Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Ban Pang Ka - 1º. Cultivo[2008]ø.ø

Diário de cultivo completo.
Primeiramente agradecer a todos que me vêem me ajudando até aqui, de coração, muito obrigado pela paciência.

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Thai Ban Pang Ka
Fornecedor: Amigo da http://profungos.com.br
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.06.2008
Fase atual: Terrário

:teo_seta_direita:Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz Integral (FAI) e água da chuva fervida.


:teo_seta_direita:Preparo: 18/06/2008: Colocado os dois copos de vermiculita numa tigela esterilizada, acrescentada a água e misturado, o composto ficou levemente úmido; adicionei a farinha de arroz integral, aos poucos e mexendo bem com uma colher esterilizada.
- 02 copos de vermiculita (240ml)
- 01 copo de FAI (240ml)
- 01 copo de água (240ml)
Rendimento: 04 copos de uísque.
O composto foi despejado dentro dos copos, atendo-se a precaução de deixar 02 cm no topo do copo para colocar uma camada de vermiculita, após, passei um guardanapo com álcool nas bordas do lado de dentro e de fora dos copos.
Quatro tiras de papel alumínio dobradas ao meio (camada dupla), já recortadas , colocadas sobre os copos e presas na lateral com tiras de fita isolante.
Feito dois furos na camada de papel alumínio, para o composto ser esterilizado com o vapor da panela; foi posta mais uma folha de papel alumínio (solta) sobre os copos.

:teo_seta_direita:Esterilização: Panela de pressão por 90 minutos, destes, 10 minutos em fogo alto, 80 minutos em fogo baixo; colocado um pano de louça sob os copos (para não terem contato direto com o fundo da panela).
Ficou esfriando por 24 horas.

:teo_seta_direita:Inoculação: 18/06/2008: Ambiente pequeno 4x4 metros; janela e porta fechadas (evitando circulação de ar); assepsia brutalmente realizada, spray bactericida pelo teto, paredes e balcão, água com cloro pelo chão.
Banho tomado, roupas limpas, touca e máscara cirúrgica, luvas.
Aberto o print em cima de um pedaço de acrílico esterilizado, esporos raspados com colherinha de sorvete dentro de copinho de vidro (40ml). Seringa nova, tirada de dentro da embalagem; sugando a água com esporos de dentro do copinho.

A seringa com esporos não ficou hidratando, copos já foram inoculados em seguida ao processo de recolhimento de esporos com a agulha. “01ml de água com esporos em cada copo”.

Copo 01: um furo
Copo 02: dois furos
Copo 03: três furos
Copo 04: quatro furos

Todo o processo feito passando-se guardanapo com álcool por sobre as tampas de papel alumínio, após, furos fechados com fita isolante (retirada também de dentro da embalagem).

:teo_seta_direita:Incubação: 18/06/2008: Quatro copos colocados dentro de uma caixa de isopor formando um círculo, ao meio do círculo, uma garrafa PET 02 litros com água, dentro desta, um termostato, mantendo a temperatura constante em 29º.graus. Caixa fechada, com o interior totalmente escuro.

Incubação.18.06.2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_001.jpg

Incubação.detalhes.do.interior
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_002.jpg
 
Muito legal esse templo que vc construi em torno da encubadora, mas se me permite perguntar qual a finalidade? Purificação?

O templo é uma firmação, uma base, ali gira energia positiva e bem estar aos cogumelinhos :D
 
Fotos tiradas dia 08.07.2008
O crescimento do micélio está bem lento, mas está acontecendo. Um copo já está 100% e o outro 90%. Os 02 restantes ainda falta bastante para preencher todo o copo.
Estou aguardando 02 copos ficarem 100% para irem pro terrário.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_08072008.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_08072008_2.jpg

Até agora EU não vi nenhum sinal de contaminante.

Já mandei mais quatro copos de Orissa India pra incubadora essa semana :D

Abraço a todos, DEVO MUITO A VOCÊS.
 
Legal, parece que está indo muito bem. Mas se eu fosse você num deitava o copo assim não, pode ser que a camada de vermiculita de cima vá para o lado e deixe o substrato exposto, aumentando a chance de contaminantes.

Cadê as fotos da incubadora em construção? :)
 
Bem lembrado Ramza!! Nem devia ter deitado o copo não!
Fotos do terrário, to construindo ele ainda, maior novela, mas vai ficar bom, posto em breve novidades :D
 
23.07.2008 Cold Shok feito somente em 02 copos 100% colonizados.
Passei álcool no tampão de aluminio, com uma serinha nova, injetei no centro do copo água mineral fervida (fria), logo após o acréscimo de 30ml, tampei o furo com fita isolante e coloquei o copo dentro do zip lock, indo parar na geladeira para repouso e hidratação.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_terrario003.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_terrario004.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_terrario002.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_terrario001.jpg

O terrário está pronto, já está em teste por 02 dias. Me dei conta que terei que comprar mais um termostato, a temperatura dentro do terrário não passa dos 19º. Graus. A umidade aparentemente parace estar certa.
 
