Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - 1°Cultivo - Balde+Pó de coco

Diário de cultivo completo.
Este é um resumo do meu cultivo em baldes, usando pó de coco, café e humus como substrato, estou fazendo essa compilação para compartilhar tudo o que eu aprendi com esse cultivo, e aprensentar uma técnica simples, fácil, prática e rápida para se ter cogumelos.

Material utilizado:

Bolos pf
Baldes de 10 litros
pó de coco ou fibra de coco
borra de café
humus de minhoca
vermiculita
carbonato de cálcio
panela de pressão
sacos ziplock

https://teonanacatl.org/attachments/7-jpg.4846/

Preparo do substrato

Existem várias maneira de preparar o substrato, vou descrever duas maneiras simples, ambas foram testadas e funcionaram muito bem.

Substrato feito com café

Peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, aproximadamente três colheres, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Substrato feito com humus de minhoca

Peguei 400ml de pó de coco, 400ml de humus e 200ml de vermiculita, adicionei uma colher de carbonato de cálcio, depois foi adicionado água até a mistura soltar umas gotas ao ser apertada com a mão.

Não lembro de ter medido exatamente a quantidade de água que adicionei no substrato, mas calculo que tenha sido aproximadamente 300ml, de qualquer forma, o excesso de água é facilmente controlável adicionando um pouco de vermiculita.
É muito importante que o substrato fique bem fofo, bem aerado, pois se ficar muito compacto o micelio além de demorar demais para colonizar completamente, ainda vai dar frutos pequenos e quase sem potência, eu cometi esse erro e perdi um balde.

Esterilização

Esterilizei ambos os substratos no microondas por 10 minutos, uma alternativa é usar sacos de forno, que foram testados em outro cultivo, para esterilizar na panela de pressão, eu simplesmente joguei todo o substrato dentro do saco, amarrei e coloquei na panela de pressão por 1h, porém esses sacos de forno são facilmente rasgáveis e isso pode causar algum inconveniente.

Preparo dos baldes.

Limpei e desinfectei os baldes usando com álcool 95%, depois passei álcool num saco preto e tampei o balde com o saco, para ele permanecer limpo, e sem pó, até o momento da inoculação.

Inoculação

Depois que o substrato esfriou até ficar em temperatura ambiente, tirei um bolo totalmente colonizado do copo, coloquei em um saco ziplock previamente limpo com álcool e quebrei o bolo em pedaços pequenos, os bolos ocupam um volume de aproximadamente 200ml e foram misturados com o substrato esterelizado e colocados no balde, os baldes ficaram fechados com sacos pretos.
Em outro cultivo eu usei milho para fazer a inoculação, a grande vantagem é que o milho coloniza muito rapidamente, e depois também se solta rapidamente e se mistura mais rapidamente ainda, assim é uma ótima alternativa para fazer a inoculação de substratos bulk.

Incubação

Os baldes ficaram incubando por 3 ou 5 dias, como a temperatura estava próxima de 30oC, o micélio pode se desenvolver e colonizar 100% em poucos dias, em outro cultivo, a uma temperatura pouco abaixo de 25%, percebi que o micélio levou quase 8 dias para colonizar toda a superfície do balde.

https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.4847/

Preparo da camada de casing

Uso uma camada simples, pois o bulk já contém todos os nutrientes e quantidade de água necessários, então a camada só deve mesmo proteger o micélio de contaminantes e impedir que aconteça um overlay.
A camada foi feita com uma mistura de 100ml de pó de coco, 100ml de vermiculita e meia colher de carbonato de cálcio, que foi esterelizada com o método de esterelização descrito acima.
Depois que a superfície do balde estava totalmente colonizada, cobri cuidadosamente toda a superfície com essa mistura e depois coloquei o balde para incubar por mais um ou dois dias, não dexei a camada de casing incubando muito tempo, senão poderia ter aparecido muito micélio na parte de cima e isso poderia ter causado um overlay.

