Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa de cultivo - PFTEK - Camboja

Diário de cultivo completo.
E ai, galera!
É com muito orgulho que venho abrir mais um diário de cultivo para vocês me ajudarem. Dessa vez vou desde o começo.

Comprei duas seringas de 10ml da sub-especie destacada no título e pretendo obter sucesso dessa vez. :)
Fabriquei uma still-air glove box, usando uma caixa organizadora (caixa só com os furos, sem as luvas) e pretendo fazer a inoculação dentro dela, da outra vez eu fiz no banheiro, todo atrapalhado e contaminei todo meu substrato.

Tenho algumas perguntas para começar:
1 - Como limpar a glovebox antes do uso? - Pretendo limpar tudo com álcool 70%, colocar os copos em algum zipbag la dentro e espirrar lysoform, tenho medo de contaminar o bolo com lysoform e depois matar meu próprio esporo rsrs. Como eu faço?
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo? - Vi na internet que 1 ou 2ml deveriam ser inoculados, porém, creio ter visto alguém no fórum dizer que 0,5ml por furo já está bom.
3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)? - Em meu primeiro cultivo, o tempo de esfriar (cooldown) teve que ser de um dia para o outro.

Por enquanto são apenas essas 3 perguntas. Postarei fotos do glovebox quando chegar em casa.

Obrigado.

Eaew @PrincessToad e os outros copos como estão? Bem legal esse terrario.

Paz

Ansiedade tbm me define. Irei aniversariar os meus domingo cedo.

Nossa! Que legal, vai ser uma emoção, aposto. Só de colocar esse aqui eu já fiquei feliz, imagino quando vier os outros.
Uma coisa que estou sentindo, esse terrário está trazendo uma paz para o meu quarto. Com som de natureza, é como se uma energia muito boa saísse dali de dentro kkkkkk

Coisa doida, né?

Olha que legal, virei Hifa kkkkkk =D

Boa noite galera.

É com muito orgulho que aniversariei mais 2 bolos hoje. Coloquei duas fotos deles ainda no copo. Vi umas manchinhas e não sabia se era saudável ou não.

O copo menor me parece que está saindo os primeiros pins, o que vocês acham?

As outras foram só pra mostrar para vocês como está o terrário. Coloquei os copos em pires, mas estou com medo deles tombarem depois com o peso. Será que isso é possível?

Forte abraço pra vocês. Que alegria é cultivar os cogumelos. :D

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    117 KB · Visualizações: 42
  • image.jpeg
    image.jpeg
    62.4 KB · Visualizações: 44
  • image.jpeg
    image.jpeg
    57.3 KB · Visualizações: 44
  • image.jpeg
    image.jpeg
    94.6 KB · Visualizações: 43
  • image.jpeg
    image.jpeg
    104.5 KB · Visualizações: 43
  • image.jpeg
    image.jpeg
    98.1 KB · Visualizações: 41
  • image.jpeg
    image.jpeg
    102.2 KB · Visualizações: 38
[08/08/2016]
Boa tarde, galera.

Venho trazer mais algumas fotos pra vcs dos bolos do terrário. Só tem mais um copo na incubadora.

Saiu muitos pins e já tem um cogumelo brotando do bolo mais velho, ele está coberto de vermiculita, devo limpar ou pode deixar? Eu estou tentando deixar eles quietinhos o máximo que consigo, por isso quase não abro a tampa e jamais movo os bolos. Isso até me deixou na dúvida: a luz bate no meu terrário meio que na diagonal, vide lado que o cogumelo maior está crescendo, e eu pensei que talvez fosse melhor ir girando o bolo lá dentro para pegar luz em todos os lados.

O que estou ficando preocupado são esses nós miceliais (obrigado @Malahov) do bolo menor, pensei que fossem virar pins, mas até agora estão brancos. Será que se trata de um aborto?

Eu não tenho dado muita manutenção não. Tudo que tenho feito é colocar música pra eles rsrsr. A umidade fica sempre em 99% e a temperatura fica em torno dos 21ºC e pensando em diminuir a umidade eu parei de borrifar água, porém as paredes e a tampa sempre têm bastante água condensada.

