Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Ban Pang Ka - 1º. Cultivo[2008]ø.ø

Diário de cultivo completo.
Primeiramente agradecer a todos que me vêem me ajudando até aqui, de coração, muito obrigado pela paciência.

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Thai Ban Pang Ka
Fornecedor: Amigo da http://profungos.com.br
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.06.2008
Fase atual: Terrário

:teo_seta_direita:Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz Integral (FAI) e água da chuva fervida.


:teo_seta_direita:Preparo: 18/06/2008: Colocado os dois copos de vermiculita numa tigela esterilizada, acrescentada a água e misturado, o composto ficou levemente úmido; adicionei a farinha de arroz integral, aos poucos e mexendo bem com uma colher esterilizada.
- 02 copos de vermiculita (240ml)
- 01 copo de FAI (240ml)
- 01 copo de água (240ml)
Rendimento: 04 copos de uísque.
O composto foi despejado dentro dos copos, atendo-se a precaução de deixar 02 cm no topo do copo para colocar uma camada de vermiculita, após, passei um guardanapo com álcool nas bordas do lado de dentro e de fora dos copos.
Quatro tiras de papel alumínio dobradas ao meio (camada dupla), já recortadas , colocadas sobre os copos e presas na lateral com tiras de fita isolante.
Feito dois furos na camada de papel alumínio, para o composto ser esterilizado com o vapor da panela; foi posta mais uma folha de papel alumínio (solta) sobre os copos.

:teo_seta_direita:Esterilização: Panela de pressão por 90 minutos, destes, 10 minutos em fogo alto, 80 minutos em fogo baixo; colocado um pano de louça sob os copos (para não terem contato direto com o fundo da panela).
Ficou esfriando por 24 horas.

:teo_seta_direita:Inoculação: 18/06/2008: Ambiente pequeno 4x4 metros; janela e porta fechadas (evitando circulação de ar); assepsia brutalmente realizada, spray bactericida pelo teto, paredes e balcão, água com cloro pelo chão.
Banho tomado, roupas limpas, touca e máscara cirúrgica, luvas.
Aberto o print em cima de um pedaço de acrílico esterilizado, esporos raspados com colherinha de sorvete dentro de copinho de vidro (40ml). Seringa nova, tirada de dentro da embalagem; sugando a água com esporos de dentro do copinho.

A seringa com esporos não ficou hidratando, copos já foram inoculados em seguida ao processo de recolhimento de esporos com a agulha. “01ml de água com esporos em cada copo”.

Copo 01: um furo
Copo 02: dois furos
Copo 03: três furos
Copo 04: quatro furos

Todo o processo feito passando-se guardanapo com álcool por sobre as tampas de papel alumínio, após, furos fechados com fita isolante (retirada também de dentro da embalagem).

:teo_seta_direita:Incubação: 18/06/2008: Quatro copos colocados dentro de uma caixa de isopor formando um círculo, ao meio do círculo, uma garrafa PET 02 litros com água, dentro desta, um termostato, mantendo a temperatura constante em 29º.graus. Caixa fechada, com o interior totalmente escuro.

Incubação.18.06.2008
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_001.jpg

Incubação.detalhes.do.interior
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_incubacao_002.jpg
 
Então... nenhum sinal de pins até agora, o micelio se manifesta ainda.
Já fazem muitos dias que os bolos estao no terrário, a umidade parece estar boa, os vidros de observação na tampa estão constantemente pingando, temperatura esta na casa de 23ºgraus. O borbulhador de ar trabalha sem parar.
Não sei o que pode estar havendo de errado.
Final de semana vou quebrar uns três bolos e montar uns casings, ver se tenho melhores resultados.
Também penso em esterilizar um bocado de vermiculita e jogar por baixo dos bolos e por cima também.
Já sou quase um Mestre Jedi.
 
Aê sahtanoj, colocar vermiculita estéril e hidratada é bom, fiz isso logo depois do dunk e o micélio a colonizou... como eu não fiz diário coloquei fotos e a explicação do meu 'probleminha' (que é o mesmo que o seu) aqui. Boa sorte aí, nós temos a paciência do mestre ancião:D (adorava 'os cavaleiros do zodíaco';))
 
