Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Ban Pang Ka - 1º. Cultivo[2008]ø.ø

Diário de cultivo completo.
Primeiramente agradecer a todos que me vêem me ajudando até aqui, de coração, muito obrigado pela paciência.

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Thai Ban Pang Ka
Fornecedor: Amigo da http://profungos.com.br
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.06.2008
Fase atual: Terrário

:teo_seta_direita:Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz Integral (FAI) e água da chuva fervida.


:teo_seta_direita:Preparo: 18/06/2008: Colocado os dois copos de vermiculita numa tigela esterilizada, acrescentada a água e misturado, o composto ficou levemente úmido; adicionei a farinha de arroz integral, aos poucos e mexendo bem com uma colher esterilizada.
- 02 copos de vermiculita (240ml)
- 01 copo de FAI (240ml)
- 01 copo de água (240ml)
Rendimento: 04 copos de uísque.
O composto foi despejado dentro dos copos, atendo-se a precaução de deixar 02 cm no topo do copo para colocar uma camada de vermiculita, após, passei um guardanapo com álcool nas bordas do lado de dentro e de fora dos copos.
Quatro tiras de papel alumínio dobradas ao meio (camada dupla), já recortadas , colocadas sobre os copos e presas na lateral com tiras de fita isolante.
Feito dois furos na camada de papel alumínio, para o composto ser esterilizado com o vapor da panela; foi posta mais uma folha de papel alumínio (solta) sobre os copos.

:teo_seta_direita:Esterilização: Panela de pressão por 90 minutos, destes, 10 minutos em fogo alto, 80 minutos em fogo baixo; colocado um pano de louça sob os copos (para não terem contato direto com o fundo da panela).
Ficou esfriando por 24 horas.

:teo_seta_direita:Inoculação: 18/06/2008: Ambiente pequeno 4x4 metros; janela e porta fechadas (evitando circulação de ar); assepsia brutalmente realizada, spray bactericida pelo teto, paredes e balcão, água com cloro pelo chão.
Banho tomado, roupas limpas, touca e máscara cirúrgica, luvas.
Aberto o print em cima de um pedaço de acrílico esterilizado, esporos raspados com colherinha de sorvete dentro de copinho de vidro (40ml). Seringa nova, tirada de dentro da embalagem; sugando a água com esporos de dentro do copinho.

A seringa com esporos não ficou hidratando, copos já foram inoculados em seguida ao processo de recolhimento de esporos com a agulha. “01ml de água com esporos em cada copo”.

Copo 01: um furo
Copo 02: dois furos
Copo 03: três furos
Copo 04: quatro furos

Todo o processo feito passando-se guardanapo com álcool por sobre as tampas de papel alumínio, após, furos fechados com fita isolante (retirada também de dentro da embalagem).

:teo_seta_direita:Incubação: 18/06/2008: Quatro copos colocados dentro de uma caixa de isopor formando um círculo, ao meio do círculo, uma garrafa PET 02 litros com água, dentro desta, um termostato, mantendo a temperatura constante em 29º.graus. Caixa fechada, com o interior totalmente escuro.

Incubação.18.06.2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_001.jpg

Incubação.detalhes.do.interior
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_002.jpg
 
Hmmm mas complicado e mexer no terrario agora também, bem, vou tentar, e, nem estou usando lã acrílica não, é só uma camada de mascara cirúrgica mesmo.
Mas a ideia de 2 furos ao invés de 01 é boa :pos:
Valeu Louco da Montanha :pos:
 
Hmmm mas complicado e mexer no terrario agora também, bem, vou tentar, e, nem estou usando lã acrílica não, é só uma camada de mascara cirúrgica mesmo.
Mas a ideia de 2 furos ao invés de 01 é boa :pos:
Valeu Louco da Montanha :pos:

