Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PFTek clássica/direto e Microondas/forno + Improviso por imprevisto

Diário de cultivo completo.
Olá a todos.

Bueno, só pra explicar o título do post.
Eu havia pedido alguns esporos do Pró-fungos que demoraram a chegar, então achei que não viriam mais e acabei comprando uma seringa de uma loja online.
Resultou que os carimbos chegaram e a seringa também atrasou por causa dos correios e o que deveria levar 4 dias levou quase um mês.
Achei que a seringa poderia ter sido perdida mas por sugestão de membros do forum resolvi testar em PFTek. Como a seringa era de 20ml e na minha panela de pressão só cabem 4 copos, resolvi fazer um teste antes de fazer "pra valer" e como estava sem muito tempo pra fazer na pressão e montar meu glovebox experimentei fazer um copo no microondas como li aqui que alguns fizeram para a esterilização do substrato e tampa do forno para inoculação. Os outros foram PFtek normal e um com esporos direto (sem seringa) mas tive alguns imprevistos.

Segue a experiencia completa:

Strain: 3 bolos B + e 2 South American
Técnica: 1 Bolo Microondas/forno, 3 bolos PFtek e 1 bolo PFTek (esporos direto, sem seringa)
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral.
Inoculação: 1 bolo 22/3 (micro) e 4 bolos 29/03 (pftek)

B+ - Microondas + tampa do forno:

Eu usei um daqueles potes plásticos de castanhas de supermercado. Coloquei o substrato com um pouco mais de água, tampei com papel filme deixando apenas um espacinho num canto e deixei a tampa do pote só encostada em cima. Coloquei por 10 minutos no microondas. O pote ficou muito quente e demorou bastante a esfriar, uma meia hora.
Peguei seringa e a agulha, passei alcool 70, abri a tampa do forno, forrei com alguns papel toalha e tentei a inoculação... desastre total.

Problemas que eu tive:
1 - Na hora de fechar o pote com o filme, depois dos 10 min no microondas, ele estava todo molhado e quente, com isso já não grudava mais na borda do copo.
2 - na hora em que fui inocular descobri que os caras me mandaram uma agulha que não era compatível com a seringa. Quando fui inocular jorrou água com esporos por todos os lados. Eu achei que a seringa estava mal colocada então tentei de novo e aconteceu a mesma coisa. Eu abri espaço no filme pra deixar a água com esporos ao menos pingar dentro do substrato, fechei o pote com a tampa, fiz o sinal da cruz e seja o que deus quiser.

Pós inoculação:
Enrolei bem num plástico escuro e deixei em cima da geladeira. Depois de 5 dias notei uma penugenzinha em cima do substrato e algo nas laterais. Acho que como eu fiz uma cama de vermiculita os esporos tiveram dificuldade de chegar no substrato de verdade. Tinha também uma mancha escura, mas eu acho que é do substrato que molhou com o vapor condensado/seringa.

B+ PFTek 1:
Enquanto deixei a "experiência" incubando, construí uma glovebox de caixa organizadora, junta de pvc e luvas de cozinha. Ficou meio curta para as mãos mas deu pro gasto. Posso postar a s fotos mais tarde se alguém quiser.
Quando ficou pronta eu fiz a segunda experiencia, agora "valendo".
4 potes de castanhas com substrato descrito acima, coloquei uma camada de papel alumínio e deixei a tampa do pote apoiada sobre a boca. A idéia era mais esterelizar a tampa também pra poder fechar bem o pote depois que o alumínio fosse furado. panela de pressão por 1h e mais 2h30 para esfriar.
Enquanto isso limpei a glovebox com alcool 70 e passei spray germicida. deixei agindo por 15 minutos. Havia comprado uma agulha nova para a seringa B+ e tudo parecia sob controle, então tirei os potes da panela, coloquei na glovebox com a seringa e a agulha (e um papel toalha embebido de alcool por se acaso) e fui pra lida.

problemas que tive:
1 - Eu não coloquei todos os itens na caixa enquanto deixei agindo com o germicida, assim pode ser que tenha entrado algum contaminante quando abri a tampa pra colocar as coisas dentro, mas tb achei que isso não inluenciaria tanto.
2 - a agulha de novo deu paue esguichou agua com esporos por todo o pote. no primeiro eu fiz como havia feito no outro, fiz um furinho no aluminio e empurrei a agua com esporos pro furinho e depois tampei o pote. Acabei tentando improvisar no segundo pote, tapando as laterais da agulha com os dedos pra ver se conseguia injetar ao menos um pouco de liquido mas deu errado de novo e fiz novamente como na anterior, empurrando a agua que estava em cima do aluminio para dentro do furinho e tampei.