Iaê sahtanoj!
Fmz mano?
Brother...
eu estou acompanhando o seu cultivo ( Por sinal Belo Cultivo :] )
e reparei uma coisa mano...
qdo o bolo cololizou 100% e vc passou eles para o terrario...
Vc Botou eles dentro do copo lacrado detro do terrario mano? :eek:
Não era pra vc ter tirado os bolos dos copos e postos eles em uma base
(pirex ou algo parecido) pra ter botado eles no terrario não brother?
Não sou mto esperiente ( Iniciante Tbm :D ) mais pelo oq eu saiba, li e vejo no cultivo da galera , a galera faz assim.
Qdo vai passar o bolo pra o terrario tira ele do copo , bota num pirex limpo com alcool 96 e dps e so tomar todos os cuidados necessarios. :eek:
Estou certo ou estou equivocado :confused:
Abração Aê Mano! e Boa Sorte no seu cultivo.
até Mais...
;D
 
Então... nenhum sinal de pins até agora, o micelio se manifesta ainda.
Já fazem muitos dias que os bolos estao no terrário, a umidade parece estar boa, os vidros de observação na tampa estão constantemente pingando, temperatura esta na casa de 23ºgraus. O borbulhador de ar trabalha sem parar.
Não sei o que pode estar havendo de errado.
Final de semana vou quebrar uns três bolos e montar uns casings, ver se tenho melhores resultados.
Também penso em esterilizar um bocado de vermiculita e jogar por baixo dos bolos e por cima também.
Já sou quase um Mestre Jedi.

Fala meu brother!

Voce tem um medidor de umidade?

Se liga, os seus bolos provavelmente nao estao pinando por umidade excessiva. Talvez seja melhor reduzi-la. Seus bolos continuam formando massa feupuda?

Se os bolos continuam a formar essa massa feupuda, e nao pinam, isso pode indicar que a humidade esta muito alta, o que acaba por formar uma camada molhada em cima do bolo, resultando em falha...

Isso foi discutido num forum da shroomery, e tambem tem um guia de cultivo la que indica esse problema.

espero ter te ajudado!
 
ÓTIMO você ter falado isso cubensisjr... Aqui a umidade está sempre altona, o que faz sim com que os bolos formem mais dessa massinha felpuda e não os desejados pins... Vou dar mais uma lida nisso ;) VALEU MESMO, TALVEZ tenhamos uma resposta para nossos problemas :pos:
 
Fala Fetz :pos:
Então... acho que em alguma parte você leu ou viu errado, os bolos foram pro terrário sem o copo!!! Caso contrário não teriam como se desenvolver, dentro dos copos.
Valeu :pos:

E ai cubensisJR :pos:
Então... realmente, você observou bem, ja estava a pensar que seria muita umidade no terrário, mas não imaginei que isso viria a ser um problema. Mas fica a pergunta... Como diminuir o excesso de umidade :confused:

Valeu viniciusc:pos:

Obrigado a todos que veem acompanhando, hoje a noite vou tirar umas fotos de dentro de terrário, fica assim mais fácil para conclusões.
Abraços;
 
Fala Fetz :pos:
Então... acho que em alguma parte você leu ou viu errado, os bolos foram pro terrário sem o copo!!! Caso contrário não teriam como se desenvolver, dentro dos copos.
Valeu :pos:

Ah! Fmz Intão Mano
Nisso mesmo q eu tava penssando.
"como eles vão se desenvolver"
Axo q li alguma coisa errada mesmo...
:p
Tow na torcida aki pelos seus cogus mano.
E esperando as fotos dos bebes...
hAHhaHAhaHAHAHAH
Abração Aê amigo!
Boa Sorte!
;D
 
Já são 28 dias de terrário ÓÓÓÓÓÓÓ que novela!!!!$%%@@##


fotos de hoje 25/08/08
Sugestões são bem-vindas.
terrario 01.jpgterrario 02.jpgterrario 03.jpgterrario 04.jpgterrario 05.jpg
 
Já são 28 dias de terrário ÓÓÓÓÓÓÓ que novela!!!!$%%@@##


fotos de hoje 25/08/08
Sugestões são bem-vindas.

Fala brother!!!

baseado nas fotos, achei teu terrario molhado demais... Ja experimentou baixar a umidade?

Digo isso pois o meu terrario esta em 95% de umidade, e visualmente, nao aparenta estar tao molhado quanto o seu (de fato, passa ate longe).

Entao meu caro, tenta reduzir a umidade e ve no que da!

Nao sei ao certo como vc faria isso, pois eu uso o umidificador ultrasonico, e nunca usei perlita ou pedra porosa.

Sera que reduzindo a quantidade de pedras porosas e agua o problema pode ser solucionado?

Espero que vc encontre um caminho irmao!