8.jpg

Primeiros pins e cuidados básicos

Os baldes foram relativamente simples de cuidar, depois que a camada de casing estava colonizada, eu peguei um saco transparente, cubri o balde e amarrei o saco, depois eu simplesmente deixei o balde perto da janela, para que entre luz solar indireta, durante a noite, quando eu precisava deixar a luz do cômodo ligada, eu cobria o balde com um saco preto, ou colocava o balde num cômodo escuro.
Diariamente eu tirava o plástico e abanava o balde, mas isso não é tão necessário, cheguei a ficar 2 ou até 3 dias sem abanar os baldes e o desenvolvimento do micélio e o crescimento dos cogumelos não foi prejudicado, acho que isso aconteceu pois não amarro com força o saco plástico, assim há uma troca de ar, que apesar de pequena, é suficiente para uns dias, porém sempre achei bom abanar diariamente para evitar que cobweb aparecesse.
Os pins chegaram a aproximadamente 5 dias depois que o balde é colocado para pegar a luz e os cogumelos demoram cerca de 3 ou 4 dias para crescerem e estarem prontos para serem colhidos.
Eu não tomei cuidado com o manejo dos baldes, para que o substrato não se soltasse das laterais, isso além de deixar esposto o micélio, ainda deixou a mostra a água do fundo, o que pode ser uma porta de entrada para contaminantes, eu tinha que periodicamente virar o balde, apoiando substrato com um garfo limpo, e tirar o excesso de água.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg

Bem, esse é meu primeiro cultivo, e como achei que preparar terrários e ficar tomando conta de bolos pareceu caro e trabalhoso demais, além de não dar um resultado tão bom quanto eu gostaria, resolvi seguir a técnica que o Shroower apresentou.
Preparei quatro bolos usando o métodos pftek, quando um deles ficou completamente colonizado, eu peguei 750ml de pó de coco, um pouco de borra de café, 250ml de vermiculita e uma colher de carbonato de cálcio, esterelizei no microondas por 10 minutos, e deixei esfriando. Então peguei um dos bolos, coloquei num ziplock e comecei a quebrar o bolo em pedacinhos, isso demorou bastante, mais de 10 minutos, talvez até uns 15, quando tudo esfriou, joguei os pedaços do bolo no substrato de pó de coco e misturei bem, joguei tudo num balde, fechei com um saco preto e deixei três dias fechado, e agora está completamente colonizado.
Para fazer a camada de casing, peguei mais 250ml de pó de coco e 250ml de vermiculita, adicionei água só para ficar úmido, esterelizei no microondas por 5 minutos, esperei esfriar e acabei de cobrir toda a superfície do substrato com a camada de casing, tampei outra vez com o saco preto e estou esperando para ver se tudo vai funcionar direito.

Aí vão umas imagens, aliás, eu adoro ver imagens nos cultivos daqui, postem mais imagens!
 
Eu nunca tomei chá feito com cogumelos selvagens, e não tenho muita base para comparar, o máximo que posso falar é que 5 cogumelos de uns 12 ou 13 centímetros, eu tive uma experiência que foi de "nível 3, mas que oscilou até o 4 algumas vezes".

Mas a potência nem é muito importante, tanto por eu conseguir bem mais cogumelos do que realmente preciso, quando pela quantidade não ser realmente importante para determinar o quão longe sua mente vai, basta ter um bom preparo mental que você pode chegar nas profundezas da sua mente sem precisar de nenhuma substância. Não que eu seja capaz de fazer isso, hehehe.

Bem, até mais.
 
Eu confesso, sempre uso luvas em minhas fotos pois sou uma criatura azul de origem cubista.
homem-azul-cúbico.jpg
 
OTIMA FOTO!

todo louco merecia uma mesa de marmore dessas cara!

faz um teste com ela, acende uma vela bem no centro dela, e apaga todas as outras luzes.
durante uma experiencia sente em uma cadeira e fique olhando os desenhos que o fogo forma no marmore.
vai se ssurpreender com a força dessa peedrinha tao comum.
 
Fala Infected

Belíssimo exemplar de THAI.

Esse merece ser clonado e carimbado.

Iniciar um próximo cultivo com os esporos ou micélio desse cogumelo é show.

A mão azul me lembrou a vampira em X-MAN.

Sugando toda psilocibina do cogumelo.
 