Parece que a caixa azul tem dado certo resultado, me parece que eles irão crescer para cima :D Quer dizer, espero que esse cogumelo que nasceu no "pé" do bolo comece a subir, né? rsrs

Anexos

• Foto 08-08-16 06 26 36.jpg
    Foto 08-08-16 06 26 36.jpg
    85.1 KB · Visualizações: 35
  • Foto 07-08-16 10 51 42.jpg
    Foto 07-08-16 10 51 42.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 37
  • Foto 07-08-16 10 51 50.jpg
    Foto 07-08-16 10 51 50.jpg
    69.4 KB · Visualizações: 37
  • Foto 08-08-16 06 26 42.jpg
    Foto 08-08-16 06 26 42.jpg
    93.1 KB · Visualizações: 35
  • Foto 08-08-16 06 26 26.jpg
    Foto 08-08-16 06 26 26.jpg
    110.7 KB · Visualizações: 33
  • Foto 08-08-16 06 26 32.jpg
    Foto 08-08-16 06 26 32.jpg
    102.4 KB · Visualizações: 36
  • Foto 08-08-16 06 25 37.jpg
    Foto 08-08-16 06 25 37.jpg
    114.8 KB · Visualizações: 35
Última edição:
Tem umas massas miceliais crescendo nos seus bolos que não são o crescimento 'normal' por assim dizer. Você pode inclusive remover essas bolotas quando for colher os frutos. Sobre os nós, nem todos os nós hifais de tornam pins, isso é normal. Quanto melhores as condições do terrário maiores as chances de eles prosseguirem se desenvolvendo.
devo limpar ou pode deixar?
Deve deixar.

Ta crescendo bonito aí. Adoro ver essas fotos e acompanhar o desenvolvimento da magia.

Paz

Tem umas massas miceliais crescendo nos seus bolos que não são o crescimento 'normal' por assim dizer. Você pode inclusive remover essas bolotas quando for colher os frutos.
Quais?

Eu acabei deixando mesmo. Passei o dedo e vi que ele estava meio escorregadio, baboso, ai acabei deixando.

10/08/2016
Tenho 3 bolos no terrario, o bolo mais antigo (copo menor) já está com 1 cogumelo bem grandão, porém só deu 1 :(
O primeiro copo maior está bem pinado e logo logo terei vários cogumelos. O terceiro copo começou a pinar agora e acho que só tem 1 por enquanto.
Seguem as fotos, @Malahov se vc puder me dizer quais os nós que devo tirar na hora de colher eu agradeço bastante.

Galera, muito obrigado pela ajuda e pelo carinho.

Anexos

• Foto 10-08-16 06 27 06.jpg
    Foto 10-08-16 06 27 06.jpg
    80.2 KB · Visualizações: 29
  • Foto 10-08-16 06 26 44.jpg
    Foto 10-08-16 06 26 44.jpg
    82.2 KB · Visualizações: 28
  • Foto 10-08-16 06 26 34.jpg
    Foto 10-08-16 06 26 34.jpg
    106 KB · Visualizações: 28
  • Foto 10-08-16 06 26 38.jpg
    Foto 10-08-16 06 26 38.jpg
    105.3 KB · Visualizações: 28
Boa noite, galera.

Como o cogumelo do bolo menor já tinha aberto totalmente o pilio eu resolvi colher. Como não me preparei para a secagem eu o coloquei para fazer um carimbo no papel alumínio e um copo por cima servindo de tampa. Coloquei o bolo mergulhado em água na geladeira.

Até aí tudo bem. Só que notei uma coloração estranha no bolo apenas de um lado. Deem uma olhada na foto.

Coloquei o outro bolo quase sem pin no lugar do bolo menor dentro do terrário, mais perto do aquecedor.

Também achei estranho o pilio estar meio que virado do avesso. Isso é comum de se ver?

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    135.4 KB · Visualizações: 34
  • image.jpeg
    image.jpeg
    76.9 KB · Visualizações: 33
  • image.jpeg
    image.jpeg
    91.3 KB · Visualizações: 33
  • image.jpeg
    image.jpeg
    151.3 KB · Visualizações: 33
  • image.jpeg
    image.jpeg
    156.4 KB · Visualizações: 31
Me parecia que estavam crescendo bolotas em seus bolos como dessa foto em anexo. Se são pins redondos, ignore.
Só que notei uma coloração estranha no bolo apenas de um lado.
Isso é como um 'machucado' do micélio. Surge por ação de produtos químicos, choques físicos, ressecamento, etc.
Também achei estranho o pilio estar meio que virado do avesso. Isso é comum de se ver?
Até que é uma deformação comum.

