Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Suicídio

Só a possibilidade de nada acontecer após o suicidio e a consciência simplesmente apagar já me faz passar bem longe. Que castigo seria pior do que ser privado de tudo que poderia acontecer? Ser privado da única coisa que conhecemos deve ser muito pior do que ficar à deriva no limbo pela eternidade (mesmo que fosse um spectro ainda sim teria consciencia).

Eu morri uma vez em sonho e não gostei nada de ver minha vida sendo tirada da minha carne. Doeu muito o vazio chegando perto.

:laugh:
 
É preciso morrer para renascer.
 
Enquanto não morre fisicamente você pode morrer simbolicamente.
 
Morrer simbolicamente e nascer até fisicamente, às vezes.
Isso de morrer e nascer simbolicamente sempre esteve presente nas religiões, o tal do batismo: Morrer para o mundo e nascer para a divindade X.
É uma experiência muito poderosa, mas será que as pessoas realmente entendem? Será que elas realmente morrem simbolicamente? O que é realmente necessário para morrer e renascer com a "alma" renovada?

Será que nesse caso simbólico, o suicídio é o mais válido? Pq numa igreja você é meio que assassinado por outros. :D
 
Lembrar e prever são como se fossem bugs energéticos ou espirituais, consequências de altos macetes "shamânicos" (intencionais ou não, que fique claro).

Acho que é por isso que o xamã, não é um teórico e sim um prático do mundo espiritual e neste sim eu acredito. Pois este age na sua comunidade tomando decisões sobre a hora de achar alimento, cuidando da saúde, utilizando de planos espirituais que não compreendemos e as palavras para descrever são apenas MERAS palavras sobre algo fora da nossa cognição.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xamã

Eu sou um neo-xamã do Google! :sneaky:
Teorias são para aqueles que tem medo de afirmar as coisas com certeza. Só falei verdade!
 
É uma experiência muito poderosa, mas será que as pessoas realmente entendem? Será que elas realmente morrem simbolicamente? O que é realmente necessário para morrer simbolicamente e renascer com a alma renovada?

Como sempre algumas entendem e outras não. Ou algumas sentem e outras não.

Mas realmente morrer simbolicamente numa experiência psicodélica é algo bem poderoso.
 
Eu diria que é uma questão de entrega. O medo de perder "alguma coisa" sempre vai estar lá do seu lado, gritando, esperneando pela piedade daquele constructo obscuro que alguns chamam de ego. Eu chamo de Capa Preta.

A entrega requer uma coragem qualquer, ou simplesmente um estado de espírito que algumas pessoas naturalmente possuem.

A foice passa e você encolhe a barriga:

- UFA!
 
Eu sei que o foco são os cogumelos, mas vou relatar uma experiência que tive com ayahuasca que julgo pertinente em relação à morte simbólica.. quem sabe pode ajudar alguma mente suicida a encontrar a saída desse labirinto que foi criado por essa própria mente..
Estava passando por uma fase meio obscura, com certos impasses não só na vida afetiva.. então fui ter com ayahuasca.. e durante a experiência me transformei num animal que penso ter sido meu animal de poder.. senti uma angústia mto grande, um sentimento de quase morte, foi um processo muito doloroso.. eu era a própria águia e estava dentro de uma caverna.. arranquei meu bico em choque com uma grande pedra.. via meu sangue e logo depois nascendo outro bico, com esse novo bico arrancava minhas antigas unhas e penas..
Foi uma experiência mto significativa.. representou minha renovação..
 
Eu sei que o foco são os cogumelos, mas vou relatar uma experiência que tive com ayahuasca que julgo pertinente em relação à morte simbólica.. quem sabe pode ajudar alguma mente suicida a encontrar a saída desse labirinto que foi criado por essa própria mente..
Estava passando por uma fase meio obscura, com certos impasses não só na vida afetiva.. então fui ter com ayahuasca.. e durante a experiência me transformei num animal que penso ter sido meu animal de poder.. senti uma angústia mto grande, um sentimento de quase morte, foi um processo muito doloroso.. eu era a própria águia e estava dentro de uma caverna.. arranquei meu bico em choque com uma grande pedra.. via meu sangue e logo depois nascendo outro bico, com esse novo bico arrancava minhas antigas unhas e penas.. chegava a ver meu sangue..
Foi uma experiência mto significativa.. representou minha renovação..

