamente a quantidade de água que adicionei no substrato, mas calculo que tenha sido aproximadamente 300ml, de qualquer forma, o excesso de água é facilmente controlável adicionando um pouco de vermiculita.
É muito importante que o substrato fique bem fofo, bem aerado, pois se ficar muito compacto o micelio além de demorar demais para colonizar completamente, ainda vai dar frutos pequenos e quase sem potência, eu cometi esse erro e perdi um balde.

Esterilização

Esterilizei ambos os substratos no microondas por 10 minutos, uma alternativa é usar sacos de forno, que foram testados em outro cultivo, para esterilizar na panela de pressão, eu simplesmente joguei todo o substrato dentro do saco, amarrei e coloquei na panela de pressão por 1h, porém esses sacos de forno são facilmente rasgáveis e isso pode causar algum inconveniente.

Preparo dos baldes.

Limpei e desinfectei os baldes usando com álcool 95%, depois passei álcool num saco preto e tampei o balde com o saco, para ele permanecer limpo, e sem pó, até o momento da inoculação.

Inoculação

Depois que o substrato esfriou até ficar em temperatura ambiente, tirei um bolo totalmente colonizado do copo, coloquei em um saco ziplock previamente limpo com álcool e quebrei o bolo em pedaços pequenos, os bolos ocupam um volume de aproximadamente 200ml e foram misturados com o substrato esterelizado e colocados no balde, os baldes ficaram fechados com sacos pretos.
Em outro cultivo eu usei milho para fazer a inoculação, a grande vantagem é que o milho coloniza muito rapidamente, e depois também se solta rapidamente e se mistura mais rapidamente ainda, assim é uma ótima alternativa para fazer a inoculação de substratos bulk.

Incubação

Os baldes ficaram incubando por 3 ou 5 dias, como a temperatura estava próxima de 30oC, o micélio pode se desenvolver e colonizar 100% em poucos dias, em outro cultivo, a uma temperatura pouco abaixo de 25%, percebi que o micélio levou quase 8 dias para colonizar toda a superfície do balde.

https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.4847/

Preparo da camada de casing

Uso uma camada simples, pois o bulk já contém todos os nutrientes e quantidade de água necessários, então a camada só deve mesmo proteger o micélio de contaminantes e impedir que aconteça um overlay.
A camada foi feita com uma mistura de 100ml de pó de coco, 100ml de vermiculita e meia colher de carbonato de cálcio, que foi esterelizada com o método de esterelização descrito acima.
Depois que a superfície do balde estava totalmente colonizada, cobri cuidadosamente toda a superfície com essa mistura e depois coloquei o balde para incubar por mais um ou dois dias, não dexei a camada de casing incubando muito tempo, senão poderia ter aparecido muito micélio na parte de cima e isso poderia ter causado um overlay.