PFTEk direto (sem seringa)
Para não perder os outros dois potes de substrato, resolvi pegar um dos carimbos que tinha pedido ao pro fungos e escolhi o South American (por puro bairrismo ). A idéia era raspar os esporos diretamente no substrato, mas eu havia feito uma cama de vermiculita e achei que não funcionaria, então eu abri um sulco no meio do pote e raspei um pouco de esporos ali e tapei de novo. Imagino que o ideal seria ter colocado nas laterais, mas eu não conseguia ver direito e para evitar o risco de colocar os esporos pra fora do pote, coloquei no meio. Fechei com o papel aluminio e depois com a tampa do pote por cima.

PFTEk Padrão.
Por fim, com tinha ainda um pote de substrato resolvi pegar outra seringa que eu lembrei que tinha guardada (já estereizada) e fazer uma seringa com um pouco do carimbo de South American. A esta altura já era tarde e eu tenho um filho de 1 ano (ou seja, 7h00 eu to em pé pra fazer folia com o pequeno) então tentei manter o máximo de assepsia possivel sem ter de perder tempo.
Peguei um copinho de cachaça e limpei bem com alcool 70. Enchi o copinho com água mineral, raspei os esporos com um bisturi e mistrei co o proprio bisturi. PEguei a seringa, uxei a agua e joguei de volta para misturar e enchi a seringa.
DEsta vez fiz certinho, 4 furos e coloquei um pouco da agua em cada, cerca de 1 ml. Fechei com a tampa.

Problemas que tive:
1 - O único problema que tive foi que eu na pressa enchi primeiro o copo pra depois encher a seringa e acabei fazendo agua com esporos demais. Acabei enchendo a seringa e a outra que estava com os B+ pra não jogar fora, esterelizei a agulha no fogo e guardei, passei álcool 70 nas seringas, embrulhei num papel aluminio e guardei.

Pós inoculação:

Guardei os 4 potes em uma caixa e deixei em cima da geladeira (tem outro móvel em cima, então o espaço fica bem justo e a temperatura se mantém).
Uma semana depois abri a caixa pra olhar. Tanto os que estouraram quanto o que coloquei os esporos direto apresentam uma penugenzinha, quase como se fosse um vapor, nas laterais. A diferença é que no que eu coloquei o esporo direto essa "névoa" esta mais bem espalhada, inclusive no fundo do pote. Vou aguardar pra ver como se desenvolve. O pote que foi inoculado "direitinho" já apresenta sinais bem mai evidentes de micélio branquinho. Fiquei louco de faceiro quando vi. Acho que pe o mais provável de vingar.

Segue as fotos. Elas estão na mesma ordem em que postei os relatos. Gostaria da ajuda de vcs no primeiro, aquele do microondas, pra ver se a mancha escura é mesmo porque molhou ou se vcs acham que pode ser um contaminante, assim como a "penugenzinha" nos demais. Eu sou daltônico, então fica dificil notar cores diferentes :p

Valeu!

Anexos

• bmicroestour1.JPG
    bmicroestour1.JPG
    141.3 KB · Visualizações: 133
  • bmicroestour2.JPG
    bmicroestour2.JPG
    122.5 KB · Visualizações: 126
  • bmicroestour3.JPG
    bmicroestour3.JPG
    135.4 KB · Visualizações: 125
  • bmicroestour4.JPG
    bmicroestour4.JPG
    119.4 KB · Visualizações: 123
  • bseringa ruim1.JPG
    bseringa ruim1.JPG
    100.1 KB · Visualizações: 126
  • bseringa ruim3.JPG
    bseringa ruim3.JPG
    103.4 KB · Visualizações: 119
  • bseringa ruim2.JPG
    bseringa ruim2.JPG
    98 KB · Visualizações: 116
  • BseringaII1.JPG
    BseringaII1.JPG
    93.7 KB · Visualizações: 121
  • BseringaII2.JPG
    BseringaII2.JPG
    94.1 KB · Visualizações: 117
  • BseringaII3.JPG
    BseringaII3.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 118
  • BseringaII4.JPG
    BseringaII4.JPG
    108.6 KB · Visualizações: 116
  • SAdir.JPG
    SAdir.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 127
  • SAdir2.JPG
    SAdir2.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 131
  • SAdir3.JPG
    SAdir3.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 130
  • SAdir4.JPG
    SAdir4.JPG
    113.1 KB · Visualizações: 128
  • SAsernov1.JPG
    SAsernov1.JPG
    117.9 KB · Visualizações: 119
  • SAsernov2.JPG
    SAsernov2.JPG
    109.9 KB · Visualizações: 121
  • SAsernov3.JPG
    SAsernov3.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 125
  • SAsernov4.JPG
    SAsernov4.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 117
Eu abandonei a pressão, fiz 6 bolos no forno a 120°C por 90min. e nenhum contaminou... No meu antigo cultivo fiz 2 bolinhos no forno também e deram ótimos resultados! bom que economiza gás kkk

