Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade

Malufi, vc pode ainda reaproveitar a silica.

Sinceramente, eu acho que rola muita discussão para um assunto que talvez não merecesse tantas questões. A questão passa a se tornar mais séria quando estamos tratando de quantidades enormes a serem secadas. No cultivo caseiro indoor a quantidade em gramas de cogumelos é pequena, fácil de ser secada com métodos simples que já foram exaustivamente descritos.
 
Perdão se fui repetitivo... só estava inseguro e queria ter certeza do que eu estava fazendo.

Agora acho que sanei as minhas preocupações.

Valeu mesmo Floyd! com esse username tbm, só podia ser coisa boa ;)

De qualquer forma, eu fiz a experiência com o cogu inteiro e ficou 100% :pos:

alias, ficou muito melhor porque quando cortei houve perda do formato e inteiro ficou perfeitinho.

Me desculpem se eu estiver errado, mas não acho tão banal essa discussão porque afinal, quem tá começando tem dúvidas e já na escolinha a tia me ensinou que não se deve banalisar a dúvida do outro.

E Neuro, me desculpe se eu pareci rude, não era essa a intenção. Respeito muito o seu conhecimento nessa trilha.

valeu pessoal
 
Opa meu caro, eu é que peço desculpas, a mensagem não foi pra vc especificamente, foi para o fórum todo.

É que de fato o básico da secagem já foi discutido. Se quiséssemos discutir por exemplo como manter o formato o mais perfeito possível, como o Cygnus postou, aí seria outra estória.

[]'s
 
Ae pessoal,

só pra ficar completinho... o antes está em https://teonanacatl.org/threads/selvageria-p.387/ e aqui está o depois.

como vcs podem ver, o que eu cortei no meio ficou bem deformado, mesmo usando o vento. Já o que deixei inteiro, ficou perfeito!

abraços :)
Secagem 002B.jpgSecagem 003B.jpgSecagem 005B.jpgSecagem 001B.jpg
 
Olá pessoal! tudo certo?

Eu estou pensando naquela técnica de secagem em que se coloca os cogumelos em um ambiente de baixa pressão, para sublimar a agua e os cogumelos manterem o formato original deles. Ví no inicio deste tópico que se deve fazer isso a uma baixa temperatura, mas qual seria essa temperatura?? Alguem tem informações sobre isso ou sabe onde posso encontrar??

Obrigado galera!! Até mais!!
Shroomistry.


Tinha escrito isso antes, aí dei uma pesquisada e achei esse documento http://www.deq.uem.br/biblioteca/deq/Anais/CobeqXIII/pdf/112.pdf que explica a secagem de Agaricus bisporus à vacuo. O processo chama liofilização e é bem complicado de fazer. Tem que manter uma temperatura de -55°C e vácuo constante. Vácuo eu até consigo, pq no lab que eu tenho acesso tem bomba de vácuo, mas o dificil é manter a temperatura a -55°C. Fora que o processo leva entre 7 e 15 horas (depende da velocidade de congelamento, quanto mais rápido for o congelamento, mas rápido será a sublimação da água). Acho q é um processo inviável para pequenas produções, como é o caso de cultivos indoor.
Estava pensando e discutindo com meu irmão que neste caso o cogumelo manteria o formato e ficaria todo poroso, sendo assim, ele adsorveria muito ar e por consequencia oxigenio, deste modo, acredito que uma maior quantidade de psilocibina iria oxidiar mais facilmente. E também não me agrada muito a idéia de congelar os cogumelos, pois no caso do champignon não há nada a perder junto com a agua, mas no caso do cubensis existe a psilocibina, que é o composto de nosso interesse. Acho que congelando existe o risco de uma certa quantidade de psilocibina ser retirada junto com a água no processo de sublimação (não que na secagem com ventilador isso não possa acontecer, mas creio que a sublimação é um processo muito mais agressivo do que a secagem com vento). Bom é isso... isto que eu escrevi são alguns pensamentos que eu tive e discuti juntamente com meu irmão, pode ser que estejamos errados... postem suas ideias sobre isso, creio que seja uma discussão interessante e que pode nos fazer aprender muito mais sobre essa técnica.

Abraços!!! Até mais!!!
Shroomistry.
 
Shroomistry disse:
(...) Ví no inicio deste tópico que se deve fazer isso a uma baixa temperatura, mas qual seria essa temperatura??

então.. pelo que sei, temperatura inferior à 35ºC.

Shroomistry disse:
Alguem tem informações sobre isso ou sabe onde posso encontrar??

Acho que no comecinho deste post tão falando sobre isso, não?

To postando mais pra ajudar rapidamente, logo mais deve aparecer alguém que manja mais do assunto. ;)

abraços
 
Valeu Mafufi!! Depois q eu postei eu dei uma pesquisada no assunto. Dá uma olhada lá no que eu escrevi que agora tá editado hehe!!

Valeu!! Até mais!!
 
é cara... o negócio pros pobres mortais com pequenas quantidades é o vento/sílica mesmo.. fica 100%!

Congelar eu não recomendo, mesmo porque só de por eles no freezer, a consistência muda. Parece que ele derrete.. foi tão estranho que eu nunca tentei denovo.. ehehe

Agora quanto à temperatura, só sei que o ideal pra conservar a psilocibina é inferior à 35ºC.

