Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PFTek clássica/direto e Microondas/forno + Improviso por imprevisto

Diário de cultivo completo.
Olá a todos.

Bueno, só pra explicar o título do post.
Eu havia pedido alguns esporos do Pró-fungos que demoraram a chegar, então achei que não viriam mais e acabei comprando uma seringa de uma loja online.
Resultou que os carimbos chegaram e a seringa também atrasou por causa dos correios e o que deveria levar 4 dias levou quase um mês.
Achei que a seringa poderia ter sido perdida mas por sugestão de membros do forum resolvi testar em PFTek. Como a seringa era de 20ml e na minha panela de pressão só cabem 4 copos, resolvi fazer um teste antes de fazer "pra valer" e como estava sem muito tempo pra fazer na pressão e montar meu glovebox experimentei fazer um copo no microondas como li aqui que alguns fizeram para a esterilização do substrato e tampa do forno para inoculação. Os outros foram PFtek normal e um com esporos direto (sem seringa) mas tive alguns imprevistos.

Segue a experiencia completa:

Strain: 3 bolos B + e 2 South American
Técnica: 1 Bolo Microondas/forno, 3 bolos PFtek e 1 bolo PFTek (esporos direto, sem seringa)
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral.
Inoculação: 1 bolo 22/3 (micro) e 4 bolos 29/03 (pftek)

B+ - Microondas + tampa do forno:

Eu usei um daqueles potes plásticos de castanhas de supermercado. Coloquei o substrato com um pouco mais de água, tampei com papel filme deixando apenas um espacinho num canto e deixei a tampa do pote só encostada em cima. Coloquei por 10 minutos no microondas. O pote ficou muito quente e demorou bastante a esfriar, uma meia hora.
Peguei seringa e a agulha, passei alcool 70, abri a tampa do forno, forrei com alguns papel toalha e tentei a inoculação... desastre total.

Problemas que eu tive:
1 - Na hora de fechar o pote com o filme, depois dos 10 min no microondas, ele estava todo molhado e quente, com isso já não grudava mais na borda do copo.
2 - na hora em que fui inocular descobri que os caras me mandaram uma agulha que não era compatível com a seringa. Quando fui inocular jorrou água com esporos por todos os lados. Eu achei que a seringa estava mal colocada então tentei de novo e aconteceu a mesma coisa. Eu abri espaço no filme pra deixar a água com esporos ao menos pingar dentro do substrato, fechei o pote com a tampa, fiz o sinal da cruz e seja o que deus quiser.

Pós inoculação:
Enrolei bem num plástico escuro e deixei em cima da geladeira. Depois de 5 dias notei uma penugenzinha em cima do substrato e algo nas laterais. Acho que como eu fiz uma cama de vermiculita os esporos tiveram dificuldade de chegar no substrato de verdade. Tinha também uma mancha escura, mas eu acho que é do substrato que molhou com o vapor condensado/seringa.

B+ PFTek 1:
Enquanto deixei a "experiência" incubando, construí uma glovebox de caixa organizadora, junta de pvc e luvas de cozinha. Ficou meio curta para as mãos mas deu pro gasto. Posso postar a s fotos mais tarde se alguém quiser.
Quando ficou pronta eu fiz a segunda experiencia, agora "valendo".
4 potes de castanhas com substrato descrito acima, coloquei uma camada de papel alumínio e deixei a tampa do pote apoiada sobre a boca. A idéia era mais esterelizar a tampa também pra poder fechar bem o pote depois que o alumínio fosse furado. panela de pressão por 1h e mais 2h30 para esfriar.
Enquanto isso limpei a glovebox com alcool 70 e passei spray germicida. deixei agindo por 15 minutos. Havia comprado uma agulha nova para a seringa B+ e tudo parecia sob controle, então tirei os potes da panela, coloquei na glovebox com a seringa e a agulha (e um papel toalha embebido de alcool por se acaso) e fui pra lida.