Uma curiosidade, como fez para os bolos não secaram usando calor seco?

Esse método de esterilização é bastante depreciado pela maioria dos cultivadores, mas acredito que fazendo da forma correta, tem tudo pra dar certo, inclusive eu vou tentar qualquer dia desses.

No shroomery eles explicam detalhadamente como proceder usando essa tek. Aqui está o link pra quem se interessar:

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/5976915

Última edição:
Uma curiosidade, como fez para os bolos não secaram usando calor seco?

Esse método de esterilização é bastante depreciado pela maioria dos cultivadores, mas acredito que fazendo da forma correta, tem tudo pra dar certo, inclusive eu vou tentar qualquer dia desses.

No shroomery eles explicam detalhadamente como proceder usando essa tek. Aqui está o link pra quem se interessar:

Pois então, eu acredito que deve dar pra fazer de várias formas, mas depende de várias outras coisas além da técnica de esterilização em si, desde o ambiente onde trabalhas até a origem e limpeza do substrato antes da esterilização.

Acredito que a PFTek é aquela fórmula que não tem erro, a receita milagrosa, e que serve pro cara entender melhor o funcionamento do desenvolvimento dos cogumelos e tudo mais. Conforme tu vê como funciona fica mais fácil de definir as variáveis pra realidade de cada um.

Acho que o problema é tentar simplificar demais pra fazer uma primeira experiência pois as primeiras podem dar errado por diversos fatores e no final tu não sabe se foi a técnica de esterilização que deu errado ou se contaminou em outra parte do processo.

No meu caso, por exemplo, o bolo do microondas desenvolveu menos contaminante que os que eu esterelizei na panela de pressão. Pode ter sido o susbtrato, mas pode ter contaminado também na hora de inocular, ou mesmo a seringa podia estar contaminada com toda aquela confusão que me aconteceu. Aqui em casa é muito úmido e às vezes forma mofo nos armários ou em roupas, ou seja, os contaminantes estão por lá pelo ar.

MAS, o único pote que tá firme foi o que mais se aproximou da PFTek clássica. Pode ter sido pura coincidência, mas com base na pouca referência que tenho até agora já me mostrou que ela realmente é a mais eficaz. Pode não ser a mais simples, mas é a mais eficaz.

Depois que eu pegar bem a prática vou poder falar com mais certeza, mas, por enquanto, vou procurar sempre que fizer os bolos vou tentar alguma coisa diferente em pelo menos um, justamente para poder comparar com a técnica tradicional, até encontrar algo adequado à minha realidade.

Pois então, eu acredito que deve dar pra fazer de várias formas,

Boa parte delas inconsistentes.

No Shroomery pelo que vi o user do tópico acima insistiu nisso, e teve dois tópicos fechados.

O que você postou e outro, mais completo, e que me parece bem mais útil para quem quer ver sobre as opiniões do pessoal de lá sobre esterilização em forno (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/5974058/fpart/1/vc/1). Nesse segundo tópico há comentários como:
- "hang out for a while and you'll see almost on a weekly basis people post how they sterilized their jars in a microwave or an oven or some other crazy contraption. yes, it can work. we know this. the problem isn't that it doesn't work, but its inconsistent." - creamcorn - trusted cultivator
ou
"tente ver de outro modo por um tempo e você verá que quase semanalmente as pessoas postam como esterilizar os frascos no microondas ou um forno ou alguma outra engenhoca louca. sim, pode funcionar. sabemos disso. o problema não é que ele não funciona, mas é que é inconsistente."

