Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Ban Pang Ka - 1º. Cultivo[2008]ø.ø

Diário de cultivo completo.
Primeiramente agradecer a todos que me vêem me ajudando até aqui, de coração, muito obrigado pela paciência.

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Thai Ban Pang Ka
Fornecedor: Amigo da http://profungos.com.br
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.06.2008
Fase atual: Terrário

:teo_seta_direita:Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz Integral (FAI) e água da chuva fervida.


:teo_seta_direita:Preparo: 18/06/2008: Colocado os dois copos de vermiculita numa tigela esterilizada, acrescentada a água e misturado, o composto ficou levemente úmido; adicionei a farinha de arroz integral, aos poucos e mexendo bem com uma colher esterilizada.
- 02 copos de vermiculita (240ml)
- 01 copo de FAI (240ml)
- 01 copo de água (240ml)
Rendimento: 04 copos de uísque.
O composto foi despejado dentro dos copos, atendo-se a precaução de deixar 02 cm no topo do copo para colocar uma camada de vermiculita, após, passei um guardanapo com álcool nas bordas do lado de dentro e de fora dos copos.
Quatro tiras de papel alumínio dobradas ao meio (camada dupla), já recortadas , colocadas sobre os copos e presas na lateral com tiras de fita isolante.
Feito dois furos na camada de papel alumínio, para o composto ser esterilizado com o vapor da panela; foi posta mais uma folha de papel alumínio (solta) sobre os copos.

:teo_seta_direita:Esterilização: Panela de pressão por 90 minutos, destes, 10 minutos em fogo alto, 80 minutos em fogo baixo; colocado um pano de louça sob os copos (para não terem contato direto com o fundo da panela).
Ficou esfriando por 24 horas.

:teo_seta_direita:Inoculação: 18/06/2008: Ambiente pequeno 4x4 metros; janela e porta fechadas (evitando circulação de ar); assepsia brutalmente realizada, spray bactericida pelo teto, paredes e balcão, água com cloro pelo chão.
Banho tomado, roupas limpas, touca e máscara cirúrgica, luvas.
Aberto o print em cima de um pedaço de acrílico esterilizado, esporos raspados com colherinha de sorvete dentro de copinho de vidro (40ml). Seringa nova, tirada de dentro da embalagem; sugando a água com esporos de dentro do copinho.

A seringa com esporos não ficou hidratando, copos já foram inoculados em seguida ao processo de recolhimento de esporos com a agulha. “01ml de água com esporos em cada copo”.

Copo 01: um furo
Copo 02: dois furos
Copo 03: três furos
Copo 04: quatro furos

Todo o processo feito passando-se guardanapo com álcool por sobre as tampas de papel alumínio, após, furos fechados com fita isolante (retirada também de dentro da embalagem).

:teo_seta_direita:Incubação: 18/06/2008: Quatro copos colocados dentro de uma caixa de isopor formando um círculo, ao meio do círculo, uma garrafa PET 02 litros com água, dentro desta, um termostato, mantendo a temperatura constante em 29º.graus. Caixa fechada, com o interior totalmente escuro.

Incubação.18.06.2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_001.jpg

Incubação.detalhes.do.interior
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_002.jpg
 
Calma pessoal não criemos cânico!


Temperatura está em 22º - 23ºC.
O que acontece é as vezes subir um pouco, devido a essa loucura que esta o tempo aqui no estado. Ontem os termometros na praça foram a 40º. graus.
Hoje já estão em 25ºC novamente, e, eu trabalho fora o dia todo, saio de manhã e só chego a noite, então também não tenho como controlar precisamente esses aumentos bruscos de temperatura.

Mas... como disse, já rolei os bolos em + vermiculita (um pouquinho + seca) e tirei fora aquele suposto aborto e copo contaminado, o restante esta tudo bem, só o processo que estagnou.

Mas estou aprendendo bastante e se nada der certo desta vez, começo tudo de novo do zero.

Obrigado ao pessoal que vem acompanhado. :pos:
 
Parabéns pelo belo cogu Sahtanoj... eu estava mandando boas vibrações subliminarmente!;)

sempre funciona!
 
Parabéns pelo belo cogu Sahtanoj... eu estava mandando boas vibrações subliminarmente!;)

sempre funciona!

Obrigado figurinha :D

Bem...depois de tanta espera e um pouco enrolado no meu cultivo, nem preciso dizer que estou bem feliz com esse cogumelo e vários pins que começam a aparecer nos bolos. :eek:

O que faço com esse filho único zangão que apareceu? espero ele abrir o chapéu e colho-o para tirar seus esporos?:confused:
 
O que faço com esse filho único zangão que apareceu? espero ele abrir o chapéu e colho-o para tirar seus esporos?:confused:

É sempre bom você garantir primeiro um bom carimbo, afinal é dele que será iniciado os futuros cultivos!

Se decidir recolher os carimbos, espere o danado iniciar esporulação(ocorre quando o anel, ou o corpo do cogu começa a ficar manchado com coloração preta isso indica que os esporos já estão caindo).

