Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Suicídio

Qual o destino dos suicidas?
O que acontece com a consciencia de um ser que por opcao propria vai contra a propria vida?

na minha humilde opinião o direito da vida é daquele que o detem
mesmo que a pessoa esteja fora do seu juizo normal, eh de sua absoluta demonstração ( rotina, estilo e qualidade de vida ) a sua posse sobre a sua confiança, mesmo que as pesadas cadeias do atrelamento do corpo fisico digam sim ou nao

respondendo ao Ilustre usuario Mortandello, o que acontece com a cosnciencia de um ser, ninguem pode falar, somente aquilo que passou pode, são meras ilustrações, assim como a minha, mas a minha sendo a minha mesmo, eu a adoto e se vc nao concordar adote a sua, e assim por diante
 
Será que é tão simples falar que o suicídio é um direito de quem detém a vida e pronto?
Alguém já pensou na culpa, nos sentimentos, e o difícil que deve ser superar essa situação para quem fica?
Pensar em suicídio pode ser até fácil para quem faz.. "não estou feliz com a minha vida", " a minha vida é miserável", "não quero viver mais"..."vou acabar com esse sofrimento".
Mas, e quem fica?
Vocês já pensaram o que seria da vida de vocês se um filho ou uma filha cometesse suicídio de um dia pro outro? Não porque a vida dessa pessoa fosse miserável, ou porque não houvesse solução para os problemas...mas simplesmente porque a pessoa foi covarde e não quis enfrentar o sofrimento "nesse exato momento" e não teve forças de superar a situação.
Eu sei que falar de suicídio é muito relativo, não quero julgar os motivos de cada pessoa, mas eu questiono se essa pessoa realmente pensou nas pessoas queridas, se procurou alternativas, se esperou passar esse momento ruim.
Depressão. Acredito que em algum momento da vida, cada pessoa já passou por um momento de depressão. Seja depressão por amor, por dinheiro, por humilhação, por tantos outros motivos. Mas porque tomar uma decisão tão drástica, porque só pensar em nós mesmos?

Sinceramente, eu não teria coragem de deixar os meus pais com essa dor no coração. Antes do que em mim, eu penso neles. Eles que me deram a vida, que me cuidaram, que me deram amor, carinho, que me ensinaram a ser uma pessoa melhor. Eles que me apoiaram sempre, que são os meus pais, oras. Não poderia ser tão egoísta e causar tanto sofrimento a eles, simplesmente porque eu amo os meus pais.
 
mas simplesmente porque a pessoa foi covarde e não quis enfrentar o sofrimento "nesse exato momento" e não teve forças de superar a situação.

Parei de ler o seu post nessa frase. :facepalm::cartaovermelho:

Fatores que levam ao suicídio são hoje bastante conhecidos, e grande parte deles são considerados e classificados como doenças. Não modinha de gente que não tem o que fazer.

É fácil chamar os outros de covardes quando se está por cima da carne seca...
 
Eu sei que falar de suicídio é muito relativo, não quero julgar os motivos de cada pessoa, mas eu questiono se essa pessoa realmente pensou nas pessoas queridas, se procurou alternativas, se esperou passar esse momento ruim.
Depressão. Acredito que em algum momento da vida, cada pessoa já passou por um momento de depressão. Seja depressão por amor, por dinheiro, por humilhação, por tantos outros motivos. Mas porque tomar uma decisão tão drástica, porque só pensar em nós mesmos?
Concordo em parte com oq o champis disse,pois não acho covardia, apenas acho um egoismo tremendo fazer tal ato sem pensar nas pessoas q nos amam...
Pode vir alguém dizer e aquele q teve uma vida conturbada? sem afeto nenhum?
Bom,será q as coisas estão tão ruins q não podem melhorar?não estamos aqui pra aprender e evoluir como pessoas?
Acho muito mais corajoso enfrentar a barra e colher os frutos de nossas batalhas, de nossas vitórias... mas é claro esse sou eu,nunca saberemos o inferno pessoal de cada um, até onde cada consegue segurar a barra...
No fim,ao meu ver,tudo é um aprendizado...uma pessoa q venha a cometer suicidio vai aprender e evoluir também com esse ato.
O universo não nos "pune" nossa consciência sim...acredito q colhemos oq plantamos.
 