Olá pessoal.

Neste exato momento estou fazendo o terceiro print desse chapeu, e espero que minha clonagem funcione perfeitamente. Já pensou como pode ser legal se a clonagem funcionar perfeitamente? Terei um-vários cogumelos grandes e grossos e poderei tirar vários e vários prints (sim, sim, suas fotos, Maurício, são inspiradoras :idea: ).

No momento eu tenho:
* Oito prints, porém apenas dois eu considero confiáveis (do exemplar acima).
* Três culturas líquidas:
* * Uma feita com um pedaco de micélio do vazo preto.
* * Uma feita com esporos de um print não-confiável (testar a confiabilidade).
* * Uma feita a partir de um pedaco de um cogumelo-modelo.
* Um bulk recem preparado que ainda não comecou a frutificar. (vazo preto)
* Um bulk comecando o terceiro flush. (balde verde)
* Um bulk descartado após o quarto flush [feio, cheiro estranho]. (balde azul)

Os prints não tão confiáveis foram marcados, e ficarão guardados caso algum acidente ocorra, talvez esses prints ainda possam ser a salvacão dos meus futuros cultivos.
Mas, acho que terei pelo menos mais um flush no balde verde e espero ter vários flushs no vazo preto, e como agora que estou pegando o jeito, os macetes e tudo o mais, vou tirar vários prints para garantir que eu não perca essa strain.

Até mais.
 
A culturas líquidas:
A feita a partir de esporos contaminou com bactérias, pois estava com um cheiro de ovo podre, eu joguei o líquido fora, e deixei o pote mergulhado numa solução de água com cândida.

A feita com um pedaço de cogumelo começou a se desenvolver, vi vários fiozinhos nascendo do pedaço do cogumelo, mas depois estagnou e a água começou a ficar com uma coloração estranha, acredito que tenha sido também contaminação por bactérias.

A feita com um pedaço de micélio do balde preto se desenvolveu bastante, a água e continua bem transparente e tem muitos algodõeszinhos boiando na água, ainda não se quando nem se vou usar essa cultura líquida.


Bulks
O quarto flush do balde verde ficou cheio de cogumelos deitados, com o chapeu enconstando no substrato, não sei exatamente por que isso aconteceu, pois os cogumelos tiveram exatamente as mesmas condições de luz e ar que nos outros flushs, mas eu desconfio que o substrato tenha ficado mais "ralo" depois dos quatro flushs e por isso não tenha conseguido segurar o cogumelo e por isso ele tombou, bem, de qualquer forma não consegui tirar print desse flush.
Depois da colheita eu borrifei um pouco de água e guardei o balde, mas no dia seguinte tinha uma quantidade muito grande de metabólitos (chorume, de acordo com o Boca) eu achei que o balde já tinha dado o que tinha que dar e o descartei no jardim.

O primeiro flush do vazo preto está vindo, demorou um pouco pois eu tive que fazer umas coisas para atrasar o desenvolvimento do balde, mas, de qualquer forma, já pude tirar foto dos primeiros nove pins. Com esse vazo eu tenho confiança de que conseguirei bons prints.

Até mais.
00001_1024_768.jpg
 
hey infected estou com uma duvida aqui:
enquanto o bullk está colonizando o que vc faz?
só deixa ele queto, vedado sem troca de ar, ou abre pra troca de ar 1 ou 2 vezes por semana sei lá?
meus bullks nao estao ficando com micelios rizomorficos como os seuss, tanto no texas quanto no hillbilly.
o de texas, que foi feito direto de trigo pra bullk está com um cherao de azedo, de coisa perigosa mesmo só estava esperando mais um dia pra ver se ele nao iria apresentar micelio pra dispensar.
os outros menores apresentam micelios, mas MUITO POUCO e somente em volta dos lugares onde tem pedaços maiores de bolo.
nos locais onde o bolo se esfarelou mais, o micelio melou e sumiu.
achei que fiz uma mistura até bem seca, vc costuma regar os seus bullks depois de montalos??
to com umas dificuldades agora e isso tá me embaçando demais os cultivos aqui.
 
