Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segunda tentativa de cultivo - PFTEK - Camboja

Diário de cultivo completo.
E ai, galera!
É com muito orgulho que venho abrir mais um diário de cultivo para vocês me ajudarem. Dessa vez vou desde o começo.

Comprei duas seringas de 10ml da sub-especie destacada no título e pretendo obter sucesso dessa vez. :)
Fabriquei uma still-air glove box, usando uma caixa organizadora (caixa só com os furos, sem as luvas) e pretendo fazer a inoculação dentro dela, da outra vez eu fiz no banheiro, todo atrapalhado e contaminei todo meu substrato.

Tenho algumas perguntas para começar:
1 - Como limpar a glovebox antes do uso? - Pretendo limpar tudo com álcool 70%, colocar os copos em algum zipbag la dentro e espirrar lysoform, tenho medo de contaminar o bolo com lysoform e depois matar meu próprio esporo rsrs. Como eu faço?
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo? - Vi na internet que 1 ou 2ml deveriam ser inoculados, porém, creio ter visto alguém no fórum dizer que 0,5ml por furo já está bom.
3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)? - Em meu primeiro cultivo, o tempo de esfriar (cooldown) teve que ser de um dia para o outro.

Por enquanto são apenas essas 3 perguntas. Postarei fotos do glovebox quando chegar em casa.

Obrigado.
 
1 - Como limpar a glovebox antes do uso?
Lembre-se de que álcool não é esporicida. O que eu faço é o seguinte: borrifo cloro na caixa e fecho bem inclusive tapando os furos pra colocar os braços com plástico filme, deixo agira alguns minutos enquanto eu arrumo outras coisas, depois venho (com os braços lavados e usando luvas e máscara), seco tudo com papel toalha. Daí eu limpo tudo o que for colocar lá dentro com álcool (porque não gosto da irritação que a água sanitária me causa), um por um e vou colocando lá dentro, levantando o plástico de um dos furos pra inserir. Depois limpo bem minha luva com álcool e insiro as mãos lá dentro. Daí se for usar algo metálico para raspar o carimbo, eu flambo bem e deixo esfriar antes, mas às vezes uso a espátula que vem esterilizada em pote de coleta. Basicamente, use máscara pra não respirar lá dentro, limpe tudo que for possível, feche janelas e portas e faça tudo o mais rápido possível, sem movimentos bruscos.
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo?
0,5ml tá ótimo.
3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)?
Não tem problema.
 
Última edição:
Lembre-se de que álcool não é esporicida. O que eu faço é o seguinte: borrifo cloro na caixa e fecho bem inclusive tapando os furos pra colocar os braços com plástico filme, deixo agira alguns minutos enquanto eu arrumo outras coisas, depois venho (com os braços lavados e usando luvas e máscara), seco tudo com papel toalha.

Pergunta bem idiota, mas se eu não pergunto continuo sendo um idiota rsrs: Nesse ponto onde vc seca com o papel toalha, vc não abre a caixa, né? Vc seca pelos furos mesmo?

Depois limpo bem minha luva com álcool e insiro lá dentro.

Essa parte eu não entendi. Por que tira as luvas e as coloca lá dentro? Ao inserir a luva lá dentro vc não estaria expondo sua mão ao ambiente da glovebox?
 
Última edição:
Pergunta bem idiota, mas se eu não pergunto continuo sendo um idiota rsrs: Nesse ponto onde vc seca com o papel toalha, vc não abre a caixa, né? Vc seca pelos furos mesmo?
Na verdade eu abro a tampa e seco com papel toalha sim por isso nesse ponto já estou com braços bem limpos, luva e máscara. Outra coisa que dá pra fazer é secar só a superfície que vai trabalhar com papel toalha pelo buraco de inserir as mãos e deixar as paredes úmidas mesmo, não tem problema.
Essa parte eu não entendi. Por que tira as luvas e a coloca lá dentro? Ao inserir a luva lá dentro vc não estaria expondo sua mão ao ambiente da glovebox?
Porque eu escrevi como retardada, vou corrigir o texto, era pra ser 'insiro a mão dentro da caixa'. :facewall: No caso eu já estou usando a luva desde que sequei a água sanitária.
 