- "No. You can't sterilize in the oven. Period." - Roger Rabbit
ou
"Não. Você não pode esterilizar no forno. Ponto Final"

Boa parte delas inconsistentes.

No Shroomery pelo que vi o user do tópico acima insistiu nisso, e teve dois tópicos fechados.

O que você postou e outro, mais completo, e que me parece bem mais útil para quem quer ver sobre as opiniões do pessoal de lá sobre esterilização em forno (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/5974058/fpart/1/vc/1). Nesse segundo tópico há comentários como:
- "hang out for a while and you'll see almost on a weekly basis people post how they sterilized their jars in a microwave or an oven or some other crazy contraption. yes, it can work. we know this. the problem isn't that it doesn't work, but its inconsistent." - creamcorn - trusted cultivator
ou
"tente ver de outro modo por um tempo e você verá que quase semanalmente as pessoas postam como esterilizar os frascos no microondas ou um forno ou alguma outra engenhoca louca. sim, pode funcionar. sabemos disso. o problema não é que ele não funciona, mas é que é inconsistente."

- "No. You can't sterilize in the oven. Period." - Roger Rabbit
ou
"Não. Você não pode esterilizar no forno. Ponto Final"

Bom, mas aí entra mais uma discussão de valores. O fato de ser inconsistente singifica o que? que não há prova científicas ou que não está baseada em ciência?

Acho que a questão está na definição de esterilização. Nesse ponto eu concordo que um forno não é capaz de esterelizar o substrato. Mas vem a questão da necessidade do substrato estar 100% esterelizado para que o cultivo seja possível e, nesse ponto, me parece que a resposta é que não, não é necessário.

Esterelizar é praticamente garantia de sucesso de inoculação (caso esporos e tudo mais esteja também livre de contaminantes). Mas no caso do cultivo tanto o substrato quanto o resto deve estar "limpo o suficiente". Como esse "limpo o suficiente" é variável, a única forma de garantir o sucesso é com a PFTek clássica.

Mas nada impede que alguém descubra formas alternativas que funcionem para si... se o cara diz que fez 12 potes sem contaminar, a técnica serve pra ele. Pode ser apenas sorte, mas enfim, a melhor técnica é aquela que melhor está adequada para a realidade de cada um. Por isso acho que testes são sempre válidos.

O fato de ser inconsistente singifica o que?

Nem estamos falando de ciência aqui, já que não são experimentos controlados.

São inconsistentes porque alguns users experientes avaliaram assim. Mas tarde vou postar textos mas completos a respeito desse assunto no 'Reiniciando o início'.

Mas se você quiser jogar com a sorte ao invés de usar uma técnica comprovada é um direito seu.

Nem estamos falando de ciência aqui, já que não são experimentos controlados.

São inconsistentes porque alguns users experientes avaliaram assim. Mas tarde vou postar textos mas completos a respeito desse assunto no 'Reiniciando o início'.

Mas se você quiser jogar com a sorte ao invés de usar uma técnica comprovada é um direito seu.

Exatamente, é nisso que eu acredito. Tipo, pra tu ter 100% de garantia tu precisas de uma série de fatores. Mas se alguém se contentar com 70% e descobrir uma forma que garanta isso, que seja feliz :)

A única coisa que eu acredito ser de extrema importância é não deixar de lado as Teks já testadas e garantidas pois a leitura e a prática vão te dar o conhecimento e knowhow necessários para poder jogar com as probabilidades. Sabendo da importância, de como funciona e do motivo de cada um dos fatores, fica mais fácil avaliar com quais deles se pode arriscar mais ou menos.

O importante nesses testes, no entanto, é tentar buscar os fatores que contribuiram com o sucesso/fracasso de cada uma e não levar nada como verdade absoluta só porque deu certo uma vez ou para uma pessoa.

O problema é que as pessoas não gostam de ver tudo que acreditavam ser verdade única sendo pisado e massacrado, por isso o tópico dele foi fechado. De 12 copos que o cara esterilizou no forno, nenhum contaminou, pra mim isso é incrível.

O problema é que as pessoas não gostam de ver tudo que acreditavam ser verdade única sendo pisado e massacrado, por isso o tópico dele foi fechado. De 12 copos que o cara esterilizou no forno, nenhum contaminou, pra mim isso é incrível.

É, parece que nem o creamcorn nem o RogerRabbit gostaram de ver o que acreditavam sendo 'pisado e massacrado'.

