Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

Segui a dica e construi um Túnel de vnto igual... Ele funciona tão bem, que após o Cog passar um dia no túnel de vento, eu guardo o Cog direto no saquinho, pois eles já estão bem sequinhos...
 
Fiz um tunel de vento usando um ventilador, cartolina e tela ... ele funciona até que bem
 
Cygnus X 1 disse:
Já guardei cogumelos por anos nesse método sem qualquer perda notável de potência.

Olá Cygnus, eu tava preocupado com o tempo de estocagem pois tenho alguns cogus secos (guardados em recipientes fechados e com sílica gel) a alguns meses e ainda não tive oportunidade nem clima pra usar e tava com medo da perda de potência mas vc me tranquilizou. :D
A propósito, vc tem idéia de quanto tempo um print pode ser guardado conservando os esporos vivos (os meus prints estão bem guardados em um recipiente opaco, bem fechado e com dissecante). :confused:
 
Tá certo, tempo de estocagem é um problema sim, tudo bem q guardado na silica vc tá cortando a umidade e um pouco do oxigênio mas ao longo do tempo ganha calor e isso degrada princípio ativo. Recomendações internacionais propôem q o melhor esquema é justamente secar cracker dry, fechar num pote com sílica extremamente bem vedado eguardar em uma geladeira.

Dessa forma deve garantir por um ano inteiro com perda ridícula de princípio ativo.

Cracker-dry dentro de um pote com sílica sem estar na geladeira dura perfeitamente por 6 meses.

Cracker-dry sem a sílica mas vedado em um pote pode durar até 3 meses pra menos.

Cracker-dry sem estar fechado em pote dura uma semana ou até mais se o tempo estiver bem seco, mas não espere nenhum milagre após a primeira semana.

Se não estiver cracker-dry dura menos do q uma semana.

vc pode tbm abolir o uso de dissecantes e deixar os cogumelos no secador ao vento pra sempre, se o local não for excessivamente úmido pode até durar um mês nisso.
 
Valeu pelas dicas Cygnus.

Seguinte, eu estava pensando em montar um esquema com um balde simples e um ventilador, será que isso funcionaria?

Tipo, coloco os cogus no fundo de um balde em pé normalmente, e coloco um ventilador de quarto virado para dentro do balde, deitado emcima, e deixo lá ligado.
 
Rees disse:
Valeu pelas dicas Cygnus.

Seguinte, eu estava pensando em montar um esquema com um balde simples e um ventilador, será que isso funcionaria?

Tipo, coloco os cogus no fundo de um balde em pé normalmente, e coloco um ventilador de quarto virado para dentro do balde, deitado emcima, e deixo lá ligado.

ai Rees, o ar tem que passar pelo tunel, com o balde o ar nao vai circular pois nao tem saida,

pra usa o ventilador vc teria de coloca os cogus em uma tela, ou algo parecido, pra que o ar passe pelos cogus, e o ventilador em cima ou só coloca os cogus na frente do ventilador fazendo com que eles peguem o maximo de vento possivel
 
ABRAXAS disse:
ai Rees, o ar tem que passar pelo tunel, com o balde o ar nao vai circular pois nao tem saida,

pra usa o ventilador vc teria de coloca os cogus em uma tela, ou algo parecido, pra que o ar passe pelos cogus, e o ventilador em cima ou só coloca os cogus na frente do ventilador fazendo com que eles peguem o maximo de vento possivel

Ah, verdade. O ar ficaria apenas preso, e não estaria cumprindo sua função no nosso objetivo.

Bom, beleza, vou procurar uma solução para isso e resolver isso logo.

Valeu cara!
 
Rees disse:
Ah, verdade. O ar ficaria apenas preso, e não estaria cumprindo sua função no nosso objetivo.

Bom, beleza, vou procurar uma solução para isso e resolver isso logo.

Valeu cara!

vc poderia cortar o fundo do balde e colocar uma tela, para o ar poder passar e segurar os cogus no vento, ou alguma coisa parecida, não é tao dificil é só solta a imaginaçao

PAZ
 
ABRAXAS disse:
vc poderia cortar o fundo do balde e colocar uma tela, para o ar poder passar e segurar os cogus no vento, ou alguma coisa parecida, não é tao dificil é só solta a imaginaçao

PAZ

Verdade. Isso funcionaria direitinho.