Parei de ler o seu post nessa frase. :facepalm::cartaovermelho:

Fatores que levam ao suicídio são hoje bastante conhecidos, e grande parte deles são considerados e classificados como doenças. Não modinha de gente que não tem o que fazer.

É fácil chamar os outros de covardes quando se está por cima da carne seca...

Se você lesse o meu texto inteiro, você iria perceber que eu estou me referindo à covardia de pessoas que cometem suicídio não porque elas tem alguma doença, mas simplesmente porque estão passando por um momento ruim e acharam que essa seria a saída mais fácil.

Se a pessoa sofre de algum transtorno mental, então acredito que ela não tenha 100% de consciência do que está fazendo... muitas delas precisam tomar remédio controlado para se manter mentalmente estáveis. Mas existem muitas pessoas que cometem suicídio sem sofrer de algum transtorno mental. Ex. o adolescente que está sofrendo por um amor, a menina que acabou de ter o seu video de sexo divulgado na net, o cara que perdeu muito dinheiro de um dia pra outro, e por aí vai.
 
Se você lesse o meu texto inteiro, você iria perceber que eu estou me referindo à covardia de pessoas que cometem suicídio não porque elas tem alguma doença, mas simplesmente porque estão passando por um momento ruim e acharam que essa seria a saída mais fácil.

Se a pessoa sofre de algum transtorno mental,


Acho que essa distinção ente "momento ruim" e "transtorno mental" e mesmo outros quadros de crises existenciais etc. não é fácil ...

Essa parte de conceitos e definições sobre o humor humano é bem complexa.
 
Última edição:
Concordo com o Ecuador. Champis colocou que ela não faria por sua família e tudo mais. Mas e quem não sofre nenhum transtorno mental diagnosticado/diagnosticável, porém não tem ninguém em quem pensar quando decide se suicidar? Então não se trataria mais de egoismo? Logo, do que se trata?
 
Concordo com o Ecuador. Champis colocou que ela não faria por sua família e tudo mais. Mas e quem não sofre nenhum transtorno mental diagnosticado/diagnosticável, porém não tem ninguém em quem pensar quando decide se suicidar? Então não se trataria mais de egoismo? Logo, do que se trata?
Bom ainda acho q se trata de egoismo...nao sei aonde li uma frase q dizia: somos culpados de todo bem q deixamos de fazer
Em um mundo tão caotico e de sofrimento,nao se trata de egoismo achar q minha dor é maior q a dos outros? E por um fim na minha vida,uma vida q poderia ser usada para o bem e para a evolucao através da superaçao? Foda q na pratica é td diferente kkk o todos sao egoistas de certa maneira
 
Acho que por esse mundo estar caótico e a grande maioria das pessoas serem más de alguma forma, acho que só o fato de nunca praticar o mal já é de grande valia.

Na realidade a única dor que realmente teremos que lidar é a nossa própria dor. São todos pontos de vista humanos. Como que uma vida é usada para o bem? O que é o bem, senão apenas mais um conceito humano? Evolução e superação do quê, pra quê e porquê?
 
Na realidade a única dor que realmente teremos que lidar é a nossa própria dor. São todos pontos de vista humanos. Como que uma vida é usada para o bem? O que é o bem, senão apenas mais um conceito humano? Evolução e superação do quê, pra quê e porquê?

Acho que a questão da evolução e superação vai mais ligada com a crença de cada pessoa. Ninguém pode realmente afirmar se é assim ou assado.
Por exemplo, eu acredito que a nossa alma passa por várias vidas, em vários planetas, várias situações. Cada vida é uma etapa, com desafios, dificuldades, aprendizados, ou recompensas... e conforme a alma vai passando por essas vidas, ela vai evoluindo ou não. As vezes ao invés de evolução, ela cria os karmas.

"Acredito" que no caso de uma pessoa se suicidar, ela pára com essa evolução, pois ao invés de superar esse problema ou desafio, ela foge dele.
 
"Acredito" que no caso de uma pessoa se suicidar, ela pára com essa evolução, pois ao invés de superar esse problema ou desafio, ela foge dele.



É um ponto de vista bem conhecido, interessante, e bem defensável. E pode ser visto por aí com algumas variações.

Só não entendi como esse ponto de vista leva às ideias de que suicídio é "covardia" ou "egoísmo" dos posts anteriores.
 
Só não entendi como esse ponto de vista leva às ideias de que suicídio é "covardia" ou "egoísmo" dos posts anteriores.

