Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

desculpa a minha ignorancia, mas esse "dissecante" que vc descreve para colocar depois de secar 80% ao vento é um aparelho ou é um material que absorve humidade, tipo sílica ou sal?
valeu..

o ideal seria a sílica gel, como é dificil de achar, usa-se dissecantes de caixa plástica, aqueles anti-mofo, tem que ser neutro, que vende em mercados

é a base de cloreto de cálcio

não deixe que entre em contato com os cogus, á uma proteção, tipo um filtro, não o retire
 
Sò uma dúvida...
se eu não colocar pra secar.. quanto tempo dura o o principio ativo, se eu colhi e deixei dentro do terrário?
Valeu!
 
Sò uma dúvida...
se eu não colocar pra secar.. quanto tempo dura o o principio ativo, se eu colhi e deixei dentro do terrário?
Valeu!

O máximo que duraria seco seriam 7 dias m saco de pão, na gaveta de verdura da geladeira. Depois apodrecem.
 
Para eles certamente não importa se serão secados ou se as psilinas vão se degradar, eles vão esporular de qualquer forma. Eles não foram apresentados para nós in natura e cheio de umidade, eles são isso in natura, nós fomos lá e nos apresentamos a eles definindo os termos do contrato a partir do nosso ponto de vista, se hj em dia existe uma corrente q diz q os cogumelos tem q ser consumidos in natura e secar é "anti-natural" e "ineficiente", isso continua sendo termos humanos em um contrato interespécies. Eles não dão a mínima com seja o q for q faremos com eles, possivelmente eles nem reconhecem a nossa existência. Eles só estão preocupados em esporular. Sortudos somos nós pela sua indiferença.

Concordo! e não sei porque estariamos "trapaceando", como o . colega viridis citou. Estamos apenas armazenando. Nada foi feito para este ou aquele fim. As coisas da natureza estão aí para usarmos como bem intendermos, mantendo sempre, claro, o respeito.

Paz :)
 
Gente, estou com alguns pins em meu terrário e já estou lendo sobre secagem e conservação. :D

Me surgiu uma dúvida lendo alguns tópicos.

Sempre li por aí que o ar degrada a psilocibina (me corrijam se eu estiver errado)... mas, se o ar degrada a psilocibina, não seria melhor utilizar somente dissecantes ao invés de um túnel de vento?, principalmente se os cogus estiverem cortados, expondo mais ainda a psilocibina à ação do ar...

Sei lá, mas, utilizando a lógica, se o ar degrada a psilocibina, um túnel de vento causa mais perda de potência que o uso de dissecantes.

Achei meio contraditório isso... então resolvi perguntar :p:

E ah, outra dúvida, um dissecante de 5 reais, daqueles de por em armário, tem capacidade para secar quantos cogus antes de ser descartado?
 
Gente, estou com alguns pins em meu terrário e já estou lendo sobre secagem e conservação. :D

Me surgiu uma dúvida lendo alguns tópicos.

Sempre li por aí que o ar degrada a psilocibina (me corrijam se eu estiver errado)... mas, se o ar degrada a psilocibina, não seria melhor utilizar somente dissecantes ao invés de um túnel de vento?, principalmente se os cogus estiverem cortados, expondo mais ainda a psilocibina à ação do ar...

Sei lá, mas, utilizando a lógica, se o ar degrada a psilocibina, um túnel de vento causa mais perda de potência que o uso de dissecantes.

Achei meio contraditório isso... então resolvi perguntar :p:

E ah, outra dúvida, um dissecante de 5 reais, daqueles de por em armário, tem capacidade para secar quantos cogus antes de ser descartado?

Fala Mangue !

E ah, outra dúvida, um dissecante de 5 reais, daqueles de por em armário, tem capacidade para secar quantos cogus antes de ser descartado?

O dissecante é utilizado somente na fase final da secagem, por questões de rendimento/economia. Se vc colocar os frutos direto no dissecante, talvez um pote somente não vai dar conta de secá-los por completo, ou se der, na próxima vez que vc for utilizá-lo, logo ele vai saturar. Isso, para dissecantes de supermercado, pois a sílica gel é reaproveitada mediante desumidificação com temperatura.

Ai é que entra o coringa da história, o túnel de vento.
Se logo após colhidos, os frutos forem para o túnel de vento por 24 horas ou até 48, a movimentação do ar retira cerca de 80% da água dos frutos, então, após este processo, basta colocar os frutos no dissecante, que além de retirar a umidade restante, vai dar o aspecto "crocante" do cogumelo seco. Se ele ficar mole, e não crocante, é porque ainda existe a presença de líquido em seu interior, o que será uma porta para surgir fungos e bolores NÃO DESEJADOS:)

Um cogumelo fresco, sem estar ferido/cortado, dura por até 7 dias na geladeira antes de iniciar processo de decomposição, então 2 dias no vento com retirada de líquido, não vai trazer perda de princípio ativo algum.