hey infected estou com uma duvida aqui:
enquanto o bullk está colonizando o que vc faz?
só deixa ele queto, vedado sem troca de ar, ou abre pra troca de ar 1 ou 2 vezes por semana sei lá?
Nenhum nunca demorou mais de uma semana, eu coloco bastante água, o suficiente para quando eu pegar tudo e apertar cair umas duas ou três gotas, aí é só esterelizar no microondas ou na panela de pressão, depois pego o bolo quebrado e jogo no substrato, misturo bem, coloco no recipiente onde vou cultivar, embalo e espero uns quatro dias.
Nos dois primeiros baldes em três ou quatro dias já tinha muito micélio, com vários rizomas, no vazo não tinha nenhum rizoma e a colonização demorou uns oito dias, mas quando eu adicionei a camada de casing, vários rizomas apareceram.

meus bullks nao estao ficando com micelios rizomorficos como os seuss, tanto no texas quanto no hillbilly.
Acho que não há com o que se preocupar, veja:
Eu percebi que o balde azul tinha muito micélio rizomórfico, eu achei que devia ter sido por causa do café, quando eu adicionei a camada de casing, que era feita apenas de pó de coco e vermiculita, alguns rizomas apareceram, mas a camada de casing inteira ficou quase que só com micélio agoldoado. Já no vazo preto, como eu disse alí acima, os rizómas só apareceram quando eu coloquei a camada de casing.

o de texas, que foi feito direto de trigo pra bullk está com um cherao de azedo, de coisa perigosa mesmo só estava esperando mais um dia pra ver se ele nao iria apresentar micelio pra dispensar.
Mesmo se apresentasse micélio, eu nunca comeria nada vindo daí, sou meio fresco, talvez, não sei, mas só o fato de demorar demais para germinar, ou ficar com cheiro estranho, já é mais que motivo para eu descartar tudo e deixar as coisas mergulhadas em água com cloro.

os outros menores apresentam micelios, mas MUITO POUCO e somente em volta dos lugares onde tem pedaços maiores de bolo.
Como eu disse, agora é só esperar, logo esses rizomas ficam doidões e começam até a subir pelas paredes do recipiente, você chegou a ver uma foto onde tinha um rizoma grossão ligando um pedaço de pó de coco da lateral do balde ao resto do substrato? E que o pedaço de pó de coco estava com um cogumelo nascendo lá?

nos locais onde o bolo se esfarelou mais, o micelio melou e sumiu.
Percebi isso também, acho que vou fazer uns testes com milho, ficar quebrando o bolo é muito ruim, usar sementes muito pequenas também faz o micélio simplesmente sumir se eu separo demais as sementes, sementes isoladas parece que simplesmente não funcionam direito.

achei que fiz uma mistura até bem seca, vc costuma regar os seus bullks depois de montalos??
Eu coloco água suficiente para que eu só precise fazer algo depois da primeira colheita, eu exagero um pouco na água, mas coloco bastante vermiculita no fundo, assim o excesso vai para a vermiculta e não fica esposta a contaminantes e, mesmo assim, continua disponível para o micélio.

to com umas dificuldades agora e isso tá me embaçando demais os cultivos aqui.
Relaxa, os bulks funcionam super bem, nem precisa ficar cuidando muito que nem bolos em terrário.

Boa sorte com seus cultivos.
 
Fala Infected

Você tomou um gosto por bulk que será difícil tentar novos vôos.

O trabalho porém está sendo bem desenvolvido e permite a gente visualizar essa tecnica com profundidade.

No cultivo atual de TAZ tive cogumelos compridos e finos dentro do terrário.

Depois da colheita percebi que quase não ficaram azulados.

Pensei em descartar o casing, então coloquei na varanda, ao ar livre.

Você pode ver pelas fotos no meu diário os 2 momentos.

Ao ar livre os cogumelos surgiram grossos e menores.

A colheita desses cogumelos deixou um azul intenso.

Tenta abrir esse bulk, deixar num lugar arejado, frio e úmido sem sol incidente.
 
Fala Infected
Opa, grande Maurício!