Aí eu teria que ou colocar o balde suspenso de alguma maneira e apontar o ventilador para baixo, com o balde de pé, ou deixar a estrutura toda deitada mesmo.

O vento seguraria os cogus na tela ou eles ficariam meio que caídos no canto de baixo, se eu colocar tudo deitado?
 
eu pensei em colocar tudo na vertical e deixar a gravidade segurar os cogus

vc nem precisa sacrificar um balde pra seca os cogus, bastaria um ventilador apontando pra baixo e os cogus em cima de uma telinha expostos no vento, mas cuidado pro ventilador nao cair e picar os cogus hehehhe

mas isso é só uma ideia, olha ai o material que tu tem a disposiçao e faz o possivel

e depois aida tem que coloca eles junto do desumidificador ou silicagel, pra termina de seca
 
Certinho - valeu!

Dei uma olhada e vi um sistema como esse que você cabou de dizer, só um ventilador mesmo e os cogus na telinha. Acho fácil montar um esquema desses.

Acho que montar um túnel de vento caprichado como li por aqui seria além da minha capacidade atual - hehehe.

Vou ver de ir comprando um silica gel sachê da vida e adiantar isso.

Valeu pela atenção!
 
E aqui eu já vou colocar uma nova idéia de secagem, e essa daqui é muito mais prática do q parece.

Estava lendo sobre os processos q utilizam pra secar flores e frutas através de dissecantes e acabei me deparando com um processo muito peculiar e extremamente barato, pelo menos pra quem conseguir encontrar os ingredientes corretos:

Vc pode utilizar areia fina para secar os cogumelos, a idéia é vc ter uma caixinha de sapato ou algo do tipo com uma areia limpa, fina e bem seca (algumas praias de água bem salgada atendem perfeitamente à essas características). O procedimento de secagem é simplérrimo, simplesmente submerga os cogumelos na areia (imagino q num estado pós secagem ao vento é o ideal, tipo 30 a 40 % umidade) durante 1 ou 2 dias, se a areia estiver absolutamente seca é possível ter cogumelos em estado cracker dry. Depois remova-os, retire a areia q ficar grudado neles com algum tipo de pincel ou escova de cerdas moles e guarde-os em um pote bem hermético com silica gel dentro.

Tbm me pareceu possível fazer o mesmo com sal de cozinha, desde q este esteja absolutamente seco... mas a "receita" q li era com areia mesmo.
 
ai Cygnus

secar com areia, bom qualquer coisa que esteja bem seca vai 'puxar' a umidade, então areia bem seca, pela logica funcionaria, voce poderia coloca-lá em um forno e tirar toda sua umidade tambem, mas e depois pra tirar a areia do cogu? impossivel tirar tudo, e dependendo do metodo de ingestao iria ficar com areia na boca :p: não é muito bom.

ja com sal de cozinha, se nao me engano já li em algum lugar isso, ficaria cracker dry e salgadinho hehehehe

PAZ
 
Pessoal, revivendo o topic:

Comecei a me interessar pela secagem então enviei alguns e-mails pras fabricantes de sílica. O melhor preço que achei foi na Saguaragi :pos: (vendas@saguaragi.com.br).

Eles tinham a Sílica Branca (normal) e a Azul, com indicação de saturação.

Perguntei se a Azul poderia ser usada em alimentos e me responderam o seguinte:

"Em relação a sílica azul, sua pigmentação é de Cloreto de Cobalto, este produto não é adequado para contato direto com alimentos, neste caso pode utilizar a sílica laranja que a sua pigmentação é de Sulfato de Ferro, aprovada para os segumentos Farmo e Alimentício.

Ela indica a saturação quando sua cor original (laranja) passa p/ bege bem claro, dando assim a mesma condição de visualização para possível manutenção, se for o caso."


Encomendei a sílica Laranja e em dois dias estava em casa.

Peguei um cubensis que foi fruto único de uma busca (e presente de um amigo), e fiz uma experiência. Segui umas dicas que andei compilando destes posts e fiz assim:

Cortei o menino no meio e deixei as duas metades amarradinhas no ventilador algumas horas. Virei e deixei mais algumas horas. Ficaram bem sequinhas e perderam muito pouco a forma. Feito isso, puz as duas metades na silica (contato direto) dentro de um potinho tipo tapeware e deixei por 24h.

O resultado foi 'cracker dry'.