8.jpg

Primeiros pins e cuidados básicos

Os baldes foram relativamente simples de cuidar, depois que a camada de casing estava colonizada, eu peguei um saco transparente, cubri o balde e amarrei o saco, depois eu simplesmente deixei o balde perto da janela, para que entre luz solar indireta, durante a noite, quando eu precisava deixar a luz do cômodo ligada, eu cobria o balde com um saco preto, ou colocava o balde num cômodo escuro.
Diariamente eu tirava o plástico e abanava o balde, mas isso não é tão necessário, cheguei a ficar 2 ou até 3 dias sem abanar os baldes e o desenvolvimento do micélio e o crescimento dos cogumelos não foi prejudicado, acho que isso aconteceu pois não amarro com força o saco plástico, assim há uma troca de ar, que apesar de pequena, é suficiente para uns dias, porém sempre achei bom abanar diariamente para evitar que cobweb aparecesse.
Os pins chegaram a aproximadamente 5 dias depois que o balde é colocado para pegar a luz e os cogumelos demoram cerca de 3 ou 4 dias para crescerem e estarem prontos para serem colhidos.
Eu não tomei cuidado com o manejo dos baldes, para que o substrato não se soltasse das laterais, isso além de deixar esposto o micélio, ainda deixou a mostra a água do fundo, o que pode ser uma porta de entrada para contaminantes, eu tinha que periodicamente virar o balde, apoiando substrato com um garfo limpo, e tirar o excesso de água.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Bem, esse é meu primeiro cultivo, e como achei que preparar terrários e ficar tomando conta de bolos pareceu caro e trabalhoso demais, além de não dar um resultado tão bom quanto eu gostaria, resolvi seguir a técnica que o Shroower apresentou.
Preparei quatro bolos usando o métodos pftek, quando um deles ficou completamente colonizado, eu peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, esterelizei no microondas por 10 minutos, e deixei esfriando. Então peguei um dos bolos, coloquei num ziplock e comecei a quebrar o bolo em pedacinhos, isso demorou bastante, mais de 10 minutos, talvez até uns 15, quando tudo esfriou, joguei os pedaços do bolo no substrato de pó de coco e misturei bem, joguei tudo num balde, fechei com um saco preto e deixei três dias fechado, e agora está completamente colonizado.
Para fazer a camada de casing, peguei mais 250ml de pó de coco e 250ml de vermiculita, adicionei água só para ficar úmido, esterelizei no microondas por 5 minutos, esperei esfriar e acabei de cobrir toda a superfície do substrato com a camada de casing, tampei outra vez com o saco preto e estou esperando para ver se tudo vai funcionar direito.

Aí vão umas imagens, aliás, eu adoro ver imagens nos cultivos daqui, postem mais imagens!
 
enigma do morta

Não tenho uma idéia fixa, mas digamos que eu li e re-li vários diários e acompanhei várias discussões e já tenho tudo meio-semi-planejado, e realmente tem acontecido bem melhor do que eu esperava.

quem sabe, os cogumelos podem estar planejando algo que voocê talvez nem saiba, muito maior do que você imagina, ou como diria o cygnus x (ou o NeuroFx :) )
O que o micélio espera de você?(colocaria uma foto de PAIMEI aqui)
 
Bem, é difícil ter total controle da natureza, na verdade é impossível, coisas que parecem tão simples como pó de coco e humus na verdade são sistemas biológicos incríveis, cheios de seres vivos, nunca se sabe o que pode acontecer, não há como controlar, mas é exatamente isso que torna tudo ainda mais fascinante!
E, independente do que acontecer, sejam cogumelos gigantescos com tanta, mas tanta psilocibina que até seus esporos a possuam e sejam capazes de se espalhar rapidamente pelo mundo inteiro e deixem seus esporos voando por aí e fazendo com que todos tenham lindos sonhos ou uma contaminação tão potente, mas tão potente que acaba em poucos dias com toda a raça humana em dias, eu estarei feliz, pois tudo o que fiz até aqui foi super empolgante e divertido, cada esforço já foi suficientemente gratificante :)
 
Ter quantidades de substrato
assim sadio e colonizado
em casa é sonho de muitos
mas coisa de poucos
nao esqueça isso é
só para loucos
isso é só para os RAROS.
AaaaaAANNNN
entao.. best pination vibes.
me-aw(com sono)
:eek:

Caretas não...............:p:

Ah! Vejam as fotos, a primeira foi tirada 12 horas depois de fazer a mistura e as duas últimas foram tiradas aproximadamente depois de 36 horas.

Até breve :)

Realmente, surpreendente, 12 horas e já iniciou a colonização, ótimo metodo, vou estudar pra ver se adequa a minha realidade.
 
