Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa de cultivo - PFTEK - Camboja

Diário de cultivo completo.
E ai, galera!
É com muito orgulho que venho abrir mais um diário de cultivo para vocês me ajudarem. Dessa vez vou desde o começo.

Comprei duas seringas de 10ml da sub-especie destacada no título e pretendo obter sucesso dessa vez. :)
Fabriquei uma still-air glove box, usando uma caixa organizadora (caixa só com os furos, sem as luvas) e pretendo fazer a inoculação dentro dela, da outra vez eu fiz no banheiro, todo atrapalhado e contaminei todo meu substrato.

Tenho algumas perguntas para começar:
1 - Como limpar a glovebox antes do uso? - Pretendo limpar tudo com álcool 70%, colocar os copos em algum zipbag la dentro e espirrar lysoform, tenho medo de contaminar o bolo com lysoform e depois matar meu próprio esporo rsrs. Como eu faço?
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo? - Vi na internet que 1 ou 2ml deveriam ser inoculados, porém, creio ter visto alguém no fórum dizer que 0,5ml por furo já está bom.
3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)? - Em meu primeiro cultivo, o tempo de esfriar (cooldown) teve que ser de um dia para o outro.

Por enquanto são apenas essas 3 perguntas. Postarei fotos do glovebox quando chegar em casa.

Obrigado.

Bom dia, galera.

Depois de tanto tempo sem postar nada venho aqui com duas dúvidas.

Minha sílica finalmente chegou. Comprei da laranja não tóxica. Posso simplesmente jogar os cogumelos dentro de um pote lacrado com a sílica que vai dar tudo certo, né? Digo, por não ser tóxica, não preciso me preocupar com ela contaminar os cogumelos, correto?

Uma dúvida cruel: se eu colher uns cogumelos maduros, porém tem alguns menores no bolo, posso colher os maduros e deixar o bolo mais uns dias no terrário antes de fazer o processo de dunk?

Colhi 42g no primeiro flush, 83g no segundo e ontem 51g :)

Gostaria de agradecer a todos vocês pela ajuda. Fiz dois carimbos de esporo, mas sem muito cuidado, não usei a glovebox e tal. Eu percebi que se vc colher para carimbo os cogumelos muito maduros, com o píleo já quase viradinho pra cima, o carimbo não fica legal.

Que bom! Fiquei com muita dó de colher aquele cogumelo que está crescendo lá.

Sabe o que fiquei perplexo? Com o quanto podemos colher com apenas alguns bolos. Tenho colhido bastante.

pergunta: Depois do terceiro flush ele vai parar de produzir cogus? Quero dizer, chega uma hora que a magia acaba? Quantos flushes tem o bolo que teve mais flushes? Imagino que o fungo acabe com toda a energia que havia no arroz e fica sem nutrientes.

Boa noite, galera

Lembram aquele bolo que eu colhi uns cogumelos e por ele ter outro cogumelo crescendo eu resolvi deixar ele no terrário? Então, tenho percebido que o cogumelo parou de crescer. E está com um aspecto como se tivesse um algodão nele, tipo aquilo que ataca os cogumelos de Cubensis e parece teia de aranha. Eu li isso em algum lugar do fórum.

Ainda não tirei o bolo por que estava pensando se eles demoram um pouquinho pra voltar a crescer dado que eu estressei o micélio com o processo de colheita.

Vou postar a foto na esperança de dar pra ver alguma coisa.

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    64.3 KB · Visualizações: 31
Bom dia galera!!

Bem, quero começar dizendo que tenho uns 20g de cogumelos secos até o momento. Poxa, acho que é um bom número, hein? Mas, o que me deixa mais perplexo é que meus bolos já estão no 5º flush e já começo a ver os primeiros pins (infelizmente não tirei foto). Aliás, apenas um está no 5º e os outros estão no 4º.

Percebi que o terrário começou a aparecer umas manchas pretas, deve ser alguma contaminação. Depois que eu encerrar o cultivo, devo desmontar tudo e lavar e depois dar um tempinho no cultivo para consumir os secos que tenho.

O que percebi é que meus carimbos estão muito fraquinhos. Percebi que se vc tentar tirar carimbo dos cogumelos que já estão abertos quase concavo, o carimbo não dá muito certo. Qual é a melhor hora para colher para carimbo?

Percebi que o terrário começou a aparecer umas manchas pretas
Sem "ibagens" é difícil dizer. Talvez sejam esporos que se acumularam no terrário, aconteceu isso comigo.

Qual é a melhor hora para colher para carimbo?
Na minha opinião, quando ficar em forma de guarda chuva, (nem tão fechado, nem tão aberto)

tumblr_magbjsybE51rehohko1_500.jpg
Como nessa imagem. O mais indicado de tirar carimbo seria o do meio. O da esquerda rompeu o véu a pouco tempo e o da direita ja esporulou.

Sem "ibagens" é difícil dizer. Talvez sejam esporos que se acumularam no terrário, aconteceu isso comigo.

Na minha opinião, quando ficar em forma de guarda chuva, (nem tão fechado, nem tão aberto)

View attachment 94916
Como nessa imagem. O mais indicado de tirar carimbo seria o do meio. O da esquerda rompeu o véu a pouco tempo e o da direita ja esporulou.

Maravilha. Vou tentar fazer mais um carimbo de um cogumelo com as características que vc falou :)
Vou ver se faço umas fotos hoje dos pontos pretos. Podem ser esporos mesmo, mas está mais na lateral da caixa, onde a tampa encaixa.

Bom dia, galera.
Realmente confirmei uma contaminação no meu terrário. Está na tampa e em algumas laterais da caixa. Várias manchas brancas começaram a aparecer dando a impressão de ser mofo. Gostaria de saber se é possível que os bolos estejam contaminados também.

Em contra partida quero compartilhar com vcs meu "stash" de cogumelos secos. Notei que alguns pileos ficaram bem pretinhos.

Aguardo comentário de vcs se vale mais a pena jogar tudo fora, inclusive os cogumelos que estão brotando

Creio estar chegando ao fim do meu cultivo :) Quero agradecer demais a todos vocês, sem vcs isso não seria possível. Quero agradecer também ao Esporos No Ar pelos videos que serviram de fagulha inicial para despertar meu interesse pela micologia e claro, serviram também de base para tudo que aprendi.

Anexos

• IMG_3372.JPG
    IMG_3372.JPG
    65.5 KB · Visualizações: 25
  • IMG_3373.JPG
    IMG_3373.JPG
    81.7 KB · Visualizações: 24
Bom dia.
Como os cogus tinham aspecto de saudável eu colhi e encerrei o cultivo. Eu acho que as machas na verdade eram os esporos germinando rsrs. Colhi um que sem brincadeira tinha uns 8cm fácil. O píleo parecia uma boca de fogão, ai me apaixonei, não consegui jogar fora rssrsrs.
Mandarei fotos para vcs, estão secando no ventilador.

Back