Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

Alguem sabe onde poss encontrar dissecante.Aqui onde moro,nem sinal,silica gel,nadaaaa.Deixo secando em 3 ventiladores,durante pelo menos 1 dia.
 
Alguem sabe onde poss encontrar dissecante.Aqui onde moro,nem sinal,silica gel,nadaaaa.Deixo secando em 3 ventiladores,durante pelo menos 1 dia.

Silica vai se mais complicado de vc axar.. mais q eu saiba qqr rede de supermercados q vc for têm anti-mofo que faz a mesma funçao ..
Carrefour, Wallmart, Extra, Pao de açucar....

tem de varias marcas, Secar, do proprio Carrefour... e outras..

Procura la, nao vai se dificil de encontrar..
 
Buenas, micófilos!

Tô com uma dúvida, galera. Se alguém puder sanar, fico grato.

Colhi hoje uns cogus do meu bolo e quase todos estão com vermiculita entranhada no caule. Queria saber se é viável secá-los assim mesmo ou se posso lavá-los para retirar a vermiculita antes de pôr na secagem...

Alguém saberia me responder? Estou precisando saber com uma certa urgência.

Valeu!

Boa sorte all!

Abçs.
 
Buenas, micófilos!

Tô com uma dúvida, galera. Se alguém puder sanar, fico grato.

Colhi hoje uns cogus do meu bolo e quase todos estão com vermiculita entranhada no caule. Queria saber se é viável secá-los assim mesmo ou se posso lavá-los para retirar a vermiculita antes de pôr na secagem...

Alguém saberia me responder? Estou precisando saber com uma certa urgência.

Valeu!

Boa sorte all!

Abçs.

Cara, nao tem problema , so da uma limpadinha no caule pra tirar a vermiculita, se for preciso , corte a parte q ta suja, a nao ser q vc queira ache atraente o gosto da vermiculita, ai n tem problema!
 
Sim.. pode haver perda de potencia se vc secar no calor do dol ou em fornos... Uma que a psilocibina desnatura em altas temperaturas, por isso q não há efeitos qdo fumada, e outra é que o vapor d'água q sai dos cogus pode arrastar as moléculas de psilocibina e haver perda de potência...
Quanto a sílica laranja, ela não é atóxica, portanto não vá comê-la.. de certo modo, se vc encostar direto os cogus na sua silica laranja, isso não vai trazer nehum malefício, mas como regra geral, é bom vc colocar um guardanapo, uma gaze ou uma telinha entre a sílica e o cogu, pra não haver contato nenhum... somente como precaução... Já na sílica azul, de cobalto, essa sim é perigosa, pq o Cobalto é um metal pesado tóxico ao organismo ... com efeitos a longo prazo...

upsss!!silica azul faz mal?pensei q fosse toda igual!!!
e a transparente?
tenho transparente (q foi a q usei)
tenho rosa,azul,lilas e castanha..e ainda uma chamada desumidificador philipino..
qual o melhor??
 
upsss!!silica azul faz mal?pensei q fosse toda igual!!!
e a transparente?
tenho transparente (q foi a q usei)
tenho rosa,azul,lilas e castanha..e ainda uma chamada desumidificador philipino..
qual o melhor??

E ai sirgod, desencana.
Regra geral é essa mesmo, não deixe acontecer o contato (cogumelo+silica), afaste um do outro, bote um guardanapo, telinha, etc.
Eu uso cloreto de cálcio, seca bem os cogus também, coloco eles de um lado do pote de sorvete e o cloreto fica do outro lado, sem contato.
É isso.
:pos:
 
Algumas fotos do túnel de vento q comentei anteriormente...

Acredito q dispensa explicações detalhadas.

Tem um outro, feito em pote de sorvete q tbm é bastante eficiente.

Cara queri tirar umas duvidas do q e feito a telinha q vc coloca os cogus dentro e vc liga a ventoinha onde??:confused:

muito obrigado pela atenção
 
buenas!
pelo que ja li por ai no CM a silica pode ser reaproveitada, é só dar um jeitinho de secar a mandita, no sol, forno, algo assim pra tirar a umidade que ela absorveu.

espero ter ajudado!!

:pos::cool:
 
Ouvi de pessoas que utilizaram uma meia atrás da geladeira para secagem. Insere os shrooms dentro da meia, depois deixe sobre a grade, atrás do refrigerador ou freezer.
 
upsss!!silica azul faz mal?pensei q fosse toda igual!!!
e a transparente?
tenho transparente (q foi a q usei)
tenho rosa,azul,lilas e castanha..e ainda uma chamada desumidificador philipino..
qual o melhor??


ae,
a silica fica transparente apos ter absorvido a umidade. no laboratorio se coloca a silica "transparente" em forno bem quente até retomar a coloraçao original, para ser usada novamente.
deve-se colocar a silica por toda a area do pote, colocando uma tela afastada por uns 3 - 4 cm da sílica. os cogus coloca-se em cima da tela.
uma maior área, tanto dos cogus (fatialos aumenta a área), como da sílica (moer aumenta a área), aumentam a velocidade de secagem.


paz
 
Olá!

Li o tópico e restaram duas dúvidas sobre os processos de secagem:

1. Tunel de vento: cogumelos secos em tunel de vento perdem potência? Se ocorrer, qual seria a porcentagem de perda?

2. Geladeria: cogumelos secos atrás da geladeira, dentro de meia ou saquinho de papel, perdem potência? Se ocorrer, qual seria a porcentagem de perda?

