Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa de cultivo - PFTEK - Camboja

Diário de cultivo completo.
E ai, galera!
É com muito orgulho que venho abrir mais um diário de cultivo para vocês me ajudarem. Dessa vez vou desde o começo.

Comprei duas seringas de 10ml da sub-especie destacada no título e pretendo obter sucesso dessa vez. :)
Fabriquei uma still-air glove box, usando uma caixa organizadora (caixa só com os furos, sem as luvas) e pretendo fazer a inoculação dentro dela, da outra vez eu fiz no banheiro, todo atrapalhado e contaminei todo meu substrato.

Tenho algumas perguntas para começar:
1 - Como limpar a glovebox antes do uso? - Pretendo limpar tudo com álcool 70%, colocar os copos em algum zipbag la dentro e espirrar lysoform, tenho medo de contaminar o bolo com lysoform e depois matar meu próprio esporo rsrs. Como eu faço?
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo? - Vi na internet que 1 ou 2ml deveriam ser inoculados, porém, creio ter visto alguém no fórum dizer que 0,5ml por furo já está bom.
3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)? - Em meu primeiro cultivo, o tempo de esfriar (cooldown) teve que ser de um dia para o outro.

Por enquanto são apenas essas 3 perguntas. Postarei fotos do glovebox quando chegar em casa.

Obrigado.

antes de aniversariar
Antes de aniversariar o bolo deve estar com uma boa hidratação, já que perde pouca unidade por estar fechado. :)
Você pode borrifar quando quiser antes dos pins surgirem, depois seja mais cuidadoso. Foque sempre em criar uma névoa pelo terrário em geral, sem mirar em um bolo específico. Também pode molhar as paredes do terrário se estiverem secas.

Bom dia, galera!
Olhei a incubadora ontem à noite e os copos estão bem desenvolvidos. Parece que essa subespécie do Camboja realmente é rapidinho para colonizar. O copo pequeno já está quase todo tomado, creio que mais uma semana ele aniversaria.
Vou tirar umas fotos hoje e posto amanhã. Voltou a fazer frio em São Paulo, por isso liguei novamente o termostato de 300w no máximo e mesmo assim durante a madrugada ficou 23,5°.

Mergulhar (dunk) faz com que o micélio se reidrate ajudando numa maior frutificação depois que ele sair da água.
Mas é interessante fazer o dunk no aniversário? Se sim, quanto tempo eu deixo submerso?

Isso não é propriamente verdade. Eu sempre borrifo meus bolos. Você não pode molhar os frutos que estão se desenvolvendo, no máximo uma leve névoa, mas antes de pinar, pode borrifar os bolos sim, especialmente se fez roll e double casing.
Perfeito! Vou molhar bastante antes da pinagem.
Seria interessante colocar aqueles umidificadores de farmácia dentro do terrário?

O que é o Double-Casing?
É colocar vermiculita hidratada em cima e embaixo do bolo, né?

Última edição:
Mas é interessante fazer o dunk no aniversário? Se sim, quanto tempo eu deixo submerso?

É comum fazerem dunk no aniversário, pode fazer sim, em especial se ainda não teve pinagem dentro dos copos.

O tempo é de pelo menos 6 horas. O limite-limite é de 48 horas pra não arriscar matar o micélio. Costumo deixar 24 horas. :coffee:

É comum fazerem dunk no aniversário, pode fazer sim, em especial se ainda não teve pinagem dentro dos copos.

O tempo é de pelo menos 6 horas. O limite-limite é de 48 horas pra não arriscar matar o micélio. Costumo deixar 24 horas. :coffee:
Vale muito à pena fazer o dunk no aniversário? Por que se bem me conheço vou estar muito ansioso para colocar no terrário hahahaha.

Atualização do cultivo: Temperatura no momento:
Acham que vale à pena dar uma esquentada? Qual temperatura o micélio para de se desenvolver?

Anexos

• IMG_3143.JPG
    IMG_3143.JPG
    43 KB · Visualizações: 17
Vale muito à pena fazer o dunk no aniversário?