O importante é, no momento da colheita, poder prever como e quando será o uso dos frutos. Se for por um prazo curto, guarde-os em pote fechado na geladeira. Se for guardar, transportar, ou consumir depois de uma semana da colheita, a secagem é o método mais fácil e descomplicado de manter os frutos, como diz o Cignus, para a eternidade:pos:
 
Cara, se eu pegar os cubensis após retirar do cocô da vaca,
e colocalos embaixo de um pano em céu aberto, se a temperatura
não exceder 40 graus celsius e o sol nao entrar em contato direto com eles
a alucinação será garantida? Quantos secos mais ou menos devo comer pra uma boa onda?


Peço desculpa pela minha ignorãncia e agradeço desde já!
 
OXENTE alguém pegou um pedaço da cia oregon e clonou :D:D

sobre a dúvida do amigo agroboy, eles não ficariam tão secos pois absorveriam umidade do ambiente, além de apodrecerem depois de algum tempo (lembre-se de que na geladeira eles duram 7 dias...).

sobre a quantidade, é sempre controversa e varia de pessoa a pessoa. já ouvi que 2.8g são suficientes pra um adulto médio...
 
A sensibilidade individual é muito importante, e deve ser avaliada com cuidado.

Um amigo viu um cara quase surtar com 2g. Em uma experiência na praia, à noite, o cara ficou xingando os transeuntes, além de algumas outras alterações estranhas. Teve sorte e não houve problemas.


Por isso muito cuidado com novatos.
 
Tentei secar somente com o dissecante e demora muito mais. O dissecante é só para deixar os cogus secos no tuneo de vento crack in dry. É bom lembrar que quanto mais rápido conseguir secar, menos psilocibina será perdida.
 
Tentei secar somente com o dissecante e demora muito mais.


Depende da relação entre quantidade de cogumelos e quantidade de dissecante ...
 
Depende da relação entre quantidade de cogumelos e quantidade de dissecante ...
Poxa, então deve precisar de muito dissecante viu, ou então a qualidade do mesmo, porque nem era muito. Era um punhadinho que cabia na mão de uma criança, e ficou 3 dias no Sec'ar e ainda não tinha secado completamente. A forma mais rápida que eu encontrei é deixar 4 horas no ventilador e 24 horas no Sec'ar. Mas eu nunca tentei usar silica gel.
 
Eu só uso silica gel.
 
Construi um tunel de vento muito similar ao do Cygnus, mais ao invés de PC utilizei uma embalagem de whiskey Tubular de papel de Grant's, se adaptou perfeitamente ao tamanho do cooler de 12v.

Uma dúvida me ocorreu aqui, uma quantidade média de cogus nesse túnel, o cooler de 12v aguenta ? ou teria q deixar exposto mais de 48hras ???

Abrazz
 
Desisti deste tunel do vento, simplesmente porque as baterias não aguentam 48 horas ligadas fazendo o cooler girar.
Coloco então somente os cogumelos sobre o ventilador e boa :pos:
 
Última edição por um moderador:
Desisti deste tunel do vento, simplesmente porque as baterias não aguentam 48 horas ligadas fazendo o cooler girar.
Coloco então somente os cogumelos sobre o ventilador e boa :)


Sobre o ventilador creio q seja melhor mesmo,
to axando esse cooler 12v muito fraquinho o vento q sai dele... deve demora d+ pra desidratar o cogu, mais ao inves da bateria, liga ela em uma fonte 12v, so colocar o fio vemelho dentro do pino, e o preto em volta e passar o durex!
 
ola amigos.Entao,estou tentando a tecnica de conservacao.A primeira colheita,foi algo mto bom.Coloquei pra secar usando 3 ventiladores em potencia maxima.Embalei em sacos ziplock,e taquei no freezer.So q depois de mais ou menos 2 semanas[qndo voltei de viajem],notei q eles estavam congelados,inclusive tinha gelo ao redor do cogumelo.Coloquei pra secar,pois acredito q n estavam 100% secos.Depois usarei silica de gel,pra completar o processo,e apos iss,estou pensando em embalar a vacuo_Oq vcs me dizem.Oq pode ser acrescentado,mudado.
Estao aqui,algumas ftos

indisp.png

paz
 
Para serem congelados e conservarem as suas propriedades os cogumelos secos devem estar crocantes, isto é, esfarinhando na mão quando amassados e virando um pó seco. Devem modo duram anos.

Nas suas fotos os cogumelos não parecem estar em bom estado. Se você congelou cogumelos não completamente secos há boa possibilidade de ter perdido o material.
 
Concordo com o Ecuador,

Nas fotos esses cogus nao parecem estar em bom estado,
vc deveria ter secado eles após passar no ventilador com dissecante, ate ficarem cracker dry.. so entao ´por num ziplock e ir ao congelador!! o aspecto iria estar diferente..
Posso estar errado, mais é issoae!
 
Back
Top