Última edição:
Na verdade eu abro a tampa e seco com papel toalha sim por isso nesse ponto já estou com braços bem limpos, luva e máscara. Outra coisa que dá pra fazer é secar só a superfície que vai trabalhar com papel toalha pelo buraco de inserir as mãos e deixar as paredes úmidas mesmo, não tem problema.

Porque eu escrevivcomo retardada, vou corrigir o texto, era pra ser 'insiro a mão dentro da caixa'. :facewall: No caso eu já estou usando a luva desde que sequei a água sanitária.
Rsrs, entendi.
Muito obrigado, Malahov. Vou usar suas instruções esse sábado mesmo!
PS: Posso usar lysoform spray (bactericida e fungicida) ao invés do cloro, né?
 
Posso usar lysoform spray (bactericida e fungicida) ao invés do cloro, né?
Pode sim, a nova fórmula do lysoform tem um cheiro bem mais amigável que a antiga. Eu tenho usado cloro por ele ser, teoricamente, mais eficaz, mas já usei lysoform sem problemas.

Edit: pesquisei aqui e o cloreto de benzalcônio não é esporicida...
 
Última edição:
2 - Quanto realmente eu preciso inocular em cada furo? - Vi na internet que 1 ou 2ml deveriam ser inoculados, porém, creio ter visto alguém no fórum dizer que 0,5ml por furo já está bom.

0,5 ml ta bom sim, problema é acertar nas primeiras :lol:. Fora isso, só acho preciso mais de 0,5 ml quando for seringa tirada de carimbo bem velho e/ou mal conservado, a depender da concentração da seringa.

3 - Tem problema deixar a panela de pressão com os copos de um dia para o outro (após a estetização)? - Em meu primeiro cultivo, o tempo de esfriar (cooldown) teve que ser de um dia para o outro

Sempre faço isso. Até mais dia(s) e nunca deu problema. Apenas mantenha a panela fechada. :coffee:
 
Pode sim, a nova fórmula do lysoform tem um cheiro bem mais amigável que a antiga. Eu tenho usado cloro por ele ser, teoricamente, mais eficaz, mas já usei lysoform sem problemas.

Edit: pesquisei aqui e o cloreto de benzalcônio não é esporicida...
cloreto de benzalcônio é o que tem no lysoform?


0,5 ml ta bom sim, problema é acertar nas primeiras :LOL:. Fora isso, só acho preciso mais de 0,5 ml quando for seringa tirada de carimbo bem velho e/ou mal conservado, a depender da concentração da seringa.

Sempre faço isso. Até mais dia(s) e nunca deu problema. Apenas mantenha a panela fechada. :coffee:
Muito Obrigado :)
__________________________________________________________________________________________________________

Update do cultivo:

Sábado acordei de manhã 07:00hs e preparei o substrato. Dessa vez usando a proporção 2:1:1 (2x vermiculita, 1x água e 1x farinha grossa de arroz integral) deu 3 copos grandes e 1 pequeno. Deixei 1h na pressão, como fogo brando, apenas para não perder pressão e tomando o cuidado de não secar a água. Depois deixei esfriar por 6 horas.

Inoculação:
Tomei banho, coloquei roupas limpas. Limpei a still air glovebox com alcool 70% e antes da inoculação espirrei lysoform lá dentro e fechei.
Usei luvas cirúrgicas, touca cirúrgica e máscara cirúrgica. Antes de vestir as luvas lavei a mão com sabonete bactericida e os braços também. Sequei com toalha limpa.

Ainda me sinto meio pateta nessa parte rsrs. Acho que não estou conseguindo inocular bem no cantinho do copo:

*Tem problema se, ao inocular, eu não ver o liquido escorrer pela lateral do copo?*
Tentei ao máximo fazer mais no cantinho possível, mas não creio que tenha conseguido.