problemas que tive:
1 - Eu não coloquei todos os itens na caixa enquanto deixei agindo com o germicida, assim pode ser que tenha entrado algum contaminante quando abri a tampa pra colocar as coisas dentro, mas tb achei que isso não inluenciaria tanto.
2 - a agulha de novo deu paue esguichou agua com esporos por todo o pote. no primeiro eu fiz como havia feito no outro, fiz um furinho no aluminio e empurrei a agua com esporos pro furinho e depois tampei o pote. Acabei tentando improvisar no segundo pote, tapando as laterais da agulha com os dedos pra ver se conseguia injetar ao menos um pouco de liquido mas deu errado de novo e fiz novamente como na anterior, empurrando a agua que estava em cima do aluminio para dentro do furinho e tampei.

PFTEk direto (sem seringa)
Para não perder os outros dois potes de substrato, resolvi pegar um dos carimbos que tinha pedido ao pro fungos e escolhi o South American (por puro bairrismo ). A idéia era raspar os esporos diretamente no substrato, mas eu havia feito uma cama de vermiculita e achei que não funcionaria, então eu abri um sulco no meio do pote e raspei um pouco de esporos ali e tapei de novo. Imagino que o ideal seria ter colocado nas laterais, mas eu não conseguia ver direito e para evitar o risco de colocar os esporos pra fora do pote, coloquei no meio. Fechei com o papel aluminio e depois com a tampa do pote por cima.

PFTEk Padrão.
Por fim, com tinha ainda um pote de substrato resolvi pegar outra seringa que eu lembrei que tinha guardada (já estereizada) e fazer uma seringa com um pouco do carimbo de South American. A esta altura já era tarde e eu tenho um filho de 1 ano (ou seja, 7h00 eu to em pé pra fazer folia com o pequeno) então tentei manter o máximo de assepsia possivel sem ter de perder tempo.
Peguei um copinho de cachaça e limpei bem com alcool 70. Enchi o copinho com água mineral, raspei os esporos com um bisturi e mistrei co o proprio bisturi. PEguei a seringa, uxei a agua e joguei de volta para misturar e enchi a seringa.
DEsta vez fiz certinho, 4 furos e coloquei um pouco da agua em cada, cerca de 1 ml. Fechei com a tampa.

Problemas que tive:
1 - O único problema que tive foi que eu na pressa enchi primeiro o copo pra depois encher a seringa e acabei fazendo agua com esporos demais. Acabei enchendo a seringa e a outra que estava com os B+ pra não jogar fora, esterelizei a agulha no fogo e guardei, passei álcool 70 nas seringas, embrulhei num papel aluminio e guardei.

Pós inoculação:

Guardei os 4 potes em uma caixa e deixei em cima da geladeira (tem outro móvel em cima, então o espaço fica bem justo e a temperatura se mantém).
Uma semana depois abri a caixa pra olhar. Tanto os que estouraram quanto o que coloquei os esporos direto apresentam uma penugenzinha, quase como se fosse um vapor, nas laterais. A diferença é que no que eu coloquei o esporo direto essa "névoa" esta mais bem espalhada, inclusive no fundo do pote. Vou aguardar pra ver como se desenvolve. O pote que foi inoculado "direitinho" já apresenta sinais bem mai evidentes de micélio branquinho. Fiquei louco de faceiro quando vi. Acho que pe o mais provável de vingar.

Segue as fotos. Elas estão na mesma ordem em que postei os relatos. Gostaria da ajuda de vcs no primeiro, aquele do microondas, pra ver se a mancha escura é mesmo porque molhou ou se vcs acham que pode ser um contaminante, assim como a "penugenzinha" nos demais. Eu sou daltônico, então fica dificil notar cores diferentes :p

Valeu!
 

