Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Ban Pang Ka - 1º. Cultivo[2008]ø.ø

Diário de cultivo completo.
Primeiramente agradecer a todos que me vêem me ajudando até aqui, de coração, muito obrigado pela paciência.

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Thai Ban Pang Ka
Fornecedor: Amigo da http://profungos.com.br
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.06.2008
Fase atual: Terrário

:teo_seta_direita:Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz Integral (FAI) e água da chuva fervida.


:teo_seta_direita:Preparo: 18/06/2008: Colocado os dois copos de vermiculita numa tigela esterilizada, acrescentada a água e misturado, o composto ficou levemente úmido; adicionei a farinha de arroz integral, aos poucos e mexendo bem com uma colher esterilizada.
- 02 copos de vermiculita (240ml)
- 01 copo de FAI (240ml)
- 01 copo de água (240ml)
Rendimento: 04 copos de uísque.
O composto foi despejado dentro dos copos, atendo-se a precaução de deixar 02 cm no topo do copo para colocar uma camada de vermiculita, após, passei um guardanapo com álcool nas bordas do lado de dentro e de fora dos copos.
Quatro tiras de papel alumínio dobradas ao meio (camada dupla), já recortadas , colocadas sobre os copos e presas na lateral com tiras de fita isolante.
Feito dois furos na camada de papel alumínio, para o composto ser esterilizado com o vapor da panela; foi posta mais uma folha de papel alumínio (solta) sobre os copos.

:teo_seta_direita:Esterilização: Panela de pressão por 90 minutos, destes, 10 minutos em fogo alto, 80 minutos em fogo baixo; colocado um pano de louça sob os copos (para não terem contato direto com o fundo da panela).
Ficou esfriando por 24 horas.

:teo_seta_direita:Inoculação: 18/06/2008: Ambiente pequeno 4x4 metros; janela e porta fechadas (evitando circulação de ar); assepsia brutalmente realizada, spray bactericida pelo teto, paredes e balcão, água com cloro pelo chão.
Banho tomado, roupas limpas, touca e máscara cirúrgica, luvas.
Aberto o print em cima de um pedaço de acrílico esterilizado, esporos raspados com colherinha de sorvete dentro de copinho de vidro (40ml). Seringa nova, tirada de dentro da embalagem; sugando a água com esporos de dentro do copinho.

A seringa com esporos não ficou hidratando, copos já foram inoculados em seguida ao processo de recolhimento de esporos com a agulha. “01ml de água com esporos em cada copo”.

Copo 01: um furo
Copo 02: dois furos
Copo 03: três furos
Copo 04: quatro furos

Todo o processo feito passando-se guardanapo com álcool por sobre as tampas de papel alumínio, após, furos fechados com fita isolante (retirada também de dentro da embalagem).

:teo_seta_direita:Incubação: 18/06/2008: Quatro copos colocados dentro de uma caixa de isopor formando um círculo, ao meio do círculo, uma garrafa PET 02 litros com água, dentro desta, um termostato, mantendo a temperatura constante em 29º.graus. Caixa fechada, com o interior totalmente escuro.

Incubação.18.06.2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_001.jpg

Incubação.detalhes.do.interior
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_002.jpg
 
Xique no úrtimo !!!!

Parabéns pelo capricho e super Good Vibes pro seu cultivo amigão !
 
Obrigado muh friend :D
Amanhã já vou postar as fotos do andamento da colonização dos copos.
E logo logo já estarei testando a sua técnica dos potes de PP.
Abraço.
 
Manda vêr sahtanoj estamos todos mandando boas vibrações!
Tudo bem arrumadinho, quero vêr estes Pang Ka devorando este substrato ai:):pos:

Paz e muita luz para você e os filhotes encopados(de onde tirei isso meu? huhauh)!!!
 
Boas vibrações pra vc caro irmão!!:D
POSITIVIDADES!!!!!!!!!!!!
Que seu cultivo seja repleto de bons fluidos!!
PAZ!!
Quero ver os bons resultados!!:pos::pos:
 
Agradecido meus caros, agradecido :eek:

Bem no início da incubação, nos três primeiros dias, os copos ficaram a mercê da temperatura ambiente, 13º graus. Fiquei com dó deles e comprei o famoso termostato e coloquei-os na caixa de isopor, conforme a foto acima.

Foto tirada dia 30.06.2008 :D Acredito que esteja tudo bem. Esses copos de uisque são de um vidro de baixa qualidade, o que deixa a imagem de dentro meio côncava? ou algo parecido, enfim, não dá pra vizualizar 100%. Já comprei copos melhores :)

Então, nota-se que no copo que fiz 04 furos com a seringa, a colonização está BEM MAIS avançada que no copo com 01 furo.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_colonizacao_001.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_colonizacao_002.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_colonizacao_003.jpg

Acredito que a colonização esteja em processo LENTO, estou enganado?
 
cara, sou novo na experiência. Estou planejando cultivar cubensis pela primeira vez e hoje mesmo já mandei uma carta pra Holanda solicitando esporos. Não sei quando os prints devem chegar aqui, porém já estou me preparando para o cultivo.