Obrigado.
 
cara pelo que eu li no forum, as perdas de potencia são minimas (talvez até aumente a potencia) pois não é usado calor no proceso de secagem...

acho que estes são os melhores métodos, estou com dois amanitas atrás da minha geladeira, esperando pra ver no que vai dar...


vlw!
fica na paz!
 
Olá senhores.

Túnel de vento
Fiz um túnel de vento usando uma caixa de sapatos...Fica muito fácil cortar o círculo para entrada de ar e fixar o cooler com os parafusos. Colei com fita uma telinha fininha de mosqueteiro dentro da caixa, para que os cogumelos não ficassem no chão, mas pendurados e recebendo vento por todos os lados. Além do mais, a caixa tem a tampa, que quando aberta, facilita a colocação dos cogumelos na tela. Como fonte de energia para o cooler, comprei uma dessas vendidas em camelôs, que mudam a vontagem e tem vários plugs. Paguei dez reais nela.

Sílica
Tentei secar somente com o dissecante e demora muito mais. O dissecante é só para deixar os cogus secos no tunel de vento crack in dry. É bom lembrar que quanto mais rápido conseguir secar, menos psilocibina será perdida.
Poxa, então deve precisar de muito dissecante viu, ou então a qualidade do mesmo, porque nem era muito. Era um punhadinho que cabia na mão de uma criança, e ficou 3 dias no Sec'ar e ainda não tinha secado completamente. A forma mais rápida que eu encontrei é deixar 4 horas no ventilador e 24 horas no Sec'ar. Mas eu nunca tentei usar silica gel.
Eu só uso silica gel.

Comprei 1kg de sílica gel azul na Sílicasul, em Porto Alegre/RS. Ela é composta de pequenas bolinhas azuis e vem num saco do mesmo tamanho de um saco de açucar, arroz, é sílica que não acaba mais...rs. Paguei vinte reais, mas esqueci de perguntar se vendiam só meio quilo.

A sílica azul possui um componente metálico em seu pigmento que pode ser prejudicial em contato com alimento, se exposto por muito tempo ( mas isso se houver contato direto com o alimento ) , por isso quando se trata de alimentos, se recomenda a sílica branca ( não possui nenhum pigmento ) ou a sílica laranja ( não tem componente prejudicial em seu pigmento ) . A sílica laranja quando estiver totalmente saturada muda para um tom amarelo bem clarinho .

Para recuperar a sílica basta colocar em uma forma e levar ao forno aquecido entre 140º e 200º por aproximadamente 40 min. e ir controlando a coloração. Quando ela recuperar sua cor original ela e estará ativa novamente.

Secagem com sílica
Gostaria de saber se dá de colher os cogumelos e desidratá-los colocando-os diretamente em um pote com bastante sílica, sem passar pelo processo de túnel de vento ou atrás de geladeira. E secando diretamente na sílica, eles perderiam potência?

Obrigado a todos.
DSCF2945.JPGDSCF2955.JPGDSCF2957.JPGDSCF2941.JPG
 
Completando a informação: os cubs da foto são da safra de inverno, desse mês de julho no sul do brasil, com zero grau e tudo . . . :eek:
 
Secagem com sílica
Gostaria de saber se dá de colher os cogumelos e desidratá-los colocando-os diretamente em um pote com bastante sílica, sem passar pelo processo de túnel de vento ou atrás de geladeira. E secando diretamente na sílica, eles perderiam potência?

Obrigado a todos.


Dá, se você tiver sílica gel suficiente.

Você vai aprender empiricamente se a quantidade é ou não suficiente.


Mas se você não tiver a quantidade suficiente para colocar direto na sílica gel e os cogumelos estiverem meio úmidos vale a pena secar bem com papel toalha e deixar umas oito horas no ventilador, para evaporar bem a água da parte externa dos cogumelos, e logo depois colocar na sílica gel.

Fazendo assim não há diferença perceptível de potência para os cogumelos secados diretamente na sílica gel.
 
É um bom começo.
 
ai Cygnus

ja com sal de cozinha, se nao me engano já li em algum lugar isso, ficaria cracker dry e salgadinho hehehehe

Cara..
Após 2h de coletados num pasto e lavados, os cogus ficaram por um dia de tunel de vento (o clima da minha cidade eh bastante umido).
Eu pus meio quilo de sal no forno ate ficar bem seco (de forma q ficou bem "soltinho") e pus pra esfriar num pote hermeticamente fechado. Com o sal frio eu pus os cogus imersos nele por 3 dias.
Em seguida os embalei a vácuo e os guardei num gaveta por mais 3 dias até prová-los.

mas ... nao ficou cracker-dry.. :confused:

e o mais intrigante...
rendeu 3 doses de mais de 5g de cogumelos secos..
mas nem eu nem meus amigos sentimos muito mais que uma "luz" e um leve bem estar...
:eek:

aí eu me pergunto...
onde está o erro ?
o metodo do sal nao funciona??
os cogus nao eram potentes?? (acho q nao)

se alguem ja tiver tido algum tipo de experiencia com o uso de sal na secagem, favor postar.

- Meu próximo teste será carvão vegetal desidratado da mesma forma que desidratei o sal!!

Até mais.
PAZ
 
Back
Top