Espirrei lysoform pelas entradas das mãos, fechei com fita isolante e coador de papel de café e aguardei uns 10 minutos. Depois peguei papel toalha e limpei o teto, que estava pingando lysoform e fui colocando as coisas lá dentro.

Inoculei o primeiro copo, deixei uma vela acesa ao meu lado, fora da caixa, e ia esquentando a agulha até ela ficar vermelha, antes de inserir em outro copo, desse modo não contamino tudo rsrs. Inoculei todos os copos dessa maneira.

Dei umas patetadas ainda, derramei um pouco de solução dentro da caixa, a fita micropor que eu estava usando acabou bem no meio do primeiro furo do segundo copo, ai tive que gritar meu pai para que trouxesse outra que estava no meu quarto.

Coloquei os copos dentro da incubadora a 28.9° mais ou menos e marquei a data do dia 09/07/2016. Coloquei um cobertor envolvendo toda a caixa

Espero que dê tudo certo.

Estou devendo fotos, mas assim que eu fotografar tudo eu posto.

É impressionante o carinho que a gente desenvolve pelo negócio, né?
 
cloreto de benzalcônio é o que tem no lysoform?
Na verdade ele parece ser uma combinação de dois quarternários de amônio: Cloreto de Benzil Alquil Dimetil Amônio (Cloreto de Benzalcônio) e Cloreto de Didecil Dimetilamônio na proporção de 0,45% desse princípio ativo (em anexo informações do fabricante). Pelo que li essa combinação permite intensificar a ação do cloreto benzalcônio. Lembrando que antigamente ele era a base de formol (lembram como ardia os olhos?), mas me parece que o uso de formol em produtos domésticos foi proibido, por isso esta nova formulação.
*Tem problema se, ao inocular, eu não ver o liquido escorrer pela lateral do copo?*
Claro que não!
Coloquei os copos dentro da incubadora a 28.9° mais ou menos
Vamos baixar essa temperatura? ;)
 

Anexos

  • lysoform-bruto.pdf
    188.3 KB · Visualizações: 5
Última edição:
Na verdade ele parece ser uma combinação de dois quarternários de amônio: Cloreto de Benzil Alquil Dimetil Amônio (Cloreto de Benzalcônio) e Cloreto de Didecil Dimetilamônio na proporção de 0,45% desse princípio ativo (em anexo informações do fabricante). Pelo que li essa combinarção permite intensificar a ação do cloreto benzalcônio. Lembrando que antigamente ele era a base de formol (lembram como ardia os olhos?), mas me parece que o uso de formol em produtos domésticos foi proibido, por isso esta nova formulação.

Claro que não!

Vamos baixar essa temperatura? ;)

Malahov, eu amo tuas respostas ;)

Quantos graus eu devo deixar? Na incubação haviam me dito que perto dos 30° era perfeito. Segue foto de como está agora:
 

Anexos

  • IMG_3110.JPG
    IMG_3110.JPG
    54.3 KB · Visualizações: 20
27° seria melhor. E se aí não estiver frio eu diria: livre-se dessa incubadora! :D
Atualizando com algumas fotos da incubadora e dos copos. Tirei um dos termostatos que estavam lá dentro e deixei a noite toda. Hoje de manhã ficou assim.
 

Anexos

  • IMG_3117.JPG
    IMG_3117.JPG
    60.1 KB · Visualizações: 28
  • IMG_3114.JPG
    IMG_3114.JPG
    123.4 KB · Visualizações: 27
  • IMG_3115.JPG
    IMG_3115.JPG
    132.7 KB · Visualizações: 29
Bom dia, galera!
É com imenso prazer que venho postar essas fotos para vocês.
Inoculei os copos no dia 09/07/2016 e quando foi ontem 14/07/2016 já havia os primeiros sinais das hifas :D
Segui o conselho de um micologista em outro cultivo e tirei as camadas extras de papel alumínio para que ele respire melhor!