Você tomou um gosto por bulk que será difícil tentar novos vôos.
Aqui você se engana meu amigo, ontem a noite eu coloquei 500g de milho de molho, eu inclusive tenho algo a dizer, mas não agora, hoje de tarde eu preparei duas seringas com esporos de thai, isso eu vou usar num casing baseado em suas técnicas de cultivo.
Aliás, é verdade que prints vindos de cutivos em bulk não são muito confiáveis? Fiquei com um pé a trás agora, acho que sempre vou fazer um casing ultra bem limpo para garantir prints bons, se for assim.


O trabalho porém está sendo bem desenvolvido e permite a gente visualizar essa tecnica com profundidade.
Estou preparando um resumão do meu cultivo, que espero que seja bem útil, tanto pelas informações, quanto pelas fotos.


No cultivo atual de TAZ tive cogumelos compridos e finos dentro do terrário.

Depois da colheita percebi que quase não ficaram azulados.

Pensei em descartar o casing, então coloquei na varanda, ao ar livre.

Você pode ver pelas fotos no meu diário os 2 momentos.

Ao ar livre os cogumelos surgiram grossos e menores.

A colheita desses cogumelos deixou um azul intenso.

Tenta abrir esse bulk, deixar num lugar arejado, frio e úmido sem sol incidente.
Seus cultivos outdoor são realmente invejáveis, eu gostaria muito de ter a chance de fazer algo parecido, mas não sei se conseguirei, infelizmente eu não tenho um local com essas características, o que chega mais perto é um tanto sujo, então nem rola.
 
Me auto citando-me a mim mesmo.

Aqui você se engana meu amigo, ontem a noite eu coloquei 500g de milho de molho, eu inclusive tenho algo a dizer, mas não agora, hoje de tarde eu preparei duas seringas com esporos de thai, isso eu vou usar num casing baseado em suas técnicas de cultivo.

O milho é colocado de molho para germinar esporos de contaminantes, pois a água em contato com esporos, durante um período que varia entre 12 a 24 horas faz com que eles germinem, depois fervemos o milho para hidratá-lo melhor, assim, com a grande maioria dos esporos germinados, fica mais fácil de os contaminantes morrerem na pressão.

O problema é que o milho é grande, o que faz com que as vezes a água demore até chegar no miolo, o que pode fazer com que um esporo fique por lá, e ainda seja capaz de sobreviver a esterelização na panela de pressão.

Eu gosto de cozinhar, por exemplo, sei fazer feijão, normalmente deixo ele de molho por umas 6 a horas antes de mandar para a pressão, assim ele absorve muita água e fica mais mole e gostoso, mas recentemente eu descobri que algumas pessoas colocam água fervendo logo quando vão colocar o feijão de molho, assim o feijão absorve muita água logo nos primeiros 30 minutos, ficando muito inchados rapidamente, e nem precisa deixar o ferijão de molho muito tempo.

O que isso tem a ver com cultivo de cogumelos? Bem, se você coloca água quente nas sementes, elas absorvem água rapidamente, assim os esporos de dentro das sementes recebem água podem germinar para serem trucidados pela panela de pressão, talvez com isso seja possível diminuir o tempo que as sementes precisem ficar na água, ou aumentar a confiabilidade da esterelização na panela de pressão.

Bem, eu estava apenas compartilhando umas reflexões.
 
Citação:


O problema é que o milho é grande, o que faz com que as vezes a água demore até chegar no miolo, o que pode fazer com que um esporo fique por lá, e ainda seja capaz de sobreviver a esterelização na panela de pressão.


Eu havia alertado sobre essa possibilidade.


Eu gosto de cozinhar, por exemplo, sei fazer feijão, normalmente deixo ele de molho por umas 6 a horas antes de mandar para a pressão, assim ele absorve muita água e fica mais mole e gostoso, mas recentemente eu descobri que algumas pessoas colocam água fervendo logo quando vão colocar o feijão de molho, assim o feijão absorve muita água logo nos primeiros 30 minutos, ficando muito inchados rapidamente, e nem precisa deixar o ferijão de molho muito tempo.

