Introdução

Um procedimento no cultivo de cogumelos que é muito importante é a secagem, considerando q você não irá consumi-los sempre frescos, claro. No mercado internacional de cogumelos, dos comestíveis e medicinais é claro, não existe um órgão internacional em específico que lida com medidas de qualidade do produto seco, existem sim grandes grupos internacionais, fundados e mantidos normalmente por grandes compradores ou grandes produtores, estes definem graus de qualidade para os cogumelos.

Os parâmetros de referência são, no caso do Blazeii e Reishi, por exemplo, quantidade de beta-glucanas e outras proteínas/princípios ativos utilizados pelas indústrias farmacêuticas, a quantidade de umidade final e a aparência do cogumelo.

Todos estes se referem ao método de secagem no fim das contas, já que os compostos e as linhagens que estão no mercado são bastante eficientes e a produtividade/quantidade é uma mera questão de quantidade de composto versus qualidade nas técnicas durante todos os processos.

Procedimentos

Vamos ao que interessa... cubensis, como secá-los? Se você quer um cogumelo tipo A do cubensis, você precisa que ele mantenha os princípios ativos (psilocibina intacta!), fique o mais seco possível e mantenha o formato de cogumelo, não uma coisa retorcida.

Para manter a potência, certos fatores não podem existir: calor demais (acredito que qualquer calor acima de 35 °C seja perigoso, é minha estimativa, nada fundamentado na literatura, eu teria que fazer uma referência bibliográfica e tudo mais, prefiro traduzir os fragmentos um dia no futuro), luz demais (luz acrescenta calor e supostamente os UV degradam psilinas) e umidade demais (essa discussão já tá rolando faz um tempo, minha posição é que a umidade, após o corte e o momento exato em que as células começam a morrer (porque você colhe e o cogumelo continua metabolizando pelo menos por umas 2 horas) contribui bastante para a degradação das substâncias, eu não saberia explicar cientificamente, é só um lance de intuição mesmo).

Para manter a umidade ideal: a coisa é secar cracker dry mesmo, 100%. Gasta tempo e dinheiro com dissecantes mas pelo menos você não correrá riscos de mofar ou bacterizar o produto final.

Para manter o formato: isso é o mais complexo na realidade. Os produtores de cogumelos tipo A utilizam várias técnicas diversas, existe uma que envolve a colocação dos cogumelos em uma câmara de ar bastante rarefeito e uma temperatura específica, bem baixa, de forma que a secagem acontece sublimando a água que está dentro do cogumelo. Pelo que ouvi dizer os cogumelos ficam intactos, como se tivessem sido envernizado, não enrugam mesmo, isto é bom para vender Shiitakes internacionalmente (acho que um dos maiores atrativos mercadológicos dos edodes, além do gosto delicioso, é o formato e cores delicadas). Existe a secagem só por dissecantes, mas esses tendem a enrugar os cogumelos. A secagem ao vento é interessante, enruga um pouco mas o trabalho que o vento (frio) faz na superfície é de escultor, no entanto isso nunca seca os cogumelos 100%, e pra ir além você teria que abrir os cogumelos. Existem outras secagens como ao sol e no calor... bem... não recomendo nenhuma das duas... se for fazer ao sol, é útil para os xuxa catadores dos selvagens subcubensis que cataram sacos e sacos, lembre-se de não expô-los ao sol diretamente, coloque um pano em cima ou sombrite 70% (mas não em contato com os cogumelos) de forma que o pano mantenha o calor para a secagem, a luz por si só não faz nada quanto a secagem, só o calor que vem dela (você pode lombrar o quanto quiser em relação aos poderes dos raios solares numa secagem ritualística e divina, em última instância o relacionamento entre aquele organismo e os astros não se limita à secagem ritualística). Você pode secar num forno também. Desde que a temperatura não exceda 40 graus Celsius você pode esperar uma conservação razoável da mágica. Secagem ao calor é a que mais detona o formato dos cogus.

-----------------

O meu método favorito é secagem ao vento por 2 horas: abre-se o talo e deixa mais duas horas (num túnel de vento ligado em um cooler de 12 v) depois q ele está mais ou menos 70 - 80 % seco você bota ele no dissecante e vai dormir, e supondo que o dissecante esteja funcionando bem claro, quando acordar, você pega o produto seco e coloca-o em um saco plástico e este dentro de um pote que dê para ser fechado hermeticamente. Dentro deste pote ficará uma quantidade razoável de dissecante preparado. O pote fechado pode ser guardado em uma geladeira (frost free ou não, desde que fique fechado), não sei se é uma boa ideia guardar em congelador (apesar de q eu não consigo ver nada de ruim nisso), pessoalmente eu guardo em uma gaveta mesmo. Já guardei cogumelos por anos nesse método sem qualquer perda notável de potência.

Então tá aí, depois posto fotos dos dissecantes e do túnel de vento.

Algumas fotos do túnel de vento que comentei anteriormente...

Acredito q dispensa explicações detalhadas.

Tem um outro, feito em pote de sorvete q também é bastante eficiente.

DSC02668.JPGDSC02669.JPGDSC02672.JPGDSC02673.JPG