Abraços
 
iai galera sussa
to com algumas duvidas aki
saquei como faazer essa paradinha para secar
pelo que deu para entender, tem se ser tipo um tubo com os cogus dentros e algo ventilando...
depois dessa etapa, eh preciso fazer oque(voceis jah devem ter falado disso mas n consigui axar :p)
 
eae coxinhaaa

depois de seca-los no tunel de vento o pessoal coloca ele em um pote fechado com sílica até eles ficarem bem secos o que chamamos de 'cracker dry', ai então eles são guardados em um pote fechado com uma pequena quantidade de sílica, só o suficiente para eles não reidratarem e mofarem

ta tudo explicadinho no tópico, não sei como tu não acho

:pos:
 
coxinhaaa disse:
iai galera sussa
to com algumas duvidas aki
saquei como faazer essa paradinha para secar
pelo que deu para entender, tem se ser tipo um tubo com os cogus dentros e algo ventilando...
depois dessa etapa, eh preciso fazer oque(voceis jah devem ter falado disso mas n consigui axar :p)

não precisa ser tubo de vento não... eu os amarro no ventilador mesmo
 
será que se tentar secar P.cubensis como se seca Amanita Muscaria, da certo?

se coloca-los em um meia... e deixar por uma noite atras da geladeira..ou freezer (que é mais power), ele seca sem prejudicar a qualidade (sem manda psilocibina pro espaço)...
deve formar uma sopa azul!..mas vai saber.....

valeu ae!
:) :) :) :) :) :)

abraço!!!
 
jahcubensis disse:
será que se tentar secar P.cubensis como se seca Amanita Muscaria, da certo?

se coloca-los em um meia... e deixar por uma noite atras da geladeira..ou freezer (que é mais power), ele seca sem prejudicar a qualidade (sem manda psilocibina pro espaço)...
deve formar uma sopa azul!..mas vai saber.....

valeu ae!
:) :) :) :) :) :)

abraço!!!

sim dá certo, acho que em vez da meia é melhor usar aqueles sacos de papel de pão.

só um comentario curioso, sabe aquelas meias que se coloca em cima da lareira na época de natal ? nos paises do hemisferio norte ?
pois é, dizem que esta é mais uma influência das amanitas no simbolismo do natal, por que estas meias eram para secar as amanitas ;)
 
Kuarup disse:
sim dá certo, acho que em vez da meia é melhor usar aqueles sacos de papel de pão.

só um comentario curioso, sabe aquelas meias que se coloca em cima da lareira na época de natal ? nos paises do hemisferio norte ?
pois é, dizem que esta é mais uma influência das amanitas no simbolismo do natal, por que estas meias eram para secar as amanitas ;)

ae eu uso meias pra secar pq minah mae acha que pega fogo eu deixar os saquinhos de papel pindurados na geladeira. nao tem um motivo especifico! eheheh
a temperatura atras da geladeira nunca sobe muito, e por causa do motor de ar atras dela, o ar circula no local, eu só uso esse local pela CONVENIENCIA, ele nao influencia em nada a viagem viu... eu só faço SEMPRE assim por puro costume mesmo, eh que deu certo uma vez, entao como eu tenho o lugar sempre vago, eu uso .
(olha faz uns 20 anos pelo menos que eu nao pinduro minhas CONGAS e meu TOPATUDO pra secar atras da geladera):p:
 
Mortadelo,
pode dizer pra tua mãe que os sacos de papel não pegam fogo com certeza.

para secar melhor é bom não colocar muitos em cada saco e tbém colocar o saco entre a geladeira e o radiador, aquele vão que tem, sabe ?
ai prende-se a borda de cima do saco com um prendedor de roupa.

abrs.
 
Kuarup disse:
para secar melhor é bom não colocar muitos em cada saco e tbém colocar o saco entre a geladeira e o radiador, aquele vão que tem, sabe ?
ai prende-se a borda de cima do saco com um prendedor de roupa.
abrs.

boa tecnica mesmo...assim voce esquenta bem de leve e faz tipo um "tunel de vento" com o radiadorzinho!

o Kuarup... já tem um topico sobe as semelhanças (natal X amanita)?

valeu aee
 
jahcubensis disse:
boa tecnica mesmo...assim voce esquenta bem de leve e faz tipo um "tunel de vento" com o radiadorzinho!

o Kuarup... já tem um topico sobre as semelhanças (natal X amanita)?

valeu aee

achei na net esta foto exemplificando a posição do saco de papel, a foto ao lado é como o cara distribui os cogus no meio do saco ele grampeia em alguns postos para não ficar tudo amontoado.

em relação ao amanita x natal eu não sei,

neste link tem 3 páginas de enfeites de natal
http://www.bluehoney.org/bluehoney/index.php?module=photoalbum&PHPWS_Album_op=view&PHPWS_Album_id=5

abrs.:pos:
38244209.jpg
 
dahora o site!

esquema legal tbm!

alguem sabe se aquela areia que tem no CEBION C!... é silica...(na tampa)

valeu aee!
 
Todo mundo coloca os cogumelos em contato direto com a sílica?
A mim não ficou claro isso... Depois de colocado em meio ao 'tubo de pvc à jato' por umas horas, é colocado junto a sílica, mas não entendi se é misturado, em contato com ela, ou apenas em um ambiente fechado, com elas 'por perto'?

Espero não ter feito perguntas tolas.
Grato!
 
Kliphos disse:
Todo mundo coloca os cogumelos em contato direto com a sílica?

Não, a sílica não é digerível e se você misturar ela com os cogumelos ficará difícil de separar depois. Separe a sílica do cogumelo por um pano ou toalha de papel em algum recipiente bem vedado. Eu costumo forrar o fundo do recipiente com sílica, cubro com uma toalha de papel e deito os cogumelos em cima de tudo.
 
Back
Top