Bem, é difícil ter total controle da natureza, na verdade é impossível, coisas que parecem tão simples como pó de coco e humus na verdade são sistemas biológicos incríveis, cheios de seres vivos, nunca se sabe o que pode acontecer, não há como controlar, mas é exatamente isso que torna tudo ainda mais fascinante!
E, independente do que acontecer, sejam cogumelos gigantescos com tanta, mas tanta psilocibina que até seus esporos a possuam e sejam capazes de se espalhar rapidamente pelo mundo inteiro e deixem seus esporos voando por aí e fazendo com que todos tenham lindos sonhos ou uma contaminação tão potente, mas tão potente que acaba em poucos dias com toda a raça humana em dias, eu estarei feliz, pois tudo o que fiz até aqui foi super empolgante e divertido, cada esforço já foi suficientemente gratificante :)


Essa é a essência.

Os cogumelos (os frutos na mão) são diluições desse bem estar, dessa alegria.
 
Já descrevi o que fiz com os baldes, o azul é o feito de pó de coco e café e o verde é o feito com pó de coco e humus, prestem atenção nas cores das minhas útimas fotos, pois passarei a chamar os baldes de azul e verde, simplesmente. O azul está tomando luz desde segunda feira e o verde desde quarta feira, ainda não vi nenhum pin ou pré-pin, na verdade eu mal sei o que devo procurar. Mas, de qualquer forma, estou mandando umas fotos, com a camada de casing já meio colonizada e com o micélio bem estranho, tão estranho que eu gostaria que vocês olhassem as fotos e me falassem se tudo deveria estar assim mesmo como está.
00004_1024x768.jpg00007_1024x768.jpg
 
Onde estão os pre-pins? :D

Vai a foto em anexo, com uma resolução alta para vocês se divertirem procurando os pré-pins :D
00002.jpg
 
Como ninguém se manifestou, estou postando as fotos de alguns dos pins que eu achei.

E o balde verde ainda não mostrou nenhum sinal de pré-pin, e ainda acabo de fazê-lo, sem querer, pegar uns 20 minutos de sol, espero não ter cozinhado o micélio. =(
00002_1024_768.jpg00003_1024_768.jpg00004_1024_768.jpg00005_1024_768.jpg00006_636_452.jpg
 
Fala Infected

Muito rápido o desenvolvimento.

O substrato está bem equilibrado.

A superfície está praticamente tomada de pins.

A colheita será estupenda.

Parabéns !!!
 
Mais umas fotos para vocês verem a evolução dos meio-semi-bulk-meio-semi-casing-in-balde.

O balde azul está pipocando cogumelos e eles estão crescendo muito rapidamente.
O balde verde está lento para pinar, devido a alta temperatura do verão de São Paulo.
00002_1024_768.jpg00003_1024_768.jpg
 
Maravilha. Tá aí a prova de que se você lê bastante e segue alguns procedimentos básicos é possível acertar no ângulo de primeira :)
 
Hoje a noite fui abanar os baldes e tive uma belíssima surpresa, encontrei um pin no balde verde e outros dois pré-pins bem ao lado.

Não se esqueçam de se divertir procurando o pré-pin na foto anterior do balde verde, entendam isso como uma versão cogumelística de "Onde está o Wally?" :D

Estou mandando a foto em anexo.

Até breve.
pin_640x480.jpg
 
Maravilha. Tá aí a prova de que se você lê bastante e segue alguns procedimentos básicos é possível acertar no ângulo de primeira :)


Fala Shroower

Com um experiente cobrador como você, orientando, fica mais fácil ainda acertar no ângulo.
 
Bem, cometi um erro, mas acho que não tinha como evitar, na quinta feira eu tinha que sair bem cedo e eu ficarai fora até a sexta feira a noite, e como entra sol pela janela do quarto onde ficam os cogumelos, tive que deixar os cogumelos bem longe da janela. Por esse motivo eles ficaram bem tortos e nem sei se vai dar para eu tirar algum print desse flush, preciso de ajuda de vocês.