É a renovação da águia. Conhecida dos xamans é até mesmo da Bíblia (! - ora se não era João Batista uma espécie de xamã!).

---

Já morri e revivi com a ayahuasca e com cogumelos algumas vezes. É desprender a casca para criar outra mais resistente. Até perder todas as cascas virar águia - ficar LIVRE - e criar asas... Estilo quetzalcoatl!
 
Pessoal querem realmente entender o suícidio, então leiam Émile Durkheim e Karl Marx, ambos fundadores da sociologia e investigadores do suícidio, na verdade, o primeiro tema sociológico que aborda algo além da sociedade e tudo mais é o suicídio... então pessoal vamos procurar informações variadas, e sair desse conforto das explicações "espirituais", não estou descartando nada aqui, mas não posso deixar passar em branco a falta de interesse em buscar explicações consideradas "materialistas", para trazer outras luzes ao debate, claro que isso aqui é uma comunidade que fala sobre Cogumelos Mágicos, O Archer, Mirador, El dorado e outros parceiros, ja me deram puxões de orelha por esse meu habito de sempre trazer filosofia e ciências humanas para a comunidade, mas não posso ver esse mar de textos que pensa somente em um sentido, ou seja, o sentido espiritual, sem deixar registrada outras possibilidades, de qualquer maneira estamos aí.

Referência Bibliográfica:

DURKHEIM, Émile. O suicídio. São Paulo, Martin Claret, 2008.
MARX, Karl. Sobre o suícidio. não sei o estado. Boitempo Editorial, 2006.
 
Oliveira disse:
Eu sei do MEU mundo espiritual. Eu sei do meu espírito, mas não fico preocupado em formular teorias.

Tudo na vida é teoria, tanto espiritual como físico. Se pararmos de alimentar nossos pensamentos eles deixam de ser verdade, e até o desinteresse pelo assunto é fruto de uma mente fértil criando uma teoria. Como você disse, você conhecesse o seu mundo espiritual, não dos outros.

Oliveira disse:
Acho que é por isso que o xamã, não é um teórico e sim um prático do mundo espiritual e neste sim eu acredito.

Todos nós somos xamãs, praticandos nossos rituais, nossas buscas espirituais. A diferença é que quando nos tocamos do mundo espiritual, muitos de nós já tinhamos criado apego aos prazeres da carne, e todo dia desenvolvemos nosso xamanismo, mediunidade, seja lá como queiram citar.

O poder está dentro de todos, e muito de nós estamos caminhando certo, sentimos o poder, conhecemos a auto-cura, procuramos comer o fruto do nosso plantio, é nossa tribo urbana, aprendemos a nos adequar. Todos temos os mesmo poder, o mais priveligiado (Xamã) é o que busca o caminho. Acredito que o que falam que é apenas uma teoria, é uma mascara para quem desconhece o mundo espiritual.

_____________________________________________________________________________

A respeito da reencarnação. Como existem opiniões diferentes, crenças e descrenças diversas, como não podemos imaginar a existência da reencarnação. Pessoas que sentem na consciência a existência, ou já vivenciaram vidas passadas em uma viagem de cogumelos. E se nem todas pessoas já reencarnaram, são espíritos de primeira passagem?
 
Qual o destino dos suicidas?
O que acontece com a consciencia de um ser que por opcao propria vai contra a propria vida?