Quando chegar a hora você vai sacar, geralmente é quando as lamelas ficam mais escuras e o chapéu está bem abertinho.... fique de olho!

Paz, luz e prosperidade!
 
Ochhhh bem explicado figurinha :pos:
Ficarei atento.
Obrigado.
 
hehehehhhehhe
Caprichou no terrario novo ein?
IRADO!
Parabens aê man!
Agora e so esperar os chapeludos...
So tenta deixar o temperatura o mais constante possivel ( entre 23º,25º )
Faz um bem danado aos bbs... :D
Boa sorte aê man!
continuo observando por aki
Abração!
 
Se quiser melhorar essa umidade aí, retire uma cota de argila
deixe só uma camada ( ooooooooo ) , a água cobrindo apenas 1/4 das pedras
pode botar fé, to falando isso direto em vários diários: NÃO é a quantidade que vai manter a umidade, as pedras que estão afundadas, NADA ajudam.
 
Se quiser melhorar essa umidade aí, retire uma cota de argila
deixe só uma camada ( ooooooooo ) , a água cobrindo apenas 1/4 das pedras
pode botar fé, to falando isso direto em vários diários: NÃO é a quantidade que vai manter a umidade, as pedras que estão afundadas, NADA ajudam.

Obrigado pela dica :pos: farei isso quando for higienizar o terrário.
:)
 
Atualizando...

Meus Thai Ban Pang Ka, continuem resistindo fortes, sem contaminações e bolos ainda saudáveis.

O cogumelo (lone rider) na foto é de um bolo de Thai, os outros bolos de Thai, todos apresentam pequenos pins na parte inferior do bolo. Não muito perceptíveis na foto.

Me resta ainda somente um bolo de Orissa India no terrário, todos os outros já contaminaram (dentro do prórpio terrário).

Terrário em 09_09_2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_terrario_em_09_09_2008_valido.jpg

Bolo Orissa índia contaminado
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_bolo_orissa_contaminado_valido.jpg

Mesmo bolo outro angulo
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_bolo_orissa_contaminado_valido2.jpg
 
Última edição por um moderador:
Que pena essa contaminação ein? Mas é muito bom saber que os pins apareceram. Demorou mas apareceram né rsrsrs. Boa sorte pra você, e que eles cresçam muito!!
 
Dispensa esse bolo imediatamente, para não contaminar os demais.

Os BPK são grandões e muito potentes.

Aprecie.
 
Pois é aquele cogumelo de Thai parece estar pedindo para que eu tire esporos dele :) Mas... que estou com vontade de colocá-lo no pão com margarina estou.

O bolo contaminado, foi retirado imediatamente do terrário, no mesmo momento em que foi avistada a contaminação.

Apreciar é comigo mesmo :D
 
Vê se os irmãos podem ajudar numa dúvida:

Uma única bomba de ar geraria ar suficiente para 02 terrários.
Seriam 02 caixas tupperware de 56l cada.
:confused:
 
Vê se os irmãos podem ajudar numa dúvida:

Uma única bomba de ar geraria ar suficiente para 02 terrários.
Seriam 02 caixas tupperware de 56l cada.
:confused:

depende da vazão de ar da bomba; geralmente vem especificado na caixinha...

só fazer as contas do volume da caixa, da pressão/vazão da injeção de ar e de quantas trocas de partes por minuto são necessárias para que os shrooms cresçam bem.
;)um abraço amigo sahtanoj
 
Vê se os irmãos podem ajudar numa dúvida:

Uma única bomba de ar geraria ar suficiente para 02 terrários.
Seriam 02 caixas tupperware de 56l cada.
:confused:

caso não saiba quanto a bomba produz de ar/hr, faça um simples teste:

arrume um saco de lixo de 50 ou 100L amarre a mangueira que sai da bomba e calcule a sua potência.
eu fiz isso com um inalador uma vez aqui, deu certinho com o especificado na caixa do produto.

no mínimo a bomba tem que gerar uns 120L/hr de ar, para poder dividir para os 2 terrários.
 
Obrigado senhores, aplicarei os métodos descritos para testar essa bomba de ar que faz um barulho danado e não se cansa disso.
-----------------------------------------------
Situação atual dos bolos de Thai:

Para o tal do 2º. flush, retiro todos os cogumelos, não deve-se ter nenhum pin no bolo e rolo na vermiculita e injeto água nele e coloco-o novamente no terrário? É necessário novo cold-shok?
21_09_08_Thai01.jpg21_09_08_Thai02.jpg
 
Bacana seu tunel de vento!
mas olha massa mesmo é consumilos frescos, sentado no chao com leite condensado assim na horinha que colher.
:pos::cool:
 
Bacana seu tunel de vento!
mas olha massa mesmo é consumilos frescos, sentado no chao com leite condensado assim na horinha que colher.
:pos::cool:

Hmmm acho que vou me aventurar com aqueles 2 espécimes maiorzinhos que vieram ali no bolo :rolleyes:
Terão que aguentar até sexta no terrário então... dia de semana tem a preocupação de acordar cedo, trabalhar, capaz de vir a imagem da minha chefe na mente ainda, ai vou passar mal :(
 
Back
Top