É isso aí, coloque o termostato e sinta feliz por a temperatura estar baixa, pois aumentar é mais facil que esfriar. Ainda não inventaram nenhum resfriador com termostato a um preço acessível :)

Estamos de olho.
 
é verdade..
mesmo usando o esqueminha termostato + circulçao com peltier que é mais barata do que chiller, se pensa facilmente em uns 300 reais =\
 
19 graus ta legal para pinar.. o termostato eh uma boa para manter a temperatura mesmo..

boa sorte irmao

paz e luz
 
situação atual 28.07.2008
Esqueci de rolar em vermiculita. Foram direto pro terrário.
Nos outros 02 copos da incubadora farei pequeno furo no tampão e tamparei com esparadrapo micropore - fazendo a troca de gazes e acelerarando a colonização. O crescimento estagnou.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_IMG_2162_2.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_IMG_2164_2.jpg

Obrigado pela atenção.
 
Oi Sahtanoj ! Lembra que nós tínhamos bolos no mesmo ritmo? Hhehe pois é eles foram pro terrário uns 2 dias antes dos seus... Agora estou esperando pelos pins como você ^^ :luz: ÓTIMAS VIBRAÇÕES PRA NÓS :luz:
 
É isso ai vinicius :) gooooooooooddddddd
Já são 04 dias de terrário aqui e sem sinal de pins.

Hoje 01/ago estou mandando outros 02 copos de Thai Ban Pang Ka para afogamento e choque térmico.
 
Vida insana: li sua mensagem e fui verificar a situação dos bolos. Acho que já tem uns nozinhos se formando :D:D São de Oak Ridge, e estão a 23ºC após saírem da geladeira... Mais :luz:ÓTIMAS:luz: pra vocês ;)
 
Parece algo? No amarelo meio fraquinho?

Alguma sugestão?

Precisaria mandar esse bolo pro terrário hoje a noite, assim que ele sair do cold shok!!
incubacai_ThaiBan_001_040820008.jpgincubacai_ThaiBan_002_040820008.jpg
 
Foto de 02 bolos em processo de dunk indo pra geladeira.

05.08.2008 + 02 bolos adicionados ao terrário (os que estavam com o crescimento do micélio atrazadinho). Totalizam-se agora 04 bolos no terrário.
Nenhum sinal de pin até o momento.
cold shok.jpg
 
valeu mestre :pos:

Fico mais tranquilo agora, ja que estão todos dentro do terrário, poderia comprometer meses de trabalho.

Obrigado. :eek:
 
Os 2 bolos que foram para o terrário primeiro já totalizam 16 dias desde o aniversário, esses, tomaram apenas uma injeção de 30ml de água e sofreram um cold shock. E, não apresentam nenhuma mudança aparente, nenhuma.

Os outros 2 bolos que foram para o terrario, totalizam 07 dias, estes foram afogados na água e ficaram dentro de um ziplock na geladeira. Apresentam mudança no micélio, parece estar ganhando força, está ficando bem felpudo.
-----------------------------------
Nos bolos que já estão a 16 dias, será que devo fazer uma nova injeção de água neles? Será que estão desidratados? :confused:
 
Os 2 bolos que foram para o terrário primeiro já totalizam 16 dias desde o aniversário, esses, tomaram apenas uma injeção de 30ml de água e sofreram um cold shock. E, não apresentam nenhuma mudança aparente, nenhuma.

Os outros 2 bolos que foram para o terrario, totalizam 07 dias, estes foram afogados na água e ficaram dentro de um ziplock na geladeira. Apresentam mudança no micélio, parece estar ganhando força, está ficando bem felpudo.
-----------------------------------
Nos bolos que já estão a 16 dias, será que devo fazer uma nova injeção de água neles? Será que estão desidratados? :confused:

Po irmão, mas que bad...

Já vi num forum aqui da CM que um camarada tentou um dunk e acabou por milagrosamente salvar seu bolo.

Não é mole não, né brother? A lei de Murphy comendo solta!

Mas nossa fé é maior, segue firme que esses bolos vão acordar irmão!

Forte Abraço!
 
Aconteceu a mesma coisa comigo. Eu injetei agua destilada nele. E no total demorou uns 20 dias pra pinar. Certifique-se tmb de que a umidade do terrário está o mais alta possível.
 
Back
Top