Forte Abraco!
 
Que bolos intrigantes, em mestre:eek:?! Bom eu fiquei quase na sua situação, mas quando aniversariei os bolos, depois do dunk, rolei na vermiculita e fiz 2 camadas: uma em cima e outra embaixo do bolo. Os pins (quando vieram) saíram bastante da camada de vermiculita...

Mas já que eles estão numa temperatura legal até agora, vê se você acha alguma coisa como o cubensisjr tá falando. Ele deu o mesmo toque pra mim, mas enquanto eu procurava informações os pins vieram...

:luz::luz:Boa sorte mesmo!:luz::luz:
 
Eai meu brother blz?

Rapaz se preocupa não que na horacerta eles vem.......

Aproveitando gostaria de elogiar o seu capricho otima ideia em por os bolos nos pratinhos azul.

Ficou nota dez esse seu cultivo tem tudo para dar certo!!!!!!

Parabens e GOOOOOOOOOOOOOD VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIBESSSSS!

Paz e luz!
 
Como está sendo feito o ciclo de luz? Ta usando que tipo de lampada? Ta abrindo o terrario com que frequencia para oxigenar?
 
Rapaz sabe que me aconteceu isso mês passado, as temperaturas ficaram frias pra chuchu e comecei a acampar pra caramba, meu terrário ficou desativado devido a PAUSA que meus casings deram, após o primeiro flusjh de cada casing, tudo congelou, nenhum casing em nenhum dos terrários apresentaram mudança.

Resultado, 1 mês depois, quando as temperaturas começaram a subir novamente fui verificar meu terrário e preparaar para limpar tudo e descartar os casings, quando olho para os terrários me deparo com cogumelos já velhos, com paredes do terrário negras de tanto esporo e alguns cogumelos lindos!!:)

fiquei feliz por saber que era só o frio das madrugadas :p:.
 
sathanoj,

Há quanto tempo estão nessa temperatura de 23ºC?

Mantenha nessa temperatura ou deixe até subir um pouco.

Esterilize ou mesmo ferva vermiculita e coloque uma camada úmida de uns dois centímetros de espessura em baixo e em cima de cada bolo. Se essa vermiculita parecer ficar mais seca após algum tempo coloque mais água nela.

Não se preocupe com a umidade. Concentre-se em mantê-la alta.
 
Como está sendo feito o ciclo de luz? Ta usando que tipo de lampada? Ta abrindo o terrario com que frequencia para oxigenar?
O ciclo de luz é natural (conforme a natureza) pois o terrário está fora de casa, numa área próxima a umas árvores.


figurinha; disse:
Resultado, 1 mês depois, quando as temperaturas começaram a subir novamente fui verificar meu terrário e preparaar para limpar tudo e descartar os casings, quando olho para os terrários me deparo com cogumelos já velhos, com paredes do terrário negras de tanto esporo e alguns cogumelos lindos!!
tambem estou acampando bastante hehe, mas o pessoal magico aqui ta preguiçoso


Ecuador; disse:
Esterilize ou mesmo ferva vermiculita e coloque uma camada úmida de uns dois centímetros de espessura em baixo e em cima de cada bolo. Se essa vermiculita parecer ficar mais seca após algum tempo coloque mais água nela.
Ja esterilizei ontem boa quantidade de vermiculita no microondas, coloquei água numa tijela+vermiculita e deixei em potencia maxima por 20min. A água ferveu, enrolei um pano de louça por cima do vasilhame e deixei escorrendo o
resto de água durante a noite, hj, deixei no sol, tampado ainda com o pano, para tirar o excesso de umidade.

E continuarei esperando, por sorte até agora nada contaminou :)

Obrigado a todos pela atenção :pos:
 
Sim, controlo com um termostato que fica dentro de uma garrafa pet 2L com água.

A temperatura esta sendo mantida em 23º-24ºgraus Celsius.
 
Então só nos resta esperar. Em breve vc colherá seus frutos e nos contará suas experiencias psicodélicas.

Good vibes~~~~~~~~~~~~~~
 
Valeu Ramza!!!

Então... estava imaginando, será que o meu buraco de saída de CO2 não é muito pequeno ? Tem as dimensões de 2X2cm.
 
Então... estava imaginando, será que o meu buraco de saída de CO2 não é muito pequeno ? Tem as dimensões de 2X2cm.

melhor 4 (um de cada lado), na altura dos bolos/casing, a lã não muito apertada para que a vazão fique facilitada.
 
Back
Top