Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PFTek clássica/direto e Microondas/forno + Improviso por imprevisto

Diário de cultivo completo.
Olá a todos.

Bueno, só pra explicar o título do post.
Eu havia pedido alguns esporos do Pró-fungos que demoraram a chegar, então achei que não viriam mais e acabei comprando uma seringa de uma loja online.
Resultou que os carimbos chegaram e a seringa também atrasou por causa dos correios e o que deveria levar 4 dias levou quase um mês.
Achei que a seringa poderia ter sido perdida mas por sugestão de membros do forum resolvi testar em PFTek. Como a seringa era de 20ml e na minha panela de pressão só cabem 4 copos, resolvi fazer um teste antes de fazer "pra valer" e como estava sem muito tempo pra fazer na pressão e montar meu glovebox experimentei fazer um copo no microondas como li aqui que alguns fizeram para a esterilização do substrato e tampa do forno para inoculação. Os outros foram PFtek normal e um com esporos direto (sem seringa) mas tive alguns imprevistos.

Segue a experiencia completa:

Strain: 3 bolos B + e 2 South American
Técnica: 1 Bolo Microondas/forno, 3 bolos PFtek e 1 bolo PFTek (esporos direto, sem seringa)
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral.
Inoculação: 1 bolo 22/3 (micro) e 4 bolos 29/03 (pftek)

B+ - Microondas + tampa do forno:

Eu usei um daqueles potes plásticos de castanhas de supermercado. Coloquei o substrato com um pouco mais de água, tampei com papel filme deixando apenas um espacinho num canto e deixei a tampa do pote só encostada em cima. Coloquei por 10 minutos no microondas. O pote ficou muito quente e demorou bastante a esfriar, uma meia hora.
Peguei seringa e a agulha, passei alcool 70, abri a tampa do forno, forrei com alguns papel toalha e tentei a inoculação... desastre total.

Problemas que eu tive:
1 - Na hora de fechar o pote com o filme, depois dos 10 min no microondas, ele estava todo molhado e quente, com isso já não grudava mais na borda do copo.
2 - na hora em que fui inocular descobri que os caras me mandaram uma agulha que não era compatível com a seringa. Quando fui inocular jorrou água com esporos por todos os lados. Eu achei que a seringa estava mal colocada então tentei de novo e aconteceu a mesma coisa. Eu abri espaço no filme pra deixar a água com esporos ao menos pingar dentro do substrato, fechei o pote com a tampa, fiz o sinal da cruz e seja o que deus quiser.

Pós inoculação:
Enrolei bem num plástico escuro e deixei em cima da geladeira. Depois de 5 dias notei uma penugenzinha em cima do substrato e algo nas laterais. Acho que como eu fiz uma cama de vermiculita os esporos tiveram dificuldade de chegar no substrato de verdade. Tinha também uma mancha escura, mas eu acho que é do substrato que molhou com o vapor condensado/seringa.

B+ PFTek 1:
Enquanto deixei a "experiência" incubando, construí uma glovebox de caixa organizadora, junta de pvc e luvas de cozinha. Ficou meio curta para as mãos mas deu pro gasto. Posso postar a s fotos mais tarde se alguém quiser.
Quando ficou pronta eu fiz a segunda experiencia, agora "valendo".
4 potes de castanhas com substrato descrito acima, coloquei uma camada de papel alumínio e deixei a tampa do pote apoiada sobre a boca. A idéia era mais esterelizar a tampa também pra poder fechar bem o pote depois que o alumínio fosse furado. panela de pressão por 1h e mais 2h30 para esfriar.
Enquanto isso limpei a glovebox com alcool 70 e passei spray germicida. deixei agindo por 15 minutos. Havia comprado uma agulha nova para a seringa B+ e tudo parecia sob controle, então tirei os potes da panela, coloquei na glovebox com a seringa e a agulha (e um papel toalha embebido de alcool por se acaso) e fui pra lida.

