Pessoal, revivendo o topic:
Comecei a me interessar pela secagem então enviei alguns e-mails pras fabricantes de sílica. O melhor preço que achei foi na
Saguaragi os: (
vendas@saguaragi.com.br).
Eles tinham a Sílica Branca (normal) e a Azul, com indicação de saturação.
Perguntei se a Azul poderia ser usada em alimentos e me responderam o seguinte:
"Em relação a sílica azul, sua pigmentação é de Cloreto de Cobalto, este produto não é adequado para contato direto com alimentos, neste caso pode utilizar a sílica laranja que a sua pigmentação é de Sulfato de Ferro, aprovada para os segumentos Farmo e Alimentício.
Ela indica a saturação quando sua cor original (laranja) passa p/ bege bem claro, dando assim a mesma condição de visualização para possível manutenção, se for o caso."
Encomendei a sílica Laranja e em dois dias estava em casa.
Peguei um cubensis que foi fruto único de uma busca (e presente de um amigo), e fiz uma experiência. Segui umas dicas que andei compilando destes posts e fiz assim:
Cortei o menino no meio e deixei as duas metades amarradinhas no ventilador algumas horas. Virei e deixei mais algumas horas. Ficaram bem sequinhas e perderam muito pouco a forma. Feito isso, puz as duas metades na silica (contato direto) dentro de um potinho tipo tapeware e deixei por 24h.
O resultado foi 'cracker dry'.
Tenho algumas dúvidas rapaziada:
1) alguém já usou a sílica laranja? é mesmo atóxica? algum problema no contato direto?
2) não há risco da sílica "puxar" a psilocibina tbm? ehehehe
3) será que se eu não cortá-lo ao meio, a secagem não atinge 100%?
Conversando com o Law_RJ, tivemos a impressão de que cortar expôem a psilocibina, oq vc acham?
Fiquei ressabiado de por a metade "exposta" do caule e da chapuleta virada para a sílica justamente por medo da psilocibina ser absorvida.
Se alguém se interessar eu posto umas fotos do bixinho sequinho... a perda de tamanho foi de algo como 50%...
valeu!
Paz