Tenho algumas dúvidas rapaziada:

1) alguém já usou a sílica laranja? é mesmo atóxica? algum problema no contato direto?
2) não há risco da sílica "puxar" a psilocibina tbm? ehehehe
3) será que se eu não cortá-lo ao meio, a secagem não atinge 100%?

Conversando com o Law_RJ, tivemos a impressão de que cortar expôem a psilocibina, oq vc acham?

Fiquei ressabiado de por a metade "exposta" do caule e da chapuleta virada para a sílica justamente por medo da psilocibina ser absorvida.

Se alguém se interessar eu posto umas fotos do bixinho sequinho... a perda de tamanho foi de algo como 50%...


valeu!

Paz :)
 
Quanto a secagem, tenho quase certeza q a psilocibina não vai ser absorvida junto com a água, pq a agua que sai do cogu não sai na forma liquida, e sim como vapor(funciona que nem a teoria da agua que sai das plantas pela folha, onde com o vento a agua sai na forma de vapor e vai arrastando outras moleculas de agua da mesma forma... senão como a agua sairia da raiz e iria para as folhas :D ). Dessa forma não tem como a psilocibina ser levada junto, pq esta é uma molecula muito grande (e pelo tamanho dela, nem deve estar no estado liquido à temperatura ambiente). Bom, tô pesquisando mais sobre isso, quando tiver mais informações eu posto aqui.

Tava pensado o seguinte tb: Se eu secar o cogu em uma estufa tem problema?? Já li em alguma coisa sobre não poder ultrapassar os 35º, mas isso ocorre pq? Degrada a psilocobina ou a psilocina?? O problema seria, por acaso, que com o aumento da temperatura o oxigênio reagiria mais facilmente com a psilocibina/psilocina e estragaria tudo, ou seria outra coisa?? Tô vendo um esquema aqui pra fazer uma secagem com atmosfera inerte (fluxo continuo de argônio). Aí não teria problema de oxidar a psilocibina/psilocina. Mas num sei até q temperatura eu poderia colocar... alguem sabe?

Valeu pessoal!!!
 
Bloodscent,

o meu medo era o contato do caule aberto (parte exposta) direto com a silica, mas acho que faz sentido oq vc disse mesmo.. ehehe

Pelo que eu observei, os cogus que ficam muito expostos ao sol ficam mais esbraquiçados e perdem o poder. Será que a psilocibina "evapora" com o calor?

pessoal.. estou secando alguns outros cubensis sem cortá-los ao meio para ver como fica... será que alguém vai responder as minhas perguntas? :p

abraços
 
Sim.. pode haver perda de potencia se vc secar no calor do dol ou em fornos... Uma que a psilocibina desnatura em altas temperaturas, por isso q não há efeitos qdo fumada, e outra é que o vapor d'água q sai dos cogus pode arrastar as moléculas de psilocibina e haver perda de potência...
Quanto a sílica laranja, ela não é atóxica, portanto não vá comê-la.. de certo modo, se vc encostar direto os cogus na sua silica laranja, isso não vai trazer nehum malefício, mas como regra geral, é bom vc colocar um guardanapo, uma gaze ou uma telinha entre a sílica e o cogu, pra não haver contato nenhum... somente como precaução... Já na sílica azul, de cobalto, essa sim é perigosa, pq o Cobalto é um metal pesado tóxico ao organismo ... com efeitos a longo prazo...
 
Pink Floyd,

me diga, cortar ou não cortar o bixinho antes de secá-lo?

outra coisa que eu queria perguntar... pra guardá-los depois de secar, se guardar num potinho sem sílica o efeito não é o mesmo? Se não vou ter que comprar mais sílica do que imaginei.. ehehe
 
Mafufi

Se vc tiver uma boa quantidade de sílica gel, tipo o fundo todo de um pote de sorvete, naum precisa cortar não... A sílica se encarrega de secar mesmo os maiores, sem cortar... Mas naum esquente em dividí-los não, se for preciso, pode cortar, pq naum há perda ao se fazer isso.

Qto a guardar no pote, aconselho vc a usar aqueles saquinhos de sílica gel que vem junto aos aparelhos eletronicos, aquela quantidade, dentro de um pote FECHADO vai te garantir por um bom tempo... mas se guardar sem a sílica, dentro do mesmo pote FECHADO, dura um pouco menos... conforme está escrito no primeiro post do tópico. Não precisa de muita nao, só um pouco pra garantir o ambiente seco...

abraços
 
Back
Top