Na minha opinião, não é tão útil assim. Normalmente os bolos saem já com bastante umidade dos copos. Exceto quando não - só uma vez ocorreu isso comigo, quando guardei na geladeira - então vale mais a pena. O dunk realmente faz diferença quando o bolo está seco.

Não é pra molhar 'bastante' só borrifar algumas vezes ao dia..
Pior que não vou ter tempo para borrifar diariamente. A não ser que fosse uma vez ao dia.
Se eu colocar o copo com água e borbulhador ainda assim preciso borrifar algumas vezes durante o dia?

Na minha opinião, não é tão útil assim. Normalmente os bolos saem já com bastante umidade dos copos. Exceto quando não - só uma vez ocorreu isso comigo, quando guardei na geladeira - então vale mais a pena. O dunk realmente faz diferença quando o bolo está seco.

Entendi. Então não farei não. Estou pensando em fazer assim:
Montar o terrário com a argila por baixo e tal, fazer roll do bolo na vermiculita, colocar um pouquinho no pratinho e depois por cima dele (o pratinho "pires" vai em cima da argila), depois borrifar com água potável

Se eu colocar o copo com água e borbulhador ainda assim preciso borrifar algumas vezes durante o dia?
Se só pode borrifar uma vez, só borrife uma vez. Eu sinceramente não acho que o borbulhador altere muito a umidade do terrário, quem tem um papel mais importante neste quesito é a perlita/argila expandida.
Montar o terrário com a argila por baixo e tal, fazer roll do bolo na vermiculita, colocar um pouquinho no pratinho e depois por cima dele (o pratinho "pires" vai em cima da argila), depois borrifar com água potável
Perfeito. :)

Boa noite, galera

O micélio cresceu bastante desde a última postagem.
Inoculação foi 09/07/2016

Acho que não tem nenhuma contaminação, né?

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    69.6 KB · Visualizações: 30
  • image.jpeg
    image.jpeg
    78.6 KB · Visualizações: 29
  • image.jpeg
    image.jpeg
    70 KB · Visualizações: 31
  • image.jpeg
    image.jpeg
    81.6 KB · Visualizações: 31
  • image.jpeg
    image.jpeg
    77.4 KB · Visualizações: 29
  • image.jpeg
    image.jpeg
    80.2 KB · Visualizações: 28
  • image.jpeg
    image.jpeg
    78.1 KB · Visualizações: 26
  • image.jpeg
    image.jpeg
    73 KB · Visualizações: 26
  • image.jpeg
    image.jpeg
    83 KB · Visualizações: 21
26/07/2016
Ontem eu coloquei o copo menor na geladeira. O envolvi em duas folhas de papel alumínio e o coloquei lá na no fundo, mais abaixo, na segunda prateleira da geladeira. Ele colonizou tudo e eu estava morto de cansaço para trabalhar no terrário ontem, mas hoje eu o coloco lá. A forma como coloquei na geladeira é correta? Fiquei com medo dele começar a pinar dentro do copo.

Antes de ir pro terrário tenho que fazer o mergulho, por ele ter ficado na geladeira umas 24hs?

Reparei que os copos maiores estão tendo uma dificuldade para colonizar o fundo do copo (parte da lateral e o fundo) e talvez isso se deva ao fato do termostato ser muito grande para a boca da garrafa, impedindo-o de chegar até o fundo, logo a temperatura a nível de solo é menor. Pensando nisso estou preocupado com o terrário, pois ele não vai aquecer muito a água, será que posso tirar o termostato da garrafa e o deixar no fundo do terrário, submerso? (se é que ele vai ficar submerso com a quantidade de água necessária para o terrário).

É viável virar os copos de cabeça para baixo dentro da incubadora?

Obrigado, galera.

Última edição:
É viável virar os copos de cabeça para baixo dentro da incubadora?

Sim, pode ser feito sem problemas.