Anexos

  • bmicroestour1.JPG
    bmicroestour1.JPG
    141.3 KB · Visualizações: 132
  • bmicroestour2.JPG
    bmicroestour2.JPG
    122.5 KB · Visualizações: 125
  • bmicroestour3.JPG
    bmicroestour3.JPG
    135.4 KB · Visualizações: 124
  • bmicroestour4.JPG
    bmicroestour4.JPG
    119.4 KB · Visualizações: 122
  • bseringa ruim1.JPG
    bseringa ruim1.JPG
    100.1 KB · Visualizações: 125
  • bseringa ruim3.JPG
    bseringa ruim3.JPG
    103.4 KB · Visualizações: 118
  • bseringa ruim2.JPG
    bseringa ruim2.JPG
    98 KB · Visualizações: 115
  • BseringaII1.JPG
    BseringaII1.JPG
    93.7 KB · Visualizações: 120
  • BseringaII2.JPG
    BseringaII2.JPG
    94.1 KB · Visualizações: 116
  • BseringaII3.JPG
    BseringaII3.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 117
  • BseringaII4.JPG
    BseringaII4.JPG
    108.6 KB · Visualizações: 115
  • SAdir.JPG
    SAdir.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 126
  • SAdir2.JPG
    SAdir2.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 130
  • SAdir3.JPG
    SAdir3.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 129
  • SAdir4.JPG
    SAdir4.JPG
    113.1 KB · Visualizações: 127
  • SAsernov1.JPG
    SAsernov1.JPG
    117.9 KB · Visualizações: 118
  • SAsernov2.JPG
    SAsernov2.JPG
    109.9 KB · Visualizações: 120
  • SAsernov3.JPG
    SAsernov3.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 124
  • SAsernov4.JPG
    SAsernov4.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 116
experimentei fazer um copo no microondas como li aqui que alguns fizeram para a esterilização do substrato

Nesse você vai ter que contar com a sorte, pois microondas não é uma forma confiável para esterilizar substrato.
 
Nesse você vai ter que contar com a sorte, pois microondas não é uma forma confiável para esterilizar substrato.
Pois é, a minha idéia foi testar justamente para poder comparar e ver as diferenças. Por enquanto o que eu percebi em primeiro lugar é que os outros potes desenvolveram algo (que espero ser micélio) bem mais rápido. Só não sei se a mancha escura na parte de cima/lateral do pote é contaminação ou é só pq ficou mais umido mesmo... não notei aumento de tamanho desde que olhei pela primeira vez uma semana atrás.
 
Pois é, a minha idéia foi testar justamente para poder comparar e ver as diferenças. Por enquanto o que eu percebi em primeiro lugar é que os outros potes desenvolveram algo (que espero ser micélio) bem mais rápido. Só não sei se a mancha escura na parte de cima/lateral do pote é contaminação ou é só pq ficou mais umido mesmo... não notei aumento de tamanho desde que olhei pela primeira vez uma semana atrás.

É claro que é contaminante. Pensei que você tinha percebido... E claro, como esperado. Microondas não é eficiente definitivamente!!!
 
É claro que é contaminante. Pensei que você tinha percebido... E claro, como esperado. Microondas não é eficiente definitivamente!!!
Bom, vale pelo teste. Microondas descartado. Achas que vale deixar mais um tempo pra ver se vinga algo ou já descarto?
Em caso de descarte, achas que tento enterrar e ver se rola algo ou o esquema é destruir tudo mesmo?

Valeu
 
Bom, vale pelo teste. Microondas descartado. Achas que vale deixar mais um tempo pra ver se vinga algo ou já descarto?
Em caso de descarte, achas que tento enterrar e ver se rola algo ou o esquema é destruir tudo mesmo?

Valeu

Pode enterrar em um quintal ou em algum vaso e deixa a natureza cuidar, pode vingar ou não.. é uma surpresa!
 