problemas que tive:
1 - Eu não coloquei todos os itens na caixa enquanto deixei agindo com o germicida, assim pode ser que tenha entrado algum contaminante quando abri a tampa pra colocar as coisas dentro, mas tb achei que isso não inluenciaria tanto.
2 - a agulha de novo deu paue esguichou agua com esporos por todo o pote. no primeiro eu fiz como havia feito no outro, fiz um furinho no aluminio e empurrei a agua com esporos pro furinho e depois tampei o pote. Acabei tentando improvisar no segundo pote, tapando as laterais da agulha com os dedos pra ver se conseguia injetar ao menos um pouco de liquido mas deu errado de novo e fiz novamente como na anterior, empurrando a agua que estava em cima do aluminio para dentro do furinho e tampei.

PFTEk direto (sem seringa)
Para não perder os outros dois potes de substrato, resolvi pegar um dos carimbos que tinha pedido ao pro fungos e escolhi o South American (por puro bairrismo ). A idéia era raspar os esporos diretamente no substrato, mas eu havia feito uma cama de vermiculita e achei que não funcionaria, então eu abri um sulco no meio do pote e raspei um pouco de esporos ali e tapei de novo. Imagino que o ideal seria ter colocado nas laterais, mas eu não conseguia ver direito e para evitar o risco de colocar os esporos pra fora do pote, coloquei no meio. Fechei com o papel aluminio e depois com a tampa do pote por cima.

PFTEk Padrão.
Por fim, com tinha ainda um pote de substrato resolvi pegar outra seringa que eu lembrei que tinha guardada (já estereizada) e fazer uma seringa com um pouco do carimbo de South American. A esta altura já era tarde e eu tenho um filho de 1 ano (ou seja, 7h00 eu to em pé pra fazer folia com o pequeno) então tentei manter o máximo de assepsia possivel sem ter de perder tempo.
Peguei um copinho de cachaça e limpei bem com alcool 70. Enchi o copinho com água mineral, raspei os esporos com um bisturi e mistrei co o proprio bisturi. PEguei a seringa, uxei a agua e joguei de volta para misturar e enchi a seringa.
DEsta vez fiz certinho, 4 furos e coloquei um pouco da agua em cada, cerca de 1 ml. Fechei com a tampa.

Problemas que tive:
1 - O único problema que tive foi que eu na pressa enchi primeiro o copo pra depois encher a seringa e acabei fazendo agua com esporos demais. Acabei enchendo a seringa e a outra que estava com os B+ pra não jogar fora, esterelizei a agulha no fogo e guardei, passei álcool 70 nas seringas, embrulhei num papel aluminio e guardei.

Pós inoculação:

Guardei os 4 potes em uma caixa e deixei em cima da geladeira (tem outro móvel em cima, então o espaço fica bem justo e a temperatura se mantém).
Uma semana depois abri a caixa pra olhar. Tanto os que estouraram quanto o que coloquei os esporos direto apresentam uma penugenzinha, quase como se fosse um vapor, nas laterais. A diferença é que no que eu coloquei o esporo direto essa "névoa" esta mais bem espalhada, inclusive no fundo do pote. Vou aguardar pra ver como se desenvolve. O pote que foi inoculado "direitinho" já apresenta sinais bem mai evidentes de micélio branquinho. Fiquei louco de faceiro quando vi. Acho que pe o mais provável de vingar.

Segue as fotos. Elas estão na mesma ordem em que postei os relatos. Gostaria da ajuda de vcs no primeiro, aquele do microondas, pra ver se a mancha escura é mesmo porque molhou ou se vcs acham que pode ser um contaminante, assim como a "penugenzinha" nos demais. Eu sou daltônico, então fica dificil notar cores diferentes :p

Valeu!