Mas porque tem que levar a essas idéias? Neste último post eu falo sobre a minha crença da evolução da alma e no primeiro post eu falo sobre o egoismo que eu vejo na pessoa que decidiu se suicidar sem pensar nos outros. Ou em que momento uma contradiz totalmente a outra?
 
Mas porque tem que levar a essas idéias? Neste último post eu falo sobre a minha crença da evolução da alma e no primeiro post eu falo sobre o egoismo que eu vejo na pessoa que decidiu se suicidar sem pensar nos outros. Ou em que momento uma contradiz totalmente a outra?


Não contradiz. Aliás, como disse antes não vejo relação.
 
Não contradiz. Aliás, como disse antes não vejo relação.
A intenção não é que eles estejam relacionados entre si. A intenção foi dar a minha opinião referente aos posts de outros membros. No primeiro caso, do Mexicouts e no segundo caso do Al-C. Uma idéia não contradizendo a outra, não vejo qual seja o problema.
 
@Champis,

Você disse mais acima que o suicida é egoísta, por não pensar no sofrimento que causará aos que ficam. Mas também não é egoísmo exigir que uma pessoa faça algo contra sua vontade, que nesse caso é viver?

@Ecuador,

O egoísmo nesse ato não estaria no fato do suicída acreditar que os problemas dele são tão importantes a ponto de dar fim à própria vida?
 
@Ecuador,

O egoísmo nesse ato não estaria no fato do suicída acreditar que os problemas dele são tão importantes a ponto de dar fim à própria vida?


Mantonelli,

Eu penso mais pela linha do @Al-C. A dor primordial que temos que lidar é a nossa. É claro que um componente dessa dor de cada um é a dor que causamos aos outros, assim como certos sentimentos, como o egoísmo. Isso porque temos temos empatia, exceto quem é psicopata, mas isso é outra história.

E, como o @RainSpirit disse, eu acredito que a maior parte dos fatores que levam ao suicídio são doenças, notadamente transtornos do humor. Quem nunca teve um transtorno desse tipo, como depressão, NÃO atire a primeira pedra. Ou se não for declaradamente um transtorno desse tipo é uma crise existencial que quem está vendo de fora vai ter muita dificuldade em entender. Então eu não creio em suicídio fortuito, motivado por "egoísmo" ou "covardia". Ou se existirem são casos raros.

Continuando, nessas condições a percepção da realidade e o próprio psiquismo da pessoa se alteram de modo drástico. Então "acreditar que os problemas dele são tão importantes a ponto de dar fim à própria vida" é um detalhe, perto do sofrimento que se vivencia. O suicídio é um ato de ruptura com uma realidade que a pessoa não suporta mais.

É claro que se pode dizer que há consequências, e que a pessoa terá de superar em outras encarnações (para quem acredita em essência ou atman) os problemas que evitou com o suicídio. Mas, para tudo há seu tempo. Dentro dessa linha de encarnações pode-se pensar também que todos nós já fomos muitos e muitos personagens diferentes, e já cometemos todos os tipos de atos benéficos ou não, incluindo o suicídio. E podemos voltar a cometer os mesmos atos. Então adotar uma postura moralista a respeito dessa ou daquela suposta falta do próximo pode ser somente uma forma de atrair para si o conjunto de fatores que está envolvido naquilo.
 
Eu realmente não tenho uma postura moralista sobre esse tema.
Somos livres para tomar qualquer decisão, inclusive a de tirar a própria vida.

Mas esse é um tema onde não se pode fugir de questões espiritualistas ou religiosas.
Discutí-lo apenas pelo ponto de vista médico soa, para mim, como algo pela metade.
 
Discutí-lo apenas pelo ponto de vista médico soa, para mim, como algo pela metade.



E igualmente discutí-lo somente pelo ponto de vista espiritualista/religioso.
 
Eu já tentei suicídio.. direta e indiretamente.. tive uma experiência pós morte que foi uma divisora de águas..
Moro numa cidade onde o índice de suicídio é altíssimo.. uma das cidades brasileiras com maior índice de suicídio.. a egrégora aqui é foda!
Uma professora de sociologia chegou até a fazer um estudo sobre o tema.. é um vale, e por ser um vale, as energias não circulam, ficam estagnadas.. fora a temperatura (sul do país) que influencia muito e a cultura alemã predominante.. eles são mais frios e fechados.. enfim..
 
Back
Top