Estou planejando inoculá-los com uma seringa de esporos, dentro de uma glovebox caseira. Pretendo incubá-los com um termostato e no terrário manterei a humidade constante em 100% com um humidificador supersônico (inclusive já comprei ele). Vi no site Shroomery.org que esse humidificador acelera o processo de frutificação em dobro.

Li o seu post pois tbm pedi esporos de Thai Ban Pang K, e tô com algumas dúvidas. Fiquei surpreso quando vi que vc lacrou os furos do copo na incubação. Eles não deveriam ficar abertos? Outra pergunta: Como o seu termostato mantém a temperatura constante?

Já vi casos de pessoas que plugam um termostato a uma lâmpada, que fica em baixo do isopor. Precisava de uma dica sua. Bem, espero que seu cultivo gere frutos especiais. Boa sorte!
 
Fiquei surpreso quando vi que vc lacrou os furos do copo na incubação. Eles não deveriam ficar abertos? Outra pergunta: Como o seu termostato mantém a temperatura constante?

Quando você injetar os esporos/água com a seringa no copo imediatamente deve lacrar os furos! Tem diários de cultivo no forum detalhando passo-a-passo o processo, meu diário tá bem enxuto brother.

Meu termostato mantém a temperatura estável, pois essa é a função dos termostatos, se caso o seu não faz isso, é pq é de Xing Ling (baixa qualidade):D
No topo do termostato vem uma regulagem, ai você coloca na temperatura desejada e pronto :pos:

Abraço!
 
Beleza irmão, salvou! Quanto ao termostato ainda tenho uma dúvida. Esse aparelho não é apenas uma máquina que mede calor? Achava que precisava de um aparelho, com um aquecedor pequeno, para aquecer o ambiente na temperatura desejada. Tem como vc me passar o link desse seu termostato? Desculpa pelo bombardeio de perguntas hehe! Valeu!
 
Então, comprei numa loja de aquários, paguei R$ 60,00.
É igual a este:
http://produto.mercadolivre.com.br/...rnico-submerso-boyu-aqua-de-200l-ate-300l-_JM

Tem por R$ 30,00 mas não garanto a qualidade. Talvez alguém do FÓRUM já tenha adquirido um desses e possa te ajudar.
O meu funciona tanto submerso quanto com a ponta para fora da água, considero assim menor o risco de acontecer algum acidente. :pos:

Aquecedor: somente aquece a água e pode levar a temperaturas extremas prejudicando o micélio.
Termostato: Aquece e controla a temperatura desejada.
 
Agora eu entendi tudo! Esse termostato que vc me falou serve como aquecedor E regulador! Será que ele é útil tbm para o terrário, ou serve apenas para a fase de incubar os cakes? Ah! Tbm reparei nesse link que ele viem com 3 potências diferentes, vc me recomenda alguma específica?
Abs!
 
aeee viniciusc, obrigado ai cara! Tomara que cresçam juntos então, fortes e bonitos, e que nos permitam muitas revelações.

cubensisJR, podes usar o termostato no terrário também!!! Quanto a potência, compra a mais baixa, não vais precisar elever a temperatura acima de 30º graus.
 
Valeu sahtanoj! Andei pesquisando pelo fórum e notei que muitas pessoas usam esse método tbm no terrário. Agora, quanto ao substrato, pretendo comprar arroz integral e moer ele em casa mesmo, essa farinha caseira funcionaria? Desculpe pelo bombardeio de perguntas, é que são muitos detalhes hehe! Abs!
 
Agora, quanto ao substrato, pretendo comprar arroz integral e moer ele em casa mesmo, essa farinha caseira funcionaria?


Farinha caseira recém moída é a melhor.
 
Legal seu cultivo. Que bom que tá dando certo. Já começou a preparar o terrário?

CubensisJR, eu comprei um aquecedor/termostato de 35 e ele está funcionando muito bem.
 
Muito legal esse templo que vc construi em torno da encubadora, mas se me permite perguntar qual a finalidade? Purificação?

Paz e luz!!!!
 
pessoal! Meus esporos já devem estar chegando da profungos. Vcs sabem me dizer se é necessário esterelizar o carimbo pra fazer a solução de esporos? Se precisar, com faço? Valeu!
 
Então, amigo CubensisJR, não pense que estou 'passando pito', bravão etc...só vou te dar umas dicas pro fórum ficar mais limpo etc;)...antes de perguntar, aconselha-se que se leia a biblioteca, pois a maior parte das perguntas já foi respondida e está lá... este tópico aqui serve para que o cultivador coloque informações sobre a evolução do cultivo dele (que está muito bonito, por sinal):p:...essa idéia de esterelizar o carimbo tem que ser pensada: a parte de fora do carimbo (o plástico) vem em contato com o ar etc, então aconselha-se a dar uma limpada com álcool 70% ou água-água sanitária... mas a parte de dentro contém os seus esporos, e se vc esterelizar, acaba matando os pobres, condenando seu cultivo:eek:... Boa sorte aí cara, dê uma lidinha que logo vc 'pega as manhas'...Até!:pos::pos:
 
Legal seu cultivo. Que bom que tá dando certo. Já começou a preparar o terrário?
Ai Ramza! O terrário vou fazer aquele básico mesmo, isopor com argila expandida e água ao fundo, bombinha de aquário e furinho ao fundo para saída de CO2.
 
Back
Top