Para dar minhas palavras finais neste tópico, o destino dos suicidas é nefasto. A existência é tão passageira que desperdiçá-la com esse ato egoísta só trará a morte da consciência que assim optou (ainda que haja continuidade, será um pouco diferente) e sofrimento para outrem (em 90% dos casos). Caso haja continuidade, dar cabo da própria vida deve gerar um karma negativo muito pesado.

Se há ou não continuidade, pouco importa. Afinal, se há continuidade, o AQUI e AGORA é a soma de tudo que já passou e o determinante do que está por vir, ainda que hajam outras forças envolvidas. Se não há qualquer tipo de continuidade da consciência, ainda que na forma de agregados (como entende o Buddhadharma), mais ainda importante é o AQUI e AGORA, pois se teria somente essa oportunidade.

Para quem mencionou o conhecido mito messiânico, vale notar que não podemos confundir suicídio com sacrifício. EDIT: A estória de Jesus não contemplava possibilidades, ao menos de um ponto de vista completamente humano.

Lagosta Therion, não creio que o tenha repreendido em nada, mas agradeço as indicações de leitura, sempre bem vindas, já que as múltiplas perspectivas sobre o assunto são essenciais para que possamos chegar um pouco mais próximos da Verdade.
 
"O maior exemplo que temos de um suicída que não se arrependeu do suicídio foi:
- Jesus Cristo"

Brother...como assim?!
 
Me explica pq Jesus é um suicida.

Eu tenho pena deles só ué. Não tem como ter preconceito de um suicida. Quando você descobrir q ele é, já é tarde demais pra ele se doer com isso.
 
Grande Senhor Jesus!

Suicída porque ele não lutou contra a sua crucificação, ele a aceitou, e, na verdade, buscou seu sacríficio afim de sensibilizar mais a humanidade.

E conseguiu!

Podem dizer que não foi um suicídio, esta é apenas uma palavra técnicamente adequada que eu uso para descrever o ocorrido.

Creio que numa boa parte dos suicídas este sentimento pedagogo pode ser claramente notável, pois o suicída, sabe que seu óbito sensibilizará mais as pessoas a sua volta para que passem a ser mais cuidadosos com outras pessoas com sofrimento parecido com o dele.
 
Se suicidar é tirar a própria vida. Saber que você vai morrer, é totalmente diferente.

Nada ve.

Suicidas se matam por desespero, covardia...enfim vários motivos. Sensibilizar alguém é só mais um.
 
Suicídio, do latim sui (próprio) e caedere (matar), é o ato intencional de matar a si mesmo.
Fonte: Wikipédia​

Saber que vai morrer e não fazer nada para evitar, sendo que é perfeitamente possível evitar, pode ser interpretado como suicídio, pois logicamente houve intenção de tirar a própria vida.

Se meu prédio estivesse desabando ou em chamas e eu, sabendo da catástrofe e que poderia perfeitamente me safar, continuasse voluntariamente deitado, eu não seria um suicída?

Então se eu pegasse uma arma e me desse um tiro na minha cabeça e morresse sem a intenção de me matar eu tecnicamente não seria um suicída.

A intenção de Jesus era de que tirassem a vida dele, então ele usou seus carrascos como ferramentas para tirar a propría vida, caraterizando suicício, ou a intenção dele ali não era morrer?
 
o que "pesa menos q uma grama é clara leve e salgada"s são as lágrimas de nossos messias particulares véi "lágrimas" eu poderia tentar te enviar ma forma inteligente de suicídio se você prometesse aniquilar o seu próprio ego . Tenhamos cuidado com as sugestões subliminares do mundo digital a "arte" hoje em dia está mais corrupta e mortal é uma verdadeira magia negra o que vemos agora nas entrelinhas de toda informação , dialética dúbbia toda informação hoje é uma repetição saturada da própria libertação q há muito já foi ensinada e agora vem em duas faces , a saber : uma interpretação mata , a outra também . Lembro de uma frase q li : "Morre em ti mesmo". (Tempestade,raios e trovões aqui) pans na mente . Esse tópico é induzido.
 
Back
Top