O que isso tem a ver com cultivo de cogumelos? Bem, se você coloca água quente nas sementes, elas absorvem água rapidamente, assim os esporos de dentro das sementes recebem água podem germinar para serem trucidados pela panela de pressão, talvez com isso seja possível diminuir o tempo que as sementes precisem ficar na água, ou aumentar a confiabilidade da esterelização na panela de pressão.

Bem, eu estava apenas compartilhando umas reflexões.


Eu já tive colonizações em milho que corriam muito bem, derepente espoca uma coisa diferente no meio do micélio saudável.

A idéia foi sempre que isso ocorria de dentro do grão do milho já colonizado externamente.

Já vi colocar bicarbonato de sódio no milho para acelerar o cozimento
.
 
Eu já tive colonizações em milho que corriam muito bem, derepente espoca uma coisa diferente no meio do micélio saudável.

A idéia foi sempre que isso ocorria de dentro do grão do milho já colonizado externamente.
O jeito é fazer uns testes e ver se o percentual de potes saudáveis aumenta.


Já vi colocar bicarbonato de sódio no milho para acelerar o cozimento.
Sei lá, desconfio desse negócio de ficar misturando coisas químicas assim, se possível é bom poder fazer as coisas de uma forma mais natural, talvez de uma boa pesquisa para saber exatamente o que o bicarbonato faz.

Até breve.
 
o calcario eu uso e classifico como essencial, tanto pra graos quanto pra PF bullks e etc.
descobri que a vermiculita também faz esse papel de balanceador de PH mas me perdi no meio das pesquisas e nao achei novamente o documento.
 
Olá pessoal, estou aqui para encerrar esse diário de cultivo.

Colhi hoje o terceiro flush do balde preto, infelizmente os cogumelos, mesmo os dos flushs anteriores, estão super fracos, quando machucados, demoram a ficarem escuros, e mal ficam escuros, ficam azuis claros, já nos baldes azuis e verde os cogumelos ficavam pretos quase imediatamente.
Outro problema é que os cogumelos estão ficando muito pequenos e quase não esporulam, motivo que me fez desistir de coletar prints desse cultivo.
Eu tenho duas explicações para esses efeitos, primeiro o bolo que foi usado como spawn ficou muito tempo na geladeira, para atrasar o desenvolvimento do do micélio, isso certamente deve ter deixado o micélio fraco.
Outro problema foi que errei na confecção do substrato, que ficou muito compacto, eu acabei ficando esperançoso quando vi vários rizomas subindo e violentamente colonizando a camada de casing, mas a verdade é que isso foi apenas uma impressão, o balde preto realmente não me impressionou.

Espero que esse diário possa ter sido útil para alguém, que as fotos, os procedimentos e os comentários tenham sido úteis, mais alguns dias e eu devo fazer um resumão, contendo toda a informação útil desse diário, incluindo receitas e comentários super úteis que vieram de vários usuários cogumelos mágicos.

Até mais.
 
Fala Infected

Foi um excelente cultivo em todos os aspectos : técnica, produção, fotos, comentários, etc..

Com certeza esse resumão será muito bom para orientar quem for tentar um bulk no balde.

Parabéns !!!
 
Assim eu fico em jeito.. :D

Alguma dica de melhora? Erros ortográficos?
 
Brother muito show oq vc esta fazendo..
vou dar tudo de mim pra conseguir fazer algo parecido..
fikar procurando cogus na fazendo do vô e barra xD hauhuahua
ONDE EU COMPRO OS MATERIAIS??? ex: vermiculite
como se da a colonizaçao so substrato.. o substrato depois de frio se joga as micelas do cogu e deixa colonizar? q porq existe esses vodros fexados.. qual a sua funçao se ja existe um bolo dentro do saco plastico?
essas duvidas sao bestas mas pra quem ainda nunk leu nenhum artigo é de extrema importancia!!
valew brothers
e saca so esse site
http://br.geocities.com/tiagohi/psilocybe.htm
tem um outra maneira de cultivo q tb parece ser simples e boa

ee outra coisa.. vcs podem me explicar oq e micelio?
obrigadao
add meu msn: [EDITADO]
 
Última edição por um moderador:
Back
Top