Anexos

• bmicroestour1.JPG
    bmicroestour1.JPG
    141.3 KB · Visualizações: 133
  • bmicroestour2.JPG
    bmicroestour2.JPG
    122.5 KB · Visualizações: 126
  • bmicroestour3.JPG
    bmicroestour3.JPG
    135.4 KB · Visualizações: 125
  • bmicroestour4.JPG
    bmicroestour4.JPG
    119.4 KB · Visualizações: 123
  • bseringa ruim1.JPG
    bseringa ruim1.JPG
    100.1 KB · Visualizações: 126
  • bseringa ruim2.JPG
    bseringa ruim2.JPG
    98 KB · Visualizações: 116
  • bseringa ruim3.JPG
    bseringa ruim3.JPG
    103.4 KB · Visualizações: 119
  • BseringaII1.JPG
    BseringaII1.JPG
    93.7 KB · Visualizações: 121
  • BseringaII3.JPG
    BseringaII3.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 118
  • BseringaII2.JPG
    BseringaII2.JPG
    94.1 KB · Visualizações: 117
  • BseringaII4.JPG
    BseringaII4.JPG
    108.6 KB · Visualizações: 116
  • SAdir.JPG
    SAdir.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 127
  • SAdir2.JPG
    SAdir2.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 131
  • SAdir3.JPG
    SAdir3.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 130
  • SAdir4.JPG
    SAdir4.JPG
    113.1 KB · Visualizações: 128
  • SAsernov1.JPG
    SAsernov1.JPG
    117.9 KB · Visualizações: 119
  • SAsernov2.JPG
    SAsernov2.JPG
    109.9 KB · Visualizações: 121
  • SAsernov3.JPG
    SAsernov3.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 125
  • SAsernov4.JPG
    SAsernov4.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 117
Nossa, me parece que estão tão pequenos pra já estarem abrindo o chapéu... :eek:
Pois é, pra mim tb parece, mas como falei, é meu primeiro cultivo e não tenho experiência nem referência, então vou ficar de olho.... mas eu realmente imaginava que cresceria mais...
O bolo é bem pequeno, talvez seja por isso... mas enfim, vamos ver o que acontece... vou postando aqui as atualizações.

@SRgreen, @Narciss, encontrei um post que fala sobre frutos prquenos e tals... coincidentemente (ou não), tb era um cultivo de South American:
https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-south-american-pf-tek.10727/page-3#post-157954

No post tb faça que dá pra tirar alguns e deixar os demais ali, então já sanando outra dúvida...
enfim, como disse antes, vou ficar ligado e vou postando as atualizações.

Última edição por um moderador:
Bom pessoal, eu ia postar amanhã mas já que to acordado, aqui vai...
Hoje fiz minha primeira colheita... muito feliz com o resultado... meninos pequenos mas faceiros :)
Eu na verdade nao tinha me dado conta que eles já estavam todos com o véu rompido... achei que cresceriam mais antes de abrir o chapéu, mas assim que fui ver hjd e noite j[a estavam bem abertos... aproveitei pra tirar tb uns abortos (outros deixei pq não sei se são abortos ou pins), comi 2 abortos mais pra ver o gosto (mas, psicológico ou não, notei que percebi várias imperfeicões nas linhas retas da minha casa, um bem estar e uma vontade de dizer pra minha mulher que eu amo ela) e coloquei num dunk até amanhã pra garantir a hidratação e pra me dar tempo de limpar terrário.

Conversei com o @Cosmik ontem sobre como é chato limpar a perlita... ontem fiz um esquema que facilitou a vida.

Peguei mais ou menos 1,5m² de tela, tuli, chame como quiser, aquele tecido que é como uma rede de mosquiteiro. Forrei uma banheira de criança velha que tenho lá em casa (mas dá pra fazer até com saco de lixo) coloquei a perlita de modo que o tecido fique com as bordas para fora, adicionei umas gotas de água sanitária e água normal. Deixei ali enquanto colhia os cogumelos. Terminada a colheita, coloquei o bolo no dunk e limpei a caixa organizadora com álcool 70. Então, puxei as bordas do tecido como que "embrulhando" a perlita, retirei a água e enchi a banheira denovo, mergulhando e tirando perlita da água pra lavar bem. O bom de fazer assim é que não dá sujeira e fica fácil manusear a perlita. DEixei mais um pouco de molho enquanto colocava os meninos na frente do ventilador, lavei mais um poquinho e recoloquei a perlita no terrário.