Fazer o quê? Quem quiser que teste e poste o resultado ...

Bom, hoje dia 10/4, 11 dias depois da inoculação, o único pote que me resta parece estar evoluindo bem.
Coincidência ou não, o único pote que vingou, além de ser o que foi feito com a seringa feita na hora, foi o ultimo pote a ser cheio com o substrato então tinha menos substrato que os outros, mais espaço entre o pote e o substrato e camada de vermiculita mais grossa.

Só espero que não tenha comprometido ontem pois na hora que fui tirar i pote da caixa onde ele está acabei pegando pela tampa e tirei a tampa sem querer :( o alumínio ficou e eu fechei rapidinho de novo, mas enfim, esperemos que dê certo. Agora op pote va ficar até domingo sem ser mexido de novo.

Alguém que Já tenha cultivado South American sabe se eles tendem a crescer muito em termos de altura? Eu ia preparar um terrário com uma caixa organizadora grande mas como só um pote vingou eu pensei em fazer um menor. Tenho uma caixa organizadora que deve ter uns 40cm de profundidade por 30 de altura. tenho um motorziho de aquario com uma pedrinha porosa que pensei em usar pra troca de ar. Vcs acham que é suficiente ou parto para um balde com plástico por cima mesmo?

Bom, segue as fotos do desenvolvimento do micelio. Como tirei a foto à noite e elas estão um pouco desfocadas, mas dá pra ver que desenvolveu bastante desde as ultimas fotos e em alguns pontos parece estar mais rizomorfico. Espero conseguir ao menos devolver um carimbo pra pró-fungos ;)
Tirei uma foto mde baixo tb pois dá pra ver algumas partes que tb já estão desenvolvendo.

Anexos

• Segundo book 1.JPG
    Segundo book 1.JPG
    121 KB · Visualizações: 49
  • segundo book 2.JPG
    segundo book 2.JPG
    122 KB · Visualizações: 49
  • segundo book 3.JPG
    segundo book 3.JPG
    116.2 KB · Visualizações: 48
  • segundo book 4.JPG
    segundo book 4.JPG
    107.5 KB · Visualizações: 49
Como tirei a foto à noite e elas estão um pouco desfocadas, mas dá pra ver que desenvolveu bastante desde as ultimas fotos e em alguns pontos parece estar mais rizomorfico.

Não se prenda a essa questão do rizomorfismo. O micélio crescendo está bem.

O fundo está meio estranho. O meio compactou nessa parte?

Não se prenda a essa questão do rizomorfismo. O micélio crescendo está bem.

O fundo está meio estranho. O meio compactou nessa parte?
Pois é, sabe que olhando a foto parece mais estranho do que ao vivo... ele acabou sim compactando mais no fundo do que nas laterais. Eu usei um farelo de arroz integral que era bem fininho, tipo farinha mesmo, talvez seja por isso. Nas laterais onde tinhas ias espaço parece que o micelio se desenvolveu mias facilmente.

No fundo, os pontos de micelio parecem estar chegando do meio do bolo. Na tyofo parece uns graos de arroz, meio desbotado, mas ao vivo está bem branquinho.

Talvez na proxima eu coloque um pouco mais de vermiculita ou uma "base de vermiculita" no fundo tb pra deixar mais espaço. Eu li de gente que meio que "unta" o pote com vermiculita antes de colocar o substrato pra facilitar a retirada do bolo depois... tvz eu faça isso no próximo cultivo.

Talvez na proxima eu coloque um pouco mais de vermiculita ou uma "base de vermiculita" no fundo tb pra deixar mais espaço. Eu li de gente que meio que "unta" o pote com vermiculita antes de colocar o substrato pra facilitar a retirada do bolo depois...

Basta colocar o meio com cuidado no pote, para não compactar.

Se o micélio, futuramente, não conseguir colonizar a área compactada inverta o pote e bata levemente até o bolo soltar e ficar um espaço livre entre o substrato do fundo e o fundo do pote. Aí a tendência é de que o micélio cresça sobre a superfície compactada do fundo.

Basta colocar o meio com cuidado no pote, para não compactar.

Se o micélio, futuramente, não conseguir colonizar a área compactada inverta o pote e bata levemente até o bolo soltar e ficar um espaço livre entre o substrato do fundo e o fundo do pote. Aí a tendência é de que o micélio cresça sobre a superfície compactada do fundo.