Anexos

• 333379844-P5260791.jpg
    333379844-P5260791.jpg
    82.4 KB · Visualizações: 25
Me parecia que estavam crescendo bolotas em seus bolos como dessa foto em anexo. Se são pins redondos, ignore.
Alguns eram bolotas disformes mesmo (exatamente como o da foto), como colhi ontem, eu tirei tudo que estava lá. Tinha um pin bem no pé que estava ficando preto e eu tirei também. Ai coloquei em um recipiente fechado com água potável, o bolo ficou quase todo submerso. Hoje mesmo já posso colocá-lo no terrário?

Isso é como um 'machucado' do micélio. Surge por ação de produtos químicos, choques físicos, ressecamento, etc.
Faz todo sentido. Esse lado estava virado para o termostato e bem próximo a ele, creio que tenha ressecado. A area mais próxima do termostato nem condensa água no teto, (o que me deixa confuso é que o termostato é de apenas 50w e o terrário fica na casa dos 21º, jamais imaginei que isso "queimaria" o micélio do bolo.

Quanto tempo depois de abrir o píleo eu devo fazer a colheita? Creio que tempo mesmo não deve ter, né? Mas o que devo observar antes de colher?

Hoje mesmo já posso colocá-lo no terrário?
Sim, deixe cerca de 24 horas no dunk. Pode deixar até mais, mas passar de 48h é bastante arriscado.
creio que tenha ressecado.
Ou pode até ter queimado, tente não deixar nenhum bolo muito próximo.
Quanto tempo depois de abrir o píleo eu devo fazer a colheita? Creio que tempo mesmo não deve ter, né? Mas o que devo observar antes de colher?
Essa discussão é velha! Acho que você deveria dar uma olhada aqui no que rolou por aqui. Decida qual o momento é melhor pra você colher. :)

Bom dia, galera.
colhi uns cogumelos esse sábado de manhã. Deu mais ou menos 22g de cogumelos frescos. Estou sem a sílica, por isso os coloquei em frente ao ventilador por 24 horas e depois os coloquei em uma tupperware lacrada no freezer para congelar. Fiz correto?

Fiz o dunk desse bolo colhido no sábado de manhã e no domingo de manhã fui colocar no terrário novamente. Percebi essa gosma no bolo e ele bem manchado, creio que as manchas tenham sido onde arranquei os cogumelos, mas essa gosma eu não tenho ideia do que seja. É normal isso?

Anexos

• Foto 14-08-16 11 15 00.jpg
    Foto 14-08-16 11 15 00.jpg
    84.2 KB · Visualizações: 29
  • Foto 14-08-16 11 15 05.jpg
    Foto 14-08-16 11 15 05.jpg
    92.7 KB · Visualizações: 29
  • Foto 14-08-16 11 24 35.jpg
    Foto 14-08-16 11 24 35.jpg
    81.7 KB · Visualizações: 29
Bom dia, galera.
colhi uns cogumelos esse sábado de manhã. Deu mais ou menos 22g de cogumelos frescos. Estou sem a sílica, por isso os coloquei em frente ao ventilador por 24 horas e depois os coloquei em uma tupperware lacrada no freezer para congelar. Fiz correto?

Fiz o dunk desse bolo colhido no sábado de manhã e no domingo de manhã fui colocar no terrário novamente. Percebi essa gosma no bolo e ele bem manchado, creio que as manchas tenham sido onde arranquei os cogumelos, mas essa gosma eu não tenho ideia do que seja. É normal isso?

Dificilmente este bolo vai frutificar novamente. Algo fora do padrão acontece nele.
Colocar os frutos não totalmente secos no freezer vai estragar/deteriorar com certeza. Secagem sem silica gel ou cloreto de cálcio não funciona.
.

Puts, então é melhor jogar eles fora, né?
Eu não sei se congelar eles parcialmente desidratados vai estragá-los, nunca li nada a respeito. Mas uma coisa que o @ExPoro faz é fazer um chá e congelar e segundo ele funciona. Melhor do que jogar seus queridinhos no lixo.

Eu não sei se congelar eles parcialmente desidratados vai estragá-los,

Creio que congelar só não causa danos se estiverem cracker dry.

Tem que ver se os danos serão menores por estarem parcialmente secos.

Mas é um caso de falta de leitura e pesquisa no fórum. Após um bom esforço para conseguir os cogumelos tem uma boa chance de ter estragado os mesmos.

Back