4 furos eu fiz aqui
é aconselhavel que se faça a higienização de tempos em tempos, no máximo de 15 em 15 dias, o morta fazia de 7 em 7, assepsia pouca é bobagem :pos:
descole um tapwear que caiba os bolos/casing para que possa fazer os devidos ajustes ou a limpeza que citei, vc transfere eles pro recipiente com tampa e está tudo seguro
é muito chato ver o trabalho ir por água a baixo por simples preguiça ou otimismo místico :eek:

sucesso aí
 
Hmmm mas complicado e mexer no terrario agora também, bem, vou tentar, e, nem estou usando lã acrílica não, é só uma camada de mascara cirúrgica mesmo.
Mas a ideia de 2 furos ao invés de 01 é boa :pos:
Valeu Louco da Montanha :pos:

Eu acho que não precisa. Mesmo que não tivesse furo nenhum o ar dentro do terrário daria pra uns 3 dias, e pelo menos eu nao fico mais que 3 dias sem abrir o terrário pra fazer alguma coisa. Por isso no meu novo terrári eu nao coloquei nenhum furo.
 
Eu acho que não precisa. Mesmo que não tivesse furo nenhum o ar dentro do terrário daria pra uns 3 dias, e pelo menos eu nao fico mais que 3 dias sem abrir o terrário pra fazer alguma coisa. Por isso no meu novo terrári eu nao coloquei nenhum furo.

Eu tenho certeza que precisa.
O micélio precisa de alta concentração de O2, e baixa(perto de zero?)de CO2, para um desenvolvimento perfeito.

:!:Vamos estudar mais antes de falar " eu acho":!:
 
Eu tenho certeza que precisa.
O micélio precisa de alta concentração de O2, e baixa(perto de zero?)de CO2, para um desenvolvimento perfeito.

:!:Vamos estudar mais antes de falar " eu acho":!:


Não é indispensável fazer um furo para troca de gases no terrário.

Eu sei porquê já cultivei assim. Aliás os meus terrários atuais não têm furo. Só abro a tampa de vez em quando, normalmente uma ou duas vezes por dia.
 
Então meus brothers, a coisa aqui não anda muito bem assim não.
Fotos para comentários:

Foto 01: Terrario atualmente (02/09/08)
Foto 02: Terrario 2
Foto 03: Contaminação em um bolo de Orissa India
Foto 04: Aborto? de Thai K
terrario_001.jpgterrario_002.jpgterrario_003.jpgterrario_004.jpg
 
tira esse bolo dai urgente, ou pelo menos corta fora a parte contaminada. Quanto ao aborto eu não to entendendo bem essa foto. Isso aí é um chapel aberto? Tem alguma foto mais de perto?
 
desculpe a sinceridade, ta muito porco o trabalho por aí heim :(
mais capricho amigo

outra, a vermi tá exageradamente úmida, pra não dizer uma papinha de nenêm

Tire logo esse bolo contaminado, acho que ja o fez, não?

esses pratinhos não prestam, são muito moles, vai ser dificil vc retira-los do terrário sem fazer alguma lambança.

boa sorte aí :pos:

Não uso nada.

O terrário é fechado, quase sem troca gasosa com o meio-ambiente a não ser quando abro a tampa. Quase proquê a tampa não é completamente selada.

Entendi, aqui como uso, os furos são bem vindos, o gás CO2 é mais pesado que o O2, portanto se não fizer os furos, o gás fica "preso" ao fundo.
 
Sim o bolo contaminado ja tirei na mesma hora que o vi.

Também já percebi que esses pratos são horríveis para o manuseio, na proxima tarefa irei substituí-los por píres de porcelana.

Quanta a vermiculita muito úmida, pensei que essa estava boa, deixarei menos úmida na próxima investida, não tem como remediar agora eu acredito.

Deveria colocar + vermiculita nos bolos?

Temperatura esta em 22º - 23ºC.

Valeu pelas dicas :pos:
 
Tem como remediar sim!
troque a vermi por uma menos umida, a aproveita e troque os pratos, tudo com muito cuidado, luvas, máscaras, toca, etc, etc
 
Quanta a vermiculita muito úmida, pensei que essa estava boa, deixarei menos úmida na próxima investida, não tem como remediar agora eu acredito.