Para a secagem, coloquei os cogumelos dentro de um saquinho de lavar roupa (aqueles para peças delicadas, feitos de redinha) e pendurei na frente de um ventilador ligado na velocidade máxima. Hj qdo chegar em casa passo pra sílica.

Pra sílica eu encontrei umas com uma loja de eletronicos, mas com nãos ei há quanto tempo estavam guardadas as coloquei por umas 3 horas na frente de uma estufa (aquecedor)... notei que algumas bolsinhas ficaram mais "soltas", então acho que funcionou.

Pra terminar, agradeci pelo presente e aproveitei pra dar um oi pra Lua Cheia :)

Segue as fotos:

Anexos

• IMG_4318.JPG
    IMG_4318.JPG
    100 KB · Visualizações: 48
  • IMG_4319.JPG
    IMG_4319.JPG
    77.8 KB · Visualizações: 42
  • IMG_4321.JPG
    IMG_4321.JPG
    98.7 KB · Visualizações: 47
  • IMG_4322.JPG
    IMG_4322.JPG
    112.1 KB · Visualizações: 42
  • IMG_4323.JPG
    IMG_4323.JPG
    120 KB · Visualizações: 40
  • IMG_4326.JPG
    IMG_4326.JPG
    107.3 KB · Visualizações: 40
  • IMG_4328.JPG
    IMG_4328.JPG
    184 KB · Visualizações: 45
  • IMG_4329.JPG
    IMG_4329.JPG
    190.8 KB · Visualizações: 46
Última edição:
Parabens!! Primeira colheita do primeiro cultivo é magica...
Meninos bonitos, bem merecido! :)

Bom pessoal, enquanto eu aguardo o segundo flush, estava realizando a secagemn dos cogumelos.
Depois de deixar 24hs na frente do ventilador, coloquei em um pote fechado com vários saquinhos de silica que um cara de uma loja de eletronicos me deu.
Essa silica eu tinha deixado em frente a uma estufa por aproximadamente 2 hs.

Hoje eu abri o pote, achando que já estariam secos mas apenas os pequeninos estavam... os maiores estão borrachudos nos talos. Eu sei que eles deveriam estar "crocantes", então acho que alguma coisa deu errado, provavelmente a sílica não secou o suficiente, já que fiz a colheita na terça feira e pelos relatos que vi em 24hs eles deveriam estar 100% secos.

Dando uma pesquisada e vendo o video do beraldo vi o comentário sobre descaretar se eles ficarem pretos"... os meus tem alguns pontos pretos, mas acho que foi "machucados" de quando eles estavam secando pois o saco balançava bastante na frente do ventilador (essa ultima frase, se lida separadamente, dá uma imagem mental bastante divertida), mas mesmo assim fiquei em duvida pela falta de experiência.

Pra ter mais evidencias eu cheirei e todos estão com cheiro bom de cogumelos secos e cortei os maiores pra ver cmo estavam dentro. Eles estão meio escuros, mas o cheiro tb é de cogumelo normal.

Estou colocando a silica em frente a uma estufa mais forte e vou deixar mais tempo... enquanto isso posto as fotos e peço que aluguém mais experiente me diga se acham que eles estão comprometidos.

Coloco tb algumas fotos do segundo flush que está vindo. Qdo fiz o dunk and roll acho que alguns pins pequeninos abortaram e ficaram soterrados na vermiculita. Me atucanei no inicio mas de como está pinando denovo desencanei ... como deu uma esfriada e eu não estou usando aquecedor, eles parecem estar crescendo mais lentamente, mas parecem tb estar mais "parrudos". Não seis e tem a ver com a temperatura ou o fato de ser o segundo flush. A temperatura no terrário à noite está chegando aos 18 e durante o dia nuns 20/22.