Não dei a atenção devida a essa parte. Isto pode explicar a dificuldade em detectar contaminantes sim. :unsure:
ahhaahahh, normal.
Nesse caso em especifico até que não foi tão dificil ver que tinha algo estranho pq a mancha era bem escura, mas se for uma penugem cor rosa/cinza/alaranjada/verde ou afins eu certamente precisarei de ajuda dos universitários ;)
 
Não descarte isso no quintal não cara, esterelize na panela de pressão, isso ai é contaminação do gênero aspergillus. Se você acha que mofo verde pode te dar dor de cabeça, aspergillus é mil vezes pior, principalmente se for aspergillus niger que é o que eu to pensando. Se essa porcaria se espalhar pela sua casa, nunca mais vc vai conseguir fazer seringas de esporos sem contaminar. Quanto ao restante, a maioria está contaminado com bacteria. . Aliás, sobre aspergillus, os que eu to me referindo são os das fotos
78228-920cec8644c7f5ecdc1253773b229737.jpg
SAdir3.JPG
SAdir2.JPG
 
Última edição:
Não descarte isso no quintal não cara, isso ai é contaminação do gênero aspergillus. Se você acha que mofo verde pode te dar dor de cabeça, aspergillus é mil vezes pior, principalmente se for aspergillus niger que é o que eu to pensando. Se essa porcaria se espalhar pela sua casa, nunca mais vc vai conseguir fazer seringas de esporos sem contaminar. Esterelize os seus potes contaminados na panela de pressão.

Tá, mas o que está contaminado é apenas o do microondas né, o que tá só com plástico em cima. os demais estão OK, não?
 
Bom, então quer dizer que todos os que estão com essa "névoazinha" estão contaminados de aspergilus?
Po, e eu achei que era o micélio querendo aparecer :/

Deduzo então que o único saudável é aquele que já está com os micélios bem branquinhos aparecendo, correto?
 
Parabéns pelo feedback, está bem detalhado.
Estou torcendo pra esse ultimo copo da foto ai, parece estar saudável após tanta luta e testes... Pelo menos 1 você merece.
De qualquer forma estou acompanhando, good vibes ai. :)
 
Parabéns pelo feedback, está bem detalhado.
Estou torcendo pra esse ultimo copo da foto ai, parece estar saudável após tanta luta e testes... Pelo menos 1 você merece.
De qualquer forma estou acompanhando, good vibes ai. :)

Valeu Narciss!

Pois então, seguindo os conselhos descartei os 4 copos e fiquei com o que sobrou. Ontem quando fui descartar os demais e dei mais uma olhadinha e parece promissor. O micélio tá se desenvolvendo bem e tem pontos em todos os lados e no fundo. Não tirei foro pq quero deixá-lo quietinho por enquanto.

Vou ficar sem mexer uns 2 dias e sexta eu posto mais uma foto.

Mas das experiências já deu pra tirar algumas conclusões:
1 - Seringas produzidas em casa são mais garantidas que as compradas online
2- o simples fato de se tirar abrir a camada de aluminio já aumenta bastante o risco de contaminação
3- Microondas parece ser meio que tiro no escuro.
4- o PFTek padrão se seguido a risca tem muito mais chances de dar certo.

Digo pois dos cinco copos, o unico que por enquanto está vingando foi o que fiz com o carimbo da Pro-fungos, inoculado pela seringa feita em casa, apenas furando a camada de aluminio.
Agora é cruzar os dedos pra ver se este ultimo guerreiro segura as pontas até o final :)
 
Posha cara, fico feliz por você! Isso que importa de verdade, os aprendizados que tiramos com as experiências que passamos. :)
As técnicas ensinadas funcionam pois já foram testadas por outras pessoas mais experientes, claro que é bom nós descobrirmos as coisas por conta própria, mas em alguns casos uma dica de quem conhece é de grande valia.
Parabéns, irmão! Estou torcendo pra esse copo vencedor e pro seu aprendizado nessa jornada. ;)
Paz
 
Eu abandonei a pressão, fiz 6 bolos no forno a 120°C por 90min. e nenhum contaminou... No meu antigo cultivo fiz 2 bolinhos no forno também e deram ótimos resultados! bom que economiza gás kkk
 
Back
Top