Deveria colocar + vermiculita nos bolos?

Eu voto em deixar úmida do jeito que está. Aliás pouco a pouco ela vai perder um pouco de umidade.

E pode colocar mais vermiculita sim.

Entendi, aqui como uso, os furos são bem vindos, o gás CO2 é mais pesado que o O2, portanto se não fizer os furos, o gás fica "preso" ao fundo.

Bem, temos dois fatos:
- o CO2 é produzido na parte inferior do terrário pelo metabolismo do micélio e microroganismos
- CO2 puro é mais denso que O2 puro

Mas não estamos falando de frações de gases puros, mas sim de uma mistura chamada ar. Há forças de difusão atuando constantemente, equilibrando a concentração dos gases que compõem a mistura.

Resta saber se a produção de CO2 pelo micélio é rápida o suficiente para provocar uma concentração maior no fundo do terrário. Eu tenho as minhas dúvidas se isso ocorre.

Aliás, diz (escreveu) o Roger Rabbit, do Shroomery, que ele tem um sensor de CO2 e nunca conseguiu verificar esse gradiente no terrário.

Sem medições e outros experimentos acreditar nesse tal gradiente de CO2 pode se revelar somente uma profissão de fé em um dogma.
 
Bem, temos dois fatos:
- o CO2 é produzido na parte inferior do terrário pelo metabolismo do micélio e microroganismos
- CO2 puro é mais denso que O2 puro

Mas não estamos falando de frações de gases puros, mas sim de uma mistura chamada ar. Há forças de difusão atuando constantemente, equilibrando a concentração dos gases que compõem a mistura.

Resta saber se a produção de CO2 pelo micélio é rápida o suficiente para provocar uma concentração maior no fundo do terrário. Eu tenho as minhas dúvidas se isso ocorre.


Aliás, diz (escreveu) o Roger Rabbit, do Shroomery, que ele tem um sensor de CO2 e nunca conseguiu verificar esse gradiente no terrário.


Sem medições e outros experimentos acreditar nesse tal gradiente de CO2 pode se revelar somente uma profissão de fé em um dogma.

pois é
por isso tenho certeza que uns simples furinhos, vão tirar todas essas questões(preocupações?) se prejudica ou não.
 
Agradeço MESMO a atenção da rapaziada :pos:
Obrigado.

Vou tentar remediar a situação, rolando os bolos em + vermiculita, trocarei os pratos e limparei o terrário.

Na verdade isopor (para mim) não se mostra uma alternativa de terrário muito higienica e asseptica não. Por exemplo: quando compramos o isopor ele é branquinho como a neve, passando o tempo as paredes de dentro e de fora assim como a tampa, vão adquirindo um aspecto amarelado. E, ademais, acredito ainda que todo produto químico que nele é usado acaba corroendo ou adentrando isopor adentro. Sei não, tenho minhas dúvidas.

Já penso em um aquário ou tupperware.
 
Putz man.
Que Pena brother...
inda num apareceu nada?
e realmente man.
caixa e isopor e meio embaçado pra terrario...
na proxima tenta um aquario ou algo parecido.
:D
Mais Num desiste desses aê n man!
Penssamento positivo!
Qdo menos vc esperar os benditos tão brotando dos bolos...
Rlx Man!
Todos nois Aki Tamo Na torcida por vc.
BOA SORTE AÊ MAN!
Eh NOixZ
GooD VIbeS
 
nossa, animado esse diário, e melhor faz os furos mesmo, visto que ja faz um tempo que esta assim, enão resultou em nada, e melhor tentar!
 
Até hoje nada ein? Que bad.... Mas acho que é normal se a situação ainda está assim como você descreveu no começo do diário :

Temperatura Média: Média de 19º C durante o dia e 10º C durante a noite

O ideal seria 24horas/dia entre 21° e 24°
 
sahtanoj já falou pelo menos 2x que está nessa temperatura

e uma delas foi pra você, 24 posts atrás :confused: não entendi
 
Back
Top