Só para vocês saberem o que está rolando, a primeira foto foi tirada na quinta feira de manhã, a segunda foi tirada sexta feira a noite, percebam que ambas são do mesmo balde, do balde azul. A terceira foto é do balde verde.

Até breve.
00001_800x600.jpg00003_800x600.jpg00005_800x600.jpg
 
Fala Infected


Essses cogumelos receberam uma overdose de luz.

Para o próximo flush, quando os pins surgirem, deixe que se desenvolvam mais tempo no escuro.

Apenas uma pequena fonte de luz em períodos intercalados com escuro.

A estipe ficará mais grossa e píleo mais volumoso.

Dessa forma você conseguirá excelentes carimbos.

Você fez um excelente trabalho.

Parabéns !!!
 
Eu deixei os baldes perto da janela, pois não tenho muitos recursos para comprar uma luminária, nem para automatizar o processo de ligar e desligar a luz.
Acho que devem ter tomado em média umas 6h de luz por dia, e mesmo assim, veja as fotos de quinta para sexta, nesse período eles quase não tomaram luz, foi o dia em que eles mais cresceram e também deve ter sido por isso que ficaram tortos.
Sobre estarem finos demais, o Shroower disse que deve ser por causa do excessivo calor de São Paulo, aqui está perto dos 30oC.
Preciso saber quantas horas mais ou menos seria bom eu deixar os baldes na luz, tanto na hora de pinarem quando na hora de os pins crescerem.

Até mais, valeu maurício pelas dicas.
 
Pela ótima colheita e pelas próximas experiências:

O Relógio

Meu relógio parou
Desistiu pra sempre de ser
Antimagnético
Vinte e dois rubis

Eu dei corda e pensei
Que o relógio iria viver
Pra dizer a hora
De você chegar

Não andou e eu chorei
Dois ponteiros parados a rir
São à prova d'água
Vinte e dois rubis

Que vantagem eu levei
Em ter um relógio
Que é suiço ou inglês
Sem andar

A que horas você vai chegar?
E no mar me atirei
Com o relógio nas mãos eu pensei
Ele é à prova d'água
Vinte dois rubis

-- Os Mutantes
 
Fala Infected

Depois que ocorreu a indução de formação de primórdias a luz apenas direciona o crescimento.

Coloque o balde bulk dentro de outro balde maior.

Encha com água o balde externo

Tente envolver os baldes com um saco de lixo grande e preto.

Amarre a boca sem vedar totalmente

O saco vai reter mais a umidade, bloquear a luz.

Coloque um borbulhador de aquário mergulhado na água para promover a troca de ar.

Se necessário, diminua a temperatura adicionando um pouco de gelo na água.
 
Olá.

Isso de colocar num balde maior com água e gelo parece uma boa idéia para diminuir a temperatura, a maneira de trocar o ar também é ótima.

Mas agora estou sem um tufo no bolso, mas de qualquer forma, acredito que não será necessário, pois a temperatura já diminuiu um bocado e parece que continuará assim, e eu estou trocando o ar manualmente, abanar nem toma muito tempo.

Meu plano agora é comprar uma caixa de plástico bem grande, vi uma no supermercado que cabe 40L e tem uma tampa que fecha muito bem, estou planejando um ambiente para colocar vários casings.
Até agora pensei em fazer um furo grande na caixa e colocar tyvek e usar borbulhadores para a troca de ar, isso seria interessante pois o tyvek permite a troca de oxigênio sem deixar a umidade diminuir.
Assim eu deixaria o terrário sempre fechado, teria troca de ar, umidade e não teria que ficar abrindo de tempos em tempos, o que certamente diminuiria ainda mais as chances de algum contaminante me incomodar. Apesar de eu não ter tido nada contaminado até agora (o que foi muito mais sorte do que técnica, certamente).

Depois vou descrever melhor como eu pretento fazer meu terrário para casings, para vocês me ajudarem a corrigir eventuais erros.

Obrigado, até mais.
 
Back
Top