Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

yanan,

Sugiro que você pesquise mais sobre sílica gel. E o fórum também.
 
Foi mau ECUADOR, não ia enviar esta mensagem, foi um vacilo meu, desculpas...
meu note travou ontem, e se possivel poderia a apaga-la? Obrigada
 
Estou tendo problemas pra secar os meus, demoro de 4 dias a 1 semanas pra atingir o cracker dry entre ventilador 18 horas e cloreto de calcio pro resto do tempo.. demora muito pra abosrver a umidade esse cloreto de calcio... alguem tem experiencias com secagem em cloreto de calcio e poderia me dizer legal?
 
Eu!

Comprei dois anti-mofo de supermercado e usei eles para secar meus cogumelos dentro de um isopor de 7 litros.

O primeiro cogumelo levou uns dois dias para ficar seco. O píleo ficou seco, mas o talo ficou mole, até achei normal, super enrugado. Sequei ele sozinho.

Já os outros, quando tive que colocar mais de um por vez, em dois dias ficaram enrugados, mas até o chapeu ficou meio mole ainda...

Com o passar do tempo, o anti-mofo foi ficando cada vez mais ineficaz, até que, depois deles dois secarem uns 30 cogumelos, em 4 ou 5 secagens, ambos saturaram e o cloreto de calcio diminuiu o tamanho para metade do original e escorreu uns 50 ml no fundo de cada pote.

Cloreto de cálcio é um quebra galho para emergências, e olhe lá!

Hoje vou buscar a sílica (1,5 kg) na casa de uma amigo meu e vou testar (não sei quando).
 
Cygnus X 1, deixa eu te perguntar uma coisa...como vc fez essa redinha que vai dentro do cano? Que material?
Também queria saber onde ele consegui essa redinha. Sei que existe um tipo de tecido que é vendido em armarinhos, chamado Filó, é um branco que é usado em roupa e tambem para cobrir alimentos; se parece com um mosquiteiro e acho que cumpre de forma satisfatoria essa finalidade da redinha!



Alguém sabe qual a quantidade maxima de cogumelos que pode ser usada por vez no túnel de vento, tipo desse de Cygnus?
 
Alguém sabe qual a quantidade maxima de cogumelos que pode ser usada por vez no túnel de vento, tipo desse de Cygnus?

Usando o raciocino lógico acho que dá para ter uma noção, não?! :rolleyes:
 
Alguém sabe qual a quantidade maxima de cogumelos que pode ser usada por vez no túnel de vento, tipo desse de Cygnus?
Uma quantidade que permita ao vento passar entre os cogumelos.
se chegar a bloquear o fluxo de ar, voce estara estragando os cogumelos.
a dica eh deixar um separado do outro sem encostar muito, onde encosta fica azulado, e se tiver tempo muito umido pode ate "melar" (fermentar/decompor) o cogumelo.
 
Dá para escalonar facil tipo fazer bem mais esticado com muitos andares/cestos, só acho q aí pode precisar de mais um cooler do outro lado do tubo. A telinha, bem tem em casas de construção, tipo sombrite, aí vc "tece" o cesto sob medida.
 
Estou tendo problemas pra secar os meus, demoro de 4 dias a 1 semanas pra atingir o cracker dry entre ventilador 18 horas e cloreto de calcio pro resto do tempo.. demora muito pra abosrver a umidade esse cloreto de calcio... alguem tem experiencias com secagem em cloreto de calcio e poderia me dizer legal?

Boa tarde Insider e companhia limitada!
Minha experiência pessoal com o cloreto de cálcio: meus cogumelos também demoraram um pouco a secar com o desumidificador de armário... a solução que encontrei foi utilizar o bom e velho plástico filme e um saquinho de sílica... coloque os cogus em cima do potinho de desumidificante, coloque um saquinho de sílica em cima dos cogus e "lacre" tudo com um plástico filme. Por raciocínio lógico o desumidificador ira "chupar" a umidade somente do cogus e do pouco ar que restou entre eles... a sílica vai dar um "boost" na secagem também...

Claro... tudo isso depois de boas horas em túnel de vento ou, no caso dos flushs com maiores cogus, utilizo um pequeno aquecedor... que nada mais é que um tunel de vento quente!

Espero ter ajudado!
 
Cara, aquecedor é muito ruim. Dá uma lida no post!

Sei q quis dizer q é seu ventilador esquentando ou algo assim... de qualquer forma é uma das piores coisas q vc pode fazer, pois acelera a degradação (de tudo).
 
Cara, aquecedor é muito ruim. Dá uma lida no post!

Sei q quis dizer q é seu ventilador esquentando ou algo assim... de qualquer forma é uma das piores coisas q vc pode fazer, pois acelera a degradação (de tudo).

Eae Cygnus,

Então... achei uma boa opção porque o aquecedor não fica tão quente... não me lembro em qual post li que a psilocibina desnatura na temperatura de 70° C... com certeza o aquecedor não chega a esse temperatura.... Mas ao mesmo tempo eu provei desses cogumelos secos e perderam bem a potência... não estou podendo gastar grana com sílica no momento....
 
Eae Cygnus,

Então... achei uma boa opção porque o aquecedor não fica tão quente... não me lembro em qual post li que a psilocibina desnatura na temperatura de 70° C... com certeza o aquecedor não chega a esse temperatura.... Mas ao mesmo tempo eu provei desses cogumelos secos e perderam bem a potência... não estou podendo gastar grana com sílica no momento....

Como o Cygnus disse, aquecedor nem se cogita para essa finalidade.
Se ta com problemas em adquirir silica (que é caro) compre Cloreto de Cálcio que funciona igualmente e é bem mais acessível.
 
posso seca-los assim nessa bandeja? demora mto? aki em brasilia já é secão mesmo!
apenas cobri com um papel aluminio
21092011056.jpg
 
Só testando, @Adrius.

Mas creio que há um bom risco de estragarem antes de secar.
 
Li muito sobre secagem e conservação quanto a secagem decidi criar a minha tecnica, usei a ideia de como colocar atras da geladeira e usei meu computador.

- Coloquei os cogumelos envolvidos de papel toalha dentro de uma meia, e os coloquei atras do meu computador, onde tem o lugar que sai bastante vendo e é um poco quente
-pronto apenas 2 dias
- crack dry

Conservação, decidi tentar conservar no mel até agora tudo esta bem atraente e agradável e bonito tudo dando certo, so não posso falar sobre potencia dos cogumelos pois ainda não desfrutei deles.

:)
 
Uso um tubo de vento feito com um cooler de processador ($10), papelão e uma garrafa pet. Deixo os cogus lá por uns 2 dias, ficam 80% secos. Depois é só ir p/ a sílica (tenho 1kg, ja sequei muitos cogus nela sem precisar levar no forno). Fica conservado por meses sem perdas de potência...
 
Uso um tubo de vento feito com um cooler de processador ($10), papelão e uma garrafa pet. Deixo os cogus lá por uns 2 dias, ficam 80% secos. Depois é só ir p/ a sílica (tenho 1kg, ja sequei muitos cogus nela sem precisar levar no forno). Fica conservado por meses sem perdas de potência...

andrelsn

Sei que isso deve variar bastante mas quanto pagou no kilo da sílica?
 
Sílica branca (sem indicador de saturação) custa $11,90 o pacote com 500g, na internet.
 
sequei atras do computador e la é meio quente, tenho medo de ter degradado algo do cogumelo por conta do calor...
 
Back
Top