Valeu @Ecuador. Vou dar mais uns dias pra ver como ele reage e se não rolar eu vou seguir o teu conselho :)

Bom, continuando o diário.
Como vi que o micélio realmente estava com dificuldades de se desenvolver no fundo o pote pois o substrato estava demasiadamente compactado, Sexta feira (dia 10) resolvi seguir a dica do @Ecuador e virar o pote. O substrato se desgrudou e parecia realmente estar bem compactado, mas uma parte do substrato ficou presa no fundo.

Ontem eu fui dar una olhada e o micélio parece estar se desenvolvendo no que antes era o fundo e agora é o topo. Só estou meio preocupado pois me deu a impressão de que a umidade aumentou muito dentro do pote. Não sei se antes essa umidade estava condensada no aluminio e apenas não estava visível, mas agora ela é bem aparente e também acama dificultando a visualização do micélio que não está bastante próximo das laterais. Nas fotos dá pra entender melhor.
Eu percebi também que há indicios de micelio se desenvolvendo no pedacinho de substrato que ficou prso no fundo do pote.
Tenho 3 perguntas:
1- Essa umidade é algo com que se preocupar?
2 - Alguém com o olho mais treinado, pode me dizer se está tudo OK com o micélio?
3 - Caso tudo ocorra bem, ao aniversariar o bolo, vcs acham que se aquele pedacinho de substrato que está grudado realmente colonizar eu poderia obter sucesso se eu raspá-lo e tentar usá-lo para inocular alguns grãos ou mesmo outro bolo PF?

Valeu!

Anexos

• foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    130.1 KB · Visualizações: 51
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    156.6 KB · Visualizações: 50
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    109.5 KB · Visualizações: 52
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    95.8 KB · Visualizações: 50
Bom, continuando o diário.
Como vi que o micélio realmente estava com dificuldades de se desenvolver no fundo o pote pois o substrato estava demasiadamente compactado, Sexta feira (dia 10) resolvi seguir a dica do @Ecuador e virar o pote. O substrato se desgrudou e parecia realmente estar bem compactado, mas uma parte do substrato ficou presa no fundo.

Ontem eu fui dar una olhada e o micélio parece estar se desenvolvendo no que antes era o fundo e agora é o topo. Só estou meio preocupado pois me deu a impressão de que a umidade aumentou muito dentro do pote. Não sei se antes essa umidade estava condensada no aluminio e apenas não estava visível, mas agora ela é bem aparente e também acama dificultando a visualização do micélio que não está bastante próximo das laterais. Nas fotos dá pra entender melhor.
Eu percebi também que há indicios de micelio se desenvolvendo no pedacinho de substrato que ficou prso no fundo do pote.
Tenho 3 perguntas:
1- Essa umidade é algo com que se preocupar?
2 - Alguém com o olho mais treinado, pode me dizer se está tudo OK com o micélio?
3 - Caso tudo ocorra bem, ao aniversariar o bolo, vcs acham que se aquele pedacinho de substrato que está grudado realmente colonizar eu poderia obter sucesso se eu raspá-lo e tentar usá-lo para inocular alguns grãos ou mesmo outro bolo PF?

Valeu!
Correção, na verdade foi nao sábado, não na sexta que eu virei o pote.

abs

Bom, Como fiquei preocupado com a umidade, estou acompanhando mais de perto a acada dia o desenvolvimento do micélio.
Olhando ontem ele me pareceu bem saudável e formou filamentos que vão do bolo principal ao pedaço de substrato que grudou no fundo do pote. Bem interessante ver esse desenvolvimento, to me divertindo bastante.
Ontem tentei tirar fotos melhores em iluminações diferentes. Segue as fotos do micelio e do fundo com os filamentos ligados ao bolo principal.

Anexos

• foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    110.2 KB · Visualizações: 37
  • fundo1.JPG
    fundo1.JPG
    107.5 KB · Visualizações: 36
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 37
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    113 KB · Visualizações: 37
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 36
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    127.6 KB · Visualizações: 37
Enquanto aguardo a colonização ficar 100%, comecei a preparação do terrário.
O material de utilizado até agora foi:
Caixa organizadora 29l
Espuma de lã acrílica

Fiz os buracos para colocar a espuma para troca de gases usando um soldador. Foi o método mais fácil e eficiente que encontrei de fazer furos nas caixas organizadoras e custa R$15,00 no supermercado.