Segue as fotos

Anexos

• IMG_4372.JPG
    IMG_4372.JPG
    50.1 KB · Visualizações: 28
  • IMG_4373.JPG
    IMG_4373.JPG
    49.7 KB · Visualizações: 25
  • IMG_4375.JPG
    IMG_4375.JPG
    45.9 KB · Visualizações: 29
  • IMG_4376.JPG
    IMG_4376.JPG
    48 KB · Visualizações: 25
  • IMG_4377.JPG
    IMG_4377.JPG
    53.7 KB · Visualizações: 27
  • IMG_4378.JPG
    IMG_4378.JPG
    60.9 KB · Visualizações: 28
  • IMG_4379.JPG
    IMG_4379.JPG
    37.4 KB · Visualizações: 28
  • IMG_4384.JPG
    IMG_4384.JPG
    62.2 KB · Visualizações: 27
  • IMG_4385.JPG
    IMG_4385.JPG
    59.8 KB · Visualizações: 26
  • IMG_4386.JPG
    IMG_4386.JPG
    59.5 KB · Visualizações: 25
  • IMG_4387.JPG
    IMG_4387.JPG
    55.9 KB · Visualizações: 24
  • IMG_4388.JPG
    IMG_4388.JPG
    71.7 KB · Visualizações: 26
  • IMG_4389.JPG
    IMG_4389.JPG
    67.2 KB · Visualizações: 28
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    115 KB · Visualizações: 25
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    112.2 KB · Visualizações: 27
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    96.9 KB · Visualizações: 27
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    126 KB · Visualizações: 26
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    114.3 KB · Visualizações: 28
Valeu @Lwalker!
Eu tinha visto essa tpecnica, mas como já estava com a silica achei que seria sufu]iciente.

tvz eu compre um desse hj pra garantir ;)

Valeu!

Ministério da Saúde Adverte: Excesso de mate + falta de comida + falta de sono pode resultar em deficit de atenção grave.
foi mal @Ecuador.

A sílica tem indicador de saturação? Talvez esteja saturada;
Eu consegui um pouco também de loja de eletrodomésticos, e apesar de as bolinhas azuis não terem mudado de cor, os frutos não ficaram crocantes ainda. :unsure:

Po
A sílica tem indicador de saturação? Talvez esteja saturada;
Eu consegui um pouco também de loja de eletrodomésticos, e apesar de as bolinhas azuis não terem mudado de cor, os frutos não ficaram crocantes ainda. :unsure:
pois é, não tem indicador :/ vou seguir o conselho do @Ecuador pra garantir.

Bom pessoal, ontem fiz a colheita do segundo flush... foram menos frutos, mas eles pareciam mais "fortes"...
aproveitei e dei uma lipada nos abortos, e tinha muitos... pode ter sido pelo fato de eu ter feito um dunk and roll desnecessário na primeira colheita. Olhndo as fotos depois eu acho que acabei tirando também alguns pins que ão estavam abortados... pra mim por ser daltônico, unido à falta de experiência, fica complicado tanto ver os pins/abortos no meio da vermiculita quanto diferenciar um do outro.

No primeito flush eu não tirei nada, no segundo resolvi tirar quase tudo e deixar só os pins mais evidentes... fazer o teste e ver no que dá.

Limpei bem os cogumelos e coloquei para secar... os maiores eu cortei pra facilitar a secagem, e aproveitei pra meio que dissecar e analisar melhor a anatomia dos cogumelos por dentro. Notei que eles azularam quase instantaneamente e os abortos escureceram muito na hora.

Pra limpar os cogumelos colhidos eu usei um kit de limpeza de lentes de câmeras que eu tinha, que tem tipo soprador pra tirar o excesso de vermiculita e tals e um pincel pra tirar o que ficou agarrado... foi bastante útil.