Poxa, não sabia que ia ser tão gratificante assim ver eles crescerem!
Torçam para que dê tudo certo!

Muito obrigado, galera. Isso não seria possível sem vocês!
 

Anexos

  • IMG_3128.JPG
    IMG_3128.JPG
    93.9 KB · Visualizações: 31
  • IMG_3132.JPG
    IMG_3132.JPG
    68.2 KB · Visualizações: 33
  • IMG_3130.JPG
    IMG_3130.JPG
    66.5 KB · Visualizações: 30
  • IMG_3131.JPG
    IMG_3131.JPG
    70.2 KB · Visualizações: 30
  • IMG_3129.JPG
    IMG_3129.JPG
    75.4 KB · Visualizações: 32
Show de bola!

Acho que tá cedo ainda... más estou curioso a respeito do terrário. Dá pra adiantar algo?
 
Show de bola!

Acho que tá cedo ainda... más estou curioso a respeito do terrário. Dá pra adiantar algo?

O terrário eu ainda não montei, mas estava pensando em usar a still-air glovebox com os furos para as mãos fechados com filtro de café de papel ou então comprar outra caixa organizadora. Se bem que como tem que fazer uns furos na parte mais a baixo da caixa, creio que seja melhor comprar outra mesmo.
Pretendo usar argila expandida no fundo com aguá, colocar o termostato lá dentro para manter uns 24° (qual a temperatura ideal para o terrário?) e um copo com água e uma bomba de aquário para o oxigênio.
Vi algumas pessoas mergulhando os bolos antes de colocar no terrário, mas também vi que não pode borrifar água em cima deles, confesso que fiquei confuso em relação a isso rsrs.
O que acham?
 
Vi algumas pessoas mergulhando os bolos antes de colocar no terrário, mas também vi que não pode borrifar água em cima deles, confesso que fiquei confuso em relação a isso rsrs.

Mergulhar (dunk) faz com que o micélio se reidrate ajudando numa maior frutificação depois que ele sair da água.

Borrifar água no terrário tem o objetivo de manter a umidade do terrário, creio eu, mas sem prejudicar que o bolo perca umidade pois os vapores levam componentes químicos que ajudam no desenvolvimento do cogumelo. É o que dizem: deixe o bolo secar. Por isso, o borrifamento deve evitar molhar o bolo, pois a reidratação é adequada em momento anterior à pinagem. :coffee:

Algum outro membro que entenda melhor de borrifar pode me corrigir ou explicar melhor se faltou algo.
 
mas também vi que não pode borrifar água em cima deles
Isso não é propriamente verdade. Eu sempre borrifo meus bolos. Você não pode molhar os frutos que estão se desenvolvendo, no máximo uma leve névoa, mas antes de pinar, pode borrifar os bolos sim, especialmente se fez roll e double casing. Além disso, como disse o @ExPoro borrifa-se mais o ambiente do terrário e as paredes do que os bolos diretamente. Alie tudo isso a uma boa troca gasosa e a mágica acontecerá. Você também pode não borrifar seus bolos se tiver certeza de que a umidade está se mantendo bem alta e preferir não o fazê-lo, mas às vezes eles podem ressecar.
 
pois os vapores levam componentes químicos que ajudam no desenvolvimento do cogumelo.


???

:whistle:

Sim, os vapores levam um certo componente químico chamado água. E a perda de água do substrato é um dos gatilhos da pinagem.
 
os vapores levam um certo componente químico chamado água

:D

O livro TMC, salvo engano, fala que o vapor é importante no desenvolvimento do cogumelo, então tinha achado que ia mais coisa junto além de água. :lol:

Valeu. :)
 
Então, dependendo se o bolo está ressecado ou úmido (antes de aniversariar) pode borrifar ou não, correto?
 
Back
Top