Entretanto muitas vezes vejo que cultivadores iniciantes fazem copos cujo fundo está mais compactado. Pode ser esse o motivo da colonização mais lenta nessa parte. Se o fundo estiver mais compactado dê umas pancadinhas de leve no copo para o substrato se descolar e aí inverta o copo para ficar um espaço entre o pote e o fundo do substrato. O micélio poderá então crescer por cima do substrato.

Bom dia, galera!
Dia da inoculação - 09/07/2016
Aniversário do copo menor - 27/07/2016

Montei meu terrário ontem à noite e coloquei o copo menor lá dentro. Hidratei um pouco de vermiculita e coloquei no microondas por 2,5mins, ai fiz uma pausa para mexer e deixei mais 2,5mins. Deixei esfriar um pouco (morno) e rolei o bolo nele (que estava gelado)
Usei uma caixa organizadora azul com tampa transparente para tentar fazer os cogumelos crescerem para cima, tomara que dê certo. Coloquei a caixa abaixo da minha janela do quarto, no chão e não irá pegar sol diretamente.
Hoje de manhã quando fui levantar a tampa para dar umas borrifadas de água eu senti um cheiro de cloro, será que isso poderia prejudicar o micélio? Não era um cheiro muito forte. Eu usei cloro para lavar a argila expandida (1 colher para 1 balde de água e deixei agir por 24 horas). Importante dizer que lavei a argila depois para tirar o barro que ela soltou.

Meu borbulhador infelizmente não está fazendo seu papel :( vou ter que comprar outro. Joguei ele dentro do copo e só fica movimentando a água, nada de bolhas.
Acho que terei que comprar mais argila expandida também, não pegou toda a área da caixa.

Anexos

• Foto 27-07-16 20 39 52.jpg
    Foto 27-07-16 20 39 52.jpg
    89.7 KB · Visualizações: 33
  • Foto 27-07-16 20 40 02.jpg
    Foto 27-07-16 20 40 02.jpg
    90.8 KB · Visualizações: 29
  • Foto 27-07-16 20 40 22.jpg
    Foto 27-07-16 20 40 22.jpg
    105.4 KB · Visualizações: 28
Ola !Se pode levante ele do chao !!Ums 50 cm ao menos o mais ,melhor!!
Tou vendo algodao na entrada dos fios o e la acrilica ?
Se for algodao.. e nao tem la acrilica.. recomendaria trocar por micropore igu que os furos pequenos !!
Blz ?
Gteach

Ola !Se pode levante ele do chao !!Ums 50 cm ao menos o mais ,melhor!!
Estou pensando em fazer isso mesmo, o chão está muito frio e o risco de contaminação é maior, né?

Tou vendo algodao na entrada dos fios o e la acrilica ?
Se for algodao.. e nao tem la acrilica.. recomendaria trocar por micropore igu que os furos pequenos !!
Blz ?
Gteach

É lã acrílica mesmo. :)

@PrincessToad citou :
o risco de contaminação é maior, né?
Isso mesmo !!
Gteach

Pronto! Tirei o terrário do solo e o coloquei sobre uma cadeira. Está bem bonito. Será que minha ideia de comprar a caixa azul dará certo e fará os cogumelos crescerem para cima?

Coloquei também um compressor e borbulhador e não terei mais que abrir a caixa para abanar. A unidade tem ficado em 99% e a temperatura em 22º

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    67.7 KB · Visualizações: 20
  • image.jpeg
    image.jpeg
    80.5 KB · Visualizações: 20
Pronto! Tirei o terrário do solo e o coloquei sobre uma cadeira. Está bem bonito. Será que minha ideia de

Coloquei também um compressor e borbulhador e não terei mais que abrir a caixa para abanar. A unidade tem ficado em 99% e a temperatura em 22º

Con certeza eles se guiam por a luz.

Muito bom os parametros.
Agora eu sou meio claustrofobico.sofro de falta do ar..
Uma vez ao dia so.. antes de dormir.. da uma pequena renovada no ar. (minha opiniao)
Blz ?
Gteach

Back