Pra secagem eu fiz um experimento e coloquei os abortos sobre um pedaço de lã acrílica em cima da saída de um mini desumidificador de ambientes que eu tenho aqui em casa... sequei em separado dos demais pra fazer o teste e tb por um pouco de receio de algum aborto estar deteriorado e contaminar os cogumelos durante a secagem... acho que é paranóia desnecessária, mas por via das dúvidas...

Segue fotos do bolo na hora da colheita, da colheita, do bolo limpo e do experimento de secagem.

Anexos

• IMG_4418.JPG
    IMG_4418.JPG
    205.8 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4419.JPG
    IMG_4419.JPG
    187.3 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4420.JPG
    IMG_4420.JPG
    85.8 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4422.JPG
    IMG_4422.JPG
    52.3 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4423.JPG
    IMG_4423.JPG
    31.7 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4425.JPG
    IMG_4425.JPG
    178 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4426.JPG
    IMG_4426.JPG
    194.2 KB · Visualizações: 31
  • IMG_4427.JPG
    IMG_4427.JPG
    170.5 KB · Visualizações: 37
  • IMG_4428.JPG
    IMG_4428.JPG
    82.1 KB · Visualizações: 32
  • IMG_4429.JPG
    IMG_4429.JPG
    47.2 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4430.JPG
    IMG_4430.JPG
    77.9 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4431.JPG
    IMG_4431.JPG
    96.1 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4432.JPG
    IMG_4432.JPG
    55.9 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4433.JPG
    IMG_4433.JPG
    62.2 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4435.JPG
    IMG_4435.JPG
    261.7 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4437.JPG
    IMG_4437.JPG
    174.4 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4440.JPG
    IMG_4440.JPG
    145.4 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4441.JPG
    IMG_4441.JPG
    93.1 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4444.JPG
    IMG_4444.JPG
    42.9 KB · Visualizações: 39
Última edição:
Sábado à noite foi dia da colheita do flush.
Na verdade eu já oderia tê-los colhido na quinta ou sexta feira, mas eu esperei um pouco mais pra colher desta vez por dois motivos, primeiro pq vou viajar esta semana então tive que ajustar o timing pra que eles não fiquem no momento de colher enquanto eu estiver fora e segundo porque eu queria ver os cogumelos bem abertos para ver quanto tempo ele demora até estar no ponto ideal de fazer carimbos. Ainda não fiz carimbos desta vez porque não deu tempo. O Fruto maior parece que saiu meio deformado, nada que prejudique muito, mas o talo estava meio deformado e o chapéu tava com um "furinho" no meio em cima.

Desta vez eu também fiz uma limpeza geral no bolo. Das outras vezes eu deixava alguns pins, mas notei que eles sempre acabavam abortando entre um flush e outro, então desta vez eu tirei tudo o que conseguia ver. Inclusive dei uma pincelada pra retirar o excesso de vermiculita antes de fazer um novo dunk and roll.

Pretendo também agora que estarei viajando fazer um experimento de deixar a luz apagada e ver se há muita diferença.

Segue fotos do 3º Flush:

Anexos

• IMG_4521.JPG
    IMG_4521.JPG
    178.1 KB · Visualizações: 20
  • IMG_4522.JPG
    IMG_4522.JPG
    188.6 KB · Visualizações: 22
  • IMG_4523.JPG
    IMG_4523.JPG
    128.8 KB · Visualizações: 21
  • IMG_4524.JPG
    IMG_4524.JPG
    120.5 KB · Visualizações: 22
  • IMG_4525.JPG
    IMG_4525.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 22
  • IMG_4526.JPG
    IMG_4526.JPG
    110.3 KB · Visualizações: 18
  • IMG_4527.JPG
    IMG_4527.JPG
    214.5 KB · Visualizações: 23
  • IMG_4528.JPG
    IMG_4528.JPG
    198.9 KB · Visualizações: 21
  • IMG_4529.JPG
    IMG_4529.JPG
    71.7 KB · Visualizações: 22
  • IMG_4530.JPG
    IMG_4530.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 21
  • IMG_4531.JPG
    IMG_4531.JPG
    61 KB · Visualizações: 20
  • IMG_4532.JPG
    IMG_4532.JPG
    79.8 KB · Visualizações: 19
Bom pessoal, desde o ultimo flush eu deixei o bolo no terrário e fui viajar. voltei hoje e nenhum pin nem nada.