A idéia é cooca perlita no fundo. Ainda estou pensando se coloco ou não uma bombinha de aquário para troca de ar. Aceito sugestões sobre a necessidade ou não da bombinha de aquário.
A tampa vai ser de outra caixa igual à essa mas transparente que tenho. vou colar filtro de exaustor nas bordas da caixa para garantir qque não entrará partículas pelas frestas entre a tampa e a caixa.

Segue algumas fotos de como está o preparativo do terrário e mais umas fotos do bolo colonizando. tentei com uma câmera melhor pra ver se pega os filamentos entre o bolo principal e o que está grudado no fundo:

Anexos

• IMG_0822.JPG
    IMG_0822.JPG
    82 KB · Visualizações: 44
  • IMG_0823.JPG
    IMG_0823.JPG
    85.6 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0824.JPG
    IMG_0824.JPG
    83.8 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0825.JPG
    IMG_0825.JPG
    54 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0826.JPG
    IMG_0826.JPG
    73.2 KB · Visualizações: 41
  • IMG_0827.JPG
    IMG_0827.JPG
    124.6 KB · Visualizações: 41
  • IMG_0829.JPG
    IMG_0829.JPG
    138.2 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0834.JPG
    IMG_0834.JPG
    110.3 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0841.JPG
    IMG_0841.JPG
    131.2 KB · Visualizações: 40
To precisando comprar lã acrilica, você comprou no mercado mesmo?! Que soldador você utilizou? Eu comprei uma caixa organizadora mais ou menos do mesmo tamanho hoje e tava pensando em fazer os furos com uma faca quente mesmo..

To precisando comprar lã acrilica, você comprou no mercado mesmo?! Que soldador você utilizou? Eu comprei uma caixa organizadora mais ou menos do mesmo tamanho hoje e tava pensando em fazer os furos com uma faca quente mesmo..
Cara, essa espuma que eu tenho eu comprei quando estava morando fora e usei pra fazer um case pra viajar com meu PS3 e um projetor. Não sei se vende por auqi tb, mas é como se fosse várias camadas de lã acrílica uma sobre a outra.

Pelo que tenho lido, a lã acílica tu encontras em lojas de tecidos ou de aquários.

Sobre o soldador eu peguei o mais barato que tinha no supermercado, custou R$15,00. Credito que qualquer um que compres vai te servir, o que eu comprei é da tramontina de 25w. Pra mim funcionou perfeitamente.

Ontem terminei de fazer meu terrário. Até que ficou legalzinho.
Já coloquei água na perlita e tô fazendo o teste. De ontem pra hoje eu deixei ela com o termo-higrometro no local onde eu esperava colocar. A temperatura ficou boa, entre 23,5°C e 25°C, mas a umidade parece não ter aumentado (70%, igual a fora do terrário).
Não sei se foi porque eu coloquei um pouco mais de perlita seca por cima da que estava molhada pq achei que tinha colocado muita água, se foi um furinho extra que eu fiz e esqueci de tampar (do diametro de uma caneta bic) ou se está havendo alguma perda de umidade pela tampa..

Vou ver se hj eu tento mudar algumas coisas e talvez testar com a bombinha tb.

Enquanto isso vou decidindo da Iluminação...
Acho que neste final de semana já vai dar pra ter uma idéia de quando rolar aniversariar :) vamos ver no que dá! O Problema é que com as goticulas de umidade não dá pra ver bem se já está 100% colonizado, mas pelos filamentos que estão se formando e engrossando cada vez mais entre o bolo principal e o substrato grudado no pote, está começando a me dar impressão de que a colonização já tá bem avançada
.
Estive lendo alguns posts e me parece que a idéia é, em se tratando do aniversário, é melhor pecar por esperar de mais do que de menos. Confere produção? Como só tive um bolo que não contaminou quero minimizar as chances de perdê-lo.

Segue as fotos do terrário.
@Lwalker , Coloquei uma também da espuma que usei pra que vejas melhor como é.

Anexos

• terrário 1.JPG
    terrário 1.JPG
    128.5 KB · Visualizações: 49
  • terrário 2.JPG
    terrário 2.JPG
    117.7 KB · Visualizações: 50
  • terrário 3.JPG
    terrário 3.JPG
    115.7 KB · Visualizações: 40
  • terrário 4.JPG
    terrário 4.JPG