Não sei se o bolo já deu o que tinha que dar ou se foi algo, to com a impressão que o motorzinho do aquário está meio baleado...

não há nenhum sinal de contaminaçao.

Amanhã vou viajar de novo por uma semana, então estava pensando seriamente em entregar o bolo à natureza e planta-lo em algum lugar aqui no meu jardim amanha de manha, mas conversando com o @Ecuador ele me disse que às vezes o dunk and roll recomeça um novo ciclo e que pode demorara a virem pin novamente, então deixarei mais uma semana e vamos ver no que dá.

Bom pessoal, voltei de viagem e nada de nada no bolo...
Não estrá contaminando, mas depois do ultimo flush e dunk and roll não veio mais nada... coincidencia ou não, depois que eu v]fiz uma limpeza "geral" no bolo, não veio mais nada... li em algum lugar aqui que eu não lembro onde que há quem diga que os pins/promodias de todos os flushs já ficariam meio que de "stand by" esperando sua hora de crescer... talvez eu tenha exagerado na limpeza e tirado esses que estavam só esperando... mas enfim, o fato é que não veio nada como estou indo viajar de novo e ficar uns 15 dias fora resolvi entregar o bolo pra mãe natureza.. coloquei-o em um vaso com fibra de coco em baixo e "terra vegetal" (]uma mistura de turfa, casca de pinus, casca de arroz carbonizada, casca de coco e umas coisitas mais) por cima e deixei no meio de uns arbustos de boldo que fazem sombrinha e tals aqui em casa.
vamos ver no que vai dar... daqui a um tempo pretendo plantar no chão mesmo, mas desta vez no deu pra ajeitar o terreno.

Assim sendo, agradeço a ajuda de todos e considero este diário encerrado.

Aqui vai algumas lições aprendidas:
- o método PFTek aina é o que eu mais indicaria pra iniciantes pois se fizeres certo é boa a chance de funcionar e é uma ótima forma de entender como funciona o ciclo dos cogumelos e tals e o fato de aumentar as chances de êxito também diminui a possibilidade de frustrações.
- as temperaturas indicadas são uma boa referencia de temperatura ideal, mas se ela ficar um pouco fora pra menos não vai prejudicar muito a não ser retardando um pouco o crescimento... acho que aqui vale mais a pena pecar pra menos do que pra mais.
- Fazer sua seringa é mais viável que comprá-la... têm-se a ideia de que é m ais garantido comprar pronta por medo de contaminar, mas a gente não tem como saber se a que compramos foi bem feita. Vale mais pegar um carimbo da pro fungos que além de mais barato. mesmo se contaminares uma seringa com um carimbo podes tentar várias vezes.
- é Normal no início, mas por mais que assepsia e tudo mais seja importante, não precisa ficar paranoico. uma assepsia perfeita vai deixar em quase zero a possibilidade de contaminação, mas se não estiver 100% a possibilidade de dar certo ainda é grande. Acho que o mais importante é mesmo esterilizar o substrato direito e limpar bem a agulha na hora da inoculação e tals. No resto é bom ter bastante cuidado, mas sem se atucanar demais.
- aprenda antes e invente depois. Acho que é melhor começar seguindo a receita pra depois ir variando e ajustando pra algo que funcione melhor pra si, pois o entendimento de todo o processo vai te dar a base para que saibas o que dá e o que não dá pra mudar ou inventar.

e era isso!

Valeu pessoal, assim que as viagens de trabalho diminuirem eu vou fazer algo mais.

abs

Back